Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mac

Good look!

ZE

É o caça mais bonito da Licitação fajuta me-engana-que-eu-gosto, chamada por alguns de F-X2 !

[ ] s

DrEngAir

Parabéns!
3 caças belíssimos, a FAB estará bem representada de qualquer forma.
[]’s e vamos em frente!

Rafael (RS)

O caça mais lindo, sem dúvida belíssimo…

Nick

Capricharam hoje nas fotos heim 🙂

Mais uma belíssima sequencia de fotos, parabéns PA!

[]’s

Gabriel T.

Acabaram as matérias sobre o gripen?

RatusNatus

Belíssimas fotos mas no atual momento eu preferiria ver uma foto da maquete do Gripen NG. Pode ser sobre qualquer superfície também.
Melhor ainda. Eu queria ver a maquete do Gripen NG naval. Esse eu quero ver sair do papel.

J.Claro

hoje é só prá dar parabens. esse pessoal do aéreo são mesmo
generosos. valeu!

Rafael

A lógica do FX-2 é dar GRIPEN NG

por questões orçamentárias

Francisco

Ainda mais agora com o AeroDilma, se sair será Gripen por causa do $$, IMO!

Alekseyevich - BANIDO

USUÁRIO BANIDO.

Junior (SC)

Valeu PA, lindas fotos.

Mario Blaya

bonito mesmo, parece um pavão! pena que pavões não sejam aves de rapina!

rodrigo ds

Se a FAB faz bonito com o F5M imagina com uma caça moderno desses, uma pena que o governo fez com o FX1,2,3….

Lavand

Espero em Deus, já que não posso fazer nada para ajudar a escolher o caça certo, tomara que nossos lideres tenham a grandeza de fazer o que é correto para este país, pensamento ligado a atitudes acertivas é o que o povo brasileiro precisa, em uma infelicidade de necessitarmos efetivamente que esses aparelhos nos defendam, qual deles se sairía melhor? Qual dos três sobreviveria mais tempo? Qual dos três defenderia melhor nossa pátria, nossas mães, irmãs, filhos e filhas? Todos nós comentamos, até mesmo do alto de nossa imensa ignorancia (falo por mim) e chegamos ao fim dessa disputa com… Read more »

GMC

Na última foto, aquela fuligem preta é do escape da APU, que está um pouco à frente; não me lembro agora mas tinha um avião que parecia uma maria fumaça com a APU ligada (dava até medo)

Sds

Francisco AMX

“É o caça mais bonito da Licitação”

hum… para um lift dos novos tempos, nada mal…
e para quem tem “fetiche” por F-5, também! 🙂

Sds!

Francisco AMX

Ah, claro, belas fotos!!!!!!!!!!!!!!!! parabéns pela “poesia” Galante!

Colt
Mario Blaya

rodrigo ds disse:
1 de dezembro de 2010 às 8:28

sem desmerecer nossos pilotos, mas vc poderia informar qual pais venceu batalhas aereas com aparelhos inferiores ao seus oponentes?

airton

3 montagens de um mesmo avião sobre fundos diferentes não contém informação alguma. Só deve ser prazer estético ou iformação subliminar…

rodrigo ds

Mario Blaya disse:
1 de dezembro de 2010 às 9:22

Essa respondo dis costas: EUA na segunda guerra mundial, pois os caças (monomotores e jatos) alemães eram melhores, mas estavam em desvantagem numérica, mas eu estiver errado por favor me corrijam, mas expliquem o porque estou errado, ok!!!!!

Giordani RS

As linhas do Gripen são belas e suaves….mas também, para quem tem como avô o Draken, não podia ser diferente…hehehe…
Para quem curte aviação fica difícil classificar esse ou aquele por padrões de beleza. Até o monstrinho do Marut é bonito…

Rodrigo Rauta

Belos ensaios e 3 belíssimos avioes, independentes de gostos ou opiniões!!!
3 maquinas mortiferas!!!
bem que a FAB podia comprar 12 de cada…rsrsrsrrsrs
Abraços!!!!

Vader

Mario Blaya disse:
1 de dezembro de 2010 às 9:22

“qual pais venceu batalhas aereas com aparelhos inferiores ao seus oponentes?”

Israel também teve equipamentos inferiores aos árabes em mais de uma oportunidade. Equipamentos inferiores tecnologicamente e MUITO inferiores numericamente. E mesmo assim venceu.

Doutrina é TUDO. Treino é TUDO. Não fosse assim não haveria necessidade de pilotos. Nem de exercícios.

Isso, evidentemente, admitindo-se a suposta inferioridade do Gripen frente à JACA francesa, o que por óbvio só se admite “ad argumentandum tantum”…

Francisco AMX

Vader, explica em que o MIII era inferior aos oponentes nas guerras de ISrael! pode ser?

Sds!

Roni

Belos closes!
Considero a aeronave mais bonita da concorrência, traços bem harmônicos.
O F-18 é o mais “filhote de cruz credo” na minha opnião.

Agora vamos ver qual desses desfilará sob nosso céu azul anil.

Edu Nicácio

Essa primeira foto é sacanagem… Linda, e sou suspeito pra falar, já que é meu 2º favorito no FX-2 (o primeiro era o Su-35BM).

Os outros posts com fotos do F-18 e do Rafale também estão demais!!!

Dia fotográfico no aéreo…

Korolev

rodrigo ds disse: 1 de dezembro de 2010 às 9:59 Mario Blaya disse: 1 de dezembro de 2010 às 9:22 “Essa respondo dis costas: EUA na segunda guerra mundial, pois os caças (monomotores e jatos) alemães eram melhores, mas estavam em desvantagem numérica, mas eu estiver errado por favor me corrijam, mas expliquem o porque estou errado, ok!!!!!” Não só em desvantagem numérica, mas com problemas de manutenção que muitas vezes faziam com que esquadrões não decolassem completos. Mas os alemães foram extremamente eficientes em defender o espaço aéreo alemão com o que dispunham(peças de reposição, suplimentos, etc). Rudel disse… Read more »

Giordani RS

Francisco AMX disse:
1 de dezembro de 2010 às 10:42
Vader, explica em que o MIII era inferior aos oponentes nas guerras de ISrael! pode ser?

Não respondo pelo Lord, mas a começar pelo raio de curva…

Invincible

O Gripen é relamente lindo.

Falando um pouco sobre o treino vs equipamento. É obvio que ter o avião superior é sempre melhor.

Entretanto a histório mostra que no caso de Israel eles enfrentaram uma superioridade numérica bem grande.

Top Gun

Linda Fotos. Apesar de não ser o meu favorito é uma bela aeronave.

Hoje o poder aéreo se superou. Fotos sensacionais das 3 aeronaves finalista do FX-2.

Qualquer que seja o vencedor, a certeza será a de termos uma aeronave linda.

Ricardo_Recife

Lindo caça! Fotos maravilhosas. O Gripen além de ser muito bonito é super eficiente, turbina e eletronica embarcada de primeira. Não foi atoa que tornou-se o grande vitorioso no NATO Tiger Meet 2010!

robert

Mario Blaya disse:
1 de dezembro de 2010 às 9:22

mig-17 X F-4 ?? Vietnam?

Mario Blaya

rodrigo ds disse: 1 de dezembro de 2010 às 9:59 dizer que o P-51 e P-47 eram inferiores aos caças alemães e forçar a barra, o mesmo vale para o spitfire mark VIII e IX, os pilotos alemães eram melhores porque tinham mais experiencia, os pilotos aliados depois de X missões davam baixa, já os alemães ficavam até morrer ou acabar a guerra o que viesse primeiro. os ME262 eram superiores, mas o ME ( o F-22 da epoca) tinha o problema da pouca confiabilidade dos motores. em media 20 horas e era um pato morto no pouso e na… Read more »

Mario Blaya

robert disse:
1 de dezembro de 2010 às 11:38

as maiores vitorias foram da flak vietnamita, os MIG-17 somente tiveram vitorias significativas contra os F-105 e demais aparelhos em missão de bombardeiros. O F-4 depois que reberam os canhões e seus pilotos foram treinados para o dogfight mativeram a vantagem de abates sobre os Mig´s.

além disso, haviam restrições politicas, que impediam os pilotos americanos de atirarem contra aparelhos proximos a fronteira com a China, e somente com confirmação visual.

The-Tomcatter

Lindas fotos!

Gripen é realmente lindo!

Mario Blaya

Vader disse: 1 de dezembro de 2010 às 10:35 as primeiras guerras no oriente medio, foram travadas entre aviões a pistão, israel utilizou até mesmo BF-109 alemães fornecidos pelos Tchecos, os arabes tinham versões recentes do spitfire, a diferença estavam nos pilotos, os pilotos de israel, eram em geral veteranos da Segunda Guerra, não necessariamente judeus. na guerra dos seis dias, a surpresa foi o segredo do sucesso, além claro de que comandos israelenses tinham roubado um radar egipcio pouco antes para estudo, boa parte da aviação arabe foi destruida em solo, e a que não foi destruida recuou para… Read more »

Mario Blaya

em guerras entre paises equivalentes em termos de desenvolvimento, jamais houve de aviões inferiores tecnologicamente se imporem, a primeira guerra mundial foi o exemplo disso, em que o controle dos seus mudavam de mão a cada novo modelo entregue as unidades de combate. exemplos dados por colegas, mostraram que combater sobre seu proprio territorio dão uma vantagem, pois o atacante tem pouco suporte e muitas ameaças, então um caça inferior, que faz parte de um sistema de defesa podera obter vantagem, mas não por ele em si, Agora nesse mesmo sistema de defesa, ao invés de um caça inferior, exista… Read more »

Luiz Araujoo

Não se avalia um avião de guerra (caça) pela beleza aerodinâmica, mas por vários questionamentos técnicos, políticos e econômicos. Sabemos que as aeronaves americanas são excelentes e conhecidas em ação de guerra. O Dassault Rafale tem seus custos muito salgados para o governo brasileiro. Por outro lado, a Dassault (empresa fabricante francesa) não passa por bons momentos financeiros. Entretanto seria interessante tanto para os franceses e para nós brasileiros investimento de tecnologia e aprimoramento dessa aeronave e nascimento de um projeto bilateral para o Brasil e França. Com a fabricação no Brasil e na França, assim como em outras áreas… Read more »

jose carlos pe

Depender de apenas um fornecedor de armas deve ser evitado,dessa forma ja se começa a pensar estrategicamente.Uma aeronave para defesa aerea deve ser robusta e ter uma autonomia de voo que de a ela capacidade de cobrir o territorio brasileiro e combater .sem nessecitar de abastecedores, o habilitado SU 35. Aeronaves para emprego tatico devem ser capazes de serem produzidas em grandes numeros ,custo total baixo,ser capaz de decolar de pistas curtas e semipreparadas,atuar proximo ao front,o habilitado :Gripem br,o Rafale teria sua contribuiçao como caça embarcado em porta avioes e em bases costeiras.A grana para bancar isto vira do… Read more »

rodrigo ds

Mario Blaya disse: 1 de dezembro de 2010 às 11:43 BF-109 entrou em serviço em setembro de 1935, quase dez anos antes do P-51 FW-190 entrou em serviço em Agosto de 1941 Antes do P-51, a vantagem era da Alemanha sobre os EUA. O P-51 entrou em serviço em dezembro 1943 justamente para ter superioridade aérea sobre os caças alemães, mas em resposta os alemães criaram o Me-262, mas já era tarde demais para eles (ainda bem!!!) O P-47 era um tanque voador , usado principalmente como caça bombardeiro e no fim da vida como caça de ataque aos solo,… Read more »

Mario Blaya

rodrigo ds disse: 1 de dezembro de 2010 às 13:12 a vantagem da Alemanha sobre os EUA jamais existiu, pois praticamente não houve combates entre caças americanos e alemães até a chegada do P-51, pois os caças alemães tinham por tatica aguardar as escoltas retornarem ao final de seu raio de ação para atacar os bombardeiros, mesmo assim P-38 e P-47 com tanques extras quando avançavam eram equivalentes aos caças alemães contemporaneos. Então vc tem equivalencia tecnologia e confiabilidade maior dos caças aliados! o ME-262 não foi uma resposta ao P-51, os alemães tabalhavam com caças a jato muito antes… Read more »

Robson Br

ZE disse:
30 de novembro de 2010 às 22:48

Este não é o caça da licitação, pois nem protótipo tem.

Só se for como você mesmo disse: O NG sera apenas um UP GRADE dos caças C/D.

Aliás você deve uma explicação melhor disso, não é?

Luiz Eduardo

“As linhas do Gripen são belas e suaves….mas também, para quem tem como avô o Draken, não podia ser diferente…” Façam-se suas as minhas palavras, Giordani … o pequeno notável da SAAB honra a história da indústria aeronáutica sueca, um sucessor a altura dos belíssimos Draken e Viggen… em tecnologia e beleza… E pra quem “derruba” F-15, F-16 e rafale com F-5, Gripen (c/d mesmo), já tá bom demais da conta 😛 E essa semana se puxaram, hein… Fotos incríveis dos três F-X2… Mais uma vez meus parabéns ao PA por nos brindar com umas imagens espetaculares e únicas, que… Read more »

Carlos Augusto

Parabéns ao PA, pelas fotos, mas a 3ª foto parece que tem um vazamento, não sei se é de óleo ou de gás da turbina, mas pelo preço não dá para pedir muito, e falando em preço, esse caça poderia ser montado no Paraguai e o Vader poderia ser o garoto propaganda dele ali na 25 de Maio. Sugestão para a propaganda, tá barato pra caramba!

Junior

Dá-lhe Rafale!!! quem não gostou vota no DEM.

Mario Blaya

Carlos Augusto disse:
1 de dezembro de 2010 às 14:12

aquela mancha e da pilha que vazou!

Phacsantos

Sem dúvida a melhor escolha para o Brasil.
Gripen NG de 4º geração com 100 unidades entregues até 2025 e Gripen Stealth com desenvolvimento e primeiros testes em 2020, incluindo uma turbina brasileira.
É possível. Dinheiro há em ambos os países envolvidos.

Abraços

Vader

Carlos Augusto disse:
1 de dezembro de 2010 às 14:12

Se você não fosse tão preguiçoso (ia dizer outra palavra, mas as regras do blog não me permitem), teria lido os comentários acima e visto que segundo o
GMC a mancha é por conta da APU instalada pouquinho à frente.

Quanto a me tornar vendedor de avião pra estrangeiro, obrigado, mas me faltam predicado$ para ser Mini$tro da Defe$a…