Mais uma empresa norte-americana participará do programa da Embraer

A Embraer Defesa e Segurança selecionou o sistema aviônico Pro Line Fusion, fabricado pela Rockwell Collins, para equipar a aeronave de transporte militar KC-390.

“A Embraer escolheu a melhor solução de aviônica de última geração disponível no mercado, o que trará maior eficiência operacional para o KC-390. O já profundo relacionamento comercial e técnico entre a Embraer e a Rockwell Collins será fortalecido com mais esta parceria, agora na área de defesa e segurança”, disse Eduardo Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente de Operações da Embraer Defesa e Segurança.

“A escolha do nosso sistema integrado de aviônicos pela Embraer disponibilizará aos pilotos a mais avançada capacidade em aviônica comercial, robustecida para atender aos requisitos de missões militares”, disse Dave Nieuwsma, Vice-Presidente e Diretor-Geral de Mobilidade e Soluções para Asas Rotativas da Rockwell Collins. “Os pilotos contarão com uma consciência situacional aprimorada e carga de trabalho reduzida para cumprir com sucesso as missões.”

O sistema Pro Line Fusion da Rockwell Collins incorpora ao KC-390 o que há de mais moderno em aviônicos e atende às necessidades atuais e futuras da aeronave em termos de comunicação, navegação e vigilância. A ferramenta atende aos mais recentes requisitos de CNS/ATM (Communication, Navigation and Surveillance for Air Traffic Management, ou Comunicação, Navegação e Vigilância para Gerenciamento do Tráfego Aéreo), com avançada interface homem-máquina, capacidade de reconfiguração automática em caso de avarias e barramento de troca de dados de alta capacidade.

O início dos ensaios em vôo do KC-390 com os novos aviônicos está previsto para 2014 e a entrada em serviço da aeronave para o final de 2015.

Sobre a Rockwell Collins

A Rockwell Collins (www.rockwellcollins.com) é pioneira no desenvolvimento e introdução em serviço de soluções inovadoras em comunicações e eletrônica embarcada para aplicação nos mercados comercial e governamental. A expertise da Rockwell Collins em aviônicos e eletrônica de cabine, comunicações de missão, gestão da informação, simulação e treinamento é materializada por 20 mil empregados e uma malha de serviços e suporte que cobre 27 países.

FONTE e IMAGENS: Embraer e Rockwell Collins

NOTA DO BLOG: no último dia 21 de abril o sistema Pro Line Fusion recebeu o seu certificado TSO (Technical Standard Order) da FAA (Federal Aviation Administration).

O Pro Line Fusion é um avançado sistema de aviônicos que inclui visão sintética no head-up display (HUD), interoperabilidade através de rede com sistemas em solo e mostradores de alta resolução.

É provável que a Embraer estava somente aguardando a aprovação da FAA para anunciar a escolha do sistema. Até o momento o Pro Line Fusion foi escolhido apenas para aeronaves comerciais como o Bombardier Global, Learjet 85, CSerie, Legacy 450/500, Gulfstream G250 e Mitsubishi Regional Jet.

 

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

É… pois é…

Mais uma multinacional “duzamericanu imperialista, feiu, bobu, chatu i cumedô di criancinha” que abocanha um contrato com a Embraer…

E esse contrato quase não é importante. São “só” os aviônicos…

E aí, quando a Embraer tiver vedada a venda do seu KC-390 para a Venefavela, Cubão, Ahmadinejad, ou qualquer dos outros “países-lixo” do mundo, quem a escória antiamericana asquerosa irá culpar?

Deixa eu ver se eu adivinho: “uzamericanu”???

Vader

Pergunto aos nobres editores: alguém sabe onde está o Rodrigo?

Leonardo

Poggio,

No site Defesanet há uma foto do painel do KC-390 descrito como Pro Line FusionTM, como você afirmou que outros sites estão cometendo este equivoco em relação ao TM de Trade Mark, você tem como confirmar se a configuração apresentada conforme no link abaixo com side-stick semelhante aos Airbus está correta?

http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/857/KC-390—EMBRAER-Defesa-e-Seguranca-Define-Avionicos-

Wilson

Vader disse:
5 de maio de 2011 às 11:32

Achei que quem comia criancinhas eram os comunistas.

A propósito: venezuelanos, cubanos e iranianos devem ter ficado extremamente felizes com teus elogios.

Leonardo

Valeu, Poggio.

Mauricio R.

Oque??? Não escolheram aviônicos da Elbit??? Miracolo!!!
Deve ser efeito da beatificação do Papa João Paulo II.

Almeida

E tem gente que acha que devemos comprar Rafales para nao dependermos nunca mais dos norteamericanos…

(com as maos na barriga igual o Gato Felix)

HAHAHAHAHAHAHAAA

DrCockroach

Maravilha! Um projeto que promete muito e com, relativamente, pouco.

[]s!