Força Aérea Indiana está “suficientemente feliz” com o Tejas

2

O Vice Chefe da Força Aérea Indiana, Marechal do Ar P. K. Barbora, disse a repórteres nesta terça-feira, 28 de dezembro, que “não há problemas sérios (sobre o Tejas) que na nossa visão não possam ser resolvidos. Há questões e isso é uma parceria (joint venture)… Dentro desse contexto, em relação à IOC (Initial Operational Clearence – liberação para operação inicial), nós estamos suficientemente felizes.” É esperado que o caça leve multitarefas Tejas (LCA – lightweight combat aircraft) receba a IOC em janeiro de 2011, embora haja algumas questões para serem resolvidas.

Segundo Barbora, embora o programa tenha demorado um pouco, deverá ajudar a Índia a alcançar a meta de projetar e desenvolver sozinha um avião de caça, o que também vai ajudar em futuros projets. Ele também disse que o primeiro esquadrão equipado com a aeronave deverá ser formado no final de 2011, após a ativação de dois esquadrões no meio do ano.

O caça é fabricado pela HAL em Bangalore, onde também está baseada a Aeronautical Development Agency (ADA). Ambas já estão trabalhando na versão LCA Mk II, que deverá receber motores GE-414. Perguntado quantos LCAs deverão ser introduzidos na Força Aérea Indiana, Barbora respondeu que “até agora nós encomendamos 40, e poderemos analisar a questão futuramente, quando o  LCA Mk II estiver pronto”

Sobre o programa MMRCA (para uma aeronave multitarefas de porte médio), Barbora disse que o relatório com as avaliações de campo foram entregues ao Ministério da Defesa há uns seis meses. O programa, que tem uma estimativa de custos de 11 bilhões de dólares, visa a aquisição de 126 caças multimissão entre seis competidores: F-16, F/A-18, Gripen, Eurofighter, Rafale e MiG 35.

FONTE: Indianexpress (Tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Enquanto o Tejas realiza testes de separação dos tanques extras, a força aérea do Paquistão já tem o 1º esquadrão de JF-17 operacional.

Justin Case

Amigos,

O blog indiano LiveFist traz notícia sobre a publicação de um manual de compras do Ministério da Defesa da Índia:

Para download do manual em *.pdf, salvar a partir de: http://mod.nic.in/dpm/DPP2011-CORRIGENDUM1.pdf

São 9MB em 271 páginas. Boa leitura! 😀

Abraços,

Justin