Além da fábrica de fertilizantes prevista em Mato Grosso do Sul com investimentos de cerca de US$ 1 bilhão, o governo russo estuda outros projetos em parceria com o Brasil. Segundo o vice-presidente do Vnesheconmbank, banco estatal russo de cooperação para o desenvolvimento econômico e dos negócios estrangeiros, e presidente da seção russa do Conselho Empresarial Brasil-Rússia, Sergey Vasilyev, a Rússia ofereceu à Embraer a utilização de uma área industrial para implantar uma linha de produção da companhia no país para a fabricação de aeronaves. Esse complexo se localiza na cidade de Ulianovsk, a 400 quilômetros de Moscou.

“As negociações com a Embraer estão em andamento. A Rússia tem muita demanda por aeronaves, principalmente jatos executivos. Além de vender para a própria Rússia, a empresa poderá comercializar suas aeronaves aos países próximos, como Polônia, por exemplo”, afirmou o executivo a jornalistas na reunião do Conselho Empresarial Brasil-Rússia, realizado hoje em São Paulo.

Vasilyev ainda informou que o governo russo também quer construir uma fábrica de automóveis no Brasil. Entretanto, o executivo não concedeu detalhes do projeto, como fabricantes, prazos e investimentos.

FONTE: estadao.com.br

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Craveiro

POderia ser o início de uma “grande amizade”, ou melhor, uma grande parceria?

Nick

Se eles não forem como a China, ótimo. Phenons para a Russia e seus satélites e SU-50 para o Brasil . 😀

[]’s

rodrigo ds

Será uma fabrica de jatos executivos?? ou será a linha E-Jets?? Porque se for os E-Jets, será muito estranho, concorrer com o produto local?? Mas de qualquer forma a proposta russa parece ser melhor que a chinesa (xerox)??!!

Zorann

Brincadeira ein!

É só falar de fabrica da Embraer na Rússia, que neguinho já pensa em caça russo.

Nem se sabe se esta fábrica seria vantajosa para a Embraer. Teria que competir com os novos e-jets fabricados pela estatal russa com preços subsidiados por um mercado que nem é tão grande assim. Talvez seja uma opção para o fechamento da unidade da Embraer na China, que não tem proporcionado resultados satisfatórios.

fredy

Aviao brasileiro ainda vai. mas carro russo nao da, heheeh

craveiro

O texto fala em produção de aeronaves executivas.
O interesse russo é de gerar empregos lá e não de compartilhar tecnologia.

Eduardo

Olho na espionagem industrial! Sem contar que terá que ser feito um estudo para ver se realmente compensa montar uma fabrica por la!

rodrigo ds

Pesquisando aqui no blog mesmo, parece que é uma fabrica de jatos executivos e os modelos ERJ de 50 lugares, pois não tem nenhum fabricante russo para essas aeronaves.

Tadeu Mendes

Que me perdoem os amigos, mas me preocupa essa oferta russa. A Embraer, visando lucro (somente) presenteou a China com um Know How que o chineses nao possuiam. A China ja meteu o pe no rabo da Embraer, e num futuro nao muito distante vao estar em concorrencia aberta (e desonesta) contra a empresa brasileira. O mesmo poderia se repetir com a Russia. A Embraer nao tem visao estrategica em termos industriais. O negocio deles e so o mercado e as ecomendas. Os inescrupulosos chineses nao tem a tecnologia de turbina como a Russia tem. A Russia esta querendo a… Read more »

Alberto

Nossa! Que justificativa para criar uma fábrica……realmente, os russos tem razao: paises do leste europeu, como a Polônia, são um excelente mercado para nossos aviões executivos…. 😉

Brincadeira!!!

Biel

Parece ser uma boa uma vez que a Embraer aumentaria sua presença no
leste europeu , a qualidade dos aviões produzidos pela embraer é muito superior aos similares produzidos na Russia e acredito que aos poucos os concorrentes seriam derrotados .

Fabio ASC

Pelo menos poderiam fornecer as turbinas, aí a Embraer não ficaria nas mãos de um só fornecedor.

Alguma notícia sobre questões militares?

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Tadeu Mendes, os Chinas já tem uma linha de montagem da Airbus, o que de tão fantástico eles queriam roubar da Embraer?

Baschera

Não sei…. tomara tenham aprendido com a fabrica na China, em parceria com a estatal Havic…. que de parceira nada teve.

No popular, quem não tem cão (mercado chines…) caça com gato (mercado russo mesmo…).

Sds.

Leandro

Transfere a fábrica da China para a Rússia!

Carlos Augusto

Essa proposta é de por pulga atras da orelha, falando pouco é melhor ficar antenado nessas propostas tipo made-in China.
Será que a Embraer vai querer entrar noutra gelada?

Bruno Rocha

Fabio ASC disse: 6 de outubro de 2010 às 21:06 Nâo vai dar, Camarada! rsrs A Sukhoi, que esta construindo seu Regional Jet já esta procurando fábricas ocidentais (européias) para poder usar as turbinas. As novas legislações não permitem mais as velhas turbinas antigas que consomem muito combustível e polui muito. Isso significa que os russos não poderão vender suas aeronaves para os países ocidentais (pois não vão mesmo) principalmente para a Europa. Então fica assim: Ou fazem uma turbina mais avançada e bem mais econômica ou compram uma de outro país. Para mim vai ser PW mesmo. Me desculpem,… Read more »

defourt

Com a Embraer talvez seja sua nova esperança de atualização tecnológica em alguns ítens que lhes interesse.

Em matéria de designer então…

robert

Tadeu Mendes disse: 6 de outubro de 2010 às 20:45 Que me perdoem os amigos, mas me preocupa essa oferta russa. A Embraer, visando lucro (somente) presenteou a China com um Know How que o chineses nao possuiam. e o que a Embraer visaria?? empresa privada só visa lucro, o resto é balela. o mercado chinês foi de grande importância pra embraer no curto prazo, pois se eles não montassem a fábrica lá, outro iria e tomaria essa fatia de mercado. copiar eles vão, independente de embraer, airbus, boeing… e não existe como concorrer com eles. o problema agora é… Read more »

Ricardo_Recife

A parceria pode ser boa, mas eu colocaria as barbas da Embraer de molho para não dar uma de China de novo.

Agora e como fica a Sukhoi nisso? Ele também tem planos para construir jatos executivos.

Daniel Rosa

Os Russos estão buscando as melhores tecnologias e conhecimentos para aprimorar seu parque fabril! Eles reconhecem que se defazaram em várias àreas! Espero que isto resulte em maior volume de produção dos aviões da Embraer. Que tudo seja bem planejado, para não acontecer o que esta acontecendo com a unidade da Embraer na China…

mario Blaya

que amavel da parte deles!

a embraer e um doce, ela coloca fabricas na China, dizendo que foi obrigada, alias a unica fabrica de aviões que foi obrigada a se instalar na China, e agora ela foi convidada pelos russos, a montar uma fabrica lá, não duvido que ela aceite o convite, afinal e embraer e uma multinacional

mario Blaya

robert disse:
7 de outubro de 2010 às 7:56

vc disse que se a embraer não montasse uma fabrica lá outro montaria, mas desculpe o que poderia impedir o outro de também montar uma fabrica lá? Nada, e ninguém montou, porque será?

Será que o objetivo não era somente vender o projeto e montar uns poucos aparelhos lá para treinar o pessoal chines?

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
mario Blaya

Mikhail,

desde 1990 como centro de peças e manutenção, foram entregue 25 aeronaves da familia A-320, mas apenas a partir de 2008, depois de 18 anos de china e mais de 20 anos apos o lançamento do A-320. Quando o mercado chines já tinha mais de 300 unidades. Ou seja a Airbus não foi obrigada a ir lá para vender aviões, somente a Embraer “foi obrigada” a ir! alias ninguém foi!

Rodrigo

Esta fábrica da EMBRAER na rússia é a mesma coisa daquela fábrica da Fokker no Brasil…

É aumentar os empregos lá e tchau…

Não tem parceria, não tem ToT.

Se valer a pena em termos de custo de produção é uma boa para a EMBRAER.

mario Blaya

fabrica de aviões e estrategico para os paises que as possuem, se for apenas considerar custo de produção, todas deveriam se mudar para a india ou china.

dar empregos especializados para outros paises ao invés de qualificar aqui e sacanagem de faz, e tolice de quem defende!

Patriota

To com uma sensação que aviões russos vão pintar no Brasil.
(pressentimento)

Pedro

O pessoal fala como se a Russia não tivesse tecnologia aeronautica e precisasse da Embraer para ter isso. Totalmente irracional isso, os caras tem tecnologia de sobra, mas assim como nós precisam de investimento externo para aquecer a economia.

Agora se fosse assim, o Brasil teria umas 4 ou 5 fabricas nacionais de automoveis, eletronicos e farmaceutica, pois temos N multinacionais aqui e estranhamente jamais conseguimos ter uma industria nacional utilizando tecnologia roubada de multinacionais em nosso solo!

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

mario Blaya disse:
7 de outubro de 2010 às 10:25

dar empregos especializados para outros paises ao invés de qualificar aqui e sacanagem de faz, e tolice de quem defende!

Parabéns pela brilhante defesa de seu ponto vista, realmente argumentos ad hominem vencem qualquer outro.

Abraço

Danilo

SUKHOI – MiG – MIL

Música para os meus ouvidos, admiro muito os caças e helicopteros russos, design diferenciado com tecnologia funcional !

Saudações,

defourt

Eu já não gosto do design;
Exceção feita apenas em alguns modelos Sukhoi.

Levamos um século para fabricarmos outros tipos de carros sem ser carroças e agora vamos regredir?

Queremos LADA não !!!!!!!!
Alô Marte! SOCORRO!