Análise do projeto F-X2 deve ser retomada em novembro, prevê Jobim

109


Brasília, 06/10/2010 O ministro da Defesa Nelson Jobim, previu que o processo de escolha de um fornecedor para o novo avião de caça da Força Aérea Brasileira (F-X2) deverá ser retomado em novembro, concluídas as eleições presidenciais. Segundo Jobim, o presidente manifestou seu interesse em discutir o caso em conjunto com seu(a) sucessor(a).

A informação foi dada pelo ministro em entrevista coletiva concedida após a abertura do seminário Reaparelhamento das Forças Armadas, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele reiterou que não há decisão tomada, e disse que a sugestão a ser enviada pela Defesa ao presidente dará prioridade à transferência de tecnologia do fornecedor, e essa transferência terá que ser garantida pelo governo do país de origem da empresa. “O que queremos é capacitação nacional, não queremos (apenas) um avião”, justificou.

A escolha do fornecedor apenas iniciará nova etapa de negociações dos contratos comercial e financeiro, que podem demorar alguns meses. No caso dos submarinos, as negociações demoraram quase um ano, após a decisão sobre o fornecedor. As primeiras unidades do novo caça deverão chegar ao Brasil em 2016, segundo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

Jobim explicou que os planos de equipamento das Forças Armadas, ajustados às necessidades futuras, ainda estão em elaboração, e terão horizonte de 20 anos. O projeto F-X2 fará parte desse plano, em conjunto com o Pro-sub (construção de submarinos);  os blindados Guarani, que substituirão os Urutus; os 50 helicópteros de transporte da Helibrás, e o avião cargueiro em desenvolvimento pela Embraer, o KC-390. Também farão parte o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), ambos baseados em satélites.

O ministro explicou que não há valores definidos para o plano. “O número é conseqüência da necessidade”, mas apontou caminhos que poderão complementar receitas orçamentárias: cobrança de prêmio dos bancos que pagam salários dos militares; receitas de um fundo imobiliário com patrimônio não operacional das Forças, entre outros.

Jobim citou aos empresários o projeto do KC-390 como um paradigma a ser seguido: ele ocupará um nicho de mercado internacional, pois poderá substituir os Hércules que sairão de linha em todo o mundo nos próximos anos, e conta com parcerias para sua produção. Já há acordos com Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.

FONTE: Ministério da Defesa – Assessoria de Comunicação Social

Destaques em negrito e vinheta: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
J. Claro

Novembro!!!!! Será????? Estou quase cansando. Respeito o ministro
Jobim, mas se promessa é dívida, então ele não é bom pagador.

Colt

Sem comentários.

Latino

Quero ver o nelson jobim explicar a opção pelo rafales + caros para o candidato da oposição caso ele ganhe da candidata da situação !!

sds

Cláudio

Pessoal, esse FX-2 já era….. Em setembro do ano passado o Lula não deveria ter se comprometido com a França, mas falou o que nunca deveia ter dito. A FAB deve estar querendo Caça Americano ou com tecnologia americana, porém tem um grande problema, más como que vão dar o “chapeu” nos Franceses ???!!! _ ninguém sabe. O ocorrido é triste, pois todo o País ficou na esperança de ter um Caça de boa qualidade para fazer a defesa do Território, porém nós não conseguimos concretizar a escolha. Aquela história de dizer que os Civis vão fazer a compra dos… Read more »

Audaz

Tenho impressão que após a definição do novo presidente a decisão deverá sair.

Augusto

Que me desculpem os que postaram antes de mim mas querem misturar suas frustações pessoais com esse projeto politico-militar do governo atual (que é claro não dá certo!). O fato que o governo já colocou a pá de cal no projeto francês e irá escolher o Gripen pelos seguintes motivos: tentou fazer os franceses baixarem os preços mas conseguiram muito pouco, kc-390 se mostrou um sucesso maior que o esperado dando mais casife para os que defedem o projeto sueco e por ultimo é para mim mais importante é a falta de escala do rafale. A ultima tentativa era os… Read more »

Osama

Esse FX-2 chega a ser piada de mau gosto.

Anderson Rodrigues

Alguem pode avisar ao Ministerio da defesa que esse programa entrou em um Look infinito, essa novela tem mais capitulos do qualquer outra apresentada pela televisao brasileira

Nick

A impressão que fica é que o Jobin “suavizou” a posição do presidente Lula, traduzindo: O próximo inquilino do Palácio da Alvorada fica com o abacaxi. Ou jaca. Ou seja, escorregou, e de forma elegante respondeu às ultimas ações da ” parceira estratégica “. E talvez esse seja a última tentativa do MD de empurrar goela abaixo o caça francês.

Interessante notar a data que o comandante Saito colocou para a 1ª entrega do FX-2 : 2016 …. ou seja mais tempo para o desenvolvimento do Gripen NG.

[]’s

Fábio Mayer

Ele disse novembro, mas não disse de que ano…

Paulo

Se os primeiros caças vão chegar em 2016, me desculpem mas não será o Rafale, nem SH, mas Gripen infelizmente.
Pois os rafale e SH estão prontos, somente o gripen ainda não entrou em escala de produção.
Se é para 2016 so se for rafale F4, pois o F3 ja esta em linha de produção, o que não justifica tanta demora.

grifo

Nelson Jobim, 8 de Abril de 2010: O ministro afirmou então que vai apresentar ao Presidente Lula uma ***escolha*** do Ministério da Defesa, e que está nesse momento elaborando uma exposição de motivos desta escolha… “Fiquem certos, será uma opção fundamentada, e quem quiser discutir tem que vir armado. Por que esse tipo de coisa eu sei fazer.” Nelson Jobim, 6 de Outubro de 2010: Ele reiterou que não há decisão tomada, e disse que a ***sugestão*** a ser enviada pela Defesa ao presidente dará prioridade à transferência de tecnologia do fornecedor… Pelo jeito vieram “armados” discutir com o ministro… Read more »

Robson Br

Augusto disse:
6 de outubro de 2010 às 19:12

A SAAB não tem condições financeiras nem de bancar o desenvolvimento do NG. Pode-se ver que até hoje não chegaram a um protótipo. Diga-se de passagem não tem condições de entrar no projeto do KC-390. Nem o governo sueco tem interesse no gripen NG, que dira´do KC-390.

Ou vai dar Rafale ou vai para um FX-3 e aí…..daqui a oito anos quem sabe…

rodrigo ds

Este FX…………….

Antonio M

Retomar análise?!?!?!?!

Esse Jobim é um fanfarrão mesmo !!!

Antonio M

É. O Rafale está pronto. Pronto a vinte anos e ninguém quer.

Então eu diria pronto…e “acabado” …..

Zorann

Oque isto demonstra é muito simples: Ou teremos o anúncio do vencedor no fim do governo e o próximo governo negociará os detalhes do contrato; Ou o próximo governo deverá escolher o vencedor. Porém temos um detalhe: Nenhum dos vencedores vai querer assumir uma posição contrária à opnião de Fiesp e Sindicatos. Seria muita pressão para um governo que se inicia. Além de corrermos o risco de todo o preocesso ser cancelado por inúmeras ações judiciais se isso for feito. Portanto, acredito que o NG leva muita vantagem. O fato dessa decisão ficar para o final de um mandato, ajudou… Read more »

Antonio M

…A SAAB não tem condições financeiras nem de bancar o desenvolvimento do NG. …”

E a Dassault tem condições do quê ?

Rodrigo

No fim é aquilo que os mais realistas já cantam aqui há meses… O FX2 morreu.. Só os trouxas dos “Disney Brasil” da vida e Blogs controlados por _______acreditam que ainda sairá alguma coisa este ano, do alto das suas fontes altamente secretas, bem informadas e influentes e geopoliticamente alinhadas com a atual gestão. ahahahahaah Mesmo que ganhe a situação, dá para acreditar realisticamente que vão resolver algo entre novembro e dezembro? A desculpa será que o novo presidente pediu mais tempo. O que é altamente recomendável já que o mesmo estará envolvido nas escolhas dos novos cargos para a… Read more »

rodrigo ds

Que o SR. NJ disse me preocupa: “não há decisão tomada, e disse que a sugestão a ser enviada pela Defesa ao presidente dará prioridade à transferência de tecnologia do fornecedor, e essa transferência terá que ser garantida pelo governo do país de origem da empresa. “O que queremos é capacitação nacional, não queremos (apenas) um avião”, justificou.” Isto é, não está preocupado com o preço da criança, mas pelos dados divulgados, me parece que a proposta francesa é a pior de todas em relação a transferencia de tecnologia, só apartir da 36ª unidade que ficaria interessante.

Tadeu Mendes

Uma veradeira tragedia grega.

Um VERGONHA, uma exibicao de amadorismo e irresponsabilidade.

So o Brasil fosse Israel , e se os vossos vizinhhos fossem arabes, ja nao existiria Brasil.

Esse assunto me dixa p… da vida.

relampago

O gov françes perdeu a parada quando votou a favor das sançoes ao
ira e naquela de bancar as barreiras comerciais para a AS,nessa linha
o gov brasileiro vai dar o troco escolhendo outro concorrente,menos
a jaca francesa.Vamos de gripen ng.

grifo

me parece que a proposta francesa é a pior de todas em relação a transferencia de tecnologia, só apartir da 36ª unidade que ficaria interessante.

Caro rodrigo ds, este é mais um dos mitos do FX-2. No pedido de proposta (RFP) enviado aos concorrentes, a FAB deu instruções explícitas para que não fossem consideradas nas ofertas quaisquer encomendas além das 36 sendo solicitadas.

Robson Br

Antonio M disse:
6 de outubro de 2010 às 20:23

Quero deixar bem claro que não sou torcedor de caça.
Só emiti minha opinião sobre o fim do FX-2.

Na realidade, ou vai dar Rafale, ou vai dar nada, pois todos os últimos relatórios, inclusive da FAB, são favoráveis ao Rafale. “”Concordamos ou não””.
Para dar outro caça, vai ter que mudar todo o processo “”de novo””.

Quanto a Dassault……A França banca sua indústria, por isso, apesar de tudo, o Rafale está operacional. Enquanto o outro……a Suécia…quem sabe…um dia, se achar um trouxa, vira um protótipo.

Galileu

Zorann

Desde quando Fiesp e sindicato lá incomoda hoje em dia?? TODOS presidentes de sindicatos são filiados a partidos, logo são comprados!

Quanto ao FX

Concordo, suponhamos, suponhamos que não queiram mais o Rafail, sabe como é a França foi contra o GOD Amorin e Garcia, a melhor forma de dar uma rasteira nos francês e passar pro time do Tio Sam, seria esperar o proximo governo assumir.

raul

se a jaca voadora chegar aki , eu mudo de nome e me naturalizo americano

Edgar

Com essa, Jobim volta às suas atividades rotineiras, as quais, pelo menos uma vez por semana, deve constar o envio de previsões de conclusão/análise/entrega do FakeX-2, sempre, claro, contando com no mínimo 45 dias a mais do que o informado na semana anterior.

Pelas minhas contas, acho que esse é a 83ª promessa que ele fez. Ele tem até o dia 31/12 pra bater a meta adotada por toda Brasília nestes 8 anos, e fechar com 120 promessas. Por enquanto, está no caminho.

Sucesso, exmo. Ministro.

Biel

Esqueçam isso não vai sair esse ano

rodrigo ds

grifo disse:
6 de outubro de 2010 às 20:40

Grifo então é incorreto afirmar que as primeiras unidades do Rafale serão fabricadas na França, e depois viriam kits de montagens para as unidades seguintes e depois o indice de nacionalização aumentaria até que chegassem a 36ª unidade e após disso que ficaria interessante para o país se fossem adquiridas novas unidades, não tenho a fonte e nem sei mais aonde foi que tive essa informação, vc por acaso sabe se isso procede??!!

Baschera

Mas que dificuldade de se enterrar este cadáver…..

Ninguém quer o coitado…. então toma que é teu !!

Do jeito que a “gestão” Nj no MD está deixando as FFAAs, muito ao contrário das lorotas que se lê por aí, da propaganda,,,,o que está acontecendo é um verdadeiro crime de lesa pátria.

Até 2016…. só vai restar o GTE.

Sds.

Johan

Numa boa, mas acho que este blog renomado que é, não deveria dá mais atenção ao que este ministro fanfarrão fala. Toda semana é um novo prazo e já não fala coisa com coisa

kobi

olá pessoal,

desculpa a pergunta, mas qm a faz é um leigo… se o brasil escolher o rafale – e tudo indica q o fará, existe a possibilidade de se retrabalhar o aviao? digo, fazer uma versao mais “economica”, para facilitar a manutençao… uma versao q nao perca as caracteristicas de um caça de quarta geração, e q tivesse o custo beneficio aceitavel…
minha pergunta parte da premissa de q o rafale já esta escolhido, esperando apenas o momento favoravel para sua divulgação…

Baschera

kobi disse:
6 de outubro de 2010 às 21:09

Não.
Se vc modificar as principais caracteristicas, a dependendo do que, até mesmo as mínimas…… já será outro avião. Então vais ter que começar do zero….. e bancar um novo projeto.

Não é como um carro, que vc pode trocar o tipo do pneu e do aro ou pedir sem ar condicionado e sem travas elétricas para baratear…..

Melhor, então, comprar outro avião……

Sds.

marcos

Quem sabe .. em novembro … dezembro … depois fica pra depois do carnaval… depois das festas juninas … e assim vai … ja virou piada de mal gosto isso aí.
Enquanto isso nossos vizinhos que levam as coisas mais a sério estão se reequipando.

rodrigo ds

Recordar é viver

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/04/07/jobim-diz-que-fab-prefere-caca-frances-rafale.jhtm

Relendo é até engraçado, para não dizer cômico, vamos ver qual o próximo capítulo desse filme de terror ou comédia.

Gabriel T.

““O que queremos é capacitação nacional, não queremos (apenas) um avião”, justificou.”

Ou seja, o RAFALE dançou.

Zavva

Se existe a necessidade que sejam entregues o quanto antes os caças, então porque só receberemos em 2016 as primeiras unidades ?

Me parece certo que teremos caças “tampão”.

Leandro

Vai dar é F-5M…

Vader

Me acordem quando sair alguma notícia…

Vader

Augusto disse:
6 de outubro de 2010 às 19:12

Comentário bastante pertinente.

Sds.

Lucas

que coisa enrrolada , quando alguma coisa oficial chegar me chama

Vader

Ah sim, é o que sempre disse: se fosse para dar JACA, já teria dado há um ano atrás… E o NJ parece ter “afinado”, hehehehe… num chama mais caça de última geração de refrigerante, rsrsrs… Será que deram um “prestenção” nele??? Ahahahaha… Esse NJ é uma figura-alegórica… o maior troll que jamais passou pelo Min Def… vai entrar pra história como o maior embrulhão de todos os tempos… ___________________ E cadê o tal “insider” do Min Def, tal de Ouragan, que outro dia mesmo trolla… ops… afirmava, que o resultado sairia dia 07 de outubro????? 🙂 Uai, o cabra… Read more »

RtadeuR

Grifo acertou lá em cima.

Livre pensador

Não consigo entender,como um ser humano se presta a tanta patifaria ocupando um cargo de tanta responsabilidade.Ou é um débil mental ou totalmente desprovido de honestidade.O “Iluminado” sabemos que é desprovido de principios,mas o Jobim pensei que tinha berço.

Baschera

Vader,

Tô começando a achar que vai dar Tiririca com titular do próximo MD….. pelo menos vai fazer jus ao título ou a profissão.

Se chamarem o cara de paplhaço… tudo bem !!

KKKKKKKKK.

Sds.

Vader

Baschera disse:
6 de outubro de 2010 às 22:39

Bascha: pior do que tá… NUM FICA! 🙂

Augusto

Vader, o molusco não vai contra maré para que vai comprar briga com meio mundo só pela rainha de hangar? Por mais que se tenha algo contra eles, não seriam loucos de ficar pagando para ver num assunto serio!! Gente, os suecos ganharam quando fecharam com o prefeito certo, anunciaram as parcerias certas e se anteciparam no investimento. Enfim sairam do armario e com isso deixou o grupo que defende o caracu sem o que dizer. Então não tem tem teoria da conspiração, nem constipação, nem nada…..

Patriota

A resposta que todos querem saber agora……………… Pq a primeira aeronave ser entregue em 2016?????????????????? Nada justifica tamanha demora para entrega de uma aeronave. oppsssssssss alias, tem justificativa sim………GRIPEN NG. Alguém dúvida que ter uma SAAB no Brasil..montando em nosso quintal esta aeronave, nós iriamos de rafalete???Mais uma pista que vai dar Rafale. Nosso presidente não engoliu o que a França fez, após o Lula costurar um acordo pró irã.Sem falar dos comentarios jocos de certo ministro frances. Daqui a uns 4 anos podem apostar que estarão ja falando de um caça de 5a. geração e Rafale, somente na força… Read more »

Patriota

perdão onde consta mais uma pista que vai dar rafale……..leia-se vai dar gripen.
Perdão.

Patriota

Só para constar como nosso pais pensa pequeno. sempre falei pra entrar de peito aberto no programa russo do caça de 5a. geração.; Índia diz que pretende comprar de 200 a 250 PAK-FA (Da redação, 5 de outubro de 2010) A Força Aérea da Índia (FAI) ainda nem comemorou os seus 78 anos de existência mas já vislumbra a possibilidade de ver os primeiros dos mais de 200 jatos de combate stealth de 5ª geração, PAK-FA (Sukhoi T-50), voando nos céus do seu país em 2017, quando a FAI completará 85 anos de existência. “Nós vislumbramos a compra de 200… Read more »