Com uma nota bastante sucinta e a foto acima, onde se pode ver claramente a abertura da extensão da raiz do bordo de ataque esquerdo da aeronave, por onde dispara um canhão de 20mm (clique na imagem abaixo para ver esse detalhe em tamanho maior), a Korea Aerospace Industies (KAI) informou sobre o “roll-out” do primeiro T-50 da versão armada, denominado TA-50.

O avião foi apresentado fora do hangar no final do mês passado. e a KAI informou que o TA-50 foi projetado para realizar missões de treinamento tático. Ainda segundo a KAI, o jato pode carregar armas guiadas de precisão como mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder e mísseis ar-terra TGM-65 Maverick.

Após a entrega do primeiro T-50 (versão sem armas, para treinamento avançado, vista em formação na foto abaixo), em 2005, a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) iniciou o treinamento com o T-50 em 2007. A entrega do quinquagésimo T-50 foi realizada em meados do ano passado.

Ainda sobre o roll out do TA-50, o site Flightglobal apresentou mais fotos da KAI, complementando a informação que a ROKAF encomendou 22 aeronaves do tipo, segundo uma fonte da indústria, com entregas no final de 2012.

O Flightglobal complementou que a aeronave é equipada com um radar ITT EL-2032 de varredura mecânica e que, apesar de ter recebido certificação para o AGM-65 Maverick e mísseis AIM-9 Sidewinder, não está certificada para a versão mais recente, do míssil, o AIM-9X.

Ainda segundo o site, com o final da produção do TA-50 em 2013, a KAI pretende produzir a versão FA-50, que deve iniciar seus testes em 2012. O Governo Sulcoreano comprometeu-se a adquirir 60 FA-50 In 2013,e eventualmente encomendar até 150 unidades para substituir os  F-5E da ROKAF.

FONTES / FOTOS: KAI e Flightglobal

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

Parece que os Sul Coreanos resolveram cruzar o F-5 com o F-18.

Mauricio R.

Como tampax, serve???