Fontes da Força Aérea Brasileira (FAB) ouvidas pela reportagem de T&D neste domingo (24), confirmaram que os onze aviões de combate Northrop F-5E/F-5F Tiger II adquiridos usados da Jordânia e recebidos no ano passado serão modernizados para o padrão F-5EM/FM.

Durante o tradicional Domingo Aéreo no Parque, evento ocorrido ontem nas instalações do PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico do Estado de São Paulo), localizado no Aeroporto Campo de Marte, zona norte da capital paulista, puderam ser vistas as fuselagens de dois F-5F (bipostos) do lote recebido do país árabe em avançado estágio de revitalização. Segundo fontes ouvidas no local, os nove exemplares restantes (oito F-5E e um F-5F) também passarão pelo mesmo processo de revisão geral (IRAN – Inspection and Repair as Necessary) e posteriormente enviados para a unidade da Embraer instalada em Gavião Peixoto (SP), para serem submetidas à modernização.

A reportagem de T&D apurou ainda que a aceleração da revitalização e modernização dessas onze aeronaves de combate tem ligação com os planos de desativação dos doze Mirage 2000C (F-2000) em operação no 1º GDA, marcada para acontecer em 2013. A retirada precoce dos caças franceses do serviço ativo na FAB tem como principal motivo as dificuldades verificadas nas operações de manutenção de seus motores. Os onze F-5EM/FM modernizados provenientes do lote jordaniano deverão servir como tampão até que o 1º GDA receba um novo modelo de avião de combate para substituí-lo.

O programa de modernização dos F-5 EM/FM da FAB já envolveu 46 aeronaves de sua frota, sendo que projeções feitas por especialistas que trabalham no processo indicam que os primeiros sejam desativados somente no final da próxima década.

FONTE: Tecnologia & Defesa

Subscribe
Notify of
guest

155 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Ricardo

Quando vi o titulo achei q os do Chile viriam para nós… que susto!

Alex

viva o velho, essa é a nossa realidade, não adianta falarem, mas o governo não tem interesse em fortalecer a FAB.

Anderson

Nossa eu fui la domingo me param a informação que seria reformado apenas para
exposição, porque é tão dificil comprar um caça no brasil os navios da marinha vao ficar pronto antes dos caças.

Sagran Carvalho

FX2 morto….alguma duvida????
Tampax para o GDA, fazer o que…????!!!!
Menos mal que não virão mais Mirages….os males o menor….
Aí GF…ainda tems uns F5 la na Suíça e uns outros bem aqui com nossos colegas chilenos….terminem o serviço.
F5M até 2030…FX3 inicio 2011, com término previsto em 2029, caso não haja algum contratempo…..digo eleições presidenciais no período….
É pra chorar, xinga e brigar com meio mundo de lesa-patrias em Brasilia.
Como disse o Baschera em outro tópico:
Pão, circo e muito iiiirrrrccc

Leandro RQ

É triste dizer isso, mas sinto pena da Força Aérea.

A nossa velha FAB de guerra está sendo destruída pelos nossos governantes.

Países subdesenvolvidos, com 10% do nosso PIB compram SU35, MIG35, Eurofighter, Gripen, etc.

E nós vamos de F5 “recondicionados”.

Dá vontade de chorar. De raiva.

Nick

Solução de emergência até 2016?

Quando se compraram esses M-2000 C usados já até o osso, já existia esse risco. Com a demora / atraso no processo FX-2, não há muita alternativa não….

Agora é aguardar Novembro para tomada de decisão…mas não digam de que ano.

[]’s

Jacubão (19 kg mais magro)

É né… É o segundo “velho” tampão.
Que vergonha desse meu Brasil.

Cronista

Dificuldade de manutenção dos motores franceses……esse post vai bombar!!!

Raul

Mais um motivo para eu mudar de idéia CONTRA o Rafale… Que venham os Gripens!

Tomcat

Pessoal,

É lamentável constatar:

– estamos (oficialmente) esperando o resultado do F-X2 desde 07/09/2008 (*)
– o “Plano B” está entrando em ação
– os Mirages 2000 foram recebidos a partir de 2006, sendo que o último tem previsão para ser desativado em 2013, ou seja, no máximo serão 7 anos operando o F-2000!

(*) eu nunca acreditei que o resultado fosse sair…

Francisco AMX

“viva o velho, essa é a nossa realidade, não adianta falarem, mas o governo não tem interesse em fortalecer a FAB.” Parece que não foi bem assim… dizem que a FAB estava mais preocupada com o desenvolvimento da “nossa” “indústria”, que propriamente sua equipagem operacional… rsrsrs F-5 forever! Nick, e os F-5 aí são novos? rsrsrsrs amigo, fiz uma visita, há uns 2,5 anos, no PAMPA, e, das 8 aeronaves que lá estavam, 5 estavam desmontadas!… a disponibilidade dos F-5M não é o que muitos aqui acham não… e nem seu desempenho foi a “brastemp” que muitos aqui acham que… Read more »

Vader

Pois é… e tem nego que ainda insiste no finado FX2…

Plano B ou não, o fato é que agora o GDA vai de F-5EM. E agradeçam aos céus pela Jordânia ter vendido estes, ou teríamos de procurar coisa pior, A-4 Skyhawk, talvez.

Pelo menos o F-5 Mike ainda “mantém doutrina”…

Resultado de 30 anos de descaso com a Força, aliado a dezesseis anos de pura enrolação e politicagem dos governos federais com os caças que a FAB irá voar.

Azar do Brasil. O soldo dos militares cai na conta do mesmo jeitinho.

Cada povo tem o governo que merece.

André Lopes

Os Mirage III, também não tiveram problemas com motores?

O problema se repete novamente. Belo suporte ao cliente.
Depois falam mal do atendimento americano.

Baschera

Não é novidade….. usadão…..os F-5 estão dando o maior trabalho lá no PAMA, estes ex-jordânia, já que não tinham fichas de histórico de manutenção e nem se já haviam passado por uma IRAN, etc…

O que cabe discutir aqui são “as dificuldades de manutenção dos motores do F-2000” ou Mirage 2000 B/C da FAB….. aliás como bem nos havia lembrado o Brigadeiro Quírico…lembram ??

Sds.

Ricardo_Recife

Vander cantou esta bola um montão de vezes.

A compra dos Mirage 2000 foi um tremendo erro, para aqueles que achavam que a coisa em Anapolis ia tudo bem e as criticas ao delta ex-Armada do Ar era coisa de anti franceses reler a parte: “A retirada precoce dos caças franceses do serviço ativo na FAB tem como principal motivo as dificuldades verificadas nas operações de manutenção de seus motores”.

darth.silva

Esse é o “apoio” dos nossos “parceiros estratégicos”…só muito cego mesmo pra querer Rafale ainda por cima depois de todo este histórico..

jakson almeida

Ueeee!!!!…Mas tinha gente por aqui que jurava que o M2000 era essa “brastemp” toda e ja vai ser aposentado.

Colt

Sai F-5M entra Gripen NG, tá resolvido.

darth.silva

Contrato de manutenção do Mirage 2000 da Fab A Dassault Aviation, Snecma e a Thales anunciaram que o contrato com o Ministério de Defesa Brasileiro para a manutençao dos avioes Mirage 2000 operados pela FAB já está em prática. Em sociedade com a FAB os três fabricantes proporcionarao a reparaçao e serviços de apoio na base aérea de Anápolis em Brasilia, onde está concentrada a frota de Mirage 2000 da FAB. Estes melhoraram os serviços “a domicílio” que compreendem a plataforma e a manutençao completa de todos os equipamentos do aviao. Este tipo de contrato reduz assim o tempo em… Read more »

Galileu

Seria verdade então, que o custo da hora de voo do mirage 2000 estaria muito alto, como divulgou um operador, (não lembro o país), que tem memória boa me recorde…

Enfim será que até o mirage 2000 tá complicado de se operar?? sera´ será

Lavand

Olha a dificuldade de manutenção dos motores, dificuldade de manutenção de motores, não adianta mesmo, se vier os outros as dificuldades de manutenção de qualquer coisa, também poderão virem juntas com o pacote, depois vai chorar na cama que é lugar quente.
Eject,Eject,Eject.
Alguém tá pisando na bola, não evitam criar problemas aos usuários de seus produtos, é perigoso, eles não aprendem com seus erros?

darth.silva

Notar especialmente este ponto:

“Este tipo de contrato reduz assim o tempo em que o aviao fica parado, com isso a FAB vai beneficiar-se de níveis mais altos de disponibilidade para o serviço, conduzindo alternadamente a uma disponibilidade crecente da sua frota de Mirage 2000. Esta melhora é alcançada simplificando os processos de controle de logística e as empresas assumem a responsabilidade total da manutençao do equipamento e sistemas em uma base com serviço a domicílio.”

O negócio não era aumentar a disponibilidade ao invés de diminuir?

Sopa

Ué já saiu o resultado do FX-2 e eu não sabia. Então não deu nenhum dos 3, e tinha gente apostando que o SU-35 estava correndo por fora !!

Kkkkkkk

Brasil piada para todos !

Cmte.felix

Senhores,

Estive a poucos meses lá, olhei até a parte inferior do aviões. Eles estavam trabalhando na reconstrução de um “foxtrot”. Esses F-5 da jordânia são bem gastos. Com muita areia do deserto. E com muitas modificações que não foram nem homologadas pela fabricante original do avião.

Hoje, F-5 em condições operacionais de voo, são apenas 15 ou 16 aviões. Mas segundo militar graduado, é o numero normal.

Abraços

LIMA

OS DO CHILE DEVE VIR TB?? SERÁ!!!

Ricardo_Recife

Galileu, No inicio do ano surgiam informações de que Taiwan e Emirados Arabes Unidos reclamavam do custo de manutenção do Mirage 2000, e que ambos estavam analisando a possibilidade de se livrar do caça francês.. “A Força Aérea dos Emirados Árabes está considerando revender seus caças Dassault Mirage 2000-9 que foram originalmente adquiridos na França, de acordo com um representante dos Emirados durante o Dubai Air Show em novembro de 2009. A principal razão, disse ele, custo elevado de manutenção. Então um oficial da Força Aérea de Taiwan (RoCAF) foi questionado sobre o custo de manutenção dos caças Mirage 2000-5… Read more »

Alex

peço ajuda ao amigos, qual avião da época do F5, esta voando até hoje ?

Baschera

Galileu disse:
26 de outubro de 2010 às 21:18

A reportagem era sobre os M 2000-5 de Taiwan…. cujos custos de manutenção estavam beirando quase Us$ 24.000.

Lembrando que eles também tinham relatado problemas nas turbinas de seus Mirage 2000….

Veja a reportagem do Taiwan Times no linka do Aéreo, abaixo :

http://www.aereo.jor.br/2009/10/22/taiwan-analisa-proposta-de-colocar-seus-cacas-mirage-na-naftalina/

Sds.

Flávio

Alex, acho que alguns mig21 da India e mig23 da Libia, não lembro de mais.

mecanico (MB)

Meus amigos, eu acredito que o resultado do FX-2 está demorando porque estam mostrando ao LULA que será uma FURADA pegar os RAFALE devido ao seu alto custo de manutenção, então os caras estam com esse papo de tomar a decisão junto com o novo presidente que na verdade a decisão do FX-2 não será este ano e, só será em 2011, ae o novo presidente vai escolher o GRIPEN NG devido seu custo/beneficio, entenderam? O LULA não ficaria mal com a FRANÇA. Ninguem é tão burro assim em comprar um caça extremamente caro!!!!!!!

valeu ae galera!!!
MECANICO (MB)

Ricardo_Recife

Alex,

Mig’s 21, 23 eF-4 Phantom II. O Phantom e o Fishbed ainda voam em boa quantidade. Japão, Turquia e Coreia do Sul voam mais de 300 velhos F-4.
Devemos levar em conta na lista o Chengdu J-7 (Mig 21 chines)

Matheus FELIPE

Seremos uma grande potencia…….

57 F-5EM, 43 A-1M, 99 AT-29

12 A-4M……

Quem precisa de FX-2?????????

Este é o país do futuro……

Baschera

Cmte.felix disse:
26 de outubro de 2010 às 21:22

F-5Em em condições de vôo : 15 ou 16 unidades APENAS !!!

Bate com a informação de um Cel da FAB.

E tem mais (desgraças…) :

A 1 em condições de vôo: Uma dúzia se despirem dois santos para vestir um. (Comprometido até mesmo a quantidade solicitada para a Cruzex…)

KC’s do Esquadrão Corsário: disponíveis apenas dois….

C-130 da FAB: À pau e corda…. são uma dúzia no total.

Sds.

Alex

realmente, um forma bem bruca, o F5 é quase um fusca da aviação militar.

Alex

ops, BRUSCA.

jakson almeida

Eu ainda aposto em um super hornet pra” tampax”.

Matheus FELIPE

Em tempos de paz apenas um terço dos caças são mantidos em alerta.

Por isso que se entrassemos em guerra agora apenas 4 Mirage 2000C e 16 F-5EM estariam prontos de imediato.

Mario Blaya

bobagens mil, se o escolhido fosse os grippens haveria a mesma necessidade de substituir os aparelhos mais velhos, esse pessoal perde o senso facilmente.

Invincible

Say good bye FX2…

See you in 2500 a.c.

Gbeck

Então, se a solução era essa, os Mirage2000 foram só pra colocar dinheiro fora?

Black Hawk

putz!!! MODO IRONICO ON: oba!!! agora q vao atualizar esses to “novos” F5 para o padrao F5EM vaos ter um esquadrao bem numeroso e capaz…. MODO IRONICO OFF: fala serio que porcaria!!!! aff brasil so da chapeu na fab!!! a marinha compra fragata,submarino e sei la mais oq,o exercito compra blindados e a fab so pega aviao usado??? afff pobre fab so se lasca!!!! desse geito o brasil vai cancelar o fx3,fx3 nem sei la mais qual e, e vai comprar os F5 do chile e de quem mais ainda tiver!!! BRASIL MAIOR OPERADOR DE F5!!! e depois q cadeira… Read more »

Nick

Caro Chico AMX, Infelizmente essa é a realidade das nossas FAs. A FAB com F-5 Ms perdendo canopis, 16/18 caças realmente operacionais (provavelmente aqueles que estarão na Cruzex), M-2000 parados sem manutenção de motores… A Marinha com 2/3 escoltas operando( Não pode mandar nem uma escolta para o Líbano)…. E o Exército sem rancho para alimentar seus soldados (e o GF dando calote na indenização dos soldados mortos no Haiti) … Considerando que atualmente 0,03% do nosso PIB é destinado à operação e investimento das FAs, até que eles fazem muito. Só com patriotismo para continuar servindo nas FAs. De… Read more »

Luis

Esqueçam essa estória de F-5 e tragam os 70 Gripens A/B. Tão lá de bobeira e são muito melhores do que esses museus voadores!

Leo

mecanico (MB) disse:
26 de outubro de 2010 às 21:43

Cara, faz muito sentido mesmo.

Acho que o Gripen já ganhou, só nós é que não fomos informados. Outro dia, li um comentário de um cara, não me lembro onde, que escreveu: “seria uma vergonha encher de poodles (Gripen) a nossa FAB”, mas será que não seria melhor fechar logo com o Gripen, ja que a questão é grana?, claro que eu preferia o Su 35(acho o mais adequado), mas se a questão é grana…

Mad_Max

Normal, nada diferente, só estão fazendo o que já estava nos planos mesmo, mais F-5EM.

Darkman

Olha só os Mirage indo pro saco !!!!
E os velhos F5 ainda querendo dar caldo.

Vamos acabr ficando sem nada e outro tampão aí surgindo.
Quem sabe uns Hornet parados do Tio Sam.

Vamos ver o que vai dar……

Abs.

JOSEF SIMAS Jr.

E’ isto o que acontece com a compra de sucatas francesas (inclusive o nosso S. Paulo). Nao cabe discutir aqui esta conversa de dificuldades de manutenção dos motores dos Mirage 2000 B/C da FAB. Compramos sempre o lixo dos franceses e eles seguem nos iludindo. Aliás na carta do Brigadeiro Quírico a postura dos franceses e da Dussault ja era lembrada com os Mirage III. Estes nossos “parceiros estrategicos” sao terriveis. Livrai-nos Senhor destes Rafales…Que isto nos sirva de lição. iiilembram Leia mais (Read More): Mais caças F-5EM para a Força Aérea Brasileira | Poder Aéreo – Informação e Discussão… Read more »

Leandro

Ihhh rapaz…o F-5 ganhou o FX-2!?!?!…huahuahuahua
Antes F-5 do que os M-2000, mas pera ai, há um tempo atraz eu li que esses ex-Jordânia seriam utilizados num futoro esquadrão alocado em Manaus…
Se eles forem para o GDA o que sobra para Manaus?
Não me espanto se daqui um ano ao invés da FAB anunciar um novo caça, ela anuncia a compra de alguns F-5 ex-Chile ou ex-Suíça!!!!

Mad_Max

Sou da seguinte opinião, se não for o Super Hornet que não seja nada mesmo, agente moderniza os Mikes e quando um governante sério entrar aí agente compra algum avião que preste, melhor que jogar o dinheiro público nos outros dois projetos. Com todo respeito ao Gripen, que custará muito mais do que estão dizendo por aí. O caça da Assault nem se fala.

Mad_Max

Leandro daqui a pouco a Embraer pede a Licença para produzir os F-5 aqui mesmo.