Roubo de monomotor acionou alerta aéreo da FAB

0

Tucano perseguiu aeronave furtada. Matrícula informada é de um Tupi do Aeroclube de Brasília

Um aeronave matrícula PT-VFI foi furtada no aeródromo de Luziânia, estado de Goiás. O autor do furto, identificado como Kléber Barbosa da Silva, teria sequestrado sua filha horas antes,Penélope Barbosa, de 5 anos, por volta das 17h, antes de partir com ela na aeronave para Goiânia. Após ser perseguido pela Polícia Militar (PM) e pela Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto jogou o avião no estacionamento do Shopping Flamboyant, na capital goiana. Os dois tripulantes morreram.

Kléber aparentemente discutiu com a sua mulher, Érica Mota, na tarde de hoje e agrediu-a. O sequestrador então se dirigiu para o aeroclube de Luziânia (identificação do aeródromo: SWUZ). Lá, Kléber rendeu o piloto do Tupi (EMB-712) e seguiu para Goiânia, com a intenção de se matar. Ao passar por Anápolis, a base aérea foi informada sobre o caso e passou a perseguir o avião. Durante uma hora e meia, o Tupi sobrevoou o céu da capital de forma ameaçadora, passando bem perto dos prédios mais altos da cidade.

Durante este período, o monomotor foi perseguido por um helicóptero da PM de Goiás e por um avião Tucano da FAB. Por volta das 18h20min, o monomotor foi jogado no estacionamento do Shopping Flamboyant, na entrada principal, danificando diversos automóveis ali estacionados. Não houve explosão no local. No trágico choque morreram os dois tripulantes da aeronave.

O vídeo acima, disponível no Youtube, mostra a mesma aeronave acidentada meses antes decolando de Luziânia.

Com informações das agências nacionais

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Mais uma tragédia besta.

Mas no Jornal Nacional e no UOL disseram que primeiramente a aeronave teria sido seguida por um Mirage 2000.

Poggio

Com todo respeito ao UOL e ao Jornal Nacional, mas como um Mirage 2000 consegue seguir um Tupi?

Felipe Cps

De fato, a hora que ouvi tambem estranhei… enfim… vai ver que a Globo acha que um Mirage é um teco-teco…

leonardo Angelozi

O que é mais engraçado é que quando uma aeronave da FAB persegue uma outra dessa maneira nunca ha fogo!! nunca pode disparar… agora gente não estou sendo tipo frio, sei q havia uma meninca na aeronave sequestrada mas pensem comigo.. se na fosse permitido atirar. e se existisse uma boa oportunidade para causar menos danos na queda.. vcs senhores não atirariam.. pensem comigo.. quantas vidas poderiam ser extintas no chão se este louco resolve atirar o aviao contra uma multidao… seria algo catastrofico.. bem mais do que foi.. Na amazônia avioes carregados de cocaina entram e saem todos os… Read more »

AJS

à época da entrada em vigor da Lei do abate, um alto oficial da FAB, disse ser importante a citada lei, mas que seria necessário, um convênio entre FAB e policias estaduais, pois, abater uma aeronave na amazônia, na maioria dos casos, provocaria sua queda sobre a floresta, mas o mesmo não poderia ser feito em grandes cidades de outras partes do país, notadamente situadas no sudeste, devido à alta densidade demográfica, exigindo o pouso forçado seguido de prisão dos marginais.
Tal convênio foi firmado? Existe?

madvad

Roubo O avião monomotor EMB-712, prefixo PT-VFI, foi roubado enquanto taxiava na pista do aeroclube. Segundo a polícia, Cléber se apresentou no aeroclube com o objetivo de fazer um voo panorâmico. Antes da decolagem, às 16h15, ele rendeu o piloto do avião com uma arma, anunciou que era um roubo e assumiu a direção. O piloto, que registrou boletim de ocorrência, ficou em terra. Imediatamente, um avião Mirage 2000 da Força Aérea Brasileira levantou voo da Base de Anápolis (54 km de Goiânia) e começou a monitorar os movimentos da aeronave. Em seguida, foi substituída por um T-27 Tucano. Um… Read more »

Pedro

Isso demonstra quão desguarnecido está o Brasil.
O cara levantou vôo, fez o que quiz e se jogou…
Cadê o abate? Um tucano foi interceptar? E o tal Mirage fopi mesmo? Mas tava armado????
Mais do que nunca o Governo precisa anunciar o resultado do FX2 e implementar vetores e meios adequados…Do jeito que está é a casa da nóca…

Hornet

A parceria existe, mas é entre a FAB e a PF. Pelo o que a própria FAB e PF relatam, houve uma diminuição considerável do contrabando de drogas por via aérea, desde que a Lei do Abate entrou em vigor. E não foi preciso abater avião nenhum para isso ocorrer (foram feitas várias prisões). A certeza do abate é que desviou o contrabando para rotas terrestres, pricipalmente na fronteira com o Mato Grosso. Quem diz isso é a PF e a FAB. abraços a todos ps. fica aqui mais uma vez minha sugestão de o Blog postar a matéria da… Read more »

Hornet

AJS,

a resposta que dei acima, sobre a parceria foi para sua pergunta.

Organizando melhor minha resposta: existe uma parceria entre a FAB e a PF. Trabalham em conjunto e vem tendo bons resultados.

abraços

Luke

Procede a informação de que o sujeito não tinha brevê?!
Bem, ele tinha que ter no mínimo alguma noção de pilotagem, caso contrário não conseguiria decolar e navegar até Goiânia.
Quanto a abater ou não o avião… força aérea nenhuma no mundo (pelo menos no mundo ocidental, “civilizado”) derrubaria um avião numa situação como essa.

Luke

Procede a informação de que o sujeito não tinha brevê?!
Bem, ele tinha que ter no mínimo alguma noção de pilotagem, caso contrário não conseguiria decolar e navegar até Goiânia.

Almeida

Não vi erro ou falha alguma das autoridades neste caso. Os colegas estão sendo duros demais! Todo foi feito como deveria e o desfecho trágico era uma possibilidade bem real. Vejamos com calma o que ocorreu: Um avião é roubado e decola sem permissão em um aeroporto do país. O aeroporto notifica o ato e a FAB passa a monitorar a aeronave, enviando nosso caça de alerta imediatemente. O caça INTERCEPTA a aeronave em voo ilegal e a monitora enquanto outra aeronave, de performance semelhante e mais apropriada ao caso, decola em tempo hábil e procede com a interceptação. Autoridades… Read more »

Luke

Almeida,

Concordo completamente com você. Parabéns pelo texto. Todos nós ficamos indignados com a situação crítica das nossas Forças Armadas, mas não devemos misturar as coisas. Nesse caso a FAB, mesmo com todas as dificuldades, deu um exemplo de eficiência e profissionalismo, juntamente com a PM-GO. Tudo que podia ser feito, foi feito!

Nelson Lima

Pedro, não é jogo de videogame! Havia uma criança a bordo.Infelizmente não foi possivel salvá-la.O alarme aéreo funcionou direitinho.

Flamenguista

Infelizmente havia uma criança a bordo que morreu. O que deve ser discutido aqui é a imbecilidade humana, haja visto que nada poderia ser feito.
O indivíduo teve acesso à aeronave pois declarou que queria um voo panorâmico. Não há como criticar a segurança do aeródromo ou coisa parecida.
Não há como criticar o alerta aéreo que funcionou a contento. Não há como criticar a atuação dos pilotos da FAB ou quaisquer autoridades ligadas à FAB, uma vez que era impossível prever o comportamento do “piloto”.

Felipe Cps

Perfeito Almeida, é isso mesmo, a FAB e o GDA estão de parabéns. Mas a pergunta que fica pros colegas é: e se esse maluco resolve levar o avião para o norte (Brasília), em vez de pro sul (Goiânia)? Lullinha Paz e Amor iria mandar abater (lembrando-se que s.m.j. a decisão sobre abate é do Presidente da República), matando a menor a bordo? Ou iria deixar o cara atirar um avião contra um monumento nacional, o STF ou a Bandeira da Praça dos Três Poderes, por exemplo? Eu de minha parte DUVIDO que o mísero molusco iria querer assumir a… Read more »

fernando

so tenho pena, que uma crianca tenha sido envolvida nesse acidente, pois a unica pessoa que poderia confiar, tirou a sua vida por egoismo e maldade…

Kleiton Matias

Concordo plenamente com o texto do Almeida, a FAB e a PM de GO estão de parabens pela atuação.

Goiano

A respeito do acompanhamento mo mirage2000 confirmo que tal aparelho realmente sobrevoou a cidade durante um tempo. conheço bem o barulho até pelas visitas a base aérea de Anápolis. No entanto a aeronave parecia estar em altitude elevada. Ela deve ter apenas monitorado o aparelho enquanto o Tucano (bem mais lento) se dirigia para a interceptação em Goiânia.

André C

Segundo uma reportagem da Globo que passou no “Jornal Hoje” o Mirage tinha a intenção de proteger Brasilia mais como o avião sequestrado tomou um rumo oposto foi em direção a Goiania o Mirage so acompanhou o avião até um Tucano chegar ,o a reporter perguntou ( para alto comamdo da FAB) se o avião poderia ser abatido se invadise o espaço aereo de Brasilia ,mas a FAB disse que não poderia dizer por ser uma questão de seguramça nacional .Mas como dito na no começo ,o Mirage foi emviado para proteger Brasilia ou seja teve sim a possibilidade de… Read more »

Goiano

No entanto um detalhe interessante…o tucano também tem um som muito característico e a aeronave civil sobrevoou Goiânia por um tempo considerável, no entanto, até o momento não ouvi ninguem dizendo que ouviu ou viu o tucano em perseguição.

adelmo

Agora eu pergunto a todos, quantos inocentes iriam morrer naquele shopping se aquele avião estivesse com os tanques cheios de combustível?
Abraços

Goiano

srs.,

Uma pessoa da Base Aérea de Anápolis me disse agora pouco que houve autorização para abater o Tupi, no entanto o avião já tinha entrado na região metropolitana de goiânia e o abate foi abortado. Alguém ouviu essa história???

João

BOMBA……………………

ACABA DE SER ANUNCIADO PELO PORTA-VOZ DA FAB A MODERNIZAÇÃO DOS MIRAGE III QUE ESTAVAM ESTOCADOS E A MODERNIZAÇÃO DOS MIRAGE F-2000.
OS AVIÕNICOS SERÃO OS QUE FORAM USADOS NO F-5M.

Voluntário da Pátria

O Mirage 2000 precisaria, necessariamente, manter-se às 6 horas do alvo? O Tucano, apesar de mais lento, seria mais indicado para seguir o tupi, neste caso.O louco, segundo informações, tentou atingir o shopping onde se encontravam 5.000 pessoas. Acho que não é tão facil “imbicar” uma aeronave n’uma direção e achar que ela se dirigirá para o objetivo.Será que alguma “autoridade” daria ordem para o abate, a despeito de um inocente a bordo? Alguém sabe se os “caças” estavam realmente armados? O Piranha já está operacional nos Grupos de aviação? Muito boa medida da FAB em enviar seus aviões para… Read more »

Billy

Que tragédia!! Uma família destruida, uma criança morta e uma sociedade cada vez mais corroída pela insensatez…

Baschera

Mas ninguém respondeu a pergunta : O Ministro jobim deveria ter autorizado o abate do avião ??
E se o mesmo estivesse com os tanques cheios e fosse intenção do piloto de planador lança-lo contra o prédio do Shopping, cheio de outras crianças e adultos inocentes ??
Se autoriza, iriam culpa-lo por deliberadamente matar uma criança inocente ??
E se acontece de matar dezenas e não autoriza o abate, iriam acusa-lo de omissão ??
A Lei do abate é falha ??

Sds.

bandeira

Não foi votada e aprovada a “lei do Abate”?
E agora eu me pergunto, para que??? Alguem saberia informar?

Felipe Cps

Caro Bandeira, eu saberia te informar, com toda a humildade: para calar a opinião pública… para que todos pensem que estamos seguros… NUNCA FOI NEM SERÁ USADA, PORQUE DECISÕES DESSE TIPO EXIGEM SANGUE NAS VEIAS, COISA QUE NOSSOS POLÍTICOS-GOVERNANTES NÃO TEM NEM UMA GOTA!

[…] relação ao roubo da aeronave PT-VFI, pertencente ao aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia – GO, e ocorrido na tarde de hoje, […]

Felipe Cps

Mais uma tragédia besta.

Mas no Jornal Nacional e no UOL disseram que primeiramente a aeronave teria sido seguida por um Mirage 2000.

Poggio

Com todo respeito ao UOL e ao Jornal Nacional, mas como um Mirage 2000 consegue seguir um Tupi?

Felipe Cps

De fato, a hora que ouvi tambem estranhei… enfim… vai ver que a Globo acha que um Mirage é um teco-teco…

leonardo Angelozi

O que é mais engraçado é que quando uma aeronave da FAB persegue uma outra dessa maneira nunca ha fogo!! nunca pode disparar… agora gente não estou sendo tipo frio, sei q havia uma meninca na aeronave sequestrada mas pensem comigo.. se na fosse permitido atirar. e se existisse uma boa oportunidade para causar menos danos na queda.. vcs senhores não atirariam.. pensem comigo.. quantas vidas poderiam ser extintas no chão se este louco resolve atirar o aviao contra uma multidao… seria algo catastrofico.. bem mais do que foi.. Na amazônia avioes carregados de cocaina entram e saem todos os… Read more »

AJS

à época da entrada em vigor da Lei do abate, um alto oficial da FAB, disse ser importante a citada lei, mas que seria necessário, um convênio entre FAB e policias estaduais, pois, abater uma aeronave na amazônia, na maioria dos casos, provocaria sua queda sobre a floresta, mas o mesmo não poderia ser feito em grandes cidades de outras partes do país, notadamente situadas no sudeste, devido à alta densidade demográfica, exigindo o pouso forçado seguido de prisão dos marginais.
Tal convênio foi firmado? Existe?

madvad

Roubo O avião monomotor EMB-712, prefixo PT-VFI, foi roubado enquanto taxiava na pista do aeroclube. Segundo a polícia, Cléber se apresentou no aeroclube com o objetivo de fazer um voo panorâmico. Antes da decolagem, às 16h15, ele rendeu o piloto do avião com uma arma, anunciou que era um roubo e assumiu a direção. O piloto, que registrou boletim de ocorrência, ficou em terra. Imediatamente, um avião Mirage 2000 da Força Aérea Brasileira levantou voo da Base de Anápolis (54 km de Goiânia) e começou a monitorar os movimentos da aeronave. Em seguida, foi substituída por um T-27 Tucano. Um… Read more »

Pedro

Isso demonstra quão desguarnecido está o Brasil.
O cara levantou vôo, fez o que quiz e se jogou…
Cadê o abate? Um tucano foi interceptar? E o tal Mirage fopi mesmo? Mas tava armado????
Mais do que nunca o Governo precisa anunciar o resultado do FX2 e implementar vetores e meios adequados…Do jeito que está é a casa da nóca…

Hornet

A parceria existe, mas é entre a FAB e a PF. Pelo o que a própria FAB e PF relatam, houve uma diminuição considerável do contrabando de drogas por via aérea, desde que a Lei do Abate entrou em vigor. E não foi preciso abater avião nenhum para isso ocorrer (foram feitas várias prisões). A certeza do abate é que desviou o contrabando para rotas terrestres, pricipalmente na fronteira com o Mato Grosso. Quem diz isso é a PF e a FAB. abraços a todos ps. fica aqui mais uma vez minha sugestão de o Blog postar a matéria da… Read more »

Hornet

AJS,

a resposta que dei acima, sobre a parceria foi para sua pergunta.

Organizando melhor minha resposta: existe uma parceria entre a FAB e a PF. Trabalham em conjunto e vem tendo bons resultados.

abraços

Luke

Procede a informação de que o sujeito não tinha brevê?!
Bem, ele tinha que ter no mínimo alguma noção de pilotagem, caso contrário não conseguiria decolar e navegar até Goiânia.
Quanto a abater ou não o avião… força aérea nenhuma no mundo (pelo menos no mundo ocidental, “civilizado”) derrubaria um avião numa situação como essa.

Luke

Procede a informação de que o sujeito não tinha brevê?!
Bem, ele tinha que ter no mínimo alguma noção de pilotagem, caso contrário não conseguiria decolar e navegar até Goiânia.

Almeida

Não vi erro ou falha alguma das autoridades neste caso. Os colegas estão sendo duros demais! Todo foi feito como deveria e o desfecho trágico era uma possibilidade bem real. Vejamos com calma o que ocorreu: Um avião é roubado e decola sem permissão em um aeroporto do país. O aeroporto notifica o ato e a FAB passa a monitorar a aeronave, enviando nosso caça de alerta imediatemente. O caça INTERCEPTA a aeronave em voo ilegal e a monitora enquanto outra aeronave, de performance semelhante e mais apropriada ao caso, decola em tempo hábil e procede com a interceptação. Autoridades… Read more »

Luke

Almeida,

Concordo completamente com você. Parabéns pelo texto. Todos nós ficamos indignados com a situação crítica das nossas Forças Armadas, mas não devemos misturar as coisas. Nesse caso a FAB, mesmo com todas as dificuldades, deu um exemplo de eficiência e profissionalismo, juntamente com a PM-GO. Tudo que podia ser feito, foi feito!

Nelson Lima

Pedro, não é jogo de videogame! Havia uma criança a bordo.Infelizmente não foi possivel salvá-la.O alarme aéreo funcionou direitinho.

Flamenguista

Infelizmente havia uma criança a bordo que morreu. O que deve ser discutido aqui é a imbecilidade humana, haja visto que nada poderia ser feito.
O indivíduo teve acesso à aeronave pois declarou que queria um voo panorâmico. Não há como criticar a segurança do aeródromo ou coisa parecida.
Não há como criticar o alerta aéreo que funcionou a contento. Não há como criticar a atuação dos pilotos da FAB ou quaisquer autoridades ligadas à FAB, uma vez que era impossível prever o comportamento do “piloto”.

Felipe Cps

Perfeito Almeida, é isso mesmo, a FAB e o GDA estão de parabéns. Mas a pergunta que fica pros colegas é: e se esse maluco resolve levar o avião para o norte (Brasília), em vez de pro sul (Goiânia)? Lullinha Paz e Amor iria mandar abater (lembrando-se que s.m.j. a decisão sobre abate é do Presidente da República), matando a menor a bordo? Ou iria deixar o cara atirar um avião contra um monumento nacional, o STF ou a Bandeira da Praça dos Três Poderes, por exemplo? Eu de minha parte DUVIDO que o mísero molusco iria querer assumir a… Read more »

fernando

so tenho pena, que uma crianca tenha sido envolvida nesse acidente, pois a unica pessoa que poderia confiar, tirou a sua vida por egoismo e maldade…

Kleiton Matias

Concordo plenamente com o texto do Almeida, a FAB e a PM de GO estão de parabens pela atuação.

Goiano

A respeito do acompanhamento mo mirage2000 confirmo que tal aparelho realmente sobrevoou a cidade durante um tempo. conheço bem o barulho até pelas visitas a base aérea de Anápolis. No entanto a aeronave parecia estar em altitude elevada. Ela deve ter apenas monitorado o aparelho enquanto o Tucano (bem mais lento) se dirigia para a interceptação em Goiânia.

André C

Segundo uma reportagem da Globo que passou no “Jornal Hoje” o Mirage tinha a intenção de proteger Brasilia mais como o avião sequestrado tomou um rumo oposto foi em direção a Goiania o Mirage so acompanhou o avião até um Tucano chegar ,o a reporter perguntou ( para alto comamdo da FAB) se o avião poderia ser abatido se invadise o espaço aereo de Brasilia ,mas a FAB disse que não poderia dizer por ser uma questão de seguramça nacional .Mas como dito na no começo ,o Mirage foi emviado para proteger Brasilia ou seja teve sim a possibilidade de… Read more »