Os esquadrões de Caça da Força Aérea Brasileira começam a chegar para participar do exercício operacional CRUZEX V. O primeiro a aterrisar em Natal (RN) foi o esquadrão Jaguar, 1º Grupo de Defesa Aérea, 1º GDA, sediado na Base Aérea de Anápolis (GO), que traz seis aeronaves do tipo Mirage F-2000.

Os jaguares vão compor a força de coalizão Azul, que contará com aeronaves da Argentina, Brasil, Chile, França, Estados Unidos e Uruguai.

O Esquadrão Jaguar faz parte do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro e está pronto para atuar 24 horas por dia em qualquer lugar do Brasil.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Argentina participará, mas sem os A-4AR….que não virão.

Sds.

poorman

Onde estão os críticos falando que os Mirage estão indisponíveis ? Se são seis na Cruzex, mais quantos de prontidão em Anápolis (dois, três ? ) = sub-total – 12 Mirage F2000 = Disponibilidade muuuito boa.

rodrigo ds

poorman disse:
8 de novembro de 2010 às 20:33

Os f-2000 são excelentes caças, mas o grande problema dos F-2000 por enquanto não é esse (estar disponível para voar), o problema é se for preciso interceptar alguma aeronave hostil (caça), vão fazer isso só com canhões, pois se depender dos super mísseis ar-ar Matra R550 Magic II e Matra Super 530, estamos ferrados.

Nick

Falam em 6 mas só mostram 4…… 😀

[]’s

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Vai Jaguar

Francisco AMX

poorman,

pois é cara, e depois vem alguns “insiders” com blá blá blá…
com papo de quantos sairam por missão, quantas horas voaram, quantos isso e mais aquilo… só não perguntam quantas horas os F-5M e AMX voaram… 2 pesos e 2 medidas… mas imagens falam por mil palavras!

Só para lembrar alguns esquecidos!: estes M2000 foram muito usados, não passaram por um up-grade sequer… e estão aí… com a “má vontade” da França e tudo mais… estiveram 6 também aqui no RS, mês passado, para dar tiro real!

Sds!

Vader

Êêêêêê Mirage… O que vc não poderia ter sido, não fosse a empáfia francesa e a cobiça d´Assault…

Mad_Max

Não sabia que os mísseis que armavam os Mirage da FAB eram esses, sempre pensei que os Python e Derbys tinham sido desenvolvidos em Israel para ser compatível com os Mirage (Kfir), se for com esses misséis aí melhor estarem do lado azul na Cruzex mesmo, pelo menos os Mikes saberão por onde entrar.

Justin Case

Amigos,

Vários esquadrões chegaram a Natal com menos aeronaves do estava anunciado (sem falar em Argentina e Venezuela).

Possibilidades:
1. As aeronaves ainda estão cumprindo outras missões;
2. Não foram consideradas necessárias para esse período inicial de ambientação (antes das operações propriamente ditas);
3. Panes ocorridas antes ou durante o deslocamento;
4. Disponibilidade baixa na frota;
5. Alteração no planejamento da Cruzex;
6. Decisão superior;
7. Combinações das anteriores.

É possível que o número previsto seja completado até o início das missões “reais”.

Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Joel

Os “especialistas” boca aberta não disseram que não tinha nenhum jaguar voando porque a manutanção era falha?!

Mandaram 6 e ainda ficou pelo menos um elemento vigiando o plnalto central?

E ai?

Mad_Max

É verdade, pela conversa que rolou por aqui, e pude acompanhar não era para ter nenhum Jaguar no Ar.
Então sou levado a crer que isso aí é um F5 com asas de madeira em forma de Delta que o Jobim mandou colocar para convencer a opinião pública que os Mirage que o Brasil comprou ainda voam.

Como diria Obama, esse Jobin é o cara.

Galileu

tem problema não, aviador da FAB aprende a atirar com canhão do mirage fora do alcance visual ahahahaha,

Carlos Augusto

É o Mirage não é tão ruim assim como alguns falavam parece que o grande problema é por ele ser Frances, aí o espírito da inveja abaixa.

Ira

rsrsr vocês hein… f-5 disfarçado de F-2000… rsrsr

fabio

Bonita foto.

Matheus Felipe

Para os exagerado e do contras, os Mirage 2000C não estavam parados???

6 deles na Cruzex 5, e pelo menos 2 em alerta em Anapolis, que é o efetivo minimo para alerta de um esquadrao de caças da FAB.

Talvez nao esteja errado em dizer que temos 8 Mirage 2000C em plenas condiçoes de voo…..

Brasil

se 8 de 12 Mirage 2000 é uma disponibilidade baixa, então eu queria saber o que é uma boa disponibilidade… o povo vive no mundo da lua.
avião não é carro.

Giordani RS

“O Esquadrão Jaguar faz parte do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro e está pronto para atuar 24 horas por dia em qualquer lugar do Brasil.”

Aham…sei…

Edu Nicácio

Será que virão Mirage 2000-9 dos EAU – pelo menos 36 unidades?

Será que continuaremos a ter um mix Hi-Low na FAB (M2000 + Gripen)?

Será que não é justamente isso que o Jobim foi fazer nos EAU – garantir que eles comprem o Rafale, já que o Brasil abdicou dessa ideia em detrimento do Gripen NG?

Ficaríamos mal na foto com 84 Gripen E/F + 36 M2000-9 até 2022?

Será, será???

Nick

Caro Edu Nicácio,

Faria mais sentido operar os M2000-9 na forma de leasing, até 2018, até termos um esquadrão formado e operacional de Gripen NG. Ou seja, como stop GAP. E isso se o custo desse leasing não for um assalto, claro.

[]’s

Flanker

Até agora, chegaram só 4 F-2000. A-1, são 3 do Poker e 3 do Centauro.Não sei quantos do Adelfi. F-5, pelo que vi, são 4 de cada esquadrão (14 e GAVCA). A-29, não sei, mas acredito que serão 4 a 6 por esquadrão. Números bem menores que as edições anteriores.Só não vê quem não quer, que isto é o reflexo da baixíssima disponibilidade de verbas para custeio/manutenção, além da idade que começa a se fazer sentir sobre as células (à exceção dos A-29). Ainda querem que operemos caças como os do F-X2…..Isto somente será possível com uma grande mudança de… Read more »

Humberto

Senhores, Eu acredito que os M-2000-9 serem usados com tampões não tem muito o por que. 1-) Os EAU querem se livrar deles caso o Rafale seja escolhido, ou seja, entre outros requisitos é devolver e não colocar em leasing os mesmos; 2-) Creio que eles vão liberando os M-2000 somente após receberem os novos caças, não consigo acreditar que a França conseguirá começar a entregar os caças em menos de 2 anos após o pedido ser assinado (um ou outro que já está na linha de produção para a França, poderiam ser antecipados, mas não muitos). Uma coisa importante,… Read more »

Rodrigo

Francisco AMX disse:
8 de novembro de 2010 às 20:49

Francisco, você foi no 14..

Viu o problema que é manter até o F5M no ar, que é barato, que a FAB acha peça no Ebay e se brincar até em desmanche!

Imagine o M2000, não precisa ser um gênio.

Seja um pouco coerente.

—————————————-

Flanker disse:
9 de novembro de 2010 às 9:44

Pois é…

————————————-

São 12 M2000:

Dos oito voando:

2 não podem sair do alerta em Anápolis;

4 na Cruzex;

Sobram mais 2.

É bom lembrar que é porque voam, que tem capacidade combate real.

rodrigo ds

Para aviação de caça não basta estar voando (voando é o mínimo) tem que ter meios de atacar e se defender, em caso de interceptação de outro caça, os pilotos da FAB vão combater no estilo da 2ª guerra mundial só na base dos canhões ou com esses mísseis fajutos (será que os que estão no estoque já não estão vendidos??), hoje em caso de combate serão apenas alvo, muitos falam mau do F5EM, até com certa razão, massss, hoje os F5 tem muito mais poder de fogo que os M2000, a grande questão é que o governo escolheu os… Read more »

Seal

A única coisa é que nossos Mirages estão desdentados,se tivessem com armamentos mais eficientes,a história seria outra!!

Os caças F-16 do Chile vieram equipados com mísseis Python III e Derby (de manejo), sendo que dois deles são do modelo biplace.

Já os americanos enviaram seis caças F-16C, e digno de nota, todos vieram armados com mísseis AIM-120C AMRAAM e AIM-9X Sidewinder e equipados com três tanques subalares de combustível. Os Vipers realizaram passagens baixas sobre a base em duplas, com break pela esquerda e pouso de alta performance.