Proposta ‘Tampão 2’ aparece também no exterior

O site húngaro HTKA divulgou hoje (27/09) uma nota sobre a visita do Ministro da Defesa Nelson Jobim aos Emirados Árabes Unidos. Conforme levantado também pelo Poder Aéreo, como “exercício de futurologia”, a mesma pode não estar relacionada somente à venda de alguns Super Tucanos e a eventual participação dos emirados no programa KC-390.

O site especula sobre a possibilidade dos caças Mirage 2000-9 da Força Aérea dos EAU “pousarem” no Brasil como parte do acordo aeroespacial entre os dois países, influenciando no resultado do programa F-X2.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro

Ihhh to sentindo que esses -9 vão pousar por aqui hein!
Se bem que entre os Rafales…e os -9 com um futuro 5º geração, eu sou mais os 60 M 2000-9 e quem sabe o Brasil num projeto de um caça de 5º geração ou adquirindo uns F-35!!!

Leo

Será que não seria uma cobertura ao gap de tempo entre a assinatura do contrato com a Dassault e a entrega do primeiro Rafale, ou mais um esquadrão de 2000 que está em gestação?
Abraços a todos.

Luis

Como dizia a garotinha da novela:

“É A TREVA!!!”

e parafrazeando aquela música do ratos de Porão, “Aids, Pop, Repressão”:

“AIDS, POP, POLÍTICOS BRASILEIROS,
O QUE QUE EU FIZ PARA MERECER ISSO?”

Ricardo_Mga

esses caças não cumprem a principal meta do FX-2 que é transferencia de tecnologia, compra de prateleira não interessa ao MD atualmente.

Giordani RS

“Onde há fumaça…há fogo…”
🙁 …

Carlos Augusto

A thurma aqui ia ficar mui alegre, e viva la France!

Vader

Ah Poggio, num quero nem saber, traduz ae meu! 🙂

zmun

É a mesmo foto do blog poder aereo. Por acaso teria sido o blog que enviou esse “furo” para os húngaros?

NOTA DOS EDITORES:
ERRADO QUANTO À PRIMEIRA AFIRMAÇÃO E RESPOSTA NÃO PARA A PERGUNTA.

jakson almeida

É M2000, é rafale comprado pela “Isto é quanto paga”,esse FX-2 ta mais e parecendo “samba do criolo doido”.

Luis Carlos

O que voçês preferem um M2000-9 tampão e um 5ª geração no futuro ou Rafale e ponto final por mais umas 4 decadas?

Eu prefiro os M2000-9 aqui e deixa os Rafales para o EAU.

Nelson Lima

Os nossos caçadores já aprenderam a pilotar o Mirage 2000.O Mirage 2000-9 seria um banho de água fria,bem moderno. No fundo seria adotar o FX1 para resolver o FX2.

skywalker

Olha, prá ser bem pragmático (isto é, pensando em resultados…): é menos pior receber os 2000-9, não tão distantes do Rafaleco e que ainda podem “dar um caldo” por algum tempo e desenvolver um caça quinta geração com forte participação das indústrias nacionais… isso porque, para operar um vetor caríssimo, com pouca capacidade de adaptação à nossa realidade e ainda ficar na mão da turma do croissant como é o caso da jaca, é melhor esperar um pouco mais (depois de já sermos craques nisso) e partir para um desenvolvimento soberano e adequado ao nosso contexto… Tá, não é a… Read more »

Nelson Lima

Ah,Jackson. Samba do criolo doido é politicamente incorreto,viu?

Bueno

Leo os EAU tambem terão este gap ate seu novo caça entra em operação. Imagino que eles não farão isto, passar os M2000-9 para o Brasil e ficar desprovidos de defesa, alem de um provável conflito no Ira. Como esta todos no campo da suposição, se em 2012 os EAU passarem os M2000-9 para o Brasil imagino que tem coisa bem melhor do que Rafale o sendo oferecido pelo EUA, neste caso so eles tem condições de oferecer um vetor melhor em um tempo menor. No oriente não economizam grana com armamentos, não é AL ou Brasil que vem capengando… Read more »

jakson almeida

Caro Nelson então vai la no Rio e diz para os sambistas, cuja maioria são negros, que eles estão politicamente incorretos.Caso você não saiba “Samba do criolo doido” é uma musica do grupo “Demônios da garoa” um dos maiores expoentes do samba brasileiro e escrita por Stanislaw Ponte Preta.Abaixo vai um link pra você conhecer a letra da musica.
http://letras.terra.com.br/demonios-da-garoa/45443/

NOTA DOS EDITORES:
QUE TAL VOLTAR O ASSUNTO PARA O SAMBA DO F-X2 DOIDO?

M1

Chuta que é macumba!

A-Bomb

Será que já podemos fazer um minuto de silêncio em memória do FX-2 ou ainda há esperança?

Vitor

On-Topic: Sei nao. Essa proposta. Essa suspeita. Nao podemos esquecer que o que mais pesa é a transferencia de tecnologia e independencia tecnologica. Porem nao podemos tambem ficar sem caças voando. Mas eu agosto da ideia de ter esses 60 Mirages. Ai acrescenta mais 120 do FX-2 e teremos uma força aerea bem numerosa com caças supersonicos em prontidao para realizar interceptacao em qualquer lugar do territorio brasileiro.

Off-Topic: Sobre a discussao ali emcima…. Mas continua politicamente incorreto. Deveria ser samba de afrodescendente doido. Reclame com os políticos. =p

Vitor

Ahhh complementando. Paises como Paquistao, India e China fazem uso de avioes tecnologicamente superiores junto com outros inferiores. Isso se deve a uma coisa que por mais tecnologia se tenha nao ha como vencer. Eh a guerra de saturaçao onde vc usa quantidade acima da qualidade.

Por mais avioes tecnologicamentes superios que vc tenha, apos o primeiro tiro ou deteccao, nao ha como derrubar mais cacas que a quantidade de missies que vc pode carregar e depois disso vc se torna um alvo.

Se eu tiver escrito besteira ou alguem nao concordar ou quiser acrescentar favor faze-lo. 🙂

joao

Eu assino em baixo desde que o Brasil faça parte de um projeto de um novo caça ( pak fa, gripen ng ) e só se vierem os 60!

paulo

Eu ficaria feliz com o tampão 2000-9 chegando já em 2011 com uma entrega final dos 60 em 2015. E uma parceria com a SAAB ou outra para desenvolver um de 5º geração.
Se o tampão sair a preço de banana como vários outros negócios que foram feitos, vale apena gastar esse dinheiro com um de 5º geração.

Soldier

Agora, quero ver. Se a FAB ficar com os -9 dos EAU gostaria de saber qual vai ser a explicação do Sr. Jobim sobre a tão decantada TT que ele sempre apregoa dizendo que o Brasil não é mais comprador de produtos de prateleira. Acredito que nem mesmo a França/Dassault desejam que o Brasil adquira o 2000-9. A França deixaria de vender o Rafale para o Brasil, o que não é interessante para a Dassault e o restante da industria aeroespacial da França. Seria melhor mesmo ficarmos com o GRIPEN NG e pronto. Seria um avião muito mais moderno que… Read more »

Cristovan

Não deixa d ser 1 opção! Mas, como existe um plano (ou deveria) d redução d custos, por padronização, essa opção ñ é viável. Já q, utilizaríamos dois tipos d caças 1 para Aeronáutica e outro para a Marinha. No próprio FX-2 existe 1 caça q pode vir a ter uma versão naval, contra 2 q já os tem. Pra quem quer se igualar com outras nações, ainda segue caminho d atraso. Sem esquecer q aquisição segue decisão política e ñ técnica! Adquirindo 1 aeronave pronta (msm sendo produzido ak), e ñ participando d 1 aeronave d geração nova (caso… Read more »

rodrigo ds

A pouca credibilidade brasileira indo para a lama, como diz o dapena “Me ajuda aí, pô !!!, Manda isso para a India e assim eles não precisam modernizar seus M2000 e que eles fiquem com os Rafales também”

Daniel Rosa

O Mirage 2000-9 é melhor que os Mirage 2000 operados pela FAB? É! A Embraer esta visando o mercado dos EAU, para uma eventual venda dos KC-390 e ST? Sim! Justifica-se então esta transação, se isso realmente tiver algum cunho de verdade, envolvendo uma troca? NÃO! Eles certamente voarão com o que há de melhor em matéria de avião turbo-hélice de treinamento, e cargueiro militar médio, mas e nossos caçadores? E os céus do Brasil? Até quando vamos ficar usando de paleativos, compras de ocasião? Já deixei claro que sou completamente contra! Isso não agrega em nada! Lembrem-se de nossos… Read more »

curvo

Caro

Luis Carlos disse:
27 de setembro de 2010 às 12:04
O que voçês preferem um M2000-9 tampão e um 5ª geração no futuro ou Rafale e ponto final por mais umas 4 decadas?

Prefiro F-18 S/H para entrega rápida e Gripen NG para mais para a frente, não é mix, é rapidez de entrega e complementariedade

Alex

agora entendi, o Brasil recebe uns produtos defasados, e os arabes vem aqui e compra meia dúzia de aviões, e de quebra deixa aqui uns brinquedos defasados….

HUM isso que é politiqueiras, mas isso É PURAMENTE OS NOSSOS OFICIAIS SENDO OMISSOS PARA ESSA VERGONHA.

hoje em dia esta faltando MILITAR DE VERDADE.

curvo

Tem francês que acha as nossas exportações um “LIXO” e porque c’os diabos, nós temos de aceitar os lixos deles ????

Sem chance !

Será por isto que eles estão pensando em fazer o anúncio somente depois das eleições ???

Se a proposta fosse realmente boa ou muito boa, já teria sido anunciado, até mesmo para promoção do GF, como não é querem divulgação somente após terem se consolidado no poder, 03/10/2010 um dia para definições !!!!

Gumpy

Gripen NG pra gastar um bocado $$$ no projeto…
Produzir e testar o primeiro protótipo sabe-se lá quando, e por um período de 6 anos e mais $$$ pra desembolsar!!!
Começar a produção lá pra 2020 e ser um caça inferior defasado.
E ser o Brasil seu único operador???
Quero caça pra agora, e não um novo AMX pra consumir milhões $$$ e se arrepender no futuro…
Preferiria mil vezes um F-16 Block 60 AESA agora !!!

Galileu

Tamo lascado

F***** la france!!

Pancho

Sinceramente, prefiro os 2000 – 9 agora + um possível 5ª geração daqui 15 anos do que só Rafale operando por uns 35 anos…

Yasser

Não vejo com maus olhos os “-9″… acho eles até certo ponto superiores aos Gripens. Claro que o ideal seria o Rafale ou o F-18…. mas se não tem “tu” … vai “tu” mesmo….

Se for para ter os 60 “-9” eu preferiria ter eles do que ter 36 Rafales sabendo que poucos voaram devido ao seu alto custo.

Lembrem-se que a preocupação da Força Aérea é voar e não ficar ostentando um belo avião sabendo que não tem condições de mante-lo.

Leo

Acredito que mesmo vindo esses Mirage para o Brasil o FX2 se concretizará. Só que provavelmente ficaremos somente nas 36 aeronaves.

sds

Latino

No fundo seria adotar o FX1 para resolver o FX2.

Essa foi otima .

Luiz Ricardo

Vocês acham mesmo que se esses -9 vierem pra cá o governo vai querer gastar comprando equipamento de 5° geração?

Parem de sonhar, vocês sabem como a coisa é “séria” por aqui.

Esdras

A compra faz algum sentido sim, porque os donos do 2000-9 podem pagar as compras de ST e C-390 usando os Miragens como forma de pagamento. Se é bom ou não faz total sentido.

Só para lembrar os 2000-9 é o Mirage mais avançado ja produzido e muito acima de qualquer coisa que temos aqui.
Creio que pelo menos uns 12 cairiam bem.

Colt

Poggio, Galante,
Uma pergunta aos editores.
Por que a repetição de matérias sobre o mesmo assunto (2000-9)?

NOTA DOS EDITORES:
NÃO SÃO REPETIÇÕES. SÃO COMPLEMENTARES, COMO SE PODE PERCEBER FACILMENTE LENDO OS TEXTOS
– A PRIMEIRA A SER PUBLICADA SUGERE UM EXERCÍCIO DE DISCUSSÃO SOBRE UMA CONJECTURA, BASEADA EM FATOS JÁ MOSTRADOS EM MATÉRIAS ANTERIORES, EM UM TEMA QUE DIVERSOS LEITORES JÁ DISCUTIAM.
– A SEGUNDA A SER PUBLICADA PARTE DO EXERCÍCIO PROPOSTO E DÁ A OPINIÃO DO BLOG
– E A TERCEIRA A SER PUBLICADA MOSTRA QUE O MESMO TEMA É TRATADO EM UM SITE DE OUTRO PAÍS.

Almeida

Re: paulo disse em 27 de setembro de 2010 às 12:53 “Eu ficaria feliz com o tampão 2000-9 chegando já em 2011 com uma entrega final dos 60 em 2015. E uma parceria com a SAAB ou outra para desenvolver um de 5º geração.” Esqueça essas datas, os Mirage 2000-9 só deixarão os céus dos EAU após a chegada dos Rafale F4 deles, o que ainda vai demorar um bocado. Uns 4 anos pro primeiro chegar, mais uns 4 anos (produzindo 15 unidades por ano) até o último. “Se o tampão sair a preço de banana como vários outros negócios… Read more »

X-nobe

Hehehehehehe

E ainda tem gente que acreditava nas chances do Gripen hehehehe, vai dar Rafale com certeza, se não der Rafale vai dar Mirage 2000 de tampão, se não der um vai dar o outro.
Chora gripenzada hehehehehehe…….

Carlos Augusto

O Mirage 2000\9 tem é que ficar no inventário do ministro da agricultura da França, que não gosta de lixo, ele poderia resolver esse problema para o sr. Nikolas Sarkozy.

Esdras

Só acho que independente da compra do Rafale temos que pensar e já está tarde na troca dos F-5 e para isso o projeto Gripen NG é uma oportunidade impar para esta substituição. Mas históricamente o brasil é especialista em perder boas oportunidades.

Carlos Augusto

Melhor x-nobe, é Rafale novo.

Regis Campos

Esses AeroLullas Rafales são como aquele carro já em fins de produção que o sujeito compra por uma fortuna para ver no dia seguinte a mesma loja vender o modelo mais novo e melhorado do mesmo carro. Melhor economizar agora com esses Peugeot´s do que comprar esses Renault´s pó-de-mico.

General

HTKA:vai veicular notícias ruins assim, lá no raio que os parta.

Mohamed Al Zaid

Até acredito que o Governo Federal vá adquirir os Mirages dos Emirados Árabes. Até porque, um avião como esse, equipado com os mísses da Fab, podem dar conta em uma hipotética guerra aqui na América do Sul. Com um número grande de aviões pode compensar a tecnologia de vizinhos que se armam com máquinas da Rússia e EUA. Só que o Brasil deveria ingressar em um projeto ambicioso de um avião de ponta e não fazer compra de prateleiras. Um vínculo com a Suécia para produzir um Gripen de 5ª geração não seria uma má ideia. Desde que construído aqui… Read more »

Leandro Requena

Não vejo a hora de falar: Descanse em paz FX2…

Sobre as matérias, acho bem provavel de acontecer. Pelo jeito vamos de “caça tampão” até 2030.

Mas pelo menos o Mirage 2000-9 é bem melhor que os F 5 “quase zero km” que iam comprar… hehehehe

Dai lá por 2030 compramos um caça de 5ª geração. Com entrega para 2040…

Justamente quando, provavelmente, os caças de 6ª geração já estarão sendo desenvolvidos.

Tudo graças aos nossos “gloriosos” políticos…
Que fase…

Galileu

Yasser
“Não vejo com maus olhos os “-9″… acho eles até certo ponto superiores aos Gripens”

Ahhh não, não………..Por isso vão por______________________, olha o nível dos malucos!!! Tamo lascado Brasil!

Alex
É o que eu sempre digo cadê os Gen. gordo atrás de uma mesa?? Governo após Governo vem ferrando as FFAA e eles não fazem nada, não será a gente que vai fazer.

Sinto MUITA falta dos militares estilo dos EUA, que fazem lobby junto dos senadores, joga sujo mesmo, o jogo da política, nossos Gen. de escrivaninha só sabem comer mesmo!

COMENTÁRIO EDITADO

LIMA

olha o avião não é ruim, mas tb não é bom, ou seja, nos dias de hoje compra-se uma aronave pensando num cronograma de serviço longo em termos tecnológicos, pro brasil não serve, porque? devido a falta de $$$$$$$$$$$$$$ se vier, acabou-se fx-2. Ou oferte esses aviões para o Ecuador, Argentina, ou Colombia!!! Se ninguém quiser a França que morra na praia!!!!! O problema não é nosso!!!!

Leandro

Pergunta, o “-9” é melhor quanto os nossos atuais M2000 e os nossos F-5M? Que armamentos usam? Qual o tipo do rada? Há de se lembrar do prazo de entrega, quando (hipoteticamente falando) essas aeronaves seriam entregues ao Brasil? Uma vez que o Rafale para os EAU não existem para pronta entrega! Por que o GAP realizado para substituir os M-III não foi o F-5M? Questiono isso pois sempre leio aqui o pessoal meter o malho no M-2000e principalmente alertarem sobre o “prazo de validade” do mesmo. Para fechar, essa opção de “-9” e entrada num futuro projeto de 5º… Read more »

Edu Nicácio

Como eu comentei antes, se vierem rápido, tipo 2012-2015, bem, que sejam bem vindos, contanto que a FAB tenha os recursos necessários para operá-los (voando pelo menos 180/200 horas por ano). Poderiam equipar facilmente Anápolis (24 caças), Manaus, Canoas e Natal (12 caças). Mas, como eu também mencionei antes, acredito que o país teria melhores opções a seguir: 1ª – Fecha-se o FX-2 com a Suécia (para fazermos 120 unidades), compra-se 60 F-18 do Tio Sam via FSM (fortalecendo as relações de ambos os países), e planeja-se a compra (mesmo de prateleira) de F-35A e C a partir de 2020-2022.… Read more »