Há 22 anos voou o primeiro caça sueco Saab JAS Gripen. O protótipo foi inicialmente apresentado no dia 26 de abril de 1987 para comemorar os 50 anos da Saab, mas naquela ocasião ele ainda estava incompleto.

Para saber mais sobre a história do JAS-39 Gripen, e ver as notas de aniversário de outros concorrentes do F-X2, clique nos links abaixo.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

Parabéns à capacidade de um país com 7 milhões de habitantes.

País super desenvolvido, e paradigma para quase tudo (educação, defesa, saúde, sofisticação tecnológica, respeito ao meio ambiente…)

[ ]s

carlao - ex-usuário Alekseyevich - BANIDO

COMENTÁRIO EDITADO

Senhor Alekseyevich,

Não lhe cai bem tentar se passar por “carlao”, ou tentar se passar pelo nome de “banido” (duas vezes e foram apagados). Seus nomes falsos foram todos barrados pelo sistema, automaticamente. Essa sua tentativa lamentável, irascível e obstinada é por demais infantil, evidenciando o seu caráter questionável.

Seu comentário foi editado, devido ao conteúdo ser inadequado ao assunto em discussão, bem como descumpre as normas de conduta do Blog.

USUÁRIO BANIDO, por demonstrar de forma consistente e indubitável que é incompetente, incapaz e indigno de conviver na comunidade.

Administração Trilogia de Defesa

Wilson Figueiredo

Não existe mágica tecnológica. E para chegar a esse primeiro caça, rolou muita água. Investimentos de todos os tipos: boas escolas, universidades, vontade política, projeto de nação (futuro). Parabéns Suécia!

Carcará

Parabéns Suécia! País que logo cedo soube reconhecer a importância do acesso ao conhecimento da tecnologia de ponta, essencial para desenvolvimento do País. Não deixou para depois, que possa servir de exemplo.

Invincible

Amazing!

Alexandre Galante

Mensagens fora do tópico são deletadas.

Ricardo_Recife

O Gripen é resultado de uma tradição de competência aeronáutica na construção de jatos militares desde o 21R (1950), passando pelo Tunnan, Lansen, Draken, Viggen e Gripen (1996). Parabéns a Suécia e a SAAB!

Fox Bravo

Parabéns a Suécia e a Saab, que naquela ocasião lançou um caça de vanguarda para época. Lembrando que a Suécia e um país neutro em questões geopolíticas e militares, mas precisa se desenvolver tecnologicamente e militarmente para poder impor sua posição no cenário mundial.

Nick

Parabéns aos Suecos, O Gripen é um legítimo sucessor da linhagem dos Drakens e Viggens.

Quem sabe daqui 100 anos possamos comemorar algo parecido 😛

[]’s

Edu Nicácio

Parabéns ao Reino da Suécia e aos idealizadores do caça!!!

Espero que, em breve, possamos vê-lo em nossos céus…

Top Gun

Grattis på födelsedagen Gripen!

Feliz Aniversário Gripen!

Renato

Parabéns mesmo. Como o amigo Ricardo disse, os suecos levaram décadas para atingir o estado da arte com o Gripen, não vai ser com o FX2 e ToT que atingiremos da noite pro dia.

Mauricio R.

Ô Gripen, aproveita que cê tá fazendo aniversário, e pede prá Saab um par de asas novas, sem esses malditos dentes!!!
Pô isso é coisa de Mirage III remendado, gambiarra prá fazer curvas melhores!!!
Vc precisa disso???
Não!!!
Então aproveita a ocasião, prá quem concebeu as asas em duplo delta do Draken e as asas de duplo enflexanmento do Viggen, esse dente no bordo de ataque da asa, fica mto feio, mto tosco.
Radar que gosta, dá retorno, compromete o RCS…

Rogerthat_onu

Encontrei há algum tempo no Youtube um video do predecessor do Gripen (AJ 37 Viggen) com a música The Show Must Go On de fundo. Acho que ficou muito bom. Segue o link pra homenagear o caça:

http://www.youtube.com/watch?v=6bqkgY7RlMQ

Se tiver algum erro na informação, por favor me corrijam.

Galileu

Não só o Gripen, mas quem faz projetos e produz aeronaves incríveis como o Draken e principalmente o Viggen, é de tirar o chapéu! O Viggen desce o sarrafo fácil no mirage 2000, e poucos falam sobre. E ainda dizem que a frança faz os melhores caças da Europa ahahahaha

Junior (SC)

Mauricio R. disse:
9 de dezembro de 2010 às 17:58

Meu caro, desculpe-me, mas não entendi a história do “dente” que o sr mencionou.

Parabéns a SAAB e a Suécia, vocês sabem como fazer uma caça de verdade, isso que os srs não estão entre as nações belicosas do planeta.