Começa a mobilização para intervenção militar contra Kadafi na Líbia

28

Reino Unido prepara caças para atacar arsenal militar de Kadafi; Itália libera bases para ação

LONDRES – O governo britânico ordenou à cúpula militar do país a finalização do plano de ação para impor uma zona de exclusão aérea na Líbia, informou o jornal britânico The Guardian, nesta quinta-feira, 17. A Força Aérea Britânica (RAF, na sigla em inglês) está de prontidão.

Os caças Tornados devem ser as primeiras aeronaves de combate a serem utilizados nos ataques à defesa antiaérea do ditador Muamar Kadafi. Os aviões, baseados em bases na Escócia e em Norfolk devem utilizar bases no sul da França ou no Chipre.

A Itália, por sua vez, está pronta para disponibilizar suas bases militares para garantir o cumprimento da resolução do Conselho de Segurança da ONU que impõe uma zona de exclusão aérea na Líbia, disse uma fonte do governo italiano à Reuters.

A base aérea de Sigonella, na Sicília, que fornece apoio logístico à Sexta Frota do Estados Unidos, é uma das bases da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) mais próximas à Líbia e poderá ser usada em qualquer ação militar.

“É um desenvolvimento positivo”, afirmou a fonte minutos depois que o Conselho aprovou a imposição da zona de exclusão aérea. Questionado sobre se a Itália iria oferecer suas bases para a aplicação da resolução da ONU, a fonte disse: “Sim, dissemos que estamos prontos para fazê-lo.”

O Canadá enviará à Líbia seis caças CF-18 para auxiliar na imposição da zona de exclusão aérea. O premiê Stephen Harper deve se pronunciar sobre o tema ainda hoje. A Alemanha, que se absteve da votação de hoje no Conselho de Segurança, disse que não pretende participar da ação.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franco Ferreira

Eu já vi este filme! Aliás, ele ainda está em exibição, não é mesmo!

A bem da verdade, a desculpa agora não é armas de destruição em massa, é outra: bondade com o povo líbio!

‘Tá bem! Ficamos assim!

Franco Ferreira

Franco Ferreira

Ah! Esqueci. … To the shores of Tripoli.

Rodrigo

Enquanto a França fala os ingleses se preparam
E

Nick

Podemos mandar o esquadrão Pampa para colaborar com a Zona de Exclusão 🙂

[]’s

Vader

Lamentável a abstenção do Brasil na votação. Mas mais lamentável ainda a da Alemanha, uma das principais prejudicadas com a confusão toda e com a imigração ilegal.

Bem, espero que tudo seja feito de maneira rápida e cirúrgica. O mundo não tem mais tempo para perder com um escroque como Kadafi.

Wagner

Mas a Otan pode atacar os tanques do Kadafi ou é só para abater os aviões dele ???

Rodrigo

Vader, realmente a posição brasileira é ridícula….

Criticam a OTAN e os gringos de bancarem a polícia do mundo…

Nestas horas eu pergunto….

Onde estão chineses e russos, com sua bondade e máquinas maravilhosas que como de costume enfiam a cabeça embaixo do travesseiro ?

DrCockroach

Os EUA irao viabilizar a operacao, mas me parece claro que o Sarkozy somou pontos desta vez. Foi a Franca que liderou o movimento, o Obama se mostrou hesitante. Eh compreensivel a posicao dos americanos mas, se no fim concordaram, o resultado liquido da hesitacao foi o ganho de momentum das forcas de Gadaffi. Agora, talvez ocorra um deadlock, um pais dividido. Quantos as forcas rebeldes, assim como em outros paises arabes, penso que os islamistas radicais nao sao maioria. A maioria simplesmente nao concorda com os privilegios e a falta de liberdade e progresso economico. Eh claro, o problema… Read more »

tplayer

Os Americanos não podiam tomar a frente nessa, o povo da Libia ainda tem rancor da última guerra. Além do mais o Kadafi sempre falou que a rebelião estava sendo organizada pelos EUA para roubar o petróleo.

Sendo assim o mais indicado é um outro país tomar a frente para aumentar o apoio popular.

Pra mim o Sarkozy foi apenas um peão diplomático dos EUA nesse história toda.

Guilherme Poggio

Tem AWACS voando lá perto faz alguns dias e nem foram ameaçados

DrCockroach

If sometime in the future the Libyan opposition win and come to power in Tripoli, they might consider a statue to the French president. There could be a Sarkozy Square or even a boulevard named after him. There is no doubt that the French leader, with his renowned energy, was the key player in driving through a UN resolution that now allows “all necessary measures” to be used to protect civilians in Libya. He was undeterred by a divided EU and a G8 palpably unenthusiastic about any military action. http://www.bbc.co.uk/blogs/thereporters/gavinhewitt/2011/03/libya_and_sarkozys_moment.html []s! P.S.: Seria interessante ver a participacao de um paise… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“DrCockroach em 18/03/2011 as 10:06” DrCockroach, estava pensando aqui com meus botões, voltando para o assunto de compras de “aviaunzinhus” que não se concretizaram. Se eventualmente cair o atual líder líbio, que enrolou os franceses por anos em relação a comprar o Rafale, e se instalar um novo governo pró-França, assim como aconteceu no Iraque a Força Aérea terá que ser reconstruída. Talvez não seja o caso de um novo governo gastar com o Rafale. Mas, levando-se em conta o seu P.S., estou viajando na ideia de que a Líbia poderia ser um destino interessante para M-2000-9 excedentes dos EAU,… Read more »

Clésio Luiz

Quero ver a França mandar o Rafale pra lá. enfrentar defesas aéreas ativas é um verdadeiro batismo de combate, não aquilo do Afeganistão. Serveria também como publicidade em cima do Typhoon.

Vader

Pessoal, sejamos justos: o Rafale é totalmente apto a derrotar S-200 e S-300, bem como MiG-21 e Mirage F1.

Seria um passeio para ele. O que não seria nada menos que sua obrigação, diga-se lateralmente.

Mas eu duvido que a França vá usá-lo: não me parece necessário. Ela vai mesmo é de Mirage-2000. Que também cumpre a função, diga-se de passagem.

Mas o ataque às defesas vai sobrar mesmo é pros Tornados da RAF.

Vader

Aliás, os Tornados são aeronaves próprias para isso (ar-solo), além de serem os tradicionais “carregadores de piano” desde a Primeira Guerra do Golfo. E a RAF tem experiência muito maior que o AdlA em missões do gênero.

O resto da coalizão provavelmente irá ficar apenas com um eventual embate ar-ar.

Marine

Qadafi acabou de anunciar um cessar-fogo, com certeza sabido da chuva de aco quente que estava por vir e querendo comprar tempo testando a resolucao dos paises da OTAN.

Vamos ver no que da agora.

Observador

A intervenção só foi aceita porque: 1 – a revolução líbia fracassou; 2- é questão de tempo para os partidários do Kadafi tomarem todas as cidades rebeldes; 3 – o Kadafi vai massacrar os opositores. A intervenção não visa derrubar o regime, isto é coisa para o povo líbio. O que a coalisão fará é forçar o Kadafi a sentar em uma mesa de negociação com os rebeldes, atender algumas reinvidicações, decretar a anistia aos revoltosos e volta tudo a ser como antes. Caro Dr. Barata: Sim, eu concordo com você, os radicais religiosos são a minoria na Líbia (como… Read more »

ZE

Bem, o que foi aprovado é a No-Fly Zone ! Para ela ser implementada, as defesas antiaereas terão que ser destruídas. Será um passeio no parque. Aliás, eu nem sei porque esses paisecos gastam dinheiro nessas bobagens, afinal de contas, elas só irão servir de alvo e mais nada ! Ao contrário do que disse há dois dias atrás, o Kadafi mudou de ideia. Ele não vai mais atacar tudo e todos. Com a sua parte traseira na mão, já disse que irá respeitar a deliberação do Conselho de Segurança, ou seja, irá preservar a vida da população civil. O… Read more »

Vader

ZE disse:
18 de março de 2011 às 11:19

ZE, eu não li a resolução, mas pelo que entendi cabe SIM ataque aéreo às forças do Kadafi. O que ficou vedado é o desembarque de tropas em território Líbio.

Sds.

Vader

Quanto ao cessar fogo unilateral, acho que veio tarde pro Kadafi.

Mas aguardemos. Se for assim será mais fácil da coalizão estabelecer superioridade aérea, sem precisar mandar as forças aérea e antiaérea do Kadafi pra Idade da Pedra.

Darkman

Tem que jogar uma bomba na cabeça do Kadafi safado !!!
Matou seu próprio povo sem dó e piedade.
Chumbo nele, não vai durar muito tempo, ele não tem como resistir por muito tempo.

Sds.

Ivan

Nunão,

Sadam Hussein caiu em abril de 2003.

O governo do Iraque formulou sua intenção em comprar caças F-16 em abril de 2009, cerca de 6 (seis) anos depois, como publicado no AEREO:
http://www.aereo.jor.br/2009/04/01/iraque-pretende-comprar-cacas-f-16-neste-ano/

Será que a Dassault vai esperar todo esse tempo?

Abç,
Ivan.

Fernando "Nunão" De Martini

Ivan, isso é só uma grande viajada na maionese, de minha parte!

Mas, de qualquer forma, são necessários alguns anos para desenvolver a versão do Rafale que os EAU desejariam…

Quanto aos seis anos que você citou, os EUA não estavam com desespero algum para conseguir uma venda de F-16, nada do gênero.

Mas sempre podemos especular sobre a vinda desses Mirage 2000-9 pra cá, né? ehehe

saudações!

Rodrigo

Enquanto o nosso Governo refuga em condenar no CS um Governo terrorista, aos poucos a turma do bolsa ditadura e da comissão da (in)verdade segue trabalhando.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/890634-ministro-diz-que-governo-esta-unido-sobre-comissao-da-verdade.shtml

ZE

Vader, salvo melhor juízo, as forças do Kadafi NÃO poderão ser atacadas, a não ser se estas ENGAJAREM os civis. O que poderá e será atacado é a defesa antiaérea, justamente para que a No-Fly Zone possa ser implementada. Lógico que, a pretexto de defender os civis, umas bombitas podem ser jogadas no exército do ditador. Como você pode ver, o conceito de “DEFENDER CIVIS” pode ser bem “ELÁSTICO”. OBS: os europeus são burocratas até na hora de atacar alguém. Se não fosse pelo empurrão americano, eles só iriam acabar os preparos para atacar o Kadafi em 2017. O que… Read more »

Vader

ZE disse:
18 de março de 2011 às 19:02

ZE, a resolução fala em emprego de “todos os meios necessários” para cessar as ofensivas contra a população civil. Concordo que o conceito é aberto; foi feito exatamente para isso, ou seja: possibilitar um eventual ataque às tropas.

Abraço.

Cesar

Como disse o Nunão (e sem viajar na maionese), há de se desconfiar desta sanha da França em atacara Líbia, entraram de cabeça nesta questão. Eu penso que irão usar os Rafale, para mostrar o poder de fogo deste caça, e tentar propagar as suas virtudes.

A França, em 2003 com, Chirac, condenou a coalizão contra o Iraque (não entro no mérito da questão dos EEUU atropelarem o CS da ONU e nos motivos). Agora, aparece com toda a força contra a Líbia. É tudo um baita jogo de interesses.

Cesar

É interessante a roda-viva de interesses. Desde os anos 80, Kadafi é um pária internacional, com fatos como o atentado ao voo da PanAm que caiu em Lockerby, na Escócia, em 88. Foi atacado pelos americanos (me parece que morreram 2 filhas dele), sofreu sanções, ficou isolado. Montou o engodo da entrega do terrorista “moribundo” pelos ingleses (estava em estado terminal que já dura anos, o sujeito tá vivo até hoje), passou a viver em uma tenda, foi à Assembléia Geral da ONU, reuniu-se com o glorioso Molusco e com Chávez, sendo aclamado como Líder, etc., etc., etc. Agora, voltou… Read more »