Brasil diz para França que negócio dos caças vai demorar meses

7

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, recebeu nesta terça-feira a titular de Exteriores da França, Michèle Alliot-Marie, a quem ratificou que a decisão sobre a compra de caças demorará alguns meses.

Na negociação para a compra de 36 caças-bombardeiros para a FAB (Força Aérea Brasileira) concorrem os aviões Rafale, da empresa francesa Dassault, os Super Hornet F/A-18, da americana Boeing, e os Gripen NG, da sueca Saab.

Conforme fontes do Ministério da Defesa, esse foi um dos assuntos tratados nesta terça-feira por Michèle com Jobim, que explicou que, pelos cortes orçamentários anunciados neste mês pelo governo Dilma Rousseff, a operação ficou suspensa.

O orçamento de Defesa para despesas de custeio e investimento deste ano era de R$ 15 bilhões, mas com os cortes ficará em R$ 11 bilhões, por isso que todas as aquisições de material militar serão revisadas.

No caso dos caças, a operação não foi cancelada, mas ficará suspensa.

A ministra francesa reafirmou o interesse de seu país na venda dos Rafale, que eram supostamente os preferidos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que entregou o cargo para Dilma no dia 1º de janeiro.

Durante seu encontro com Jobim, Michèle considerou que a área de defesa é “o coração da sociedade estratégica” entre Brasil e França, que foi selada por Lula e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, no dia 7 de setembro de 2009.

Na reunião em Brasília, Lula e Sarkozy chegaram a anunciar a decisão de transformar o Brasil e a França em “parceiros estratégicos no domínio aeronáutico”.

Também, durante essa visita de Sarkozy, o governo brasileiro informou sua disposição para “iniciar negociações” para a compra dos aviões franceses, embora depois esclarecesse que essa oferta era válida também para Boeing e Saab e que a licitação continuava aberta, como está até hoje.

A decisão final sobre o assunto, segundo o governo, será tomada por Dilma e pelos membros do Conselho de Defesa Nacional, que integram representantes de diversos ministérios.

FONTE: Folha/EFE

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Jobin pode dizer o que quiser, não tem mais crédito. Alguns meses? 6? 8? 12? Ele garante? nem ele se garante no MD. Se a presidente Dilma disser 6 meses, é algo a ser levado em conta. Mas vindo desse MD…

Sobre “o coração da sociedade estratégica” = Nós(França) vendemos e vocês (Brasil) compram.

[]’s

Grifo

Mais uma manifestação completamente inapropriada do ministro Nelson “mês que vem” Jobim.

Quanto à aliança estratégica, ela foi vista recentemente indo junto com a END, o Livro Branco, o PEAMB e a compra dos Rafale em direção a um brejo próximo…

ZE

“a compra de caças demorará alguns meses”. Eu NÃO aguento mais o Jobim e as suas datas. Tá parecendo aquele jornalista fontado que NUNCA acertou nada. “Michèle considerou que a área de defesa é “o coração da sociedade estratégica” entre Brasil e França, que foi selada por Lula e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, no dia 7 de setembro de 2009”. Vou traduzir: A Ministra das Relações Exteriores da França considera que, a RESERVA DE MERCADO PARA OS CARÍSSIMOS E ÀS VEZES DEFASADOS PRODUTOS BÉLICOS FRANCESES, é o coração da Parceria Estratégica me-engana-que-eu-gosto. No mais, é bem possível que o… Read more »

Vader

“Durante seu encontro com Jobim, Michèle considerou que a área de defesa é “o coração da sociedade estratégica” entre Brasil e França, que foi selada por Lula e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, no dia 7 de setembro de 2009.” Ahahahaha, a área de defesa não é o “coração” da “sociedade estratégica”. É a ÚNICA parte da “sociedade estratégica”; e funciona assim: eles (França) se comprometem a vender e nós (Brasil) a comprar. A peso de ouro, além disso. É a multifamosa parceria caracú… Essa desqualificada (ia usar outro termo, mas aí seria editado) tem é muita cara de pau… Read more »

Observador

O papo do Jobim é tão furado que a presidente já adiou para daqui a dois anos.

Como já disse antes, para entender o que está acontece nos corredores do Poder, temos que pegar o que o o Jobim contou e considerar que pode ser qualquer coisa, menos o que ele fala.

Justin Case

Amigos, boa noite.

“Coração da sociedade estratégica”:
Alguém entendeu o que é isso?
Eu não entendi.
Acho que alguém “comeu bola” na tradução.
Seria da “parceria estratégica”?
Abraços,

Justin

Antonio M

“Coração da sociedade estratégica”:

Que morra de infarto …