MMRCA: relatórios de desempenho foram encaminhados a todos os fornecedores

8

“Os relatórios (sobre o cumprimento de requisitos, em avaliações de vôo) foram encaminhados para os fornecedores quando a avaliação terminou. Todos sabiam se cumpriram ou não e foram informados individualmente sobre isso”, disse aos repórteres o chefe da Força Aérea Indiana (IAF), Marechal do Ar PV Naik.

Ele foi perguntado se existiam queixas dos participantes eliminados, desde que a Índia selecionou o Eurofighter Typhoon do consórcio europeu EADS Cassidian e o Rafale da francesa Dassault para continuar no processo, que deverá ser finalizado em torno de março de 2012.

“A respeito de estar satisfeito ou insatisfeito, quando se seleciona um avião, sempre existirão alguns insatisfeitos. Não há nada de errado com o nosso processo de seleção. É apenas um sentimento humano”, disse Naik, quando questionado sobre a profunda decepção que os EUA têm manifestado sobre a rejeição das suas duas aeronaves que estavam na disputa.

“Nós buscamos selecionar os melhores e verificou-se que eles são os aviões europeus”, afirmou Naik. Ele disse que a IAF completou o seu trabalho na avaliação dos seis candidatos ao MMRCA, e que agora cabe ao Governo a seleção da proposta de menor preço na competição, que foi conduzida de acordo com o processo de aquisição da Defesa.

FONTE: Chhindits / COLABOROU: Just in Case

BATE-PAPO ONLINE: converse sobre esta e outras notícias com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach

Pois eh, mas o representante da LM na India jah disse que o relatorio eh inconsistente com o que eles receberam preliminarmente. Mas disse th que primeiro iria discutir o assunto com a Embaixada Americana antes de se aprofundar. Nao retornou ao tema. Os EUA irao engulir que o F18 e F-16 nao passaram por razoes “tecnicas” pois jah vendem bem p/ India e, principalmente, nao tem p/ onde ir? Paquistao? China? Russia?… O Vishnu Som, ancora de televisao e jornalista da aerea de defesa (voou no Gripen, Rafale, etc.) escreveu que ele recebeu algumas informacoes sobre as questoes tecnicas… Read more »

DrCockroach

“engulir” = “engolir”. Muito tempo fora do Brasil, jah escrevo na minha pronuncia, nao de acordo com a gramatica. Mas como costumo dizer, gramatica eh como governo (qualquer um), precisa apanhar todos os dias p/ saber quem realmente manda.

Almeida

“Ele disse que a IAF completou o seu trabalho na avaliação dos seis candidatos ao MMRCA, e que agora cabe ao Governo a seleção da proposta de menor preço na competição”

Rezem para que não seja como no Brasil, onde a Força Aérea faz seu papel de avaliar e escolher as melhores propostas e Governo Federal leva 4 mandatos sem uma decisão…

edcreek

Olá,

Definitivamente lá não é como aqui, basta ver as mais de duas centenas de SU-30 operacionais/encomendados para hoje, entrada no projeto T-50 para amanhã.

Certamente até o fim do ano teremos o fechamento do contrato como vencedor e provavel assinatura antes do meio do ano que vem.

Lá defesa nacional é coisa seria, não uma piada como em republica bananeira onde lobbysta derrubam o vencedor.

Abraços,

Ivan

Mon ami Edcreek, Na “republica bananeira” (segundo seu entendimento) o vencedor do certame, ou seja, o melhor classificado pela Força Aérea foi derrubado por outros interesses de alinhamento político, com aumento significativo de custo. Infelizmente os gastos dos últimos anos em outras áreas deixou o caixa federal comprometido, o que foi a pá de cal… Desolé. Mas o tema da matéria é o MMRCA e este certame é na Índia. Sou Gripeiro, como vc sabe, e continuo sendo. Entretanto nunca acreditei que o Gripen IN teria muitas chances no MMRCA da Índia, como já externei várias vezes. O programa Gripen… Read more »

DrCockroach

Depois da analise tecnica do Ivan, permitam-me mudar o nivel da discussao (mais baixo, eh claro 8) ) p/o terreno especulativo… Esta manha resolvir ler um pouco sobre a politica Indiana, tentando entender um pouco esta sociedade. Segundo algumas interpretacoes, o que realmente determinou a escolha do Rafale e o Typhoon como unicos finalistas foi uma decisao da Sonia Ghandi, presidente do partido governista e segundo alguns, mais importante que o Primeiro-Ministro. Sonia Ghadi eh amiga da Carla Bruni, a qual a teria recebido algumas vezes em casa, e as duas tem outra coisa em comum, ambas sao italianas de… Read more »

edcreek

Olá, Ivan bon ami, une analyse brillante, toujours considéré comme un partisan du réalisme, par opposition à de nombreux Gripen qui a parlé à des échelles fantastique, tout à fait irréel. Realmente considero nosso pais uma republica bananeira onde se arrecada mais de 30-40% do PIB em impostos, não é possivel argumentar que não há dinheiro! O dinheiro é roubado na cara dura e mesmo o que não é roubado acaba em regalias e aposentadorias fantasiosas por parte de um minoria da corja “Brasiliana”. Como disse acima vc é arealista muitos diziam que ganharia na India que o custo é… Read more »

Ivan

Edcreek Mon Ami, France et la Suède ont des concepts différents pour obtenir un permis de chasse “indépendants”. Alors que les premières tentatives pour fabriquer tous les autres produit l’essentiel. Antes de mais nada o custo é sempre um fator importante, por vezes essencial, em qualquer avaliação. Mas a lógica hindu-paquistanesa aparentemente é difente, tendo em vista os investimentos em armas nucleares quando a soma dos miseráveis em seus países ultrapassa meio bilhão de almas. Talvez esta lógica perversa tenha feito a Bhartiya Vāyu Sena deixar de lado a preocupação com custos de aquisição e operação. Outro ponto é querer… Read more »