Dilma desistiu de acordo sobre compra dos caças franceses após aval de Lula

33

BRASÍLIA – Antes de deixar o cargo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou a presidente Dilma Rousseff do compromisso de manter o acordo político travado nos bastidores com o governo da França pela compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira à empresa francesa Dassault. Internamente, já era dada como certa no governo a aquisição dos caças Rafale. Mas, segundo interlocutores, Lula considerou que o acerto político havia perdido a validade depois que se sentiu traído pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, no episódio do acordo proposto por Brasil e Turquia no caso do Irã.

Segundo relato de amigos, Lula revelou que foi estimulado por Sarkozy a avançar nas negociações com o Irã para o fechamento do acordo sobre o enriquecimento de urânio daquele país. Em maio, os dois chegaram a se encontrar reservadamente em Madri para tratar do assunto, durante a 6ª Cúpula União Europeia, América Latina e Caribe.

Logo depois, o Irã aceitou os termos do acordo acertado com Brasil e Turquia para o enriquecimento de urânio iraniano em território turco. Mas, para a surpresa de Lula, depois da pressão dos Estados Unidos Sarkozy voltou atrás, e a França votou a favor de sanções ao Irã no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A adoção de sanções dependia do voto favorável de todos os integrantes permanentes do conselho.

Diante da nova posição de Sarkozy, Lula decidiu empurrar com a barriga a decisão sobre os caças e depois avisou a Dilma que ela ficasse livre de qualquer compromisso político.

Em 2009, Lula recebeu Sarkozy no Brasil e até manifestou simpatia pública pela proposta francesa. Mas, em dezembro passado, quando o negócio parecia próximo de um desfecho, Lula disse que deixaria a decisão final para sua sucessora. Agora, o novo processo de compra deve se arrastar o ano inteiro e só ser concretizado em 2012.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Tchau, já vai tarde, aliás nem deveria ter vindo!!!
Mas bem que vc poderia levar as tralhas dos helicópteros da Eurocopter, junto!!!
Chega de exportar empregos, p/ a França!!!

Antonio M

LuLLa fez uma opção “emocional” pelo caça !!!!

Dilma vai sempre governar após pedir “benção padrinho” ?!?!?! Espero que não. Mas esperar que ela está sendo autônoma pois estaria fritando Nelson Jobim, outra indicação de LuLLa, é falso pois eLLe nunca se importou com isso, sempre preservou a si mesmo, mandando para a fogueira que lhe convém.

Vader

Comentário que fiz sobre a mesma matéria, hoje de manhã, no Blog do Vader: http://vaderbrasil.blogspot.com/ “Tenho que admitir: nós amantes da FAB devemos propor a esta uma moção para que a mesma erga uma estátua para Celso Amorim e outra para Marco Aurélio Garcia. Estas estátuas devem ser colocadas na frente do Comando da Aeronáutica, e devem ser reverenciadas como homilias a heróis nacionais. Sim, como não? Foram as trapalhadas ideológicas megalomaníacas destes senhores, levadas aos píncaros do ridículo no caso do Irã, que permitiram revelar a verdadeira face dos franceses para nosso orgulhoso e passional “ex-Grande Timoneiro”. Esta revelação… Read more »

ZE

Todos aqui sabem da minha preferência pelo Gripen NG (o Super Hornet também é uma boa escolha). Porém, desde o 7 de setembro de 2009, eu estava apostando que o Rafale iria ganhar no Tapetão (ganhar é uma coisa, levar é outra. Não se esqueçam do caso Thomson – atual Thales – onde os franceses subornaram meio mundo para ganhar o contrato do SIVAM, mas no fim, o Echelon do amigo americano falou mais alto). Ao contrário de muitos, eu tenho a certeza que fomos salvos por pouco, por muito pouco. O pior é quem nos salvou dos franceses e… Read more »

tplayer

Bela atitude do Lula no final das contas.

Pelo menos um coisa do F-X2 ele fez direito.

Grifo

Dilma desistiu de acordo sobre compra dos caças franceses após aval de Lula

Quem recebe aval é porque pediu este aval.

O aval não seria pedido se a decisão fosse por cumprir o compromisso assumido anteriormente.

Nick

Realmente , se não fosse algumas ações do MRE, o Rafale provavelmente estaria com o contrato assinado. E agora ? Iniciar um novo processo significaria mais 2 anos para avaliar, mais 1 ano para contratar, e mais 2 anos no mínimo para entregar. Seria 2016. Aliás a última data que o comandante Saito divulgou.

Continuar com esse processo para assinar anunciar em 2012, sem negociar algo mais, não faz sentido. Ou anuncia agora nesse semestre, ou ao menos permite-se mais um BAFO para todos.

[]’s

Nautilus

Até que enfim uma boa notícia na Novela F-X2. Sobre o comentário do Nick, pode ficar tranquilo, que não será feito novo processo. Serão as mesmas propostas já apresentadas. A Dilma só vai reavaliar. Outra boa notícia é que ela chamou o Saito para uma conversa. E fez o mesmo com os outros comandantes.

Observador

Rafale: bonitinho, mas ordinário. seu único argumento era, na verdade, a parceria com a França. Quando esta roeu a corda, o Rafale virou o patinho feio do FX. Agora, graças aos próprios franceses, o Rafale ficou em quarto na disputa: na dianteira, cabeça a cabeça, Gripen e Superhornet; em terceiro, cancelamento do FX-2 e compra de qualquer caça tampão (menos francês); e, em quarto, o elefante branco voador, apelidado carinhosamente de “jaca”. Pensem pelo lado bom: pelo menos os franceses roeram a corda conosco ANTES, e não depois, como fizeram com a Argentina, Israel e Paquistão. É o que dá… Read more »

Darkman

Cada dia mas me convenço e que os americanos podem levar esse FX2.
Não podemos dúvidar da fonte dessa máteria.
O Rafaleco subiu no telhado e já foi, está tudo na mãos dos americanos esperamos que eles agora não façam pouco caso deste FX2.

Abs.

Baschera

Salvos da jaca no último minuto do segundo tempo da prorrogação…… pelo iraniano Ahmadinejad !!!

Seria cômico se não fosse….

Em comentário no dia de hoje, até o Boris Casoy tirou um sarro desta novela pastelão e “profetizou” a opção pela escolha técnica da FAB.

O pessoal da Dassault já está comprando pás e picaretas para procurar a caveira de burro e os sete sapos enterrados junto ao terreno da fábrica.

Cadê os lobistas franceses….. cadê o Thierry ???

Sds.

Baschera

Zé,

Começemos uma campanha para a Dilma cancelar a entrega dos outros 48 EC-725 ……

Sds.

Junior (SC)

… Por gentileza alguém viu algum rafalete por ai??????…. procura-se

Ivan

Esta história de “Rafalete”, “Gripete” e “Vespete” ficou muito complicada, pois terminou por separar os entusiastas. Pessoalmente só brinco com aqueles por quem tenho estima. Assim sendo, chamava o amigo Chico AMX de ‘rafalete’ pelo telefone, ou o Rodrigo de ‘vespete’, mas sempre me colocando como ‘gripete’, deixando claro a brincadeira. Hoje praticamente não há mais ‘rafaletes’ na trilogia, com a esporádica excessão do Justin Case, um cara que entende muito de aviação, que sempre escreve bem enbasado e… faz falta. Os amigos ‘rafaletes’ de boa fé, e há muitos, estão ausentes. Esta ausência é sentida… ao menos por mim.… Read more »

ZE

Baschera disse: 24 de janeiro de 2011 às 19:28 “Zé, Começemos uma campanha para a Dilma cancelar a entrega dos outros 48 EC-725 …… Sds”. Pô Baschera, infelizmente agente vai ter que entubar todos esses EC 725 que o amigo francês nos empurrou goela abaixo. É uma pena que, não só a população brasileira, mas especialmente os entusiastas da aviação, não se atentaram para o caso quase que escandaloso da compra desse refugo francês. Você vai ver quanto essas porcarias vão custar para o nosso bolso quando eles chegarem às suas respectivas meia-vidas. Aliás, o Rafale já está indo pelo… Read more »

Marine

Que isso ZE?! Todo mundo prefere EC-725 aos Blackhawks via FMS!

😉

joseboscojr

E não é que o Marine tem senso de humor. rsrsrssss
Um abraço Marine!

Baschera

ZE disse:
24 de janeiro de 2011 às 21:15

Pois é…. nesta fomos “entubados” …. e eu nem mais escrevo sobre os EC-725 …. me dá azia e soluço !!

Iccc…Icccc…..Icccc…Iccccc….

PS: Vem aí…. um corte no orçamento 20111, de R$ 80 bi …. o maior da história…. adivinhem qual o primeiro ministério que vai para o matadouro ??

Iccc…Icccc….Iccccc…..

Sds.

Baschera

Icccc…. leia-se 2011 e não “20111”….Iccc…. rssss.

Sds.

joseboscojr

Mas como disse o Vader um dia desses, o din-din vai continuar caindo na conta dos militares no final do mês do mesmo jeitinho, com ou sem o F-X2, submarino, fragata, míssil, rancho, etc. No Brasil médico do Estado não pede demissão se falta gaze, anestésico, se o aparelho de RX está estragado, etc. Polícia não pede demissão se falta munição, colete, viatura, etc. Juiz não pede demissão se falta condições de trabalho, se está atolado de processos, etc. O pessoal da burocracia não pede demissão se falta caneta, lápis, A4, grampo, clips, etc. Político não pede afastamento se falta… Read more »

Justin Case

BoscoJr, boa noite.

Acho que isso faz parte da natureza humana.
Alguns poucos se interessam pelo alcance dos objetivos que não os particulares.
Você acha que é diferente em uma empresa civil? Fora do serviço pùblico?
Quantos “colaboradores” você vê pedindo demissão porque o produto ou serviço da empresa não atende adequadamente às expectativas do cliente?
Abraço,

Justin

ZE

Pessoal, recordar é viver ! Os EC-725 são um verdadeiro ESCÂNDALO. Esse helicóptero foi comprado A PREÇO DE OURO (42 milhões de euros pelado !!!). Eles foram comprados por um preço “muy amigo” (muy amigo para eles, é claro !) Ele NÃO TEM ESCALA e há os problemas com as FISSURAS. A própria França, SÓ opera 14 desses aparelhos. De bobo, ela não tem nada. Ela nos empurrou algo velho que vem sendo recauchutado ao longo dos últmos 40 anos !!!!! Um pouco de história para vocês (eu já cansei de explicar isso, mas…): Tudo começou com o SA 330… Read more »

joseboscojr

Com certeza Justin!
Mas em relação à iniciativa privada geralmente não falta muita coisa porque a fiscalização do setor público, setor este exemplar, devo salientar, não deixa faltar.
Se as forças armadas fossem privatizadas, F-22 ia ser avião de treinamento básico. Rsrsrsrsssss

Marine

Bosco, Hoje so rindo pra nao chorar! 15 anos pra 36 avioezinhos e ainda tem gente que acredita naquele plano de reaparelhamento da MB com uma esquadra que ate a RN teria inveja… E como eu canso de falar, enquanto nao retirarem as aposentadorias militares do orcamento do MD nada vai mudar. Nao ha pais no mundo que consiga ter o orcamento mal distribuido que o Brasil possui e ao mesmo tempo ter FAs modernas e equipadas. Enquanto isso a maioria dos batalhoes do EB continuam com equipamentos pessoais que eram de ponta no Vietnam, artilharia da decada de 60,… Read more »

ZE

É Marine, ser um fuzileiro naval no Brasil é brabo !

[ ]s

ZE

Aliás,o nosso Acordo de Parceria Estratégica de Araque com os Franceses também contempla o programa Soldado do Futuro.

Nem posso imaginar o que vem pela frente. Dá até medo !

Estou até imaginando os nossos fuzileiros com as FAMAS.

OBS: A SCAR seria muito bem vinda. Poderíamos, ainda, comprar o projeto do Bushmaster ACR (ex Magpul Masada) e acabar de desenvolvê-lo (no que pese o fato dele já ter começado a ser vendido, me parece que o sistema ainda está com alguns glitches).

[ ]s

Mauricio R.

Meu, AR-15/M-16 teu nome é uruca!!!
Vc pega uma parte dessa coisa, coloca em outra arma e essa parte dá problema!!!

Vader

Marine disse: 25 de janeiro de 2011 às 1:38 “E como eu canso de falar, enquanto nao retirarem as aposentadorias militares do orcamento do MD nada vai mudar. Nao ha pais no mundo que consiga ter o orcamento mal distribuido que o Brasil possui e ao mesmo tempo ter FAs modernas e equipadas.” Grande Marine, olha só: discordo dessa coisa de jogar-se a culpa no orçamento que fica nas mãos do MD e não da previdência. Isso porque a verdade é que as aposentadorias ficando na previdência ou no MD, o dinheiro tem que sair do mesmo jeito é do… Read more »

joseboscojr

É feio criticar o Estado, tanto o setor civil quanto o militar. Quando falamos de militares então fica parecendo falta de patriotismo. Mas a réplica não é verdadeira. O Estado é expert em criticar os cidadãos. Um dia desses morreram algumas pessoas em hospitais públicos aqui de Brasília por infecção hospitalar devido a uma “superbactéria”. O que o Estado fez: Fechou o hospital? Aumentou os recursos para a saúde? Exigiu que protocolos de biosegurança fossem seguidos à risca? Resposta: Promulgou uma lei que obriga que antibióticos só possam ser vendidos com receita médica aumentando a já conturbada situação da saúde… Read more »

Justin Case

Vader, bom dia.

Você tem certeza de que a “previdência” dos militares é deficitária?
Todos os militares (da ativa, reserva e reformados) têm desconto mensal para a pensão militar (e não é pouco). Contribuem também para o seu fundo de saúde.
Pelo que tenho conhecimento, a arrecadação é suficiente para manter os proventos daqueles que estão na inatividade, sem onerar qualquer outra fonte de recursos. Portanto, não haveria déficit e nem prejuízo à operacionalidade da Força.
Abraços,

Justin

Vader

Justin Case disse: 25 de janeiro de 2011 às 8:50 Olá Justin, no meu comentário eu me referia à aposentadoria do funcionalismo público federal em geral (deficitária em R$ 30 bilhões por ano), não à dos militares. É nesse sentido que afirmei que chamar (“por decreto”), elefante de borboleta (mudar do Min Def para o MPS) não fará o primeiro criar asas e voar. 🙂 Ou seja: não é com manobras contábeis que resolveremos um problema que é físico, já que malgrado pré-sal do Lulla, ainda não inventaram a árvore de l´argent (como diriam nossos “parceiros” franceses)… Quanto à aposentadoria… Read more »

ZE

Justin Case disse: 25 de janeiro de 2011 às 8:50 Justin Case, o regime é deficitário ! Não há, nem pode haver equilibrio atuarial nessa coisa de pai para filho. No que pese os militares contribuirem, tal contribuição não é suficiente. Portanto, o dinheiro sai do meu, seu, nosso bolso. As palavras “superavitário” e “deficitário” têm que ser vistas com grão de sal. Dependendo do dinheiro alocado, tudo pode ser deficitário ou superavitário: o orçamento deles, é o 3º maior da União ! O Regime ESTATUTÁRIO também vai pelo mesmo caminho. Estima-se que, no futuro (talvez uns 30 anos) nós… Read more »

Rodrigo

joseboscojr disse: 24 de janeiro de 2011 às 22:43 Exatamente assim que funciona e se criticar muito vai ser transferido para um lugar meio desagradável. Outro dia falei que em outro fórum que aquela lambeção toda que eles tem com o GF é para ocultar a incompetência dos seus empregadores e quiseram a minha cabeça. Nestas horas que se diferenciam os Homens dos homens, Profissionais dos profissionais. —————————————— Justin Case disse: 24 de janeiro de 2011 às 23:12 Se eu sou o responsável pelo produto e ele não presta, mais hora menos hora quem vai perder a cabeça sou eu.… Read more »