Projeto bem humorado do amigo e leitor Francisco AMX, para uma versão “stealth” do F-5M, caso o Programa F-X2 não seja decidido logo. Deixando a brincadeira de lado, lembramos que o Irã tem também sua cópia melhorada do F-5 com cauda dupla.

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo

Chico AMX !

Belo trabalho, parabéns pelo modelo !

F-5XBR FOREVER kkkkkkkkk morri de rir !

Darkman

Ficou bem legal esse desenho !!!!
F5 sempre ganhando sobrevida

Abs.

Fosker

Manda essa ideia pro Messier Joban quem sabe ele nao incetiva essa ideia

david

ate que o bixo ta bonito em!

J. Claro

que maravilha! manda esse desenho pra embraer.
esse sim. tem a cara do futuro. valeu

J. Claro

f amx.
vc tá de parabéns.
esse é digno de nota
e a nota é 10.9

Antonio M

Ficou bonito mesmo.

O de baixo é a versão naval? srsrs!

Leo

Bonito ficou !!! rsrsrsr

Craveiro

Muito bom Chico!
Mas cuidado, os desenhos podem servir de inspiração!!

Abs!

poorman

Francisco AMX, melhor mudar o nick para Francisco F-5XBR, o desenho ficou fantástico.
Agora imagine, uns anos atrás o F-20 Tigershark (com ferramental e tudo) estivesse em terras tupiniquins … Não estaríamos nesta novela de FX (infinite loop).

Crusader

FAB s2 F-5! Hehehehehehehehe…

Mas o desenho ficou muito bom!
Parabens!!

Caraca Chicão, ficou show de bola.
Parabéns amigão.
Um abraço.

Leo

Chico, falta agora o Super Tucano stealth. Fica o desafio.

Abraço

Pedro Tavares Nicodemos Filho

Pirassununga, sexta-feira, 24.09.2021.

Eu defendo um sucessor push, canard do EMBRAER 314 SUPER TUCANO não é de hoje.

Dê uma olha no J7W SHINDEN do Japão na 2ª Guerra Mundial, em um outro modelo do Burt Rutan, no Piaggio P180 Avanti(Pense nesse formato de fuso com um único motor a hélice push, no OTTO CELERA 500L(Prova muitíssimo bem sucedida do conceito, chamada de “um ovo com asas”.) e no OTTO CELERA 1000L(20% mais volume.) e no turboélice da STAVATTI dos USA, com sua família de aviões de caça.

Ricardo_Mga

Mandou bem Francisco, mas poderia esperar sair o resultado do FX, pois se alguem do MD ve isso ai eles cancelão o FX e compram o teu projeto.

Andre

Até que seria uma boa essa idéia do F-5 5ª geração. E o protótipo ficou muito bacana. Tente vendê-la pra dona Dilma. =)

Edu Nicácio

Pô, Francisco AMX, parabéns!!! Ficou bem interessante esse cara…

Meu medo é o Brasil levar o projeto de um futuro 5ª geração nas coxas…

Abraço.

Eduardo

Sensacional, o design ficou magnifico, se vc fosse patentearia o design, pois podemos maus profissionais que podem copiar seu trabalho que alias é de muito bom gosto.

Um Abraço.

Eduardo dos Anjos

Fui eu que postei isso em cima, meu nick foi errado.

Jaguarr

Parabéns Francisco um belo desenho ! Vou indicar você e o Jacubão ao
Frederico Curado; quem sabe assim a Embraer projeta tb um 4ª, 4,5ª ou até um 5ª geração. Sonhar …!?

lucas lasota

Ficou muito legal. Bem moderno mesmo! F-5 Forever e o melhor!!!! rs

João Gabriel

É interessante,bem que a EMBRAER poderia fazer a engenharia reversa do F-5 e desenvolver uma aeronave baseada no projeto,se o Irã com menos recursos e varios embargos ou fez porque aqui não o faríamos?

Abraços!

Invincible

Muito bom…

Ri bastante da ideia… so não divulga muito que alguém em brasília pode ouvir…

Fabio ASC

Hey Chico, belo desenho, mas não se esqueça de reforçar o canopi…

ALDO GHISOLFI

É… só assim mesmo!

Chico AMX

He he, obrigado amigos! mas este foi só para descontrair mesmo! estou desenhando um caça novo, com todas as vistas e cortes possíveis! logo logo eu passo(dentro de 1 mês a 5 anos – rsrsrs), este aí eu fiz no dia do post dos F-5m da BAC… que o Galante publicou minhas fotos… como vi que gerou bastante expectativa sobre a longevidade do F-5…. Obrigado Galante por publicar o desenho! Amigos, para quem não sabe, acho que todos,rsrsrsr, desenho aviões desde os 12 anos… até os 20… depois “abandonei”… perdi (acho que garfiaram mesmos) todos meus desenhos em uma mudança….… Read more »

Latino

Belo desenho CHICÃO !!

Fonkerr

Francisco AMX, ficou bonito, mais achei a brincadeira muito sem graça, não devemos dar sobrevida a esta carcaça voadora chamada F-5, já pensou se alguém sem cérebro põe uma idéia dessa na cabeça é assustador.Nossa amigo eu quase dei um infarto de tanto rir.

Marine

“Forevis” e dose mesmo hahahahaha!

Joker

Só tem artista no blog, vou desistir de de acompanhar e voltar a minha filosofia de botequim arrotando Chomsky, Lacan e Skinner.

Tirando as brincadeiras, excelente trabalho Xyco AMX (ou será F5XBR), e não pare seu hobby não continue!

Alex

depois de ontem, eu vejo isso……vamos que vamos…

Taz Miranda

Chicão, parabéns!!!

Groo

Muito bom!

Toma cuidado porque se os iranianos roubarem seu projeto é capaz de um tomahawk entrar pela sua janela.

MatheusTS

Não sei porque mais nãoa cho uma pessima ideia seria manobravel e stealth alumente um poco o tamanho del epra carrega umas bombinhas internamente e temos um bom caça masi sou contra ele ter duas caldas acho que vai diminuir a manobralidade dele, bota 2 GE141, uns avionicos de isrrael, 2 canhões e A-darter e meteor.
Teria um preço na media seria o 5G mais barato e parebens alguem conseguiu amostrar um Caça de 5g não parecido com o F22.
F-5 FOREVER

Nick

Parabéns Chicão F5-Forever!

Belo trabalho, e sabe o que é pior? A idéia não é ruim nao… 🙂

Pegar o F-5 como base, atualizar seus sistemas de controle de vôo, novos aviônicos e um célula/estrutura revisada, envolvendo conceitos de furtividade, em uma aeronave que em teoria teria custo de hora/vôo baixos, teria um mercado potencial muito bom!

Agora vamos pegar esse projeto que poderíamos chamar de Futuro Caça de 5ª Geração Latino Americano/Africano (FC5GLAA) e façamos as parcerias industriais e de encomendas. Estou falando sério. A idéia é boa mesmo!

[]’s

Roberto Cirqueira

Essa é a ideia.fazer uma versão revessa do f5 e fazelo f5br.fantastico os desenhos e parabens. amx…

Ademar

Muito bom !

Dá pra sair aí um “Xavante Stealth” e o próprio “AMX Stealth” ?

Fábio Mayer

Tá mas… me digam:

As células do caça iraniano Saeqeh são novas ou são F-5(s) reconstruídos a partir do que já existia?

De resto, F-5 Forever é bem boa mesmo… eheheh!

Fábio Mayer

E por favor, não sonhem. Qualquer modificação estrutural e de aerodinâmica impõe milhares de horas de estudos de aerodinâmica, adequação de motores e aviônica e todo o aparato em volta. Um projeto de 4,5 ou 5a geração baseado no F-5 poderia até custar menos, mas mesmo assim, custaria BILHÔES e cada vez mais bilhões quanto menores as possibilidades de venda para objet escala. Um caça de 5a. geração exige estudos complexos sobre compósitos, ou seja, materiais de estrutura, além de motores que devem ser pensados em termos de dispersarem o calor que produzem. Em termos da 5a. geração, a melhor… Read more »

Fonkerr

Nick disse: Agora vamos pegar esse projeto que poderíamos chamar de Futuro Caça de 5ª Geração Latino Americano/Africano (FC5GLAA) e façamos as parcerias industriais e de encomendas. Estou falando sério. A idéia é boa mesmo! Nossa só faltava essa, caça de 5ª geração latino americano baseado em F-5. É para achar graça ou é para ir ao hospital de infarto? É cada uma que me dá medo.Há meu colega, pegue um vemaguetti (carro antigo) e tente atualiza-lo e depois tente acampanhar por exemplo um carro Honda civic de 2010.Isso é o mesmo que estão fazendo com este F-5.Vocês só podem… Read more »

Fonkerr

Desculpem: seriade errei é seriedade

Ricardo_Mga

Caro Fonker

Não é veneração ao F-5, é que infelizmente esse é o caça que esta voando na FAB para manter nossos pilotos treinados, então nada mais justo do que falarmos dele e até fazermos algumas brincadeiras para nos divertirmos.

celso

Francisco AMX,

Sensacional teu desenho…….impossivel nao acreditar que estas (acredito eu) simples alteraçoes nao pudessem ser no minimo apreciadas e validadas pela FAB e pela Embraer.
Diferentemente da opiniao de alguns, este aviao seria um novo aviao e nao um retrofit mal feito como aquele apresentado pelos Iranianos (os caras sao mesmo uma piada ).
No mais, nao deixe de exercitar tua paixao, quem sabe algum dia alguem iluminado da Embraer cresça o olho pra cima de seu trabalho.

Sds

celso

Em tempo,

com certeza seriam nescessarias milhares de horas de CAD/CAm , tunel de vento e outros quetais para validar este conceito.
Porem acredito piamente q com investimento, seriedade e trabalho profissional, esta seria a melhor TOT para o Brasil e custaria bem menos diferentemente de algumas opinioes.

PS; se o valor de investimento fosse preponderante para estas ideias, com certeza a Embraer jamais estaria onde esta hoje.

Sds

Glauber

Até que é bonitinho o avião *-*

Fábio Mayer

Celso,

Eu tb acredito nisso, mas as condições financeiras não permitem. É um jogo de gigantes da aviação, que o Brasil só conseguiria encarar investido muito dinheiro e comprando muitas aeronaves.

Chico AMX

Amigos,

não se açanhem não! rsrsrs

O problema do F-5M é sua baixa autonomia, sua capacidade de carga pequena… etc… etc…
o melhor seria pegar um Gripen mesmo! a versão A/B e fazer uma funilaria nova…. rsrsrsrs – F-5 e Gripen… tudo a Ver!

Sds!

Fonkerr

Desenvolver um caça de 5ª geração a Partir do F-5? É o mesmo que você querer criar um carro a nível de uma ferrari a partir de um carro Lada (aquele carro russo da década de 70 vendido no Brasil), seria perda de tempo e dinheiro, poderíamos sim, fazê-lo a partir de um F 35 ou coisa parecida.F 5 esqueçam isso é passado.É coisa ultrapassada é uma sucata voadora nada mais que isso,pena que nossa força aérea a possui, e esta carcaça voadora não mete medo em ninguém só pôe medo mesmo, em aviões teco teco o resto é batalha… Read more »

Nick

Caro Fonker, Não é uma questão de veneração à uma sucata. É a realidade. A FAB e as outras Forças Armadas trabalham com um orçamento que só permite isso, usar equipamentos usados/modernizados. A FAB com seus F-5M, a Marinha com seus Niterói ModFrag /1 Barroso e o EB com seus Leo 1A5 recondicionados. Agora, muitos criticam o F-5 por ser um caça leve, que não tem alcance, carga paga, etc. Por outro lado, por ser um caça pequeno, tem um rcs reduzido e é extremamente ágil no combate WVR. Sobre meu comentário, claro que há uma certa dose de ironia,… Read more »

roberto bozzo

ficou bonito mesmo, parabéns Francisco… mas qual a diferença de performance de uma cauda e duas caudas ? quais as vantagens e desvantagens ??? alguém saberia me responder ??

Paulo

Para comemorar os 10 anos de ocupação ininterrupta da ISS o site Terra Ciências está publicando uma série de fotos e artigos sobre o assunto. Os artigos irão de hoje (segunda-feira) até sexta-feira. O de hoje trata da participação do Brasil e como o País deixou sua marca na estação.
Infelizmente, segundo o site, em 2007 saímos definitivamente do projeto.