Japão – efeitos do Tsunami sobre a base de Matsushima

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A base aérea de Matsushima também guarda algumas preciosidades que pertenceram à aviação militar do Japão no pós-guerra. Na foto acima, o Tsunami também afetou os aviões que estavam expostos. Na imagem abaixo, uma vista do mesmo local antes do desastre natural. A edificação azul que aparece ao sul dos aviões expostos é o hangar da esquadrilha “Blue Impulse”, a “Esquadrilha da Fumaça” da Força Aérea do Japão.

As imagens impressionantes que circularam o mundo, mostrando o mar invadindo o base aérea de Matsuchima e arrastando os caças F-2, também ocorreram neste local. Veja na imagem abaixo a base antes do tsunami e a proximidade dela em relação à costa.

Informações preliminares dão conta de que 18 caças F-2B do 21th Fighter Training Squadron foram danificados pelos tsunami.

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Eduardo Ramos

O Japão te um participação muito grande na historia da aviação mundial tomara que estas aeronaves não tenham sido muito danificadas

togawa

com certeza , foram e muito danificadas!!! a força destrutiva dos tsunami é de assustar, , foi tudo muito rápido, e pegou muita gente de surpresa!!!infelizmente!!! eu estava de bobeira a tarde em casa qdo senti tudo balançar, ai liguei a TV e começaram a passar as imagens do Tsunami pouco depois do terremoto. Agora a preocupação maior são as usinas nucleares, que já estão apresentando vazamentos radioativos!!!

FAB 2401

Amigo Togawa..

Pls reprote a situaçaoa ai na Terra do Sol Nascente

As nossas condolencias pela tragedia que se abateu por ai,.

Que Deus e Buda vos conforte

Um abraçao forte

FAB 2401

Observador

Esta foto é um verdadeiro “Desafio Poder Aéreo”.

Ali tem o meu favorito,o F-104 Starfighter.

Eu acho que ali tem o F-86 Sabre, o F-9 (ou P-80 Shooting Star (ou é o F2 Banshee?), puxa, está difícil.

O turbo-hélice amarelo eu nem vou chutar. E o jato com furgão debaixo dele também não reconheço de pronto.

Fernando "Nunão" De Martini

Observador, Você acertou dois aviões. O F-104 e o F-86. Não está tão difícil. Algumas dicas: O que parece um Shooting Star está mais para “denorex”: parece mas não é. Pense em “T” ao invés de “F” ou “P”. O amarelo não é um turboélice. Já teve versões montadas aqui, em Lagoa Santa, décadas atrás. Há mais de uma versão de um dos que você citou corretamente. O jato “com furgão” é um irmão mais velho e treinador do que veio a ser um caça / jato de ataque japonês. Subtraia uma unidade do caça que aparece sem radome e… Read more »

Observador

Caro Nunão

Realmente, não é turbo hélice; é um motor radial. Inadvertidamente escrevi besteira. Então é um T-6? Eu ia chutar que era um Zero, dizem que foi inclusive baseado no T-6 de tão parecido.

Quanto ao jato com um furgão estacionado embaixo, é um derivado do Mitsubishi F-1 então?

Quanto ao “denorex” eu desisto. Para mim, os jatos militares americados desta época são todos iguais.

Fernando "Nunão" De Martini

Observador, “é um derivado do Mitsubishi F-1 então?” Creio que o mais correto é dizer que o F-1 é um derivado dele. Sobre T-6 e Zero, o primeiro já foi utilizado em filmes com pintura de zero e algumas alterações para se parecer com o mesmo. Mas são aeronaves muito diferentes aerodinamidamente e estruturalmente, diria até que são opostas: uma é extremamente robusta para aguentar o tranco dos treinamentos, a outra tenta conciliar a robustez necessária para aguentar as manobras de combate com uma estrutura o mais leve possível, o que funcionou na primeira metade da Guerra no Pacífico. O… Read more »

Observador

Caro Nunão:

Confesso que não entendi parte das suas dicas.

Eu estava procurando um treinador derivado do F-1, mas você quer dizer que o F-1 é que é um derivado? Li em alguns lugares que este caça era um desenvolvimento independente da Índustria de Defesa Japonesa e outros que seria derivado do Sepecat Jaguar.

Afinal, quem tem razão?

Sobre o “denorex”, só depois que entendi que se trata do decano T-33.
Ainda acho todos os aviões similares a este indiscerníveis.

Obrigado pela atenção e paciência.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, Observador, o “denorex” é o venerável T-Bird, o T-33. A dica para diferenciá-lo do F-80 nesse ângulo é o canopi, que no F-80 é bem menor. Para diferenciá-lo de contemporâneos como o Phantom “1” e seu desenvolvimento Banshee ou o Scorpion, nesse ângulo e resolução da foto, é só reparar no porte mais avantajado desses e no fato de serem bimotores, o que torna as fuselagens mais “gordas” na seção central, visto que os motores da maioria dos caças da época ocupavam essa posição, sendo seguidos de longas tubeiras ou de recortes na cauda par a saída dos bocais… Read more »

Observador

Caro Nunão:

Isto que é informação!

É, não sabia da história do F-1, muito menos do T-2. Mas é um belo avião, sem dúvida.

Sobre a primeira geração, para mim pelo menos, “o” avião é o F-86 Sabre.

Embora houvessem outros parecidos (Mig-15, Mig-17, Ouragan, Mystere, Tunnan, etc.), nenhum deles tinha o design limpo e elegante deste avião.

Com as suas asas e cauda enflechados, ele dá a impressão de estar “voando” mesmo parado.

É só olhar a foto acima.

Mais uma vez, obrigado.