França quer conversar com o Brasil no G20 sobre caça

106

RIO DE JANEIRO (AFP) – A França pediu para ter conversações bilaterais com o Brasil, à margem da reunião da próxima semana do G-20, na Coréia do Sul, sobre a multibilionária concorrência de longa duração de Brasília para a aquisição de 36 novos caças, declararam autoridades brasileiras à AFP em 05 de novembro.

“A única pessoa que pediu um encontro bilateral é o presidente da França (Nicolas Sarkozy), para falar sobre este assunto e sobre a cooperação bilateral”, afirmou um funcionário do gabinete do presidente brasileiro, sob condição de anonimato.

“A questão dos aviões é fundamental”, disse o funcionário, acrescentando que o encontro provavelmente ocorrerá no segundo dia da reunião, 12 de novembro.

Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto sua sucessora a partir do ano que vem, a presidente-eleita Dilma Rousseff, estarão presentes na reunião do G20.

Lula vem adiando há meses a sua decisão de anunciar o caça vencedor da concorrência, mas disse esta semana que agora que Rousseff foi eleita para substituí-lo, um anúncio será feito em breve.

Dassault Rafale da França, Saab Gripen NG da Suécia, e o americano F/A-18 Super Hornet da Boeing estão disputando a concorrência, cujo valor é estimado entre 4 e 7 bilhões de dólares.

O Brasil tem insistido na transferência completa da tecnologia no negócio, para que possa construir sua própria aeronave militar avançada no futuro.

Lula inicialmente afirmou, há um ano atrás, que estavam em curso negociações para adquirir o sofisticado Rafale, mas depois voltou atrás dessa posição para analisar melhor a concorrência.

A Força Aérea Brasileira já vazou para a imprensa preferir o Gripen, por ser mais barato e ainda não ter atingido o estágio de protótipo, o que promete mais oportunidades para o ingresso da indústria brasileira.

Tradução: Vader / Colaborou: Marcelo

FONTE: Defense News / FOTO: Agência Brasil – R. Stuckert – abril 2010

BATE-PAPO ONLINE: converse com outros leitores sobre o F-X2 e a CRUZEX V no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Junior / São José-SC

Valeu Lord Vader pela informação, esperaremos para ver a reação do (a) Presidente, é o M. Sarko pressionando. tchann… tchann… tchann…

Lacerdinha

O País precisa que esta decisão seja tomada e logo, chega de barrigada, enrolo, atraso…….agrade ou desagrade, quem não gostar vai chorar na cama que é quentinha…..que venha nossos defensores alares, e que seja tomada a melhor decisão para o País.

J. Claro

solicitar uma audiencia para tratar do f-x2? não seria de bom grado
esperar pacientemente? pressão? parece desespero de sarko

Latino

Coitados se não venderem para o Brasil ;;podem botar uma lapide no projeto ,
,sendo que nos Emirados Árabes Unidos já era esperada o fim das negociações e na India tem poucas chances de ganharem .
Sendo assim só resta o Brasil…

Que chato para o marido da Carla bruni !!!!

Vader

Eis que bateu o desespero na alta-cúpula francesa. Nicolas Sarkozy e seu chefe, Sérge Dassault, tem plena consciência, agora que os Emirados Árabes Unidos encerraram definitivamente as negociações sobre o Rafale, que se eles não venderem seu caça para o Brasil não venderão para ninguém, dado que os analistas são quase unânimes em afirmar que na concorrência para o MMRCA na Índia tal caça tem remotas chances (o primeiro critério de desempate é o preço e o Rafale é sabidamente o caça mais caro de todos os que disputam). Brasil e Índia são as últimas concorrências que o Rafale disputa.… Read more »

Vader

Será a Dasault “salva pelo gongo”? 🙂

Marcos Pesado

Como possa ser classificado como um quase ignorante – e o quase fica por conta daqueles que insistem em demonstrar igonorância maior – e como bebo da sabedoria alheia – especialmente neste espaço – gostaria de sugerir aos comentaristas que se utilizem menos de argumentação centrada em adjetivos.
A adjetivação excessiva e gratuita não convence ninguém. Ainda mais aquela primária, preconceituosa, rasa. Somente os já “convertidos” ficam “vibrando de civismo” com esse tipo de discussão.
Vamos priorizar os fatos, as informações e os argumentos que possam ter ao menos algum grau de veracidade.
Chega de raciocínios apriorísticos.
SDS

poorman

Vader disse:
6 de novembro de 2010 às 12:06

“Já que o governo Lula, o Ministro Nelson Jobim e o Itamaraty parecem inflexíveis em sua ânsia por adquirir o Rafale, ainda que contra a vontade da Força Aérea Brasileira …”

Conta a vontade? Quem colocou o Rafale no short-list foi a FAB, ou não? Se foi, todos os tres finalista ATENDEM os requisitos da força, inclusive o Rafale. Lembrando a famosa frase aqui no site “Justin Case support Rafale”.

Que saia agora o anúncio do FX2. Ninguém aguenta mais.

Curvo

Caro Poorman

Estava escutando a música do Biquini Cavadão – Zé Ninguém, é antiga maaasss está muito atualizada, quem quis o RAFALE na short list, segundo informações colhidas aqui e ali, foi o GF não a FAB !!! Em detrimento dos caças russos, repito de acordo com informações colhidas aqui e ali, nada com o chanfrão FAB ou GF, ok ?:>

Vader

poorman disse: 6 de novembro de 2010 às 12:26 Prezado: 1. A primeira fase do FX2 só apreciava o quesito “transferência de tecnologia”. Se o F-22 estivesse na RFI, e a LM/EUA por um milagre oferecessem a sua ToT ( 🙂 ), o F-22 estaria na short-list também. 2. A FAB de fato escolheu seu caça. E não foi o Rafale. 3. Os três atendem os requisitos OPERACIONAIS da FAB, nas palavras do Brigadeiro Saito. Mas o Min Def e o gf recusam-se a aceitar que o Rafale não atende os requisitos FINANCEIROS da Força (Força esta que não se… Read more »

rodrigo ds

Como diz a letra daquela musica de funk: Ahhh!!! Ahhhh!!! elas estão desesperadas!!!!!!! Agora o Sarko está querendo colocar panos quentes, depois de votar contra o Brasil na ONU e também sobre os produtos (lixo) agrícolas (MERCOSUL), estavam esnobando, achando que iriam entubar e rechear os bolsos com os Rafales para os Árabes e levaram um baita pé no traseiro, e davam como favas contadas a venda ao Brasil e perceberam que o champagne virou vinagre e agora que a vaca foi para o brejo, precisam do nosso dimdim para salvar a jaca, então Lula e Dilma mostra a marca… Read more »

ABULDOG74

A França tá desesperada!!!!
A hora é propícia para redução de 70% no preço, o comprometimento total de tranferência irrestrita de tecnologia(assinada pelo presidente da França e cúpula empresarial, militar, ministerial e congressista); o nosso presidente sabe disso por ser um negociador nato.
Mas o mais importante é dar logo um final nessa novela de Dias Gomes(mais de 180 capítulos!!!).
ADSUMUS.

DrCockroach

Como escrevi antes, se o assunto jah estivesse decidido pelo Rafale, nao haveria necessidade de mais este lobby.

O NJ deve ter avisado aos colegas da Dassault que a coisa tah preta e que algo mais precisa ser feito…

Enquanto isto, o governo irah passar a tesoura com vontade p/ evitar um rombo de 100 bilhoes no orcamento.
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/11/06/paulo-bernardo-vai-evitar-aumento-de-gastos-no-congresso-338685.asp

Imagino o que vai sair nos Blogs depois da Cruzex, se em Al Dhafra “surraram” os Typhoons e os F-22 (no imaginario, eh claro)

[]s!

Nick

Sarkozy: E ae Lula vamos anunciar o acordo dos caças?

Lula : fala com a Dilma.

Dilma: fala com o próximo MD.

Próximo MD: fale com minha mão.

Sarkozy: ¬¬’

Brincadeiras à parte, o Rafale continua favorito, à despeito de tudo. Não duvido de ele ser anunciado lá no G-20 mesmo. Mas que esse presidente francês é chato , ele é. Não dá uma folga. Parece vendedor de plano de saúde…..

[]’s

rodrigo ds

O grande problema do FX2 é esse Bafo do Bafo do Bafo…… nada transparente dado apenas a Dassault, o que não entra na minha cabeça, porque não dá a mesma oportunidade para a Boeing e a Saab de dar o Bafo do Bafo do Bafo também, se der Rafale o que parece que vai ser mesmo, não haverá apenas choradeira e sim processos voando aos quatro cantos por essa palhaçada nada transparente e veremos caboquino com as fraldas cheias de dinheiro nos noticiários.

Rafael (RS)

Impressionante, a que ponto chegam as coisas, concordo com o poorman , se a jaca for escolhida a culpa é toda da FAB e de mais ninguém, pois bastaria ter desclassificado a jaca de saída e pronto, mas não….em vez disso tinham que dar uma de certinho e está dando nisso, ranger de dentes nas pessoas sensatas e de juízo, pois estes sabem como essa história vai acabar, ou vocês duvidam que depois que a m…se tornar notória os que decidiram todo esse processo já estarão a sete palmos daqui, ou quase lá…é muito fácil vir a público dar entrevistas… Read more »

pp_muscimol

Espero bem que o Brasil nao compre o Rafale pelo seguinte motivo:
obrigar os Franceses a engolir em seco e comecarem a pensar num caça 5 geraçao em conjunto com a Inglaterra. Senao, vao continuar a querer fazer tudo sozinhos e a produzir tudo bem e de boa qualidade mas 10 anos em atraso com a concorrencia!!

Barca

Nick o Lula está tentando obter a maior vantagem,claro que o Rafale é o favorito,mas essa reunião entre os dois em separado,é a forma do Sarkozy dizer,o que vcs querem para finalizar o FX-2,ai vem tudo do RAFALE,queremos aprender a fazer o caça.
Ai eles coçam a cabeça,olham para um lado e para o outro,e lembram que a crise tá ai,que a Dassault já deve ter um caça mais avançado que o RAFALE,mas que precisa da grana,para tocar o projeto,pensa que 36 caças será a encomenda inicial,ai eles dizem:
Feito,fechadoooo,mas assina logo isso.

Rodrigo

Barca disse:
6 de novembro de 2010 às 13:33

Sério que você ainda acredita nisto ?

Barca

Rodrigo se vc me apresentar algo concreto que me prove o contrário eu posso mudar de idéia,mas algo concreto!

Nick

Caro Barca,

Se esta tudo certo, como que podem ainda estar negociando? Isso não bate, o desespero do Sarkozy não bate. E se não está tudo certo, como poderão anunciar a Jaca? Está notando um ciclo vicioso aqui? Um loop? Algo que está se repetindo à mais de um ano? Que negociação é essa que não tem fim? Se é para definir pelo aspecto político, pela “Parceria Estratégica”, não tem que ficar enrolando. assina e pronto. Depois assuma as consequências, Lula e Dilma.

[]’s

Thiago

“Nick disse:
6 de novembro de 2010 às 13:03
Sarkozy: E ae Lula vamos anunciar o acordo dos caças?

Lula : fala com a Dilma.

Dilma: fala com o próximo MD.

Próximo MD: fale com minha mão.

Sarkozy: ¬¬’

XD essa foi boa ri demais… FX a saga continua…

Barca

Nick eu disse que o rafale sempre foi o favorito,agora levar é outra coisa,o Lula esticou a corda pra tirar o máximo de vantagem,penso que seja isso,e tb as eleições ajudaram a retardar a decisão.

Rodrigo

Barca disse: 6 de novembro de 2010 às 13:45 Me apresente um fato concreto que o Lulla e o Jobim ainda falam de valores com os franceses ? Já teve BAFO, re-BAFO, re-re-BAFO, não estão comprando côco-verde. Existem procedimentos, entendo que vocês amam a maneira informal do Lulla, mas o mundo não funciona assim, ainda mais neste tipo de negócio. Os valores e o conteúdo das propostas foram colocados a mesa na última BAFO. O passo a seguir é pegar a melhor BAFO e começar a negociar o contrato e nem assim há garantia do que existe na BAFO estar… Read more »

Lenildo

Até que eu me lembre a opnião do Saito no Congresso meses atrás é que qualquer um dos 3 serviria para a FAB… Lembrar que mesmo dentro da FAB existem “torcidas” e as vezes quando vemos um comentário aqui e ali dizendo que “um” Brigadeiro, ou “um” Coronel disse isso ou aquilo, sem uma identificação, fica díficil dizer se a opnião realmente tem que ser levada em consideração ou não… Esse é um negócio sério e que envolve um compromisso a longo prazo, eu tenho as minhas suspeitas de que alguém realmente ligado a isso lá de pertinho mesmo tenha… Read more »

Baschera

O Palácio do Planalto mandou um aspone comprar um tubo de 600 ml de lubrificante para levar na viajem à Coréia…… vamos ver.

Sds.

Joca

Pessoal, o “negócio” é feio, ninguém, aqui é menino. A FAB melhor que ningué para decidir o que quer. Quando há uma crise, o primeiro setor a sofrer sanções é o militar. O caça francês é mt caro e mante-lo é pior ainda. Sejamos humildes.Tomere que o governo use o bom senso, até pq , quem acha que os mesmo nos darão a “recita” do bolo. Olha gripen aíiiiiiiiiiii. Não é o ideal mas é um bom caça, para começar-mos. Toma jeito governo, se apluma .

Mario Blaya

Baschera disse:
6 de novembro de 2010 às 14:44

___________seu heim!!!

EDITADO: COMENTÁRIO AGRESSIVO. CASO DISCORDE DE ALGUM COMENTÁRIO NO BLOG OU SE OBSERVAR QUE O MESMO NÃO ATENDE ÀS REGRAS, ENTRE EM CONTATO COM A MODERAÇÃO

André Castro

Enquanto o presidente não escolhe o novo caça ,ele …… >>> http://www.youtube.com/watch?v=VnDctA2fBks

Baschera

Mario Blaya disse:
6 de novembro de 2010 às 15:08

Então não leia….
E não é um “post” é um comentário-piada…..

Sds.

Mario Blaya

Baschera disse:
6 de novembro de 2010 às 15:14

então é um comentario-piada bem chulo!

mal-gosto mesmo!

Mario Blaya

ao que tudo indica, na coreia será alinhavado os ultimos detalhes, realmente o FX-2 está prestes a acabar.

Baschera

Mario Blaya disse:
6 de novembro de 2010 às 15:17

Querido…. já disse : Não leia….

E não é “mal gosto” e sim mau gosto….. no entanto, prefiso a expressão “sarcástico”.

Be happy….

Sds.

Baschera

Errata: Leia-se “prefiro” e não “prefiso”.

SDs.

Fabio

Esse papo da FAB no desenvolvimento do Gripen… me soa a um novo AMX que durará decadas e decadas e quando decidir voar, já será totalmente obsoleto. O Brasil não aprendeu com o AMX. Vai querer outro projeto ? Me parece barganha de todo mundo; Do governo, da FAB, enfim.. Parece jogo pronto para que o país gaste bilhões (seja Rafale ou Gripen) e nada aconteça… Enquanto isso o dinheiro do contribuinte vai pelo ralo. Fica parecendo que o objetivo tanto da FAB quanto do Governo são outros e não fortalecer a defesa do país. Ta na hora do contribuinte… Read more »

defourt

Marcos Pesado disse: 6 de novembro de 2010 às 12:24 “Como possa ser classificado como um quase ignorante – e o quase fica por conta daqueles que insistem em demonstrar ignorância maior – e como bebo da sabedoria alheia – especialmente neste espaço – gostaria de sugerir aos comentaristas que se utilizem menos de argumentação centrada em adjetivos. A adjetivação excessiva e gratuita não convence ninguém. Ainda mais aquela primária, preconceituosa, rasa. Somente os já “convertidos” ficam “vibrando de civismo” com esse tipo de discussão. Vamos priorizar os fatos, as informações e os argumentos que possam ter ao menos algum… Read more »

Mario Blaya

Baschera disse:
6 de novembro de 2010 às 15:21

além de fazer comentarios ______, vc e muito ilogico!

dizer para não ler algo que já lí e ilogico!

EDITADO

ZE

Eu fico estarrecido quando alguns ainda creem que o Lula é um grande negociador !!!!! Essas pessoas, ou dizem o que dizem sem saber o porquê, ou elas estão de má-fé. Nessa altura do campeonato, eu não acredito que existam mais bobos ingênuos aqui no blog ! O Lula, naquele fatídico 7 de setembro de 2009, foi o protagonista-mór de um típico governo de um país terceiro mundista. Ele colocou os pés pelas mãos, ao arrepio da LEI, quando anunciou o Rafale como o vencedor. Vale lembrar que, no Poder Executivo, há hierarquia. Assim, o Ministro da Defesa, é subordinado… Read more »

Mario Blaya

essa lorota de que a FAB prefere o Grippem para poder participar do processo de desenvolvimento me parece apenas artimanha do governo para endurecer o jogo com a França;

Desenvolver um projeto de caça de 4ª geração e pura tolice, e como gastar em tecnologia de TV com tubo. Alias um projeto de caça que seria inferior de seus vizinhos, ou pelo menos da Venezuela.

Desde a trapalhada do Lula em antecipar o anuncio, o governo somente trabalhou para deixar o franceses inseguros, e parece que deu certo.

jose maria

A vaca francesa esta atolada no brejo gritando por socorro es quem vem passando o brasil ea vaca pede desesperadamente para que ele lhe estenda a mão e a tire do brejo. Es a pergunta o brasil deve-lhe estender a mão e a tire do brejo ou não? considerendo que a por a vaca francesa avia-lhe dado as costa no casa do acordo do irã/brasil/turkia e mais a vaquinha tinha chamado os seus produtos agricolas de lixo esnobando por achar que tinha vendido um monte de aviõeszinha para um reino na arabia, derrepente os aviõeszinhos foram levados por um lençinho… Read more »

Rodrigo

Mario Blaya disse: 6 de novembro de 2010 às 15:18 E você do alto da sua sabedoria acha que o Presidente acerta algo em poucos minutos de conversa ? Bom…. Cada povo tem o Presidente que merece. Neste ponto minha consciência está limpíssima. O que um presidente faz em um encontro deste nível é acertar algo em nível macro e o macro com os franceses já está acertado desde o ano passado. Não tem o que o Lulla & Dillma acertarem com o Sarkozy nesta última conversa que o Sarkozy já não tenha prometido. Se os franceses colocaram tudo no… Read more »

Rodrigo

Mario Blaya disse:
6 de novembro de 2010 às 15:35

Como você deixa um vendedor inseguro, afirmando aos quatro ventos que vai comprar dele ?

Você já foi melhor que isto…

É melhor você voltar a insistir com os mísseis chilenos nos EUA e vencidos!

Ricardo_Recife

Tem uma foto, demonstrada aqui, de uma conversa entre Sarkozy e Lula onde o mandatário francês parece estar dando uma cobrança no Lula. Se ele fez isto em público, imagina em uma reunião fechada. Eu infelizmente continuo pessimista, acho que a Jaca vem, os 36. A estrategia da FAB para não fechar a aviação de caça vai ser ficar voando com os F- 5M e deixar a Jaca voar em datas comemorativas. O mundo mudou, o céu de brigadeiro das eleições acabou, voltaram os problemas reais de ineficiência administrativa, etc… As eleições passaram e agora os impostos vão aumentar. Vamos… Read more »

Alexandre Galante

Ricardo, coloquei essa foto de novo neste post atual, pois ela mostra bem o clima.

ZE

“Ricardo_Recife disse: 6 de novembro de 2010 às 15:53” Ricardo_Recife, eu gostaria de discordar ! Lembre-se que ESCOLHER é diferente de COMPRAR. Muita água ainda vai rolar. Escutas telefônicas. Dossiês na mídia. O importúnio dos meios de comunicação. O Ministério Público. As ações na justiça….. Eles vão ter que encarar isso por quase 1 ano. Será que a Dilma vai querer um escândalo de alguns BILHÕES DE DÓLARES logo em seu primeiro ano de governação ????? Ainda que o Lula e ela “escolham” o Rafale, no decorrer do processo, ela pode disistir do mesmo, assim como os Emirados Árabes Unidos… Read more »

Leandro RQ

Diálogo na reunião do G20.

Sarko: “Caro Lula, vamos fechar o negócio de uma vez!”

Lula: “Estou saindo do governo, não posso comprar nada agora, converse com a DIlma.”

Sarko: “Presidenta, vamos fechar negócio agora, para começar seu governo com o pé-direito!”

Dilma: “Ainda não sou a presidenta. Vamos conversar sobre isso quando eu assumir. ”

E nisso dão uma enrolada histórica no francês fanfarrão…

Lenildo

Caramba… até a foto de duas pessoas que nem falam o mesmo idioma foi colocada no inicio da matéria para parecer que existem problemas…

Acho que não há necessidade disso… pelo menos sob o ponto de vista jornalistico… acho que como não sabemos o contexto da conversa (até parece que eles só falam de F-X) e o diálogo ocorrido… eu acho triste esse tipo de manipulação.

Leo

Baseado na foto da matéria:

Sarko: “P@#$ cara, tu me prometeu que ia fechar o esquema comigo velho, vai me deixar na mão?”

Lula: …..

Pensamento do Lula: (ja ta desesperado, espero baixar um pouco ($$$) aí faço a alegria do coitado hehe…)

¬¬’

ZE

Galante, eu não sei se alguns são apenas burros, ou ignorantes.

Aliás, sempre existe a hipótese do paraquedista que quer tumultuar o blog !!!!!!!!!!!

Quando você morrer, vai ter passagem garantida para céu.

Não vai passar nem perto do purgatório.

[ ]s

Baschera

Senhor M. Blaya,

Entenda como quiser…. não lhe devo explicações. Aqui não é lugar para este tipo de controvérsia…..

Faça como o Rodrigo… que entendeu… ou então, não comente o meu comentário…. simplesmente ignore. Quem maliciou foi o senhor, no entanto, é direito seu…. mas se não gostou, não treplíque o mesmo.

ZE disse:
6 de novembro de 2010 às 15:32

Perfeito vosso comentário. Não me surpreende….
Mas quantas vezes será preciso repetir estas verdades ??
Resposta: Para alguns….Ad Eternum …..

Sds.