Suécia cresce em exportações de armas, mas breca vendas para dois países

2

No crescimento de 1% no valor das exportações suecas de armamento em 2010, estão contabilizadas as entregas de caças Gripen à África do Sul

Segundo informações da AFP reproduzidas no jornal sueco The Local, a Suécia brecou as entregas de armas para dois países do Oriente Médio e Norte da África. “Nós retiramos as licenças (para exportações de armas) para dois países, devido à situação na região”, disse à AFP o chefe da Agência Sueca para Não Proliferação e Controle de Exportações, Andreas Ekman Duse. Ele também disse que não pode dizer quais países, “devido a informações comerciais e diplomáticas classificadas.” 

A agência, que controla as exportações suecas de equipamentos militares, deverá monitorar bem de perto a situação, e as licenças poderiam ser restauradas “se o desenvolvimento nesses países caminhiar para uma direção democrática, mas não posso dizer quando isso acontecerá”, completou Duse, que deu as declarações à AFP nesta quarta-feira, 9 de março. 

Segundo o jornal sueco The Local, também na quarta-feira foi anunciado que a exportação de equipamentos militares suecos cresceu, em 2010, em 1%, chegando a  13.7 bilhões de coroas (2,15 bilhões de dólares). 70% das exportações foram para a União Europeia, os EUA e a África do Sul. O desempenho foi impulsionado por uma grande encomenda de 90 veículos blindados, por parte da Holanda, e pelas entregas em curso de caças JAS 39 Gripen à África do Sul.

Outros 20 países responderam pelo resto das exportações suecas de armas, o que inclui vendas aos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. A Suécia foi o 11º maior exportador de armas em 2009.

FONTE: The Local, com informações da AFP

FOTO: copyright Saab AB

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Depois do canalha Kadafi, para ser mais recente, usar esse tipo de armamento contra civis, é preciso tomar cuidado mesmo……

O governo Lulla/Dilma embargaria uma venda de armas para Venezula ou Cuba, caso os ditadores de lá fossem usá-las contra civis ?

Wagner

off topic: descobri somente agora que o velho IKV 91 foi substituido na Suécia, por outro tanque similar, só que mais moderno !!!

Quando eu comecei a vê-lo no super-trunfo ele já estava sendo retirado !

E eu descobri quase 20 anos depois !!

🙁