A-1 em ação durante a ‘Operação Amazônia’

50

A Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com a Marinha e o Exército, realizou nesta semana, na Serra dos Tucanos, em Roraima, o lançamento real de seis Bombas Aeronáuticas de Fins Gerais (BAFG 460) como parte dos treinamentos programados durante a Operação Amazônia.

Presenciaram o treinamento os Comandantes da Marinha – representado pelo Almirante-de-Esquadra Umberto de Mendonça -, do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, que representou o Ministro da Defesa Nelson Jobim, além de oficiais-generais do alto-comando das três Forças.

Para viabilizar os lançamentos, a Força Aérea Componente mobilizou, além das três aeronaves A-1 do 1º/16º Grupo de Aviação, uma aeronave KC-130, que realizou o reabastecimento em voo dos caças e o transporte dos técnicos que acoplaram as bombas nas aeronaves.

Os lançamentos foram realizados com sucesso. As bombas, lançadas à media altura, em poucos segundos destruíram o alvo inimigo.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, afirmou estar satisfeito com os resultados apresentados pela operação conjunta, coordenada pelo Ministério da Defesa, além do desempenho apresentado pela FAB no exercício de lançamento real. “Apesar da FAB estar passando por uma fase de renovação de seus equipamentos, podemos ver hoje, nessa demonstração, a eficiência em que nossos militares vem empregando suas plataformas”, ressaltou.

A Operação Amazônia acontece até o dia 24 de setembro na região Norte do país, envolvendo a participação de mais de cinco mil militares da Marinha, Exército e Força Aérea unidos na defesa da Amazônia.

FONTE: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GBeck

Não consigo engolir estas nomenclaturas: Bombas Aeronáuticas de Fins Gerais (BAFG 460). Não tem nome melhor, não?? KISS !! Hehehehe. No mais, duas dessas por A-1. Beleza.

felipe alberto

GBeck disse:
23 de setembro de 2010 às 13:32

imagine então como será o nome das guiadas [risos]

Fabio ASC

Que poeirão…..

Qual seria o tamanho do alvo?

Alex

todas funcionaram…rsrrsrssr

Paulo

A foto mostra um relevo plano e uma vegetação rala, sem florestas. Propício para blindados sobre rodas ou esteiras. E para a agricultura, sem necessidade de desmate.
Os brasileiros precisam conhecer melhor o Brasil.

Livre pensador

O que sera que conversaram,Almirante,General e o Brigadeiro,longe de Brasilia.Tem gente se coçando.

GBeck

Felipe: mantendo o padrão, seria: BAGLFG – Bomba Aérea Guiada a Laser de Fins Gerais; código rádio BAGALF. Cada vez que o cara lança uma, sai na fonia: BAGALF !! (risos)

RL

Além das quiadas,

RL

Além das quiadas, fico imaginando o grau de eficiência que será atingido com o A-1 modernizado.

Empregando pods inteligentes ainda, mais as bombas quiadas e um radar eficiente.

Ai o bicho pega.

eduardo

Só no Brasil mesmo.
Lançar bombas é tão raro que quando aparece uma oportunidade precisam juntar todos os comandantes militares, mais um monte de oficiais dos estados-maiores.
Tão raro que vira notícia…
Desse jeito, imagino a proficiência das nossas forças armadas.
A que ponto chegamos…

A-1

Gente imagine no lançamento do nosso 1º submarino nuclear, vai esta até o papa para tal evento…. se for deste jeito….rsrs

Edu Nicácio

Fico imaginando essa planície enorme e quase sem árvores servindo de “celeiro” para a produção de bio-combustíveis…

No mais, parabéns às FFAA pela operação! Estamos de olho…

@wagner

Imaginem quando o Rafale disparar o primeiro sidewinder… nossa !!

GBeck

Tirando as brincadeiras, também tenho muita expectativa no emprego de armamento guiado (nacional ou não) nos A1 modernizados. Imagino o A1 com 2 tanques, 1 pod Litening no centerline, duas bombas guiadas, 2 A-Darter nas pontas de asa, somando com o radar de bordo, será uma nave que ainda prestará bons serviços no nosso TO. Sem esquecer a capacidade antinavio. Aguardemos.

Livre pensador

Os comandantes das FORÇAS ARMADAS se reunindo na distante Roraima só para assistir o lançamento de meia duzia de bombinhas obsoletas?É bom “alguém”abaixar a crista ou a COBRA vai FUMAR heheheheheheh´tem gente pondo a barba de molho.

Fabio ASC

Acredito que os Comandantes foram lá para acompanhar TODA a operação, e não apenas o lançamento, este seria sim, a cereja do bolo,

Giordani RS

Alguém tem fotos dos caças da FAB(pode ser Xavante mesmo ou Gloster Meteor… 🙁 ), lançando bombas, foguetes, mísseis ou disparando os canhões? Pode ser bomba de farinha mesmo…
É tão raro isso…

Giordani RS

Off toppic…mas nem tanto…

Tomara que tenha sido com um A-29!

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Mundo&newsID=a3050062.xml

O que será que o chavez fará agora? Qual será a desculpa para movimentar as tropas em direção a colômbia? É bolivarianos…temei! Mas o brabo é que eles vão se esconder para o lado de cá do tratado de Tordesilhas…

Marko

GBeck disse:
23 de setembro de 2010 às 15:30

Estou esperando essa cena tambem.

Fabio ASC

Giordano dê uma olhada no Forte, aqui da trilogia, já tem um post lá bombando sobre este assunto.

Abraços.

Thiago

Aos que nao saibam o norte RORAIMA ja tinha planicies muito antes da chegada dos protugueses, O solo é relatibamente pobre, como o da amazonia em geral, mas com as tecnicas adequadas pode sim ser usado para agricultura moderna.

PS: O motivo de tamanha divulgação nao é somente “o laçamento de bombas absoletas” mas sim da manobra realizada na região como o texto disse. O fato dos comandantes estarem lá ( ou representados) é devido a nova iniciativa de integrar a ação de nossas forças, ou seja o adestramento das tropas das tres forças lutando juntas ….

Almeida

Agora comparem este exercício com o realizado pela África do Sul em outro post. Lástima.

Pedro

Saiu mais caro para levar os comandantes e seus subalternos para verem o exercicio do que o combustivel e a munição dos aviões….

Brasil tem FA para 07 de Setembro e só!

Vader

@wagner disse:
23 de setembro de 2010 às 15:27

“Imaginem quando o Rafale disparar o primeiro sidewinder… nossa !!”

Rafale disparando sidewinder????????????

Geeeeeezzzzzz… 🙂

Billy

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, inspecionou, na terça-feira (21 SET10), no estado de Anzoátegui os hangares onde se realiza a manutenção dos aviões de combate multifunção SU-30MK2 …

Seal

É bom mesmo a FAB começar a gastar munição porque os caças de Chavez não estão “mortos!” rsrs Hugo Chavez visita centro de manutenção dos caças Sukhoi SU-30MkII,no norte da Venezuela. Nota: A aqusição de um sistema avançado de armas como o caça Sukhoi Su-30MK2 naõ é só a operação do avião e seus sistemas de sensores e empregos de armas. Por si só missões que requerem muito esforço financeiro e doutrinário. Mais importante é manutenir e garantir a cadeia logística, tanto da plataforma, como dos sensores, e dos armamentos. A atual situação do 24 caças Su-30MK2 operados pela Venezuela… Read more »

Giordani RS

Billy disse:
23 de setembro de 2010 às 17:25

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, inspecionou, na terça-feira (21 SET10), no estado de Anzoátegui os hangares onde se realiza a manutenção dos aviões de combate multifunção SU-30MK2 …

E…?

Klevston kstonboner

Nossa que medo…

Fabio ASC

Almeida o q vc quiz dizer com isso?

Que o de lá foi melhor?

Aff, basta ver, aqui na Trilogia, os exercícios que as FFAA vêm realizando, e, a cada um, a complexidade aumenta.

A única coisa que me chamou a atenção no exercício da AS foi sobre o Hawk “linkado” ao Gripen e a necessidade de vôos rasantes para espantar os bichos….

rodrigo ds

que bom!!!!

Flick

Colocação perfeita do Eduardo.
É de se ficar pasmo que uma operçaão para lançamento de bombas reais seja motivo de tanta pompa….absurdo!!!

Creio que fizeram isso só porque a validade das mesmas estava às portas.

Vitor

Parabens a FAB por mais uma operacao bem sucedida. Por mais que falem mal dos nossos meios aeronauticos se uma bomba daquela cair na cabeça de qualquer um é morte na certa. Olha a altura daquele cogumelo de poeira!

ALDO GHISOLFI

Não vejo nenhuma mensagem enviada ao Chávez, que não nos ameaça em nada; nem tem cacife! OXALÁ esteja vendo a intenção de mostrar a capacidade das FFAA em manter a União, no caso de se concretizar o que venho vendo com maus olhos: a criação política de um enclave indígena no norte do País. Está tudo pronto para isso e, a mensagem diz que, quem lança 6 bombas burras com a eficiência demonstrada, pode lançar 60 bombas burras com mais eficiência ainda. A velocidade demonstrada pelos efetivos foi excelente e não é coisa nova. A tropa que se movimentou pode… Read more »

Livre pensador

Que chavez que nada as Forças Armadas estão cgdo e andando pro chavez o negocio é mais embaixo,é recado pra por ordem na casa.

Sagran Carvalho

Boa noticia….quanto ao bufão Chaves…nada do mesmo, nem novidades!!! Nossas FA temem o Chaves tanto quanto um cao teme linguiça….não assusta em nada.
Agora, que em Brasilia algumas orelhas aderam…..tenho certeza!!!!
Sempre Brasil!!!!

felipe alberto

AI com REVO usando BAFG
cuidado chaves

Fabio

Fico impressionado com a quantidade de “analfabeto militar” dando pitaco no blog sem entender “bulhufa” do que esta falando. O mínimo que se espera é que antes de algum comentário, seja feita uma pesquisinha básica para compreender o mínimo sobre determinado assunto. Os Comandantes Militares estão presentes em todas grandes operações militares! isso é uma rotina!! e na grande maioria das operações combinadas o Ministro da Defesa também se faz presente. Mas tem “analfabeto militar” que acha que cada vez que um pelotão/esquadrão (pequenas unidades) realiza algum tipo de treinamento, o Comandante da Força tem que estar presente…é brincadeira! Quanto… Read more »

DrEngAir

Quero ver o A1 modernizado. Será que vão tentar modernizar o A4?

[]’s

Almeida

Re: Fabio ASC disse em 23 de setembro de 2010 às 18:10

Quis dizer que aqui chamam de exercício conjunto uma manobra praticamente exclusiva da FAB só porque os comandantes das 3 Forças estão presentes. E também pela diferença dos meios e tecnologias empregados pelos sulafricanos e brasileiros.

Quanto ao exercício em si, mais uma vez a FAB demonstra sua prontidão e aptidão, apesar da penúria no qual foi deixada. Isso só deixa claro um fato incontestável: nosso maior elemento dissuasor são nossos soldados. Nosso mais eficaz sistema de defesa é nosso material humano e seu treinamento.

Almeida

Re: Fabio disse em 23 de setembro de 2010 às 20:01

Primeiramente, aprenda corretamente sua língua pátria antes de chamar alguém de analfabeto;

Segundo, dizer que lançar bombas de exercício e bombas reais, quentes, exige o mesmo planejamento foi a maior ignorância militar que eu já li nesse blog. Seja humilde e estude mais também antes de criticar os demais.

Não encare como ofensa, mas como crítica construtiva.

NOTA DOS EDITORES:
É COMPLICADO COBRAR HUMILDADE E, AO MESMO TEMPO, DAR UMA ORDEM.
MESMA SUGESTÃO DADA AO OUTRO LEITOR: DÁ PRA MANEIRAR UM POUCO?

Adhelfi_zerouno

Não entendo esse povo, quando não sai noticia de exercíco reclama, quando sai reclama. Não veêm que essa ação foi só uma parte da manobra chamada “operação amazônia” e fica se apegando a pequenos detalhes. arrêgo… concordo com o Fábio, é muito analfabeto militar por aqui a dá pitaco sem eira e nem beira.

NOTA DOS EDITORES.
QUE TAL ENTÃO AJUDAR, COM PACIÊNCIA E BOA VONTADE?

Aldo Ghisolfi

É! Almeida tem razão, inclusive quanto à redação do texto. Escrever correto (ao menos tentar) é dever de nacionalidade e patriotismo.

Marcelo M

Nossa, como foi dito acima, criticam por criticar…. A Operação Amazônia esta sendo feita pelas 3 forças, são mais de uma semana de exercícios, abrange uma área próxima as nossas fronteiras com Colômbia e Venezuela, envolve patrulhamento fluvial, lançamento de PQDs, etc, etc, etc Os comandantes das forças não estavam lá para ver apenas “lançamentos de bombas”, façam-me o favor. Em qualquer exercício, o uso de armamento real é sempre o ponto alto, daí provavelmente a presença dos comandantes neste lançamento, apenas isso. Não está se valorizando o lançamento, esta se observando uma parte de um exercício muito maior. A… Read more »

Fabio

Resposta a Almeida

A nossa diferença meu amigo é que tudo que eu escrevi foi baseado em experiencia pessoal, ou seja, estou escrevendo sobre algo que eu já fiz ou participei do planejamento.

O planejamento e execução de uma operação envolvendo munição real ou munição de exercício é exatamente igual!!!!, porém as medidas de segurança e coordenação no momento da utilização de munições reais É CLARO que são muito maiores!!!

…sem mais…

NOTA DOS EDITORES: À PARTE A DISCUSSÃO TÉCNICA, ESPERAMOS QUE OS ATRITOS PESSOAIS CESSEM, OK?

Sérgio

Link do exercício na Amazonia:
http://www.amazonia.defesa.mil.br/

DrEngAir

No link tem o vídeo do lançamento. (só informando)

Rodrigo

Fabio disse:
24 de setembro de 2010 às 10:42

Permitam-me a intromissão na discussão de vocês..

Acredito que o que os colegas queriam dizer é o qual este tipo de exercício não é algo corriqueiro para a Força e não só para a FAB.

Você que trabalhou no planejamento, sabe o quanto ele é detalhado, passado e repassado, antes e depois do exercício, pois além dos requisitos de segurança ele precisa ter o melhor aproveitamento possível e vai ser usado como exemplo por muito tempo depois.

Marcelo M

Peço desculpas aos editores pelo indice apontado….
Realmente não reflete a realidade do blog….
Sinceras desculpas
MM

NOTA DOS EDITORES:
NÃO PRECISA SE DESCULPAR, APENAS EXPRESSAMOS A DISCORDÂNCIA A RESPEITO.

Almeida

Direito de resposta: So me senti no meu direito de responder um comentario com erros de portugues grosseiros chamando os demais colegas de blog, muitos de nos civis, de analfabetos militares. Achei no minimo ironico. Todos tem o direito de errar e ate mesmo ofender os outros sem querer, mas podem acabar ouvindo verdades desconfortaveis de volta. Sem atritos pessoais, na verdade nem conheço o leitor Fabio e nada tenho contra ele, apenas contra um post infeliz dele. Voltando ao nivel cordial de discordancia construtiva: Tambem costumo escrever sobre minha experiencia pessoal, sou oficial FN reformado e atualmente trabalho na… Read more »

SantaCatarinaBR

SantaCatarinaBR

Reportagens que resumem a “Operação Amazônia”, com belas fotos da operação no minuto final do vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=IaNL0_68ESs