Brasil colocará VANTs à disposição da Bolívia

5

Brasil facilitará aviões não tripulados para luta antidrogas na Bolívia

O Brasil colocará à disposição da Bolívia aviões não tripulados para a luta contra o narcotráfico, informou nesta segunda-feira o vice-ministro boliviano de Defesa Social, Felipe Cáceres, em um momento em que ambos os países discutem em La Paz possíveis operações antidrogas conjuntas.

“Haverá capacitação policial, apoio logístico, (a entrega) no futuro de quatro helicópteros para apoio na interdição, falamos da assistência de aviões não tripulados VANT para o controle de vigilância de pontos fronteiriços”, disse Cáceres, principal responsável político antidrogas.

Cáceres explicou nesses termos a ajuda que o Brasil dará à Bolívia e cuja cooperação afina-se em um diálogo político-técnico entre autoridades antinarcóticos dos dois países.

Os acordos serão fechados na quarta-feira.

Uma demonstração de voo dos aviões VANT será realizada na terça-feira no povoado de Chimoré, na região cocaleira de Chapare (centro da Bolívia), com a presença dos ministros do Interior boliviano, Sacha Llorenti, e do ministro da Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo, que chega ao país para esse fim.

Essa é a primeira vez que esse tipo de aeronave é utilizado no país andino, apesar de ainda não terem sido divulgados os termos para seu uso.

Cáceres explicou que a cooperação brasileira com a Bolívia, terceiro produtor mundial de coca e cocaína depois de Peru e Colômbia, ocorrerá em meio à “regionalização da luta contra as drogas e no âmbito da Unasul (União de Nações Sul-Americanas)”.

A Bolívia busca a cooperação internacional, em tecnologia e recursos econômicos, para a interdição aos entorpecentes, depois de expulsar no fim de 2008 a agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA), que justamente se encarregava de facilitar dinheiro, capacitação policial e informação de inteligência.

FONTE: Terra, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

A Bolívia correu c/ a DEA pois esta incomodava e agora se faz de coitadinha. O próprio governo boliviano em reiteradas ocasiões, tem perseguido brasileiros proprietários de terras. Até em construção de hidroelétrica no Brasil deram palpite. O governo brasileiro tem que ser mais assertivo, ante as demandas bolivianas. E em breve o bolsa-itaipú, aquele que o Lula presenteou ao Paraguai, deverá ser votado no congesso, em Brasilia. O Paraguai não moveu um único grão de areia, não pos um único US$ na construção de Itaipú. Mas o atual tratado não é o bastante, vai ver que o padre precisa… Read more »

Rodrigo

Eu li hoje, que a Dillma falou no “Bolsa Bigode” para ajudar Portugal a sair do buraco.

Eu não ligo de ajudar outros países, mas tem que haver contra-partida equivalente.

Luiz Paulo

Na boa, o ìndio Cocalero que aprova na nova Constituição escrita sob seu comando, que a planta ganhou o status de “recurso natural renovável da biodiversidade da Bolívia e fator de coesão social” e que trabalhou como plantador de coca e já mascou as folhinhas até em encontro da ONU em Viena, vai querer dar fim no bem natural deles? O uso da coca deles ultrapassam e muito a fronteira do ‘ uso tradicional’ Alias a ONU diz que 90% da cocaína consumida no Brasil é proveniente da Bolívia. Outro dado: “Os traficantes colombianos produziram a maior parte da cocaína… Read more »

Observador

Este governinho vai ser uma PIADA igual ao outro. Alguém se lembra da TRANSCOCA, a rodovia boliviana entre Villa Tunari e San Ignacio de Moxos, na principal região cocaleira da Bolívia? Alguém lembra que foi financiada com o NOSSO dinheiro pelo pavão barbudo quenos governou? Pela Rota da Coca vem a droga para o Brasil, combustível do tráfico e o veneno para nossos jovens. O magrelo fumador de crack com quem você cruza na rua possivelmente fuma a droga que passou por esta estrada. Se o GF fosse sério pressionava a Bolívia para reduzir a área de plantação de coca… Read more »

Tadeu Mendes

O governo boliviano (ou sera bolivariano), mandou ocupar a Petrobras com tropas do exercito. Nao vou esquecer esse show populista do indio Evo Morales.

Eu jamais faria nada em prol de um pais que invade uma propriedade que pertence ao povo brasileiro.

Portanto, que se afundem na cocaina. Nada de VANTs. para os cocaleiros.

Se eles passam para o lado de ca da fronteira, ai e problema nosso.