O ano de 2011 reserva muitas mudanças para a Base Aérea 118, de Mont-de-Marsan, no Armée de l’air (Força Aérea Francesa). Entre as mais importantes, coroando seu status de Base de Defesa de Nova Geração, está a chegada de duas unidades de aviões de combate. Uma delas é o Esquadrão de Reconhecimento 2/33 “Savoie”, equipado com vinte aeronaves Mirage F1. O esquadrão será transferido da Base Aérea de Reims, que fechará suas portas.

A outra unidade a chegar, com seus elementos precursores, será o futuro Regimento de Caça “Normandie-Niemen”, composto unicamente por aviões Rafale. Esse, que será o terceiro esquadrão operacional equipado com a aeronave na França, se instalará gradualmente durante o ano de 2011 – vale lembrar que o esquadrão de transformação para o Rafale 2/92 “Aquitaine”, recentemente ativado em St. Dizier, não opera aeronaves próprias, utilizando-se dos caças que dotam os esquadrões “Gascogne” e “Provence”, com os quais compartilha a base, além de um Rafale M cedido pela Marinha Francesa.

Em contrapartida, o Esquadrão de Transporte “Ventoux” deverá ser transferido para a Base Aérea de Creil em maio de 2011. Com as mudanças, o pessoal em serviço na Base Aérea 118 deverá passar de 3.200 para 3.700 em seis meses.

Visita de Sarkozy a Saint-Dizier, a atual casa do Rafale no Armée de l’air

Voltando à citada Base Aérea 113 “Commandant Saint Exupéry” de St. Dizier, esta recebeu a visita do presidente francês Nicolas Sarkozy no início deste novo ano, onde ele fez um discurso sobre a modernização das Forças Armadas Francesas. 

Em St. Dizier, onde atualmente operam os esquadrões operacionais 1/7 “Provence” e 1/91 “Gascogne”, além do esquadrão de transformação para o Rafale  2/92 “Aquitaine”, já citado, Sarkozy estava acompanhado de Alain Juppé, Ministro da Defesa, do Almirante Édouard Guillaud, chefe do estado maior das Forças Armadas, e do General Jean-Paul Paloméros, chefe do estado maior do Armée de láir.

Sarkozy foi apresentado a um Rafale equipado com míssil SCALP representando o poder estratégico convencional, e a outra aeronave equipada com o armamento ar-solo modular (AASM), representando o apoio a forças terrestres, especialmente os comandos paraquedistas. O presidente francês interessou-se particularmente pela utilização do sistema Rover nessas missões, aproveitando para expressar sua satisfação pela criação da Base Aérea 104 de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos. Também foi apresentado o pod Reco NG, que entrou em serviço em novembro do ano passado.

A nota do Armée de l’air sobre a visita do presidente francês destacou parte de seu discurso: “Nesta manhã, eu vi na Base de Saint-Dizier homens e mulheres orgulhosos de implementar um dos sistemas mais poderosos que o país já construiu para a sua defesa: o Rafale,  Eu vi o pessoal civil e militar trabalhando em  infraestruturas modernas e adequadas. Estes são sinais concretos da modernização da nossa Defesa.” Segundo o presidente, Saint-Dizier é um dos melhores exemplos da modernização pela qual está passando a Defesa da França.

FONTE / FOTOS / MAPA: Armée de l’air (Força Aérea Francesa) – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo

 

NOTA DO BLOG: você pode encontrar as Bases Aéreas 113 (St. Dizier) e 118 (Mont-de-Marsan) no mapa acima, que mostra a nova organização de Bases de Defesa das Forças Armadas Francesas. Para ver outras matérias a respeito das mudanças em curso no Armée de l’air, especialmente relacionadas à racionalização pela qual passam os esquadrões de combate (a qual está ligada à introdução do Rafale) clique nos links a seguir:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments