Home Noticiário Internacional F-5EM do 1º/14º GAv, Esquadrão Pampa

F-5EM do 1º/14º GAv, Esquadrão Pampa

883
69

Belas fotos feitas em set/out de 2008, pelo amigo “Francisco AMX”, participante assíduo das discussões do Poder Aéreo.

FOTOS: Francisco AMX

Subscribe
Notify of
guest
69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo
Leo
10 anos atrás

Belas fotos Francisco.
Quando eu puder, tiro umas também daqui dos AMX de Santa Maria.
Abraço.

wjw
wjw
10 anos atrás

Sou leigo no assundo o que é aquele negocio amarelo na lateral na 2° e 3° foto ? na parte de tras é parte do motor que esta aberto ?

Arturt Paulo
Arturt Paulo
10 anos atrás

Não entendi mas deve ser parte interna da fuselagem

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"
10 anos atrás

Belas fotos

Joker
Joker
10 anos atrás

Chico belissimas fotos. Parabens cara

BUENO
BUENO
10 anos atrás

Estes são os caças que brilharão na CRUZEX V. Que Deu esteja com os pilotos da FAB pois somente os dois que fazem milagres.
Parabéns Francisco AMX

Baschera
Baschera
10 anos atrás

Valeu Chicão…. belas fotos aí do 1/14 na BACO….agora é só mudar o nome de “AMX” para “Tiger”…Rssss.

Sds.

Joker
Joker
10 anos atrás

Boa Bachera!

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Oh que surpresa! obrigado Galante pro publicar as imagens!

Obrigado amigos!

Sou eu sim… estragando a foto! rsrsrs

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Neste dia, tive uns 30min de conversa com um major aviador… falamos sobre a RF… e ele me falou alguns detalhes interessantes… mas já escrevi isso…
não sei se comentei este:

Os Agressores eram em menor número mas não precisavam pousar quando “abatidos”! os F-15 agressores ficavam 2 ou 3 Ronds … na peleia… o que dav uma grande vantagem situacional aos agressores…

Sds!

airacobra
airacobra
10 anos atrás

frase direcionada à segunda foto, virou um caminhão de J-85 aqui perto de casa…

rsrsrsrs

brincadeiras à parte, muito bom ver nossos mike operando com bom indice de disponibilidade, parabens aos praças da FAB que literalmente pegam na graxa pra manterem voando a espinha dorsal da nossa força aerea

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Um detalhe, as fotos foram feitas com uma filmadora… por isso ficaram meio borradas…

Sds!

Nick
Nick
10 anos atrás

Parabéns ChicoF5M!

Belas fotos!

[]’s

Robson Br
Robson Br
10 anos atrás

belas fotos Francisco

Estive entre os dias 25 e 28/10 prestando serviços aeronáuticos aí em Porto Alegre……dá próxima vez, faço contato.

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Obrigado Nick e Robson BR!

Faz mesmo! Robson! será uma enorme satisfação!

Abraço

kaleu
kaleu
10 anos atrás

Meus PARABÉNS Chicão !!!!

Fale mais sobre sua conversa com o Major !

Grande Abraço
kaleu

Ira
Ira
10 anos atrás

legais a fotos… e muito boa a limpeza do hangar, trabalharia lá em troca de comida e alguns vôos de saco mensais! rsrsr

Cor Tau
Cor Tau
10 anos atrás

“Baschera disse:
29 de outubro de 2010 às 20:50

Valeu Chicão…. belas fotos aí do 1/14 na BACO….agora é só mudar o nome de “AMX” para “Tiger”…”

Neon Tiger……..PARABÉNS………..

Sinceros Abraços Amigos…….

Joker
Joker
10 anos atrás

Duvidas:
Nas fotos 5 e 6…

Centerline: é um pod SUU-20 ou é de Alvo Aereo Rebocavel?
Cabides Subalares: Pilones do Derby?

Darkman
Darkman
10 anos atrás

As fotos ficaram boas !!!

Abs.

Flávio
Flávio
10 anos atrás

É amigão…. bom demais estar ai ao lado das máquinas…. hooo inveja!!!!!!rsssss

Zorann
10 anos atrás

Parabens, Francisco, parabens mesmo!

Você saberia informar quantas aeronaves estão em manutenção e quantas estão operacionais no esquadrão? Seria interessante saber pois muitos comentários nos posts anteriores sobre o F-5 davam conta de haver apenas 18 aeronaves F5 no total em condições de voo em todo o Brasil.

Valeu

Zorann
10 anos atrás

Completando:

Pelas fotos parecem haver tres F5 sem os motores de um total de cinco dentro do hangar. Se pudesse por favor esclarecer, quantos F5 existem neste esquadrão e quantos estão em manutenção.

Obrigado

Vader
10 anos atrás

Aeeeeee Chicão, finalmente contribuiu com o PA hein bro? Hehehehe…

PADRÃO COMBATENTE!

Cara, mas como os bicudos são… bicudos, hein? 🙂 Parece o avião do Spy X Spy, rsrsrsrsrs (This is old times, I know, rs)…

Abraço.

Ricardo T. Ogata
Ricardo T. Ogata
10 anos atrás

Parabéns, Francisco AMX, pelas suas excelentes fotos!

Clausewitz
Clausewitz
10 anos atrás

Os melhores são da Caça. Da Caça,os melhores são do Pampa!
JÁ TE ATENDO, TCHÊ!

pacau
pacau
10 anos atrás

belissimas fotos, da até usar como descanço de tela. Mas aquela ultima onde aparece o sentinela, que milico feio da por** estragou a foto.

hehehehe brincadeira Chicão parabens pelas fotos deu uma inveja de vc!

04/11/2010 às 18:09

Francisco AMX disse:
4 de novembro de 2010 às 16:25

Estou 100% de acordo..

Batendo papo com milicos lá em SBMT me falaram que a FAB não munição para uma semana toda de campanha.

PREZADO PACAU SOLICITAMOS ENCARECIDAMENTE NÃO UTILIZAR O TERMO “MILICO”. ESTE É PRECONCEITUOSO E MOSTRA DESRESPEITO

Latino
10 anos atrás

Boa chicão ;;;belas fotos

sds Latino

Jacubão (21 Kg mais magro e papai de novo)
10 anos atrás

Parabéns pelas fotos Xicão. Ficaram muito boas.
Abs.

Cor Tau
Cor Tau
10 anos atrás

A propósito…O sujeito da ultima foto se vesti igual a mim…Tem o mesmo estilo, elegancia e bom gosto………As fotos ficaram perfeitas……..

Fábio Mayer
Fábio Mayer
10 anos atrás

Belas fotos, parabéns!

E o F-5M é uma bela aeronave.

Sempre me admiro com os padrões militares de organização. Vejam esse hangar: tudo imaculadamente limpo e absolutamente no lugar.

dod tomate
dod tomate
10 anos atrás

parabens chicão belas fotos dos f5

Ricardo_Recife
Ricardo_Recife
10 anos atrás

Parabéns pelas fotos Francisco AMX.

Pena que estas fotos não são de F-16’s, ficariam bem mais bonitas.

GUPPY
GUPPY
10 anos atrás

Francisco AMX (ou F5M),

Beleza de fotos. Nos mostra um pouco da intimidade da manutenção que a FAB executa nos seus vetores. Particularmente, acho muito importante podermos efetuar manutenções completas, estarmos preparados para recuperações rápidas de aeronaves porque em se tratando do F5, é o supersônico que mais temos e o que melhor dominamos, isto é, conseguimos maximizá-los nos diversos exercícios e isso pode fazer a diferença numa necessidade real que, tomara, nunca aconteça.
Abs

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Mais uma vez obrigado amigos! mas não foi nada não, qualquer um de nós teria feito estas fotos… eu poderia ter feito mais, mas tinha que ficar acompanhando meu amigo… além do mais, depois que fui a sala dos pilotos, fiquei piruando com alguns fabianos… entre eles o major que falei acima… muito simpático e atencioso por sinal…

He he CorTAU, pensei que eu era o único jeca por aqui! huahuahuauhhau – brincaderinha broe! mas tu forçou a amizade não é!? rsrsrs

J. Claro
J. Claro
10 anos atrás

Belas fotos AMX.
Esse bicudo Tiger é daquelas máquinas eternas.

Taz Miranda
Taz Miranda
10 anos atrás

Oh Chicão, os fotos ficaram tão legais que até tá dando pra o ler o “DO NOT PAINT” do bico.

Parabéns cara, continua comentando aqui por que já aprendi coisa pra caramba com você…

Grande Abraço!!!

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Kaleu, valeu bro! Olha só, vou me repetir, mas já que alguns não leram… Sobre o RF, este major estava a uns 6 meses no Pampa, ele não foi para o exercício, por questão de “ordem” de chegada, rsrsrsrs, segundo ele. Mas na volta do que foram, acho que foi um mês antes da minha visita, não lembro, houve o Debriefing do exercício, e a experiência foi passada para todo o esquadrão… além do alto-comando… Segundo ele, o “lay-out” operacional dos nossos F-5M, taticamente falando, era utilizar a maior performance dos F-16 e F-15 aliados, principalmente do F-15, este varria… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Zoran, hoje não sei…

mas neste dia, como vc podem ver, no hangar estavam 6 F-5EM e 1 F-5FM…
2 estavam com revisão dos motores
2 estavam “desmanchados” – motores, conopy, painel… flaps.. ailerons…
2 estavam com pane eletrônica, um deles era o F…

2 estavam no hangarete, sofrendo pequenas manutenções… estavam em teste (fotos)

1 estava, segundo um sgt., no hangarete de cabeceira, de prontidão… armado só com canhão…

ao todo 9 caças estavam na BAC, 6 estavam indisponíveis…

Sds!

Zorann
10 anos atrás

Francisco

Valeu! Obrigado pela resposta. Isto talvez demonstre que realmente a disponibilidade dessas aeronaves é baixa. Talvez os comentaristas da matéria anterior sobre esta aeronave, que comentaram que somente 16-18 F5 estejam disponíveis seja verdade, oque é lamentável.

Realmente alguma solução deve ser tomada. Não podemos ter tão poucos aviões disponíveis.

Erikson
Erikson
10 anos atrás

Cheguei agora, mas blz de fotos Chico, um detalhe que me chamou atenção é como as pinturas se desgastam rápido nessas aeronaves e também pode-se perceber que a 34 e a 44 são do primeiro lote, aquelas que eram operadas pelo GAvCa. Parabéns Chico.

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Zoran, acho que não é tão baixa assim…

Amigos, na verdade, como “estamos em tempos de paz”… há um certo relaxamento… tenho certeza que se o calcanhar apertar metade volta imediatamente para linha de vôo…

sds

Erikson
Erikson
10 anos atrás

Francisco AMX disse:
” Amigos, na verdade, como “estamos em tempos de paz”… há um certo relaxamento… tenho certeza que se o calcanhar apertar metade volta imediatamente para linha de vôo… ”

Eu havia pensado nisso também, até mesmo no F5 de prontidão está suficientemente bem armado somente com canhão, pois estamos com boas relações com a FAU e FAA e no Atlântico … e até porque estão tudo na Cruzex … rss

marcos adriano
marcos adriano
10 anos atrás

f5 modernizado é muito bonito!!!mas ta na hora de substituir pelo fx2!!!que venha longo!!poxa vida esperar 12 anos para qual caça escolher é brincadeira!!precisamos substituir f5 eos mirage 2000!!precisamos de atitude e padronização dos meios para termos superiodade aerea.queremos transferencia de tecnologia não mera compra de prateleira!!chega de brincar com nossa defesa que assunto de estado,temos que pensar no futuro do pais que potencia precisa de meios para proteção do pais!!!

MatheusTS
MatheusTS
10 anos atrás

acho que não a necesidade dos mikes no momento acho que eles podem ser montados em menos de um dia e botar todo seles na efetiva e tem aquela historia usar por um tempo dps bota no hangar pra descançar. Por isso que essas aeronaves aguentam tanto e a FAb esta correta por fazer isso. Se o governo não da novos caças entaum vamso aguentar com oque temos.

marcos adriano
marcos adriano
10 anos atrás

será não esta na hora da aposentadoria desses fx5!!! amx poderia ir para museu !!!quanto tempo estamos com esses aviões !!!foi a época desses caças!!!queremos caças de 4* e futuramente de 5* geração!!que faça todas funções num mesmo caça!!!

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
10 anos atrás

marcos adriano, quando estiver perguntando use a interrogação(?).

marcos silva
marcos silva
10 anos atrás

O padrão cinza de superioridade aerea deveria permanecer no esquadrão,tendo em vista,ser o melhor grupo de caça da FaB,não depreciando os demais esquadrões . O que torna diferenciado os pampa.
O trio, f5 pampa x derby x datalink c/R99.Com certeza desmotivaria qualquer adversario,ainda que fosse do primeiro mundo.
portanto não a motivos,nem a medio prazo,de desativar os make.

Eleazar Moura Jr.
Eleazar Moura Jr.
10 anos atrás

Por mais patriotas que sejamos eles serão trucidados na CRUZEX, pois enfrentarão caças da Força Aliada contra os quais não há mínimas condições de vitória ex: Rafale, F-16 Chileno e Mirage 2000-5 c/ MICA.

celso
celso
10 anos atrás

Marcos Silva, Ha muito tempo leio de tudo por aqui, todos com elevadas razoes e acredito que corretas. Porem, o teu pequeno e oportuno comentario ja traduz a realidade atual e que foi pensada ha pelo menos 14 anos atras e que ainda eh muitissimo eficiente. Este trinomio de força (r99,derby,f5m) ainda eh suficiente para fazer tremer a gde maioria de forças aereas pelo mundo. Nao por outro motivo q fomos convidados para fazer parte deste exercicio Red Flag. Infelizmente para a Usaf (sabem pqe ?) a Fab nao utilizou este conjunto. A doutrina foi o maior ensinamento adquirido pela… Read more »