Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marko

Sr Galante, voce nao dorme ????? delete por favor

João Paulo Caruso

Dá para ver que a superfície externa da fuselagem é muito mais refinada que no Pak-fa. Isso que os maiores refinamentos estão na frente.

Milan

Pois é pessoal. Parece que chega ao fim a era dos jatos desenvolvidos por um único país. De agora em diante teremos programas multinacionais.

O Brasil tem que escolher para onde correr se quiser entrar no grupo de desenvolvedores/fabricantes.

As opções: Europa (parada no desenvolvimento de um 5a G) ou Rússia (PAK).

Se fossem vocês os políticos, o que fariam?

Milan

Onde leia-se jatos, por favor considerar caças top de linha

Mad_Max

Comprava o SH, e aceitava participar do desenvolvimento do caça que a Boeing propós.

Mad_Max

Se não me engano, o nome do projeto é o Global Super Hornet, já que perdemos o bonde do F-35 e do Pak-Fa (não sei se daria tempo) o negócio é encerrar o F-X2 com o SH e partir para o Global Super Hornet.

raul

e a marinha de a-4

e a fab de mirage 2000 e f-5 em

a vida e cruel

Vader

A área alar é visivelmente maior.

Giordani RS

A MB/FAB e o brasil estão mais uma vez deixando o trem da história passar…esse é um programa da qual a nação, como um todo, tinha de participar.
Por mais custoso que fosse agora, as beneces Futuras advindas de tal, proporcionaram um salto tecnológico/qualitativo imenso!

Alex

ué, esse avião, já não estava fadado ao fracasso, e nós aqui restaurando f5….

Bruno

Alguém aí realmente acha que os EUA concordariam em deixar-nos participar de um projeto como esse??Sem falar no fator dinheiro.Nosso politicos acham um absurdo os 6 bilhões do FX-2, e o desenvolvimento do F-22 saiu na casa dos 60 bilhões de dólares e levou uma década para ficar pronto.Jamais nos aliaremos a esse tipo de projeto, pelo menos não com os EUA e sua xenofobia.

Marcelo

Dentre as versões do F-35, a Inglaterra fez a melhor escolha.

Milan

Bruno,

Permita-me discordar.

Os EUA nos aceitam por exemplo no programa da estação espacial internacional.

Será que o Brasil fez proposta para participar do F-35? Acho que não.

Na maioria das vezes é o Brasil quem rói a corda, atrasando pagamentos, não fazendo o seu dever de casa que lhe caiba no desenvolvimento.

A questão de xenofobia fica renegada aos desinformados, que a usam como desculpa vil.

Fosker

vamos fazer o f5 stealth,mudasse toda estrutura por materiais compostos e uma pintura anti radare teremos um F5 BR Stealth Made in Brazil

Fabio ASC

Concordo plenamente com o Milan

Vader

Bruno disse:
29 de outubro de 2010 às 8:10

Bruno, não só nos “deixariam” como o Brasil foi OFICIALMENTE convidado a participar do JSF, ocasião na qual o Ministro Nelson Jobim respondeu, estando ao lado o comandante da FAB (provavelmente de olhos esbugalhados quanto à oferta) de que o F-35 era “demais pra nós”.

Como disse o Milan, são os políticos brasileiros que “roem a corda”. O maior exemplo é a participação brasileira no programa ISS, que foi uma vergonha: era pro Brasil fazer uma janela e um braço mecânico e não fizemos foi NADA.

Sds.

Alex

esse avião é bonito….

General

Bruno,

os Estados Unidos,na época,concordaram com a participação do Brasil no projeto JSF,não só concordaram como ofereceram participação no projeto,mas……. nossos sábios governantes e o nosso excelente ministro da defesa mostraram-se contrário a participação tupiniquim no projeto, agora é Too Later.

obs:não rolou esse lance de xenofobia por parte dos americanos

Tenha um bom dia!

Alexandre Galante

RECORDAR É VIVER!

Jobim reconheceu que o F-35 “é impressionante”, um jato de quinta geração mais arrojado que os concorrentes: “Não tem comparação com os Sukhoi e os Rafale”. Mas, segundo ele, o F-35, de ataque, é bom demais para a expectativa brasileira: “Um dos problemas é a incompatibilidade dos aviões com as nossas necessidades”. Dirigindo-se ao comandante da aeronáutica, Juniti Saito, que o acompanhava, Jobim perguntou: “Não é, Saito?” Desconfortável, o brigadeiro foi reticente e pareceu discordar: “Bem… O Brasil teria uma capacidade dissuasória maravilhosa…”

Em:

http://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/

Vader

É Galante, recordar é viver, rsrsrs…

Abs.

Vader

Ah sim, e o detalhe: na ocasião o governo americano era presidido pelo sempre “maldito filho de Satã na Terra” George Walker Bush.

Manock

Ainda podemos participar do JSF:
é só comprar alguns Super Hornets e esperar uns 30 anos de joelhos mendigando alguns F-35 que por ventura uns dos participantes oficias do programa recuse ou não consiga manter.

Ou,

coodesenvolver o Novo Gripen e daqui uns 30 anos, com NowHow e Now Why suficientes, coodesenvolver um Modelo Novo, mas neste caso com status diferente na parceria, seja ela com quem for.

Manock

Bruno

Aos que disseram que eu estava errado meus agradecimentos.Juro que não sabia do convite para participar do F-35.Uma grande surpresa.Nesse caso, mais um erro miserável dos nosso políticos.Não é um F-22, mas é um caça excepcional.Não só aumentaria substancialmente a capacidade da FAB como nos traria grandes lucros.Novos clientes são anunciados toda semana.O que não estamos perdendo.

Não quero ( e não sou) parecer racista, mas ainda acho os estadunidenses xenofóbicos.Imigrantes são tratados com desrespeito, a fronteira como México parece a fronteira das Coréias.Acham que todo muçulmano é terrorista.Sem falar que são hipócritas.

@wagner

E voa a pirâmide voadora !! ka ka ka ka ka !!!!

Paulo

Milan e Vader Acho que o Brasil já deixou de fazer parte do projeto da ISS, pelas razões que o Vader apontou. Eu nem sabia da tal janela. Quanto ao braço mecânico, os canadentes tiveram de fazê-lo às pressas. Nossa “participação” era aquela do tipo o adulto, para que a criança pare de atrapalhar, lhe dá uma tarefa secundária, para que ele possa concluir o trabalho principal. Lamentavelmente, nem isso tivemos competência de fazer. Mas 20 milhões de dólares (fora os anos de treinamento) para mandar o major Pontes até a ISS, isso tivemos condições. Na ocasião o presidente Lula… Read more »

Daniel Rosa

Por mim iniciariamos imediatamente um programa para desenvolvimento de um jato nesta categoria.
Não acho que o futuro será dominado por UAVs… eles são extremamente uteis, mas dai a decolarem e efetuarem um ataque tudo autonomamente? Sei não….
Não vejo a mente humana e sua capacidade de tomada de decisões sendo substituida…
Temos alguns paises tentando desenvolver uma anv de 5ª geração, e não vejo o pq de não procurá-los. Fariamos o mesmo que os norte-americanos fizeram… e conseguiriamos quem sabe uma boa quantidade de encomendas tornando viavel o programa! Quando se tem vontade policita, tudo pode acontecer….

Edu Nicácio

Só queria uns 48 desses pra MB operar nos seus futuros NAes…

Para a FAB, ficarian contente com 120 Gripen E/F e mais 60 caças de superioridade aérea, preferencialmente de 5ª geração.

Não precisamos mais do que isso…

Milan

Daniel,

Nem os EUA desenvolveram esse caça sozinhos. É muito capital, e muito risco. Não vale a pena, é melhor se associar a outros países, diminuir o capital e o risco envolvidos.

GSV

Bruno disse: 29 de outubro de 2010 às 11:07 “Aos que disseram que eu estava errado meus agradecimentos.Juro que não sabia do convite para participar do F-35.Uma grande surpresa.Nesse caso, mais um erro miserável dos nosso políticos.Não é um F-22, mas é um caça excepcional.Não só aumentaria substancialmente a capacidade da FAB como nos traria grandes lucros.Novos clientes são anunciados toda semana.O que não estamos perdendo.” Bruno nós não precisamos de um caça 5G Bruno o NJ disse isto… Um caça de 4G pode muito bem entrar em operação até 2016 e por isso não existe GAP entre os F-5… Read more »

Nick

Caro João Paulo Caruso, nessa página dá para apreciar o quanto é grande a preocupação com furtividade no projeto do F-35:

http://forum.keypublishing.com/showthread.php?t=103773&page=4

[]’s

Nick

O que, comparando com fotos do PAKFA, dá para concluir que os russos terão um caminho árduo para chegar ao nível de furtividade do caça americano. E olha que sou fã desse projeto russo, mas eles vão ter de refinar muita coisa no Su-50.

[]’s

Nick

Mais uma foto do F-35 C:

http://forum.keypublishing.com/showthread.php?t=103538&page=12

E mais a noticia abaixo : Israel já está desenvolverndo versões dos seus mísseis Python-5 e Derby BVR para serem lançados do F-35, além de bombas “especiais” de 500 Lbs.

http://www.flightglobal.com/articles/2010/06/01/342612/israeli-industry-reveals-jsf-weapons-work.html

[]’s

Andre Luis

Não cabe mais ficar perdendo cabelo e resmungando contra os “pulítico” brasileiros. Nunca tivemos grandes projetos na área militar. Aquele que parecia ser o grande marco na indústria foi boicotado pelo lobby. Dalí pra frente ficamos atrás, desatualizados, quase obsoletos. Dificilmente a FAB, e a MB de carona, terá outra oportunidade como essas duas(FAKFA / F35). Tolice achar que um dia seremos uma potência militar, no máximo uma doutrina muito boa para “escoteiros” fardados. Engessados por um governo que protela as necessidades da tropa. Enquanto uma nova grande guerra não nos arrastar mundo à fora, ou explodir no nosso quintal,… Read more »

Abdala

Bruno vc realmente acha q hipocrisia é exclusividade yankee, vc realmente acha q TODO americano é racista? Ah fala sério velhinho, essa atitude é muito bossal, vai morar em Cuba, lá q é legal, lá não existe hipocrisia.Viva o bananal.