Primeira caçadora da FAB voará esta semana

1

Tenente aviadora Carla Alexandre Borges entra nesta semana no rol das conquistas femininas no Brasil, ao decolar com um caça de 1ª linha (a jato) da Força Aérea. Será da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Falta só definir a data: se já na segunda-feira ou em outro dia da semana. O feito passa para a história do Esquadrão Adelphi, que ela integra.

Formado por aeronaves chamadas A-1, o Adelphi é um grupo de elite com a missão de cumprir tarefas de superioridade aérea, interdição, apoio aéreo aproximado, reconhecimento aéreo e combate eletrônico. A tenente traz no currículo ainda o proeza de ser uma das três primeiras mulheres a pilotar avião de guerra no Brasil.

EM UM “AMX”

A tenente vai pilotar um A-1. Ainda chamado popularmente de AMX, por seu parentesco com as máquinas da Força Aérea da Itália, o caça é produzido pela Embraer em parceria com empresas italianas.

ALVO DE BRINCADEIRAS

Tenente Carla costuma dizer que na vida civil tem dificuldade de ser levada a sério, quando conta que trabalha como piloto de caça. Agora, em um A1, ela suará mais para não passar de brincalhona.

MAJOR ESPECIALISTA

A Coluna não vai estranhar se, nas promoções deste ano na Força Aérea, majores aviadores passararem à frente de majores especialistas na hora de chegarem ao posto de tenente-coronel.

DIA DE FESTA

A informação de que aviadores chegariam antes a tenente-coronel marcou a festa do Dia da Aviação de Caça. Não fosse isso, o orçamento apertado e o fato de só caças do Rio decolarem dominariam as conversas.

Marco Aurélio Reis

FONTE: O Dia, via Notimp

NOTA DO BLOG: os editores do Poder Áereo estiveram na Base Aérea de Santa Cruz no último dia 22 de abril e conheceram pessoalmente a tenente. Desejamos toda a sorte para a futura caçadora da FAB.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lobo

Parabéns Carla e as outras mulheres das Forças Armadas.
E como dizem, elas fazem tudo que nós homens fazemos……..e de salto alto!!!!!
Felicidades a todas nossas meninas das FFAA….