A companhia aérea indiana de baixos custos e tarifas IndiGo fechou um acordo de compra de 180 aviões da Airbus, a maioria do modelo atualizado A320neo, afirmou a fabricante europeia de aeronaves nesta terça-feira.

O valor do acordo é estimado em US$ 15,6 bilhões a preços de tabela e, segundo a Airbus, é a maior encomenda da história envolvendo jatos de grande porte – categoria de aviões com mais de 100 assentos em que a fabricante europeia compete com a americana Boeing.

A encomenda da IndiGo inclui 30 unidades do A320 – modelo mais vendido da Airbus, com 150 assentos para rotas curtas e médias – e 150 unidades da versão atualizada do modelo, que segundo a Airbus economizará muito combustível.

A Airbus lançou o A320neo em dezembro, mas ainda não havia fechado encomendas para o novo avião.

A IndiGo, que já havia encomendado 100 unidades do A320 em 2005, afirmou em agosto que planejava comprar mais 150 aeronaves nos próximos dois a três anos devido a seus planos para voos internacionais.

O setor de aviação da Índia, que conta com ao redor de uma dúzia de companhias aéreas, está se expandindo rapidamente com o boom econômico no país.

FONTE / FOTO: Reuters via Terra / AFP.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Tinham que ser os indianos…..

Este valor dá três vezes o faturamento anual da Embraer.
Também é, aproximadamente, três vezes o valor estimado para o FX-2.
Para se comparar, é quase o total de aeronaves produzidas anualmente pela Embraer….

Sds.