terça-feira, janeiro 18, 2022

Gripen para o Brasil

Rafale testa novos hangaretes do Armée de l’air

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

O Armée de l’air (Força Aérea Francesa) informou que, no dia 3 de setembro, um Rafale foi recebido na base aérea 106 de Bordeaux-Mérignac para testar o emprego de um novo modelo de hangarete, adaptado à altura da aeronave.

O novo hangarete mede 6,10 m de altura, comparado aos 5, 75 m de seus antecessores do mesmo tipo. A aeronave Rafale destacada para a missão é empregada pelo centro de experiências aéreas militares (centre d’expériences aériennes militaires – CEAM) de Mont-de-Marsan.

Segundo o Tenente-Coronel Dominique Merlet, diretor do estabelecimento central de infraestrutura do ar (établissement central de l’infrastructure de l’air – ECIA), se os resultados dos testes do novo hangarete forem satisfatórios, será construído um certo número de novas estruturas do tipo, para atender às necessidades da Força Aérea nos novos teatros de operações que receberão o Rafale.

Mas, se os resultados não forem satisfatórios, será feita uma adaptação para modificar a estrutura e compatibilizá-la com a aeronave.

FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

VEJA TAMBÉM:

    - Advertisement -

    57 Comments

    Subscribe
    Notify of
    guest
    57 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Galileu

    Já vi cada hangar bem feito em várias forças, principalmente a alemã.

    Os da FAB não fica atrás ahahah, feitos com o mais moderno BRASILIT hhahahaha.

    me lembro de um bizonho que disse aqui uma vez, que os Su35 não vinham pra FAB porque não cabem no hangar aahahahah.

    rodrigo ds

    Será que é uma referencia que os nossos Rafales não vão sair dos angares??

    Rodrigo

    Galileu, pior que não cabem mesmo!

    Iam ter que refazer todos.

    Galileu

    Rodrigo
    Eu sei ahah, me referi a isso, porque faz parecer que os Su não vem porque não cabe, sendo que isso nem é motivo, com 200 conto faz uma porcaria de brasilit como tem na fab.

    Vocês ja viram os hangares alemães, muito bem feito!

    rodrigo ds

    Enquanto os concorrentes mostram evolução em relação a incorporação de novos armamentos, o Rafale mostra evolução de novos angares, tem que rir para não chorar!!!

    Nick

    Precisam testar o Rafale nos hangaretes:?!?!?!? Se sabem a altura do Rafale, põe uma margem de segurança e pronto… Frescura heim.

    []’s

    ZE

    Rafale e Hangar, tudo a ver.

    [ ]s

    jakson almeida

    Em vez de se preocuparem com armamentos e avionicos os franceses se preocupam com hangares,depois que o caça é chamado de jaca tem gente que critica essa denominação.

    Vader

    ZE disse:
    8 de setembro de 2010 às 20:04

    Rafale e Hangar, tudo a ver.

    Hehehehehe, powta relaxo, rsrsrs… 🙂

    Na boa: quanta frescura…

    jakson almeida

    Pessoal a rainha francesa dos hangares realmente precisa de um hangar a sua altura.hahahahahahahahaha!!

    Samuka

    Engraçado, é o sujo falando do mal lavado. Enquanto fala que aquele não sai do hangar, quando se olha no espelho, percebe que nem saiu do papel! 😀

    General

    Gostei do hangar!

    BARCA

    Gripen NG e as Fabulas de La Fontaine,em especial a “A gansa dos ovos de ouro”.

    Tudo haver mesmo!!!…..rssrs

    BARCA

    jakson almeida claro que precisa de um hangar desses,afinal é um grande caça,já um pequeno caça merece algo menor,já um caça que não existe,merece um hangar ao estilo da mulher maravilha,um hangar invisivel ou no imaginário do piloto!

    BARCA

    Nossa esse caça tem um custo de guarda inigualavel,pois ele precisa só do imaginario do piloto.

    jakson almeida

    Barca você conhece a fábula da lebre e da tartaruga.Quem venceu no final e porque.

    BARCA

    jakson almeida ,o conto da lebre não vale para esse caso,pois se um dos dois desligar o motor cai,,,,nem o conto do ratinho e do leão.
    Desculpe a comparação,mas é para divertir,vc tb Jakson ouvia essas histórias quando era criança!,bons tempos.

    Zago

    Meu Deus, as pessoas fazem comentarios destrutivos mesmo!
    Isso é algo normal, os hangar foi projetado para um vetor menor…

    Zago

    Salve erro de escrita:
    “os hangares foram projetados para vetores menores”

    Leo

    O Gripen realmente é imbativel em custos, além do avião, até os hangares poderiam ser de papel.

    Sds

    Baschera

    Hangar bala, são os suécos….. não, não estou fazendo apologia ao Gripen !!

    Aliás, falando no moribundo FX-2, além da nota (verdedeira….) da T&D, também colocada aqui….. tem um certo Gal. ianque que virá para “negociações” envolvendo vários itens….. do KC-390 passando por ST e até…. quem sabe F/A-18 SH….

    Sabe como é, novo rei, novos “interesses” (by Brizola).

    PS: O Rodrigo sabe do que estou falando…..

    Sds.

    BARCA

    Agora olhando para o hangar parece ser de fácil instalação e de logistica simples!

    A7X

    BARCA disse:
    8 de setembro de 2010 às 23:00

    Relamente. Além do que esse Hangar é bonito pacas.

    Abs.

    Ivan

    Amigos,

    Por favor, vamos dar um tempo.

    É apenas o teste de um hagarete.

    Seria mais interessante falar do teste de um (necessário) HMD – Head Mounted Display ou a integração do míssil Meteor, medidas que sabemos necessárias para o Rafale mas que ainda não foram tomadas.

    Um pouco de paciência.

    Quem sabe após o Armée de L’Air aprovar estes vistosos hangaretes, encontre tempo e verba para tratar dos outros ítens sugeridos.

    Como dizia um velho amigo: “Tudo é uma questão de prioridade.”

    Sds,
    Ivan, o Antigo. 🙂

    Rodrigo

    Baschera disse: 8 de setembro de 2010 às 22:23 Para mim tem possibilidade pequena de virar, ainda mais com o NJ no poder. Mas a parte da EMBRAER é muito boa a chance de dar em algo, porque não precisa tanto do MD. Como eu falei no “nosso fórum” a versão Hippie, Open Source e livre dos gringos do KC390 que alguns querem é mais um delírio de quem não conhece aviação na realidade. O ST só vai virar se montarem lá, não tem jeito e o GF não vai aceitar esta “humilhação”. A Eurocopter aceitou e vendeu o EC145… Read more »

    Drcockroach

    Olhando estas fotos…Sou eu ou realmente dah a impressao que o Rafale estah se encondendo… digo, se escondendo de vergonha, tudo atrasado Nah… Serah!?

    []s!

    Fábio Mayer

    O problema dos hangares é sério, minha gente!

    Porque, vai que o Brasil compre o SU-35?

    Daí teria que licitar a construção de novos hangaretes… e isso custaria o dobro do FX-2, segundo a lógica construtiva e administrativa nacional, que não se contenta mais com aqueles 20% tradicionais…

    Marcelo

    caramba, realmente desnecessários os comentários dos seguidores dos suecos…se o Rafale está em operação, e os hangaretes de hoje são pequenos, por que raios o Armée de l´Air não vai investir em hangaretes maiores, agora, tem gente aqui que acha que devem integrar o Meteor e HMD, antes de fabricarem hangaretes? Já estudaram análise de prioridades??? Hangaretes são baratos e são necessários…o Meteor e o HMD também, mas menos prioritários e muitíssimo mais demorados!!!

    Alex

    quando olhei a foto, pensei que era incubadora de ALFACE….

    kkkkkkk

    Rodrigo

    Isto ai não é um Rafale em miniatura, dentro de um tambor de óleo enterrado ?

    ———————-

    Lógico Marcelo, que o hangarete é importantíssimo e já deveriam estar prontos antes das unidades receberem o aparelho.

    É que ficou engraçado a expressão “testar” o hangarete.

    Calma cara…

    Humberto

    Uma dúvida para os engenheiros de plantão.
    Apesar dos nossos hangaretes parecerem aqueles galpões de fazenda não estão mais compatíveis com o clima mais torrido do Brasil do que este da foto?
    O Rodrigo tem toda a razao, parece mesmo um tambor de óleo enterrado..
    Ahhh.. Baschera, vc esqueceu de mais um item de que o estrelado gringo vem papear..alguns vão ficar em polvorosa..rsrsrsrs
    []

    BARCA

    Por esse hangar vc vê que dois gripen invisivel NG valem 1 rafale,se vc der um Drive Space vc coloca até 3 gripens NG.
    Isso que é economia.

    fredy

    O Brasil vai precisar de 36 desses ai. Pelo visto os angares serão o local favorito dos caças do FX2.

    ZE

    Bem, se os hangaretes de HOJE são pequenos, isto quer dizer que os hangaretes de ONTEM eram maiores ???????????????

    Eles encolheram ???????????????????

    Ou tudo é como o programa Rafale: demora, demora, demora, e um dia….lá aos 45 minutos do 2º tempo, sai.

    Lembrando que, depois de 10 anos, o Rafale ainda tem uma penca de problemas. Alguns de dificílima solução !!!!!!!!!!!!

    [ ]s

    Edcreek

    Olá,

    Grande frescura testar o hangar,

    O mais importante da noticia é que um novo esquadrão de Rafales, estará operacional.

    Se realmente vier o Rafale o que acho dificil no pacote teremos um tempo de manutenção incluida então o avião não ficará no hangar.

    Abraços,

    Rodrigo

    A probabilidade de irmos de Rafale é cada vez menor, comecem a se despedir dele. A não vinda do Sarkozy dia 07/09 foi um belo sintoma disto. Atualmente o Rafale no GF, tem somente o apoio do NJ e os seus Blue Caps! A turma que está para entrar já tem outra visão e outros interesses. O NJ não vai soltar o osso até 31/12. Para não deixar o NJ mal, o Presidente vai empurrar para o sucessor. Outro Presidente, outro MD, outro CA, etc.. Digo mais… Se os gringos negociarem o tal limite extendido, que na prática não vai… Read more »

    Rodrigo

    Ops..classe trabalhadora

    Não sei fazer discurso de pelego ahahahaah

    Nick

    Caro Rodrigo,

    O que seria esse limite estendido???

    Sobre o Typhoon, minha visão não mudaria muito do que em relação ao Rafale, um bom caça, mas caro( aliás mais caro que a Jaca) e não agrega muito para o futuro.

    E… o que seria o premio da SAAB?? Gripens??? 😀

    []’s

    grifo

    Caro Rodrigo, sem querer estragar os seus sonhos, o Super Hornet completamente morto nesta disputa. Não foi o preferido da FAB, não é o preferido do NJ, e não tem nenhuma simpatia por parte do homem que decide. Se o tal general americano vier aqui falar de Super Hornet vai estar perdendo o seu tempo. Como os americanos são muito bem informados, ele não vai gastar muita saliva com isso e passar logo para outros assuntos. O Typhoon nem no short list está. Este está ainda mais morto que o Super Hornet. A corrida hoje é entre o Rafale e… Read more »

    Rodrigo

    O limite extra de mar-territorial que o Brasil anexou esta semana e que os gringos disseram não através da ONU 😀 😀 😀

    Tem lá no Blog Naval, mais explicado.

    —————————————————–

    Mas para não ficar no off…

    Com Rafales, teremos hagaretes de barris utilizados no Pré-sal!! Olha ai mais uma riqueza do Pré-sal!

    Rodrigo

    grifo disse:
    9 de setembro de 2010 às 13:44

    Como você é o único que fala isto e todas as minhas fontes falam o inverso, eu fico com elas 😉

    Vader

    Prezado Grifo: Nessa barafunda que se tornou o FX2 após o 7 de setembro de 2009, quem sempre tem certeza de alguma coisa são os nossos famosos “insiders”. Infelizmente a experiência demonstra que eles só fazem quebrar as fuças… repetidamente… 🙂 Eu sempre achei, acho, e continuarei achando que o Gripen é a melhor proposta para o Brasil dentro do FX2 da FAB. Acho que é melhor do que o Super-Hornet, embora ache a proposta da Boeing fenomenal também e até mesmo menos arriscada. Apenas não concordo com a vinda da JACA, e acho que para vir um avião que… Read more »

    Andre Luis

    Há quanto tempo existe o famigerado programa FX?? 10 anos, por baixo?? Se houvesse realmente da parte do governo um interesse em desenvolver a tecnologia necessária e fomentar o conhecimento específico, mesmo que se aliando a alguém com experiência ou possiveis compradores, já teriamos hoje um mínimo de conhecimento nessa área. Nada foi feito. A FAB está pedindo esmolas, quase sem condições de operar decentemente. Não é crítica aos militares. O governo federal usa da bravata da transferência de tecnologia para empurrar com a barriga uma decisão que deveria estar nas mãos apenas dos especialistas. Qual fabricante iria transferir sua… Read more »

    Humberto

    Caro Vader, Ia escrever algo muito próximo a que vc escreveu…Só gostaria de acrescentar os meus achos.. Na minha opinião de leigo, creio que o F-18 seria a melhor solução, contudo, não creio que a hora/voo do F-18 seja assim tão mais em conta que a do Rafale (pelo menos nos primeiros anos devido a garantia do governo Frances). Se não houver um aumento substancial no orçamento para a FAB (e não HÁ ao contrários de alguns apoixonados por este governo afirmarem que já existe) o mesmo quebra com os F-18s. Quanto aos gringos se esforçarem para que o Brasil… Read more »

    Gabriel T.

    Rodrigo :”como você é o único que fala isto e todas as minhas fontes falam o inverso, eu fico com elas”

    Pelo visto as suas fontes estão mais ligadas com a realidade. A FAB acabou deixando o SH em primeiro lugar no resultado final antes do NJ alterar os pesos. Gripen ficou em 2º e RAFALE em 3º. Mas era evidente que tinha um pessoal na FAB muito confiante no gripen.

    grifo

    Caro Vader, não vou aqui dar uma de profeta e prever o final do FX-2, até mesmo porque hoje a decisão depende única e exclusivamente da cabeça de uma pessoa, que já se mostrou nem sempre ser previsível. Mas todos os envolvidos no processo dão o Super Hornet como morto, porque não existe nenhuma motivação técnica a favor e existem todas as objeções políticas contra a sua escolha. Seria uma enorme surpresa para todos, principalmente para a FAB mas acho até para a própria Boeing, se o presidente tomar esta decisão. Neste momento acredito que o Presidente pode resolver atender… Read more »

    william

    ________________

    EDITADO: COMENTÁRIO TOTALMENTE DESNECESSÁRIO E IMPRODUTIVO

    ZE

    Vader disse: 9 de setembro de 2010 às 15:4 Pelo o que eu ouvi falar, se o próximo presidente da república usar saia, o ministro da defesa será o economista Darc Costa, ex-Coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra (ESG), ex-vice presidente do BNDES, e atual presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul. Como eu nunca tinha ouvido falar dele, me deu o trabalho de escutar uma de suas palestras. Em geral, ele confunde alhos com bugalhos, no que pese, em alguns momentos (breves), haver alguma coerência. Em suma, eu… Read more »

    lucio da silva moraes

    hanga é ótimo gostei

    Rodrigo

    Gabriel T. disse: 9 de setembro de 2010 às 16:35 Tem muita gente boa na FAB que é a favor do Gripen, mas muita mesmo, mas daí a ser a visão do CA tem um longo caminho. O grifo acredita nisto é um direito que ele tem, mas até quem não tem a mesma visão que eu, concorda com esta visão que eu dei. Pelo que eu entendi é o que chegou por aí na EMB ou seja… Estamos todos errados ? 😀 😀 😀 Como já falei N vezes, eu seria um gripeiro convicto se o programa fosse revisto… Read more »

    Últimas Notícias

    Chile quer comprar aeronaves britânicas E-3D Sentry ‘AWACS’ aposentadas

    Uma fonte disse ao UK Defense Journal que o Chile está procurando comprar “mais de uma” aeronave E-3D aposentada...
    - Advertisement -
    - Advertisement -