Segundo uma fonte de Tecnologia & Defesa no Ministério da Defesa, até o momento não existe uma decisão ou aeronave favorita. “Qualquer coisa que se diga sobre o programa F-X2 é pura conjectura e as informações veículadas na imprensa refletem o lobby que algumas publicações estão fazendo em prol de um ou outro concorrente”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só vai tomar a decisão após se encontrar com a presidente eleita, Dilma Rousseff, com quem vai discutir o assunto. Essa reunião deverá acontecer nas próximas semanas. Na manhã de ontem, 25, o presidente recebeu o ministro Nelson Jobim, mas conforme a fonte de T&D, não foi discutido o programa F-X2, apenas foram assinados atos relacionados à promoção dos novos oficiais generais.

FONTE: Tecnologia & Defesa

BATE-PAPO ONLINE: converse com outros leitores sobre o F-X2 e a Aviação de Caça da FAB no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego

ah aereo.jor, o que eu quero é novidade

Lusitanium

E mais uma vez nada de novo…
3… 2… 1… …

Mario Blaya

tomara que o SH vença!

Gabriel T.

Se essa droga não paraaaar, olê ole olá, eu chego lááááá. LOL

Top Gun

Caras, só digo uma coisa;

Se fosse pra ter dado Rafale, a coisa já teria saído!

Fato

Edu Nicácio

Ainda na torcida por um resultado nos próximos 10 anos…

Marcelo Martins

Interessante esse comentário do Top Gun. Realmente, pra que tanta embromação se for para escolher o Rafale? Tão esperando o quê? O Sarkozy não deve estar nem dormindo mais de tanta ansiedade.

Fabio

Eu não sei mais de nada…. aliás nunca soube… rs… Esse FX2 virou lenda

grifo

Me parece que existe uma divisão no governo sobre este assunto, com Jobim de um lado e vários membros de peso do PT (sem contar a FAB) no outro.

Resta só saber de que lado vão estar o presidente e a sua sucessora no final de tudo isso.

Observador

Eu creio que o Rafale não foi o escolhido.

Antes, havia a desculpa de que o anúncio podia prejudicar a eleição da Dilma. Agora, não tem mais esta desculpa e não há nenhum empecilho para anunciar a compra.

A não ser que…

Realmente não foi escolhido NADA porque precisam pedir o aval da Dilma.

Como falei antes, a cada dia que passa, o poder da Dilma aumenta e o de Lula diminui.

O risco é real de que ela não escolha nada, como fez o Lula quando assumiu no primeiro mandado, cancelando o FX.

Vem novo tampão por aí…

ZE

Se o Lula realmente for decidir isso, já sabemos quem é o vencedor.

Se ele resolver se desmentir, e deixar a decisão com a Dilma, as chances do Gripen NG serão maiores.

No mais: nada de novo !

[ ]s

RenanZ

Aaa vaaa…

Sério mesmo?

kaleu

P R O T E S T O

Peço aos amigos administradores do Poder Aéreo que analisem a possibilidade de colocar fotos também do Super Hornet e Gripen … considerando que p próprio teor da matéria é sobre a INDEFINIÇÃO da escolha … portanto não faz sentido vincular o FX-2 a imagem somente od Rafale …

Grande Abraço
kaleu

Livre pensador

Quem será mais fanfarão e bravateiro LULA ou HUGO CHAVEZ?

Top Gun

Acho mais sensato começarmos a discussão de qual caça será o tampão do tampão: o tampex.

Rafale Eater pra tampex?

Black Hawk

putz q demora esse fx2…
nem ligo pra esse assunto mais,sempre aparece a mesma noticia,e mais um atrazo,mais uma nova data pra anunciar o venedor do fx2 e por ai…
nunca nada denovo…
mas aki essa foto da rafale ta muito bonita!!!
eu sou flankeiro e nao desisto nunca!!!
mas q essa foto ta linda,isso nao nego!!!

Black Hawk

desculpa o erro

nem ligo pra esse assunto mais,sempre aparece a mesma noticia,e mais um atrazo,mais uma nova data pra anunciar o vencedor do fx2 e por ai…
nunca nada denovo…”

Luiz Eduardo

Rafale Eater pra tampex?

Mas tá falando de qual? Do F-4 ou do F-5 ?!

😛 KKKKKKKKK…

william

Hummmmm….vai chorar!..rsrs 🙂

Nick

Concordo com o Grifo, existe uma divisão no GF com relação ao tema FX-2, porque não faz mais nenhum sentido não ter anunciado até agora.

No mais, torcendo pela proposta Sueca, mas aguardando a francesa ser anunciada.

[]’s

Observador

Se é para ter um novo tampão…

Vão dizer que gosto de velharia, mas que os F-4 alemães seriam mais eficientes que os Mirrages 2000 e os seus Mica, isto lá seriam.

Quem sabe a Alemanha não os doa para o Brasil? Querem aposentá-los mesmo em 2012.

Afinal, o lixo de uns é o luxo de outros!

Até porque duvido muito que o novo governo desembolse muito para as forças armadas…

Fabio

Desculpa o off mas e o F-5 na marginal tietê este fim de semana passado. Alguém sabe algo?

Marcelo Cataldi

Duvido que o Lula e NJ se encontraram e não tocaram no assunto, eles não sabem é como convencer a Dilma e o partido de aceitarem o Rafale.

Já disse (profetizei): Se o FX-2 se não morrer, só o ano que vem e dá Gripen NG.

Ricardo_Recife

Mais chute, nada de novo no front.

Marcos

Eu falei que o Tio Sam iria botar quente nesta compra.
Agora resta saber, se os franceses irão aguentar.
No mais, ainda acredito na melhor proposta “Gripen”.

Fox Bravo

Caro amigos editores do blog, à alguns dias atrás vocês postaram relatando que haviam reclamação sobre um espaço publicitário da SAAB e Gripen, que não havia dos outros, é criaram um espaço caso desejassem para os outros 2 concorrentes do FX-2. Louvável da parte de você mostrando que este blog e democrático. Mas convenhamos tal vez até a Boeing possa se interessar, mas a Dassault dificilmente, porque? Porque fiz uma pesquisa rápida aqui no Poder Aéreo e a aeronave mais comentada e com maior quantidades de imagens e videos é o “Rafale”. Está aeronave esta em evidência a semanas ou… Read more »

Fabio

Não acho que o governo vá cancelar o FX2. Isso teria um custo de credibilidade e politica internacional muito ruim. Acho que teremos mais capitulos desta novela. O Caça será comprado… resta saber quando…

Cesar

O FX-2 não vai fechar neste governo e vão protelar ao máximo no próximo. Pobres caçadores da FAB, cada vez mais distantes do estado da arte.

Este é o legado do molusco e de seu ministro NJ fanfarrão. Excelentes em factóides que resultam em anúncios vazios e adiamentos de decisões.

E segue a FAB, com a força aérea virtual mais poderosa do continente (e ainda temos que aguentar chacota de chilenos e venezuelanos).

Luis

Se bobear não sai nunca mais

Leamartine Pinheiro de Souza

Eu sou Rafale até o fim, mas, pelo visto, vamos ficar mesmo é de Revel !!!

Mario Blaya

uma fonte do MdD de Estocolmo informou a revista que espera que o FX seja refeito, para que possam oferecer uma proposta melhor.

outra fonte do MdD em Washington informou a revista que espera que o FX seja refeito para que possam oferecer uma proposta melhor, e assim tentar desstruir um concorrente no mercado.

ai pergunta-se, porque não apresentaram a melhor proposta antes? porque tem tantos comentaristas aqui rezando para que o FX seja cancelado?

como ja disse anteriormente, o FX vai acabar, mas com um vencedor!

Rodrigo

grifo disse:
26 de novembro de 2010 às 17:16

São estas e outras que fazem eu achar que o NJ não fica.

Karmann

Po, Mário… Por que não apresentaram antes? Todo mundo apresentou. Só a Dassault teve a oportunidade de refazer a proposta. ou você não sabe disso?

Observador

Mário Blaya, Se o Rafale não foi anunciado até agora, significa que o Estimado Líder já percebeu que a tal “aliança estratégica” não é aliança e nem tão estratégica assim, que justifique a compra do Rafale. Como fica chato o Lula voltar atrás, ele vai empurrar a decisão até o fim do mandado, e jogar o abacaxi no colo da sucessora. O Rafale pode ser um ótimo avião, mas sem escala (oitenta e duas unidades até agora), dificilmente terá uma vida muito longa, pois suas peças e futuras modernizações serão caríssimas. E nem é independente dos americanos. Depois da última… Read more »

Mario Blaya

Karmann disse: 26 de novembro de 2010 às 19:37 todos apresentaram suas propostas, a da Dassault, ou governo frances, agradou mais ao governo brasileiro que as demais. o detalhamento da proposta, e ajustes de valores devem estar sendo feito nesse periodo entre o anuncio atalhoado do presidente em setembro/09 ate agora. veja bem, a boeing não deu atenção ao FX, a prioridade era a US Navy, e a India, agora apos a eleição eles tentaram um ultimo lance. agora, cá entre nos, oficialmente o governo pode não aceitar novas propostas, mas vc acredita mesmo que eles não as receberam e… Read more »

Mario Blaya

Observador disse:
26 de novembro de 2010 às 19:48

o Lula e meu presidente, não meu lider, quem adora falar isso é uma biba que escreve para a Abril.

o Rafale não foi anunciado ainda porque a negociação ainda não foi concluida! se fosse mal-intencionado como essa oposição facista gosta de dizer, ele ja teria concluido a compra!

eu tenho um amigo que é vendedor corporativo, ou seja vende grandes pacotes de equipamentos, e ele sempre fala que uma venda so esta realmente fechada, quando o dinheiro do comprador entrou na conta, antes disso qualquer coisa pode acontecer!

LIMA

O pessoal nosso fx-2, vai ser os f-5 da suiça lá em 2016 !!! maior frota de f-5 do mundo viva oleeeeeeeee!!

Ricardo - BH

Os ministros da área econômica do futuro governo já avisaram que a prioridade é o corte nas despesas e austeridade financeira. Se o Lula não liquidar essa fatura ainda em seu governo, dificilmente ela sairá nos primeiros anos do governo Dilma (até que se atinja o equilíbrio desejado). O Lula já tinha feito a sua escolha, porém demorou a anunciá-la. Agora está ficando cada vez mais difícil fazê-lo. Além do mais, como qualquer orçamento, as propostas apresentadas também tem prazo de validade. Se o processo não for resolvido logo, nenhum dos concorrentes está obrigado a sustentar os preços oferecidos. Eles… Read more »

Lobo

O Presidente Lula já fez uma escolha, pública. Foi publicado, tornou-se compromisso pessoal de Lula com Sarko! O melhor é passar o tempo, chegar 1º de janeiro e a Dilma resolver tudo, sem ter ela mesma, esse compromisso pessoal que o atual presidente tem. Fica chato dizer que seria o Rafale e depois escolher outro caça. Pode até dar o Rafale, mas em outro contexto. Acho que é isto que está emperrando a decisão. O Presidente disse, depois constatou que não era tão bom quanto parecia, agora o jeito é procrastinar…

Patriota

Vamos de phantom pohhhhhhhhh.
Que força aérea teria para medir força com a nossa???
Munidos de F-5 BR Silent Tiger (!) rs e phantom..não vai ter raptor e nem rafale e typhoon que queira se meter a besta hehehehe

Lobo

Observador só agora li o seu post, mas vejo que concordamos. O nosso lider deve ter percebido, logo que passaram os efeitos da Moet Chandon oferecida pelo SarKô, que o Rafale pode não entregar tudo que foi oferecido. É um ótimo caça, o mais belo dos três, mas pode sair muito caro e sem entregar o mínimo esperado.

RolandTFlackphayser

PAC´s: Não terminados (Menos de 40%)

Corte de impostos: Não (Tentativa de salvar a CPMF e recria-la logo em seguida)

Reforma política: Não, mensalão.

Reforma do judiciário: Aumento do judiciário

Fx-2: A ilusão fatal (Dois Rafales com a moral abatida)

Trem-bala: Trem bláblá

Copa e Olimpiadas: Brasil até agora naquelas, nos EUA pronto.

Saldo total do governo PTMDB = 12 anos de puro Fx: Um governo sem governo.

Mario Blaya

RolandTFlackphayser disse:
26 de novembro de 2010 às 21:43

magoadão com a derrota da vanguarda do atraso não é mesmo?

os brasileiros novamente descartaram essa oposição, e bom ir acostumando!

emerson

Olá Amigos, Faz tempo que não coloco nenhum comentário porque esperava o fim do processo eleitoral. Sobre a decisão de Lula e os sucessivos adiamentos, gostaria de formular uma nova hipótese, principalmente depois de ler a entrevista que ele deu para os blogueiros políticos. Lula disse que o momento mais difícil de seu governo foi na ocasião do acidente da TAM. Mas também sabemos que Lula foi alvo de críticas durante a compra do VC01, da rebelião dos controladores no natal (que deu origem á expressão caos-aéreo) e até mesmo foi alvo de fogo amigo com o vazamento para a… Read more »

RolandTFlackphayser

Mario Blaya disse:
26 de novembro de 2010 às 21:48

É que não sou pago pra bater palmas pro “Partidão” e defender cada “pum” do presidente.

E é bom lembrar que a “posição” não ganhou com 100% de aprovação meu caro, e a enrolação do desgoverno em anunciar o avião da Jobim Aire é sinal que o PTMDB já está prevendo a descida da ladeira para o anos vindouros.

Blaya, Blaya, sinto muito mas você já está ficando “manjado” com essa defesa ardorosa pelo PTMDB.

DALMEIDA

Sr Mario Blá Blá Bláya

Tenho lhe acompanhado e sei da sua importância, sabe porque? Por que faz o papel de advogado do diabo. E sempre é rebatido com argumentos justificáveis.
Tornou-se aborrecido pois suas intervenções são puramente políticas, radicais e sem nenhum qualificação técnica que fundamente suas colocações.
Tornou-se um fundamentalista chato!
Seja qual for a decisão do governo, a demora injustificada pelo não anúncio do vencedor, cada vez mais põe em cheque a capacidade ou até a honestidadade do responsáveis.

Boa noite

JapaMan

Cara que novelinha mais chata esse hein, e o pior é que ja sabemos qual será o final, que diga-se de passagem não é o escolhido pelo público, e sim pelo autor…

Pra tampão eu sou mais o F-16… um excelente vetor, um verdadeiro caçador veterano e experiente.

SDS.

DALMEIDA

digo “xeque”.

kaleu

Galante … não vai nem responder ?

Larry Bird

Mario Blaya, qual é nome do seu cargo? Algo como “Chefe da militância partidária para assuntos militares, subseção aérea”? A proposito, estive analisando um pouco mais profundamente o que foi publicado sobre a proposta da Boeing (e consultando o pessoal), e apesar de ter rendido um post com mais de 300 comentários aqui, ela não mudou em nada desde 2009. Acho que foi apenas um movimento para voltarem a serem lembrados O “Gripeiro Master”, Mr. Palocci, reuniu-se com o Jobim para convence-lo a ficar frente do MD, pelo menos por um período de transição Pergunta: o teor foi? “Po Jobim,… Read more »