quinta-feira, agosto 5, 2021

Gripen para o Brasil

Com adiamento sobre caças, Brasil ‘brinca com os nervos’ da França, diz ‘Le Monde’

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Daniela Fernandes – De Paris para a BBC Brasil

O jornal francês Le Monde diz em sua edição desta sexta-feira que o governo brasileiro está “brincando com o nervos” da França ao adiar o anúncio sobre a compra de caças, que vem sendo prometido há meses.

O Rafale francês, fabricado pela Dassault, disputa a licitação para a venda de 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) com o Gripen NG, da sueca Saab, e o F-18 Super Hornet da americana Boeing, em um negócio estimado em pelo menos US$ 6 bilhões.

Na terça-feira, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou que a decisão sobre os caças será anunciada logo depois das eleições.

“Há meses o governo brasileiro brinca com os nervos das autoridades e industriais franceses ao demorar para dar sua resposta” sobre o negócio bilionário, disse o jornal.

Estratégia

O artigo de capa do Le Monde diz que o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva decidiu adiar várias decisões importantes para não prejudicar a candidatura de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais.

“Nada deve vir perturbar a marcha triunfal de Dilma Rousseff em direção ao poder supremo na eleição presidencial de outubro”, diz, acrescentando que o presidente Lula, preocupado em “não causar nenhum embaraço, por menor que seja, à sua herdeira política, tomou o cuidado de deixar dormindo vários dossiês sensíveis”.

Segundo o jornal, resta ao governo francês, diante do silêncio brasileiro, reafirmar periodicamente sua “confiança” em relação à vitória na licitação, lembrando que Lula e o ministro Jobim já expressaram sua preferência pelo Rafale.

Outro assunto polêmico que Lula preferiu adiar é o caso de Cesare Battisti, escreve o Le Monde, afirmando que Lula é contrário à extradição do ativista italiano, já autorizada pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro.

O jornal afirma que Lula “não quer dar à oposição a oportunidade para utilizar esses assuntos e causar dificuldades para Dilma Rousseff”.Mas o diário francês escreve que Dilma, “herdeira política de Lula”, está protegida, em razão das pesquisas de opinião, de qualquer má surpresa.”Ela pode esperar vencer já no primeiro turno, com mais de 50% dos votos”, diz o Le Monde.

FONTE: BBC Brasil FOTO: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

NOTA DO EDITOR: apesar do assunto obviamente levar a discussão para a política, solicitamos aos leitores que debatam a notícia sem fazer propaganda política, conforme as regras do blog.

- Advertisement -

61 Comments

Subscribe
Notify of
guest
61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
R Bonfim

Nervos deles e nossos tbm né……
pq eu mesmo ja nem quero saber…rsrsrs

abraço a tds

Latino

Eles que esperem sentados ….
Não precisamos de pressa para fazer um mal negoçio ;;

Tão doidos para salvarmos a ASSALT !!!

robert

tomara que eles fiquem com mais nervos ainda depois da escolha.

que seja ou NG ou Hornet, mas Rafale…. pelo amor… é bucha!

grifo

Sugiro um chá de maracujina para os acalmar os “nervos” franceses. E um travesseirinho quente para depois do anúncio.

Pegasus

Qual é o problema de brincar com os nervos deles agora se eles vão brincar com nosso dinheiro depois?.

M1

Bom, eu sempre achei que o comprador é quem decide quando comprar e se vai comprar.

Que negócio é esse de eles ficarem apressando as coisas, quem espera 12 anos espera mais 1 mês, fim do primeiro semestre, começo do segundo semestre, final do segundo semestre … e por ai vai… depois do natal, depois do ano novo, depois do canarval, depois …. depois…. depois dos dia dos namorados, dia do orgulho gay, mas certamente será anunciado no dia primeiro de abril de qualquer ano… e por ai vai….

General

“O jornal francês Le Monde diz em sua edição desta sexta-feira que o governo brasileiro está “brincando com o nervos” da França ao adiar o anúncio sobre a compra de caças, que vem sendo prometido há meses.”

E com os nervos dos brasileiros?Há quanto tempo o governo está brincando?Esses jornalistas do Le Monde deveriam ter nascido no Brasil”pra ver o que é bom pra tosse”

Fábio

A compra dessas aeronaves envolve política e política da grossa!
Política é jogo de xadrez, principalmente política internacional!
O presidente Lula pode surpreender e fechar acordo para o f-18.
Quem sabe?
Acontecem coisas incríveis nesse jogo!
Quem viver verá!
O presidente Obama prometeu, inclusive, mudar a legislação para facilitar a transferência de tecnologia para ficar do jeito que o governo brasileiro quer, inclusive a FAB, lembram?
Na semana que passou, algumas autoridades dos EUA e o ex-presidente Bush estiveram por aqui!
Pode ter havido algum acordo, quem saberá?
Brasil, sempre!

proside

Tenho absoluta certeza que vai vim o f-18 para a FAB!

Michel Lineker

Não sei porque tão nervosinha o governo falou que o Rafale era o preferido dele, e não que iría compra-lo!
Mas é normal eles acreditarem no governo eles não moram aqui.

Biel

KKKKKKKKKK que os franceses tomem maracujina pq pelo jeito vai demorar mais alguns anos . ( já perdi a fé )

Esperar é ruim né ?!

Tamo nessa a 12 anos rsrsrsrsrs

Nick

Se não anunciar após as eleições, os franceses podem voltar para casa.

[]’s

André

Boa observação, General
Sds a todos

Galileu

hahahah vão desenvolver um tumor, porque vai demorarrr………………….

Falando sobre política, parece que não teremos oposição caso o PT vença, pois me parece que o Governo terá maioria folgada.

Sinceramente não acho que o pais tem a perder, pois pra mim não existe direita e esquerda no brasil, o $$$$$$$$$ compra todos lados ahahha

Tiago Marchy

Na minha opinião, o acordo já foi fechado com a França, e devido as eleições só será divulgado depois. As autoridades Francesas já devem ter conhecimento, mas a mídia é igual em tudo que é lugar. lembram do “assento injetável”? uhsauhasuhsa

Sérgio Araújo

Podemos não ser um País sério, mas não somos Burros. Nossos interesses estão em primeiro lugar.

Sérgio Araújo

Não sei por que motivo, mas tenho quase certeza que esses franceses vão cair do cavalo.

eduser

Engraçado:Porque nao cancelam esse fx2 e iniciam um fx3 p/ caças de 5geraçao , nao sai mais barato que o rafale f3 do jeito que ta?ou entram no gripen ng, e iniciam o fx3 5geraçao ai sim ficaria bom demais nao é mesmo?.eles que esperem,quem nao fez o dever de casa ao longo de tds esses anos c/ vendas e pos venda logistica pos vendas p/ o justamente eles que faziam e aconteciam conosco {comprador}[{ miragem III e tbm os miragem 2000,}]agora tao se apertando com os nervos a flor da pele que tratem de tomar maracugina,se dependesse de mim… Read more »

Djalma L. A.

Chega dessa novela !

O que o governo tem contra adquirirmos um lote de 36 unidades do F-16 Block 50/52 ?
Para uma economia emergente e um país “quase” sério, tá bom demais os F-16.

abç

Colt

1º. No post, o jornal especula, nada mais. Isso não é notícia. 2º. Todo órgão de imprensa, precisa encher as páginas para poder manter os leitores presos ao hábito de lê-los. 3º “Há meses o governo brasileiro brinca com os nervos das autoridades e industriais franceses ao demorar para dar sua resposta” sobre o negócio bilionário, disse o jornal. (no site G1) – É óbvio que o governo brasileiro não brinca com esse assunto. Mais claro ainda, o jornal precisa por assunto nas suas páginas, precisa chamar o leitor. Após manter um número suficiente de vendagem em bancas ou de… Read more »

rodrigo ds

Hummm!!!! os franceses estão doidos para pegar o nossso dimdim, aqui não jacaré!!!!

Vitor

Ue, mas ja compramos os submarinos deles. Qual o problema de enrolar um pouco os avioes? Eles tambem querem tudo de mao beijada ne.

Sopa

Vai ser anunciado a compra depois das eleições, o novo presidente(a) será obrigado a decidir qual caça comprar, isso já é lei, ou uma simples escolha ?

Quem pode me responder ?

Acho que for uma livre escolha…vamos continuar com nossos grandes vetores !!

sDs,

Sopa

Teste!!

marcos

cade o vader pra desce o cacete nos francesses…
kakakakakaka…

Alex

olha isso é muito serio, em dois aspecto um, esta chamando o governo brasileiro de bobão que não honra o combinado, ou dois é uma imposição, assina logo o combinado.

acho que é o numero dois, isso é UMA LETRA.

Gabriel T.

Se vocês esperam por RAFALES, esqueçam. Com o retardo da decisão, que tinha ser feita ano passado, não há mais como o Brasil comprar o RAFALE. Agora a pressão por parte da Dassault e governo francês, que até agora estava nula, vai começar a aparecer. Vamos ver como o NJ vai dar conta dessa situação.

eduser

eles nao nos deram uma pos vendas a altura da fab.sempre deixaram a desejar no pos vendas ;compramos os avioes mirragem III e os mirragem 2000 e o pos vendas ficaram a desejar,ñ nos deixaram saudades.mas como o negocio foi p/ a esfera politica, depende ainda mais de quem nao entende de aviaçao militar que sao os politicos,o que é uma pena.no que dependesse da fab.o negocio c/ os frances nao saia [ou nao sai].

Eduardo

Maracugina neles!!!!!!

Francisco de Bem

Como tudo em política essa história é cheia de promessas não cumpridas…
A França prometeu apoio à política externa brasileira…
O Brasil prometeu muitas compras militares…
O Brasil começou a cumprir sua parte
A França deu pra trás…
O Rafale dançou…
E o Gripen vem aí
olê olê olá

A França vai ter que se contentar com o que já conseguiu e lutar para conseguir uma venda externa do Rafale em outras bandas.

ALDO GHISOLFI

Continuo sem entender o motivo do FX. A MB e o EB compram o que precisam comprar, direto, curto e grosso; só a FAB é que está com essa licitação deslocada e ridícula. Se não existir algo muito sério e de importância tal que ainda não foi publicizada, seguramente é malandragem para engrupir os que votam com a imagem criada de que temos um grande líder preocupado com nossos vetores aéreos. Não acredito mais nesse povo!

Klevston

Estou sentado esperando, porque em pé vou cansar.

Jacubão

Eles que se lasquem de esperar e que a DASSAULT também. Estão querendo empurrar um 4ª++ na nossa bun… com preço de 5ª geração.

Groo

Brincar com assuntos de defesa é com a gente mesmo!

Cláudio

Poderiamos responder ao “Jornal Francês Le Monde” que se eles estão do jeito que dizem, podem ter certeza que nós (brasileiros) estamos em pior estado.

Agora, vocês querem ver os Empresários Franceses infartarem, é dizer que deu 2º Turmo para Presidente aqui no Brasil. Os Franceses vão arremeçar as Turbinas do Rafale em nós…kkkkkkkkk é brincadeira, é que não dá para segurar….kkkkkkk

Se o Lula o Jobim tiverem que visitar a França por esses dias, vão dar pimenta francesa para ele comerem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é brincadeira, é lógico…

juggerbr

Será que a Boeing e a Saab também estão nervosos?
Duvido que Obama tenha perdido seu sono com isso… assim como os suecos.
Alguém aqui chama o Rafale de Jaca, pois essa notícia nos dá exatamente este angulo… o freguês burro está adiando a compra das jacas, deixando o feirante espertalhão com o coração na mão…

dieter91360

Pobre dos que levem a sério qualquer coisa que declarem os politicos palhaços do Brasil. Depois das eleições vão declarar que sai depois da posse,depois do primeiro semestre do novo governo,etc e etc. Eu já coloquei a conclusão do FX-2 na mesma categoria dos OVNIS e do assassinato de John F Kennedy. É um assunto bom pra passar o tempo,ou exercitar a mente. Mais nada.Ministério Da Defesa? No Brasil? Só pode ser piada,mesmo. Daqui a pouco o Brasil com seus F-5 estará no último lugar no continente.

joel

A bem da verdade a brincadeira é com a defesa do nosso espaço aereo
seja rafale grippen ou super hornet,

Precisamos dos caças pra ontem. Nada adianta dizer que o Brasil tem riquezas no pre sal, pleitear junto a ONU o aumento da ZEE da plataforma continental

E a pratica ser dissociado do discurso

Ja passou o tempo de parecer tecnico e tudo mais ou o fx 2 sera vencido pelo cansaco…

joel

Só mais um adendo A França nos apoiava em relação a vaga no CS da ONU que o Brasil tanto sonha, só que apoiar a politica externa do brasil com relação ao Mahmoud Ahmadinejad não tem como, nem aqui a postura do nosso governo é unanimindade e todos sabemos que a França faz parte da OTAN Os franceses deviam estudar historia é ver o que o General De Gaulle disse sobre o Brasil antes de qualquer coisa. Cada dia que passa a escolha fica menos “técnica”, seja qual for o vencedor. Vamos ver quanto tempo a rainha da suecia vai… Read more »

Drcockroach

O Nosso Guia deve ser muito divertido p/ conversar (________________________) Agora comparou os EUA a um “Elefante borrado com medo do rato (Brasil)”… http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/09/08/lula-compara-eua-um-elefante-que-se-borra-de-medo-de-rato-917581119.asp Isto por causa dos subsidios. Mas os subsidios Franceses sao + que o dobro dos norte-americanos:http://www.oecd.org/dataoecd/17/0/45539870.pdf http://www.economist.com/node/16886442?story_id=16886442&CFID=141894484&CFTOKEN=61872433 USA: 12%; UE (franca acima da media): 29% Qual eh o bichos que usamos aqui entao? Mico? macaco preguica?… A verdade que o tamanho das reservas em dolares do Brasil jah sao um problema, queimar alguns bilhoes em aquisicao de equip. militares ateh ajuda a segurar a excessiva valorizacao do real. Jah as verbas de custeio das FFAAs vem… Read more »

ZE

Adendo por adento, aí vai mais um: A Repúbica Francesa assinou um Termo de Parceria Estratégica com a República Federativa do Brasil. Neste Termo, há direitos e deveres para ambos os Atores !!!!!!!!!!!! No acordo, o Brasil se prontifica a comprar material militar francês, dentre outras coisas (o que foi cumprido). Também neste acordo a França se compromete a dar o seu apóio inequívoco ao Brasil no Conselho de Segurança da ONU, como podemos ver no texto do Acordo abaixo: “I – Diálogo político e governança internacional O Brasil e a França reafirmam seu apego ao papel fundamental das Nações… Read more »

Flavio Tartosse

Tenho uma fonte que os militares andaram convencendo importantes integrantes +___________e o RAFALE nao é o caça ideal para o país. Segundo a mesma fonte, a maior impecilho para a vitoria nessa licitacao para o concorrente é o próprio Ministro Nelson Jobim que vem forçando uma vitoria dos Franceses… Esperar pra ver… Tou achando que nao sai esse ano, ano que vem com________________nao vai dar Rafale… Só espero que nao ficamos sem um vencedor por muitos anos, pois esses cacas vao demorar muito ainda pra serem construidos para o Brasil, etc…. Nao é igual carro que compra e já tao… Read more »

Ricardo GF

Apesar de ter inicialmente apoiado a “decisão” pelos Rafales, o Governo brasileiro percebe que Sarkozy não é suficientemente confiável em suas intenções geopolíticas de apoio ao Brasil (já que a própria França tem medo de perder poder no cenário mundial frente aos emergentes). A decepção é CLARA e a resposta chegará depois da presumida vitória de Dilma. Neste quesito, a Suécia é muito mais “neutra” e inofensiva no que concerne aos objetivos brasileiros de liderança natural do Hemisfério Sul. Vê-se ainda uma certa distensão nas nossas relações com os EUA, o que pode conduzir a uma compra de prateleira dos… Read more »

Daniel Rosa

Bem, acho melhor então eles tomarem muito chá, ouvir musicas zem… pq vou ficar torcendo para que nosso Exmo, Dignissimo, extremamente inteligente presidente da República, senhor (______________) Lula, anuncie o Gripen, que estará mais dentro da nossa realidade econômica. Os franceses fizeram piadas com o KC-390… carrinho de mão! São 4 nações potencialmente ricas que estão quebrando o chifre no “Eurocargueiro”, os preços estão só subindo, problemas técnicos a todo instante. Um fulano lá teve a coragem de dizer: ” a Embraer tem que aprender como se faz um avião cargueiro. Eles (a Embraer) estão pensando que é fácil assim!… Read more »

Antonio M

Ler antes a notícia sobre o KF-X coreano e essa agora. é dar desgosto…..

joel

Nossa Zé
Do jeito que vc falou parece que a França importa menos de nós do que a Suécia, é isso mesmo? A Suécia seria por acaso o único pais europeu que não tem barreiras protecionistas que impede que vendamos nossos pordutos mesmo ?
Bom saber que essa poderosa economia Sueca não tem barreiras e é nossa única amiga no continente europeu.
A postura do governo a brasileiro é a seguinte a gente espera ou a Dassault ou a Saab pedirem concordata e anunciamos o vencedor.
Abraços.

Biel

Engraçado que só os franceses tão apressados e enchendo o saco O acordo estratégico foi só pra inglês ver , todo mundo sabe que eles são caloteiros ( são menos confiáveis que os bolivarianos ). A helibrás continua a apenas montar kits vindos da Europa e não acredito que dessa vez vá ser muito diferente. O Gripen é um projeto promissor , mas devemos ver que grande parte dos componentes do avião não são suecos oq prejudica a parte da transferência de tecnologia ( X da questão) Vantagens do F-18 SH 1-Radar AESA pronto 2- O congresso americano liberou a… Read more »

J. Claro

Um chazinho de capim santo pros Franceses se acalmarem. O pior de tudo é se der Gripen, aí eles enfartam

Andre

seria óptimo, mas como o colega que está no governo, vai preferir encher os bolsos dos gauleses do que admitir que a proposta ianque é a melhor… não é que eles gostem dos franceses, eles gostam é de odiar norte-americanos… birra pessoal.

joel

esse negocio de avião testado em combate é meio pra não dizer muito relativo.se for assim o f16 é o melhor caça da atualidade pois mostrava uma propaganda com mais de 70 aviões derrubados por ele.

A ultima vez que vi falar de caça combatendo caça foi no conflito etiopia de forma mais ou menos equanime foi no conflito entre eritreia e etiopia na decada de 90.

Últimas Notícias

Embraer assina contrato de Serviços e Suporte com a Porter Airlines

São José dos Campos, SP, 5 de agosto de 2021 – Após divulgar seus planos para uma grande expansão...
- Advertisement -
- Advertisement -