Na foto tirada na sexta-feira passada, 25 de fevereiro, o primeiro modelo de produção do F-35 Lightning II curva à direita no seu voo inaugural, próximo às instalações da Lockheed Martin, em Fort Worth (estado do Texas). Segundo informe da Lockheed Martin do mesmo dia, o jato deverá ser entregue à USAF (Força Aérea dos EUA) dentro de algumas semanas, na primavera (do Hemisfério Norte).

Segundo a empresa, após a entrega o jato deverá ser operado a partir da Base Aérea de Edwards, na Califórnia, apoiando os testes de desenvolvimento. O piloto de testes da Lockheed Martin, Bill Gigliotti, afirmou que “a aeronave estava sólida como uma rocha da decolagem ao pouso, e completou com sucesso todos os testes aos quais foi submetida durante o voo.”

Trata-se de uma aeronave da versão F-35A, de decolagem e pouso convencionais (CTOL –  conventional takeoff and landing), que individualmente recebeu a designação AF-6. Os testes realizados neste primeiro voo, de uma hora de duração, compreenderam manobras básicas e provas de motor. Ao longo do próximo mês, mais testes serão realizados.

De dezembro de 2006 até hoje, dezessete aeronaves F-35 já entraram em testes, acumulando mais de 650 voos e várias provas em solo.

Ainda segundo a Lockheed Martin, a versão F-35A deverá ser empregada por outros países além dos EUA: Austrália, Canadá, Dinamarca, Holanda, Israel, Itália, Noruega e Turquia. Outras versões demorarão um pouco mais para serem entregues. Espera-se que ainda neste ano o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA receba sua primeira aeronave da versão F-35B, de decolagem curta e pouso vertical. Já as primeiras entregas da versão de emprego em navios-aeródromos, o F-35C, deverão começar em 2012. 

FONTE / FOTO (D. Drais): Lockheed Martin

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Tem um vídeo disponibilizado também: http://vaderbrasil.blogspot.com/2011/02/primeiro-voo-de-um-f-35-de-producao.html Conforme comentei no Blog do Vader, “trata-se de um momento histórico. O primeiro vôo após a entrada em produção lenta (LRIP – low-rate initial production) do F-35 marca de fato o “lançamento” da aeronave. Em breve poderá o F-35A começar a ser incorporado ao inventário da USAF. Ou seja: apesar dos poderosos lobbys contrários, e de seus inúmeros detratores, o Programa F-35 JSF vai de vento em popa. Que ninguém se engane: essa aeronave representa o futuro da aviação de combate; o primeiro verdadeiro multirole do mundo, assim concebido desde o princípio. Sua entrada… Read more »

Roberto F Santana

Dá para ver na parte inferior, o hangar onde eram construidos as B-24,B-36,B-58,F-111 e agora os F-16s.
Tem uns 1600mts de comprimento e é a mair estrutura de um piso já feita, totalmente sem janelas.

Clésio Luiz

Para quem está familiarizado com os blocos de produção das aeronaves americanas, esse exemplar não chega a ser a aeronave que será fabricada em série. A estrutura está praticamente pronta, mas a aeronave em si receberá várias modificaçõe e a adição de equipamentos. Lá para o bloco 20 ou 30 sera dado como completo será o “de série” de fato.

Vader

Como eu havia dito ao Wagner em outra matéria: A grande diferença do F-35 para o F-22 consiste justamente no fato de que este ainda se utiliza de parâmetros de combate desenvolvidos durante a Guerra Fria: velocidade final, manobrabilidade, etc. Já o F-35 não: ele já foi projetado com os parâmetros que se notaram ser necessários durante os últimos conflitos de que os EUA participaram. Exemplos: – stealth possivelmente melhor (menor assinatura radar) e certamente mais robusto que o do F-22 (sem problemas de corrosão, por exemplo); – maior aceleração até mach 1 entre todos os caças existentes; – grande… Read more »

Clésio Luiz

Uma pena que essa aeronave já nascerá semi-obsoleta.

Nick

Hahahaha 😀

O Vader faz um comentário enaltecendo o F-35 e ae o Clésio manda uma bomba….rsss

O F-35 será sem dúvidas um grande caça, e talvez só encontre adversário no PAKFA e quem sabe no J-20. Com relação ao F-22, a diferença está no objetivo do projeto, um é um Air Dominance Fighter, o outro um caça Multirole com ênfase no ataque a solo. Na verdade se complementam. Mas para que não tem o F-22, o F-35 usado no modo ar-ar é superior à qualquer caça de 4.5ª geração.

[]’s

joseboscojr

A capacidade do DAS de detectar mísseis balísticos a grandes distâncias será útil num futuro próximo em que a ênfase da capacidade antibalístico americana se dará na interceptação dos mísseis na fase inicial, de ascensão. Provavelmente o F-35 estará monitorando uma grande área e poderá vetorar UCAVs stelths de grande autonomia que estarão dentro do território inimigo nas áreas de lançamento de mísseis balísticos inimigos, armados com mísseis NCADE, que é um míssil ar-ar otimizado para destruir mísseis balísticos na fase inicial, em grande altitude. Este conceito seria mais amplo que o YAL-1, que só é efetivo contra mísseis de… Read more »

Rodrigo

Clésio Luiz disse:
28 de fevereiro de 2011 às 16:46

Por que ?

Tadeu Mendes

Celso,

Nao existe aeronave atualmente que supere os F-35.

Portanto obssleta com relacao a que???

Ao PAK-FA ? Rsrsrsrsrsrsrsrs.

Ou ao J-20 feito com Isopor? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

O F-35 so e obsoleto, se comparado com um OVNI (UFO). Rsrsrssrsrs.

Vader

Rodrigo disse:
28 de fevereiro de 2011 às 20:03

Num esquenta, ele só tá me enchendo o sacolé por falta do que falar…

Abs.

Rodrigo

Eu acho estas críticas interessantes e ainda mais vindas de pessoas que tanto defendem Rafale ou qualquer coisa vinda da China e Rússia.

Se o F35 é semi-obsoleto, o que dizer do Rafale que não é stealth tem eletrônica inferior ao SH, F16B60 e muito provavelmente do F15K?

Falar que o PAKFA, JXX ou qualquer outro de alguém que nunca lidou com um 5G que ele logo de cara vai superior a 4G de naves furtivas americanas é mais paixão vermelhuxa, que propriamente um fato.

Wagner

Galera O F35, o Pak FA e o ping pong chines ainda estão em prototipos ou testes, e NENHUM DOS TRES PROVOU NADA !! Parem de malhar o Pak FA se vcs sequer tem conhecimento sobre o avião, além disso, ele nem está pronto ainda !!! Quanto mais o Ping Pong chinês, não sabemos nada sobre eles ! Engraçado que se algupém xinga o F 35 seus idólatras rapidamente escracham com a pessoa, mas o Pak FA e o Chines, que ainda estão em testes, nossa, já nasceram lixo e são um M, embora ainda estejam na fase de testes… Read more »

Rodrigo

Wagner, por favor dentro da sua superioridade técnica, ilumine a escuridão da nossa ignorância ideológica yankee, esclarecendo como se saltam 30 anos de evolução de engenharia para russos e chineses caírem no mesmo patamar tecnológico dos gringos.

Peço que explique de uma forma simples, sem ser da forma prolixa tão característica dos vermelhuxos e que fazem eu ignorar toda esta ladainha que você escreve normalmente.

Vader

Wagner disse: 1 de março de 2011 às 9:04 “Como vcs dois podem dizer o russo e o chinês são uma M” Prezado Wagner, por favor não coloque palavras na minha boca; não diga que eu disse o que eu não disse. Aonde você já me viu dizendo que o PAK-FA ou o J-20 é uma “m” ou um “lixo”? Desafio o amigo a colar aqui um comentário meu dizendo isso de qualquer um dos dois. Apenas disse, e reafirmo, que o T-50/PAK-FA é apenas uma evolução supostamente stealth da (boa, porém vetusta) família Flanker. Até usa os mesmos motores.… Read more »

Wagner

Eu nao disse que eu tenho superioridade tecnica. Não sou nem da área, tal como vc sou apenas um amador. Mas pelo menos não fico falando com se fosse, ao contrário de vc, com suas ladainhas anti-russas. Se vc tivesse ignorado meu comentario nao estaria pedindo explicações né, gênio !! Isso é ilusão, os sistemas a bordo do Su35 e Mig 35, Nighthunter, T 90 e demais equipamentos russos atuais, em produção, são equivalentes aos norte americanos, aliás, tem participação francesa e italiana. Vide a internet e compare os dados de cada navio, aeronave. existem ligeiras diferenças de um projeto… Read more »

Wagner

Isso mesmo Vader, agora sim. Agora falou certo.

Só não qero ser taxado de vermelhuxo. Tive ate que mudar o avatar para nao dar essas neuras…

🙂

Observador

É mesmo triste a sina do brasileiro.

Ficar discutindo pelo avião dos outros.

Rodrigo

Seus comentários eu leio saltado, é muito besteirol de grêmio estudantil para o meu gosto. Você acha que copiar é estar no mesmo nível? Caramba, só tem incompetente no Ocidente, os chineses roubaram tudo daqui. Kkkkkkkkkkk Depois você ainda diz que estão em pé de igualdade, já que precisam roubar do ocidente. A recíproca não é verdadeira. Desculpe, qual a sua profissão? Para afirmar estas bobagens é inviável que você seja da área de exatas. Quant a qualidade dos meus comentários, eu não sou militar, nunca fui e nem vou ser. A diferença entre nós dois é que eu não… Read more »

Tadeu Mendes

Wagner, Eu nao conheco pessoalmente nem ao Vader e nem ao Rodrigo, mas eu assinaria em baixo por eles. Eles sao tecnicos, tanto quanto eu, quando expressam suas opnioes. Eu nao sei quantos anos o amigo tem, nem quanto vc. conhece sobre a Historia da Ciencia e Tecnologia. Tecnologicamente falando, nao existe atalho. Com todo o respeito a tradicao russa de construir jatos (mesmo copiando) e com todo o desrespeito a falta de tradicao chinesa (que quer passar na frente da Russia), nenhum dos dois paises possuem e/ou dominam dois fatores fundamentais que dao total vantagem aos cacas americanos: eletronica… Read more »

Wagner

Rodrigo, seu problema com os comunistas é neura sua.
Toda vez que alguem fala da Russia vc xinga, nao venha dizer que nao tem nada contra.

De resto, cuide de sua vida.

AVISO DOS EDITORES:
WAGNER E RODRIGO
ESSA DISCUSSÃO DE VOCÊS ESTÁ DESCAMBANDO. VOLTEM AO TEMA, À BOA EDUCAÇÃO E AO RESPEITO MÚTUO.