Se Lula optar pelo Rafale, terá que justificar muito bem a escolha

150

Adriana Brandão

O suspense sobre a compra dos 36 caças para renovar a Força Aérea Brasileira marcou este ano eleitoral no Brasil. Três empresas estão na concorrência: a francesa Dassault com o Rafale, a sueca Saab com o Gripen e a americana Boeing com o F-18. Depois de muito adiar, o presidente Lula promete anunciar o vencedor da licitação logo após as eleições. Isso prova o temor de que a escolha pudesse interferir na campanha.
Há um ano, Lula chegou a declarar sua preferência pelos Rafale da França, país com quem o Brasil tem uma parceria estratégica no setor de defesa desde dezembro de 2008. Mas um relatório técnico da FAB, que vazou para a imprensa, aponta o sueco Gripen, muito mais barato, moderno e com melhor oferta de transferência de tecnologia, como a melhor alternativa.

“O relatório da Força Aérea Brasileira tem uma preocupação muito grande com os custos de manutenção dos aviões. Os Gripens tem um custo muito mais baixo de manutenção e de horas de voo. Isso significa, do ponto de vista da FAB, que ela terá condições de treinar um número muito maior de pilotos, por muito mais tempo”, avalia o professor Antônio Jorge Ramalho, especialista em defesa do Instituto de Relações Internacionais da UNB, Universidade de Brasília.

Parceria França-Brasil

O presidente Lula vai escolher, mas a conta do negócio de mais de 10 bilhões de reais será paga pelo seu sucessor. Se o presidente tomar uma decisão política, ele terá que justificar muito bem a escolha. “Não se sabe exatamente o que a França daria ao Brasil em troca desta escolha”, afirma o professor da UNB, acrescentando que o presidente Lula pode tomar esta decisão “desde que ele explique satisfatoriamente à sociedade o que se está recebendo em troca dessa concessão que parece, do ponto de vista técnico, tão absurda”.

A parceria estratégica entre a França e o Brasil já existe. Helicópteros e submarinos estão sendo construídos conjuntamente pelos dois países. Para o professor, não convém acentuar a dependência brasileira em relação à França no setor de defesa.

“O fato de ter deixado a decisão para depois das eleições evidencia que é um tema que se tornou sensível politicamente e que na visão do presidente, poderia dar munição à oposição”, estima Antônio Jorge Ramalho.

FONTE:Rádio França Internacional, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

150 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

“Se o presidente tomar uma decisão política, ele terá que justificar muito bem a escolha”.

Ô, bota justificativa nisso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vai ser a mãe de todas as justificativas.

[ ]s

robert

eu tb quero saber a “tal justificativa”

Alex

o Presidente por acaso tem capacidade de justificar uma compra dessa plenitude.

A-Bomb

Lula não vai ter uma tarefa fácil.
Vai ter que justificar o injustificável.

Só quero ver.

Inquiridor

O presidente tem todas as condições de justificar qualquer que seja sua escolha. Se Rafale, se Grippen, se Hornet… todos tem suas justificativas, basta escolher os paremetros. O resto é balela!!

Augusto

Pessoal queria propor a seguinte tese: Ao meu ver cada dia que se demora na solução do Fx-2 pior fica para o Rafale, qualquer que seja o proximo presidente pode cancelar a definição do atual presidente ________________

CARO AUGUSTO, POR MOTIVOS ÓBVIOS (PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES) SEU POST FOI EDITADO

FERNANDO

Olha vamos deixar esta m….. de lado e investir o dinheiro em parques aquaticos, acho que fica melhor. Se o presidente tiver que explicar, porque irá escolher tal caça, é melhor não explicar. Mesmo porque a maioria da nação, nao compreenderia nada mesmo!!!!!!! O que importa para a maioria do povo, se o RAFALE custa mais, o GRIPEN menos e o F18, bem sonho de consumo dos CUCARACHAS. Este FX2 virou palhaçada! Se o presidente tiver que explicar, entao, porque investir no programa espacial, basta comprar o produto feito dos ianques, é mais barato!!!! Vamos de RAFALE, porque não somos… Read more »

ZE

É óbvio que o Gripen NG é muito mais moderno do que o Rafale. Seus sistemas elétricos serão novos e terão uma reserva de 30% para eventuais upgrades. Seus computadores serão igualmente modernos, assim como os seus pods, sistemas de visão, Radar AESA… O Rafale, quanto à modernidade, só consegue igualar o Gripen NG em alguns ítens e só. Devemos atentar para a Lei de Moore. Desde a década de 70 que esta Lei se faz presente nos sistemas de informação. Ela per si já justificaria a afirmação que o Gripen NG é bem superior ao Rafale. Outra coisa importante:… Read more »

The-Tomcatter

Se ele souber oque é justificativa, estamos esperando por ela…

Giordani RS

Sei…ele vai ter de se justificar assim como fazem todos os demais políticos… Num país aonde os políticos colocam dinheiro na cueca e nas meias e mesmo com imagens negam tudo e fica por isso mesmo, por quê nesse caso sería diferente? Interessante, quero ver justificar R$14bi(por baixo, é só lembrar do PanAmericano…) com copa do mundo…o custo de aquisição com o Rafaele é algo que vai refletir e durar por no mínimo 30 anos, agora, copa do mundo, é por 30 dias… ***** “Augusto disse: 30 de setembro de 2010 às 10:01 Pessoal queria propor a seguinte tese: Ao… Read more »

Augusto

Só para vc ver a loucura hj o maior defensor politico do Gripen é um governista de São Paulo, isso excluindo os chamados “especialistas” sempre requisitados pela midia em geral ( que são ao meu ver inferiores aos comentaristas do blog).

Obs.: O maior defensor do F-18 é o embaixador dos EUA hehehehehehe

Augusto

Se precisar discutir mais o assunto prefiro que a FAB compre mais 200 A-29 e esqueça esse negocio de caças…… Alias acho que vai acabar acontecendo isso.

luiz otavio

Olá Augusto,

é apenas minha opinião, entendo o que disse____________________. sobre a justificativa do Lula, será qualquer abobrinha, depois ápenas nós lembraremos e acompanharemos os aviões parados pela falta de $$$$. aliás, tem aqui outro post de hoje com a República Tcheca fazendo 10.000 horas de vôo, duvido que a Fab com Rafales fará isso.

EDITADO

Edcreek

Olá,

Ele já esta justificado com mais de 75% de aprovação, e com ________________-
_________________________

mas ele já esta justificado…..

O resto é conversa a maiora gosta dele e pronto(não me incluam nessa).

Abraços,

COMENTÁRIO EDITADO

Roberto

Essa é a opinião é descabida,é mais fácil justificar a compra de um caça armado,que é superior ao gripen,que tem transferencia de tecnologia garantida com uma gama de fornecedores menor,do que sair pedindo licença a um grande número de empresas,o sistema de controle de combústivel desse caça é françês.
Espero que com a suposta aproximação da escolha do Rafale não acarrete áquela fase de ataque ao rafale que foi caracteristica do blog a um tempo atrás,inclusiva com aquela rícula postagem com uma foto do rafale derapando na grama.

Augusto

Giordani RS, o apelido da______________________! heheheheheheheheh
Essa é a pior ao meu ver, vai querer que a FAB use Pipas ecologicas e balões reciclaveis!!!!! hahahahahahahahahaha

COMENTÁRIO EDITADO.
PELA ENÉSIMA VEZ, CONTENHAM-SE. AS ELEIÇÕES SÃO DAQUI A ALGUNS DIAS E SOLICITAMOS NÃO UTILIZAR ESSE ESPAÇO PARA PROPAGANDA POLÍTICA. ESTÁ NAS REGRAS DO BLOG.

Sérgio Araújo

Eu gostaria de saber duas coisas, por falta de conhecimento:

– O Gripen NG é realmente superior ao Rafale?
– O Gripen NG por si só faz frente aos F16 e aos SU venezuelanos?

Desde já agradeço.
Caso as respostas sejam positivas e embasadas por uma pessoa que domine, a minha opinião é que o “Companheiro” está realmente em situação complicada para comprar o Rafale.

Augusto

Sobre a discussão das horas de voo e manutenção, acho que QUALQUER que seja o avião, a FAB precisa no minimo do triplo do orçamento atual para manter uma fronta de 120 aviões do tipo caça. Digo isso mesmo com o suposto mais barato (Gripen) pois eu estou pensando num custo superior ao F-5 e uma media de voo de 250 a 300 ano.

grifo

Caro Sérgio Araújo,

– O Gripen NG é realmente superior ao Rafale?

Segundo avaliação da FAB, sim.

– O Gripen NG por si só faz frente aos F16 e aos SU venezuelanos?

o Gripen NG é bem mais moderno que ambos, acho que no momento em que estiverem aqui serão os melhores caças da América do Sul.

Augusto

Sergio Araujo, um Gripen desenvolvido com a ajuda da embraer e FAB daria vantagem numa disputa com outros paises da america do sul. É claro que não é com 120 a 200 aviões que vamos conquistar o mundo (hahahaha) mas daria para manter e cuidar de nossas fronteiras. Para mim, o rafale, gripen e F- 18 são equivalentes em muitas coisas e qualquer um vai cumprir bem suas missões. A discussão maior são s custos de horas voo e manutenção para FAB e o acesso ao desenvolvimento nacional de partes do avião, aqui cabe um discussão pq o Brasil não… Read more »

Giordani RS

Augusto disse: 30 de setembro de 2010 às 10:15 Se precisar discutir mais o assunto prefiro que a FAB compre mais 200 A-29 e esqueça esse negocio de caças…… Alias acho que vai acabar acontecendo isso. Pois é Augusto, mas na guerra moderna, sem garantir o espaço aéreo sobre o campo de batalha, é impossível vencer… Aí a FAB se entope de A-29 e meia dúzia de Su-30 bolivariano varre a FAB da face da Terra…Duzentos A-29 seríam 200 alvos para os Su… Mas no vietnã, dirão uns, aonde os EUA detinham maior poder e capacidade aérea que o inimigo…ali,… Read more »

GBeck

Só acho bobagem essa história de que o resultado do FX2 atrapalhe a eleição, munição pra oposição e coisa e tal. Se até agora, com tudo que aconteceu no pais não fizeram nada, não vais ser com meia dúzia de caças que as pessoas vão se importar. Aliás, defesa é uma coisa que as pessoas não discutem. Acho que é só desculpa pra não decidir nada ou pior, decidir pelo Propinoplane. Desculpe o desabafo. Essa novela só encheu o saco e não decidiu nada faz pelo menos 12 anos!! Podem me criticar, mas se na primeira oportunidade tivessemos comprado os… Read more »

Cristiano GR

EQUIPE DE EDITORES: ESTÁ ACONTECENDO UM EVENTO ATÍPICO NOS CÉUS DO RS ESTA SEMANA. Meu irmão mora numa cidade que fica entre Santa Maria e Canoas, locais da duas bases aéreas do RS e operam respectivamente AMX e F-5. Ele me ligou hoje cedo por saber que me intero de assuntos relacionados as FAs e impressionado me relatou estar passando sobre a cidade um número sem igual de voos de AMX, F-5 e C-130 H. Perguntou se eu sabia de algo. Como uma das miaores fontes de informações que uso é o Blog e este não diz nada sobre os… Read more »

grifo

Enquanto isso, na Índia, a IAF escolheu o motor F-414 da GE para o Tejas Mk2:

http://livefist.blogspot.com/2010/09/this-is-huge-ge-f414-engine-lowest.html

São 100 motores, 20 entregues pela GE e o restante fabricado na própria Índia.

Pedro Mota

Acho que os mesmos (Rafales), serão comprados pelo Lula e aceitos pela FAB enfiados goela abaixo, e que posteriormente o MPF,TCU ou outro orgão poderá confrontá-los na justiça antes mesmo que se chegue a primeira eronave. Claro se daqui para lá não estiverem com os joelhos dobrados por este atual polítca de comendo pelas beiradas nós impomos uma ditadura disfarlada neste país de analfabetos e ávidos pelo bolsa-esmolas que só olham para o prórpio rabo sujo.

Abraços. Estamos caminhando para o abismo mais rápido do que imaginamos e saímos de nossos sofás para protestar por algo.

Augusto

Giordani RS vou dar minha opinião pessoal de uma pessoa com parentes na FAB. Apesar de muitas pessoas culparem a parte politica ( ministro da defesa e o presidente) acho que a FAB esta rachada sobre o tema: existe sim um grupo na FAB que apoia o caça francês, como existe uma turma que apoia o caça sueco mas existe uma turma maior ainda de receosos que acha que se reclamar muito fai ficar sem nada e que é melhor aceitar as migalhas dadas. É isso que percebo nas minhas conversas, faltou muito apoio da oposição ao projeto Gripen….

proside

Eu acho o unico problema do NG é que ele é muito “mirradinho”.

Humberto

Lua vai falar..Nunca neste pais, pré-sal, que como agora somos ouvidos, temos que estar melhor preparados etc etc.
No mais, ele vai se apegar no relatório do MD, lá estão os números, parametros utilizados, END etc.. Não é assim tão complicado justificar algo se não é obrigado a mostrar TODOS os números originais..
[]

Vader

Roberto disse: 30 de setembro de 2010 às 10:17 “que é superior ao gripen” “Superior” em quê? Tem radar AESA pronto? Tem GMTT/GMTI? Consegue fazer search and tracking de alvos mócveis em terra? Tem entrelaçamento de dados entre os modos ar/ar e ar/terra? “tem transferencia de tecnologia garantida” Ôôôôô… Que o diga a Helibrás e seus kits franceses de montagens de helicóptero… em 30 anos não produzimos sequer um parafuso… “o sistema de controle de combústivel desse caça é françês” E o sistema fly by wire do Rafale é americano… assim como os processadores centrais… fora o datalink… esse é… Read more »

Drcockroach

faltam APENAS 2 DIAS!!!!!!!!!!!

Para completar 1 ano que houve a entrega das propostas melhoradas p/ o FX-2, a BAFO (Best And Final Offer), pelo menos p/ dois concorrentes, um teve tratamento especial… 😡

No link o bolo p/ celebrar a data, presente do MD:

https://1.bp.blogspot.com/_BUosofPr3V4/SIVfAIMR40I/AAAAAAAAAYg/RdG8QqmmcYI/s1600-h/StupidCake.jpg

[]s!

P.S.: Bela materia.

Rafael

Amigos, certas questões são muito difíceis de serem defendidas, ainda mais quando se tem do outro lado posicionamento de técnicos, especialistas e principalmente PERITOS, e esse é o caso do FX-2. Se a FAB escolheu e optou na visão dela pelo Gripen ( e isso acho que ninguém duvida ou nega) é por que o Gripen é o que melhor satisfaz critérios de operação/manutenção dentre outros. Deveria existir uma lei no Brasil para impedir políticos de influenciarem em questões técnicas nas compras bélicas, a final isso é matéria de soberania, algo que vai muito além de governos…mas fazer o que… Read more »

Edu Nicácio

“ESTÁ ACONTECENDO UM EVENTO ATÍPICO NOS CÉUS DO RS ESTA SEMANA.”

Estranho, muito estranho…

Vader

No tópico: não vai ter de justificar pro povo, que não está nem aí pra p. nenhuma.

Vai ter de justificar pro Poder Judiciário.

E aí o buraco vai ser mais embaixo pra JACA…

Mas interessante ver que na UNB ainda se salvam alguns apartidários. Achei que eles já tinham sido extintos daquele madrassal…

Sds.

Leo

Duas questões importantes referentes a essa matéria:

1 – O Presidente não tem o dever nem necessidade alguma de explicar sua escolha, até porque muita coisa nem pode ser externada visto se tratar de conteúdo confidencial e estratégico para o País, não esqueçam que o que está em jogo é a defesa da nação.
2 – A suposta preferência da FAB pelo Gripen está direta e exclusivamente condicionada a custos operacionais do mesmo(e não a capacidades técnicas superiores), o que é normal para uma força que vive na “pindaíba financeira”.

sds.

Aurélio

Caro Grifo Em nenhum momento a FAB falou que o Gripen NG é superior ao Rafale ou ao SH. O que a FAB disse é que os três concorrentes atendem a necessidade da FAB. E , que a melhor proposta era a sueca. Se o problema é dinheiro o presidente Lula deveria ter dito: voces podem gastar até tal montante e comprem o que for possível e fim de papo! Mas me parece que o problema não é dinheiro: só se o pré-sal e o crescimento da nossa economia forem balela. Então parece haver uma birra entre o Juniti, que… Read more »

Vader

grifo disse:
30 de setembro de 2010 às 10:46

Enquanto isso, na Índia, a IAF escolheu o motor F-414 da GE para o Tejas Mk2

Ééééééé Grifo… Pois éééé…

Mas não tinha sido aqui mesmo que eu li as antiamericanas desvairadas dizendo que a GE F-414 iria ser preterida pela turbina da EADS?????

Que coisa né???

Mais uma pro Tio Sam. “Me passa o saco”, como diria Capitão Nascimento… 🙂

Cristiano GR

PARA ATUALIZAR :

PEÇO AOS EDITORES QUE LEIAM MEU COMENTÁRIO ANTERIOR.

Desculpa pelo assunto fora do tópico, mas é o tópico em evidência no momento e teremos uma resposta mais rápida.

NOTA DOS EDITORES:
CRISTIANO, O COMENTÁRIO JÁ FOI LIDO E AGRADECEMOS A INFORMAÇÃO.
LOGO QUE POSSÍVEL, O ASSUNTO SERÁ AVERIGUADO.

Giordani RS

Cristiano GR disse:
30 de setembro de 2010 às 10:45
EQUIPE DE EDITORES:
ESTÁ ACONTECENDO UM EVENTO ATÍPICO NOS CÉUS DO RS ESTA SEMANA.

Não será porque estão treinando para a CRUZEX?

Stiffler

Gripen NG.
Monoreator.Carga alar inferior.Carga paga inferior.Grande índice de sobressalentes extrangeiros (inclusive “lixo” francês).Desemprenho em vôô inferior ao Rafale.Quebra cabeça (frankenstein suéco).

O Rafale representa junto com o Eurofighter a vangarda tecnológica da aviação de combate na europa.O Gripen NG é claramente inferior (compare-o com o Mirage 2000, compare-o ao F-16).

Tanto o Rafale como o Eurofighter Typhoon são vetores projetados e concebidos por gente grande para gente grande, potências militares mundiais (o que é bom custa caro).Enquanto isso o Gripen é apanas mais um “volvo” …

Vader

Stiffler disse:
30 de setembro de 2010 às 11:09

“Enquanto isso o Gripen é apanas mais um “volvo”

Volvo, aquele carro que é o mais seguro do mundo? O mais confiável do mundo? Um dos melhores do mundo? 🙂

A-1

Eu só não entendi uma coisa, se esse assunto realmente marcou este ano eleitoral porque os candidatos não aproveitaram para falar do assunto . . .
Porque ficarem quietos . . .
Porque não aproveitaram isso em debates . . .
E uma confusão mesmo, sem precedentes,
mas Parabéns pela matéria, e bem oportuna.
abraço a todos

ZE

Notícia importantíssima que o Grifo deu aqui: É OFICIAL que o motor escolhido para equipar o Hal Tejas é o F-414 !!! Isso, por si, já dá uma ideia de quem vai ganhar o MMRCA na Índia. Serão 100/140 motores F-414 comprados. Vale lembrar que esses motores equipam o Super Hornet, Growler, Gripen NG. Já há 1080 motores F-414 produzidos até hoje (um dos maiores sucessos no mundo). Até 2013, mais 120 aviões serão entregues para a USnavy. Há as entregas para a Austrália. E agora 100/140 para os indianos. Trata-se de um motor com ESCALA inigualável. Como sabemos, cerca… Read more »

@wagner

Presidente Lula e o Ministro nelsom Jobim justificando a decisão pelo Rafale:
– Lula: Numa sei de nada !!

– Jobim: ” Veja bem, não posso falar muito a respeito… afinal, nunca fui piloto de caça !!”

Leo

A-1,

Esse assunto não marcou coisa alguma nesse ano eleitoral…. Não ouvi sequer um comentário dos candidatos sobre o FX2, provávelmente os mesmos sabem muito pouco sobre o programa. Defesa não arrenda votos nesse país.

Abraço

jakson almeida

A Russia “desceu a lenha” na Georgia em 2008.Então porque os gringos não correram em auxilio a Georgia?Talvez porque os russos tenham um dos melhores sistemas de defesa anti aérea do mundo(isso segundo a OTAN)nessa questão o caça é o de menos ,então o Brasil devia comprar o NG e investir pesado em sistemas de defesa anti aérea.

grifo

Mas não tinha sido aqui mesmo que eu li as antiamericanas desvairadas dizendo que a GE F-414 iria ser preterida pela turbina da EADS?????

Caro Vader, não se esqueça do nosso amigo “jornalista-insider”, que diz ser insider até na Índia, e que revelou em primeira mão que a F-414 tinha sido um fracasso nos testes em Leh com o Super Hornet.

Pelo jeito o “fracasso” foi tão grande que os indianos agora vão comprar 100 desses motores para os seus próprios caças. Mais uma bola fora para a coleção…

Mario Blaya

qualquer compra o presidente da republica vai justificar a escolha, ao afirmar que a compra do Rafale precisaria de ser bem justificado o blog quer dizer que seria uma escolha de risco?

O BLOG NÃO QUER DIZER NADA. A OPINIÃO DA MATÉRIA, BEM COMO A MATÉRIA EM SI NÃO SÃO DO BLOG. É APENAS UM CLIPPING.

Roberto

Senhor vader pelo que eu saiba o DATA LINK DO RAFALE É DA : Thales and Communication, Navigation, Identification (CNI) CNI suite Thales provides the full Communication, Navigation, Identification (CNI) suite – including voice communications, Tactical Data Link, landing and radio navigation systems and Identification Friend and Foe functions – onboard the Rafale. The digital radio transceivers allow the Rafale to manage plain voice, secure voice, data link and image transmission modes for Air-to-Air and Air-to-Surface communications in VHF and UHF bands. http://www.thalesgroup.com/Pages/NewsArticle.aspx?id=11665 Quanto ao FLY BY WAIRE,esse é desenvolvido pela Dassault senhor vader,tanto que o Dassault Falcon X7 OU… Read more »

Carlito

Na boa, desculpem-me pelo conteúdo “político” do comentário, mas todos os dias vemos estourando em nossas caras denúncias de corrupção em todas as esferas do governo, e nada acontece.

O governo poderá fazer o que bem entender sem sofrer um arranhão sequer.

Latino

Só aguardar para ver o Nelsom Jobim recebendo nacionalidade francesa …
E a chave da cidade de Paris ..

Que bola fora ……