A Saab informou na quarta-feira, 2 de março, que no dia anterior as Forças Armadas da Suécia divulgaram sua proposta de orçamento, que inclui os gastos e encomendas dos próximos quatro anos. Segundo a Saab, está expressa na proposta um claro comprometimento com o JAS 39 Gripen por mais 30 anos.

Anteriormente, o parlamento sueco já havia decidido que o sistema Gripen proveria a espinha dorsal da defesa aérea sueca até 2040. Ainda segundo a Saab, está claro na proposta do orçamento que as Forças Armadas Suecas defendem uma atualização da frota de Jas 39 Gripen no período 2020 -2030, para manter a competitividade.

Jonas Hjelm, vice presidente senior da Saab e chefe do escritório de marketing, afirmou que “este claro comprometimento com o sistema Gripen é, evidentemente, positivo para nós. Somos parte da capacidade de atualização e podemos apoiar as necessidades das Forças Armadas Suecas. Este é também um caminho eficiente para que a Suécia tenha um caça competitivo pelos próximos 30 anos.”  Hjelm finalizou dizendo que, “ao mesmo tempo, é importante lembrar que a proposta de orçamento é parte de um processo maior do ponto de vista político.”

FONTE / FOTO (K. Tokunaga): copyright Saab AB

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Será que inclui o projeto do silent gripen ??

Nick

Daqui 30 anos os caças vão estar na 6ª geração. Não acho válido ficar no JAS39, a não ser que isso signifique como o Wagner disse, a evolução do Gripen NG para o Silent Gripen.

[]’s

edcreek

Olá,

Hehehehe e a verdade vem a tona, a Suecia se vier a usar NG(se sair do papel) será em numero minimo o grosso será de JAS-39 e ainda consideravam a proposta Sueca boa, era o AMX-II sem duvida…

Abraços,

Ivan

Ed, Meu entendimento é que houve um “comprometimento com o sistema Gripen” pelas próximas duas ou três décadas. O Sistema Gripen envolve aeronaves de várias versões, sistemas de treinamento e de planejamento de missões. Possivelmente haverá o Gripen E/F, para que possa incorporar novas potencialidades, como por exemplo: – Radar Aesa com antena em base swachtplate; – Novo IRST Otis; – Nova motorização que permite supercruise; – Aumento do combustível interno em 40%; – Duas estações de armas a mais na fuselagem. Acredito que é possível adaptar o Radar e o IRST nas aeronaves antigas, mas as outras capacidades é… Read more »

edcreek

Olá,

Ivan pelo minha leitura vejo que eles devem manter até o limite estrutural do JAS-39 com atulizações de sistemas possiveis, mas ainda montada sobre a base atual.

Mas como bem falado é bom aguardar maiores detalhes…..

Na atual situação JAS-39 já estava de bom tamanho, para nos pobres mendingos sul-americanos….Dinheiro tem e muito veja o PIB, mas está literalmene sumindo, porque?????

Abraços,

Abraços.

Nick

Caro Edcreek,

Boa pergunta, temos um PIB de R$3.7 bilhões, somos a 7ª economia do mundo, mais de R$1 trilhão de impostos arrecadados, e temos essas FAs de dar pena. Isso para não falar de outros setores do governo como saúde pública.

[]’s

Rodrigo

Que adianta tudo isto se o (des)governo gasta mais e mal?

DrCockroach

Meu receio eh que o GF (Dilma) nao tenha comprometimento com o reequipamento da FAB.

E se o FX-2 foi adiado nao por razoes polticas (anuncio num momento de corte de despesas/investimentos) ou p/ analisar com mais detalhes as propostas, mas sim adiado por haver a intencao de enterrar o processo e entregar, no fim, meia-duzia de tampoes por considerarem novos jatos desnecessarios. Espero que nao seja isto, mas o receio existe. Mas sejamos otimistas.

Por falar em comprometimentos de governos, lah (Suecia) e aqui (Brasil) e fazer um paralelo.

[]s!