Embraer e Eleb assinam acordo para a produção de trens de pouso do KC-390

1

A Embraer selecionou a ELEB Equipamentos Ltda. (www.eleb.net) para o desenvolvimento e produção dos trens de pouso do novo jato de transporte militar KC-390. O contrato foi assinado semana passada em São José dos Campos, Estado de São Paulo, município onde ambas as empresas têm sede.

“A seleção da ELEB para desenvolver e fabricar os trens de pouso do jato KC-390 foi resultado de uma minuciosa avaliação que considerou todos os aspectos técnicos e comerciais do projeto, bem como a experiência da empresa, a tecnologia utilizada e a gestão dos riscos de desenvolvimento”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança.

A ELEB é uma subsidiária integral da Embraer e conta com 28 anos de experiência no projeto e manufatura de trens de pouso e componentes hidráulicos para a indústria aeronáutica. A empresa participou do desenvolvimento dos trens de pouso do caça subsônico AMX, jatos comerciais das famílias ERJ 145 e EMBRAER 170/190 (os E-Jets), jatos executivos Phenom 100, Phenom 300, Legacy 600, Legacy 650 e Lineage 1000 e também do turboélice de ataque leve e treinamento avançado Super Tucano.

A empresa, selecionada para desenvolver e produzir todo o conjunto dos trens de pouso do KC-390, será responsável pelo projeto de um sistema robusto e confiável, que assegurará desde a operação com pesos elevados, compatíveis com a grande capacidade de carga nas missões logísticas, até as exigentes condições de operação em pistas semi-preparadas. O sistema de amortecedores de câmara dupla e os trens de pouso instalados na fuselagem são outras características importantes do avião.

“Temos satisfação de fechar mais um contrato com a Embraer e de estender nosso bem-sucedido relacionamento”, disse José Luiz Fragnan, Diretor da ELEB Equipamentos Ltda. “Esta escolha da Embraer demonstra a confiabilidade dos produtos que desenvolvemos e a alta capacitação técnica dos nossos profissionais. Temos certeza de que faremos um trabalho que superará as expectativas de todos os clientes do KC-390.”

Sobre a ELEB

A origem da ELEB remonta à década de 1980, quando a Embraer criou a EDE – Embraer Divisão Equipamentos para desenvolver conhecimento associado à tecnologia de projeto e produção de sistemas de trem de pouso e componentes hidráulicos para a indústria aeronáutica. Em 1999, a EDE deu origem à ELEB – Embraer Liebherr Equipamentos do Brasil S.A., uma joint-venture entre a Embraer (60%) e a suíça Liebherr Aerospace (40%). Em 2008, a Embraer adquiriu a totalidade do capital da empresa, que passou a ser denominada ELEB Equipamentos Ltda.

A ELEB domina o ciclo completo do produto, incluindo concepção, desenvolvimento, testes, certificação, manufatura e suporte pós-venda. Atua nos segmentos de aviação comercial, helicópteros, aviação executiva e defesa. A empresa conta com um moderno centro de serviços, capacitado para oferecer manutenção, reparo e revisão para trens de pouso, servo-comandos, atuadores e pilones, entre outros componentes hidráulicos e eletromecânicos.

A empresa conta com cerca de 800 empregados e ocupa uma área de 24 mil metros quadrados. Com forte atuação nos mercados norte-americano, europeu e asiático, a empresa tem receita anual da ordem de US$ 100 milhões.

FONTE: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments