Dois países, duas línguas, duas culturas, um único objetivo: treinar equipagens de Caça no exercício de operações conjuntas…

O Exercício BOLBRA I, sob coordenação da Força Aérea Numerada 103 (FAe 103), da Força Aérea Brasileira (FAB), foi planejado com a finalidade de incrementar a segurança das operações aéreas na região de fronteira que separa Brasil e Bolívia, treinando as equipagens de Caça das duas Forças Aéreas.

Durante toda a Operação, que começou no dia 23 e vai até o dia 27 de agosto, serão realizadas 9 missões, das quais 7 têm participação de pilotos brasileiros, realizando interceptação de aeronaves e navegação à baixa altura com ataque simulado, sem o uso de armamento. Ao todo, são 4 alvos reais, aeródromos, em uma região de atuação com dimensão comparável ao Estado de Sergipe.

“O planejamento do BOLBRA I visa ao intercâmbio de aeronaves e pilotos, voando sempre com tripulações mistas (brasileiros e bolivianos) em todas as aeronaves”, disse o Major-Aviador Fábio da Costa Leite, da FAB, Oficial responsável pela programação aérea e planejamento das missões.

Além de aeronaves de Caça, participa também da Operação um E-99, do Segundo do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAv), da FAB, aeronave da Aviação de Reconhecimento, que cumpre missão de Informação, Alerta e Controle e Alarme em Voo, incrementando a segurança das operações aéreas na região do Exercício.

No total, mais de 80 militares, de ambas as Forças Aéreas, estão envolvidos diretamente no BOLBRA I. Entre as aeronaves utilizadas no Exercício Operacional, interceptando, atacando ou simulando tráfego para interceptação, estão: A-29, T-33, PC-7 e CESSNA 210.

FONTE: CECOMSAER

FOTOS enviadas pelo leitor Luiz Carlos, a quem agradecemos a colaboração. A foto anterior do A-29 que estava nesta matéria, apenas para efeitos ilustrativos, foi substituída por estas.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex

esse avião esta lindo….

Leandro

Tripulação mista no A-29? Hum isso é uma boa propaganda para a EMBRAER…
Alguém sabe me dizer se os Pilatus PC-7 são comparáveis aos T-27 Tucano?

SCintra

Alex essa foto é promocional e a aeronave está ainda como Embraer – Y na matrícula, emblema da Embraer no leme, sensores nas pontas das asas e pilotos com trajes de teste – mas concordo contigo.
Aproveitando, haviam estudos para a sonda de reabastecimento ser colocada na ponta das asas no local dos sensores ( resistência estrutural).

AceCombat

é uma ótima ocasião para a FAB combater farcs e nacotraficos já que os A-29 super tucano são excelentes para estes locais umidos e quentes e de difícil acesso e seu leque de armamentos para fins especifico para este tipo de operação.

Erikson

Um detalhe interessante dessa aeronave da foto é seu canopi com vidro escurecido semelhante ao F16, outros A29 não apresentam esse detalhe.

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores,

Apenas para avisar que a foto anterior do A-29 acabou de ser trocada por novas, enviadas pelo leitor Luiz Carlos.

Giordani RS

AceCombat disse:
26 de agosto de 2010 às 10:39
é uma ótima ocasião para a FAB combater farcs e nacotraficos…

Se a turma de brasilia e o nobre chanceler deixasse…nenhum “farqueiro” jamais pisaria em nosso solo…mas aqui sao recebidos e hospedados em hoteis 5 estrelas…

Rodrigo

AceCombat disse:
26 de agosto de 2010 às 10:39

É mais fácil o nosso Governo dar ordem para a FAB ir apoiar a FARC.

LIVRE PENSADOR

E vc acha que a FAB vai? Ela é honesta.

Rodrigo

Veja só…

Isto é complicado, cada caso deve ser tratado de forma distinta.

Só posso falar por mim, que não sou militar e nunca fui.

Mas o “paisano”, tem uma visão completamente diferente do militar.

Eu não iria! O que eles fariam eu não faço a menor idéia.

Robson

Quem quer ser líder, tem que liderar, se o Brasil não colocar os vizinhos embaixo da nossas asas ele vão procurar outro “irmão mais velhos”, eu fico chateado quando um americano fala mal do Brasil como fez o stalone, então não vamos fazer igual denegrindo os menores

Robson
Giordani RS

Robson disse: 26 de agosto de 2010 às 16:01 Quem quer ser líder, tem que liderar, se o Brasil não colocar os vizinhos embaixo da nossas asas ele vão procurar outro “irmão mais velhos”, eu fico chateado quando um americano fala mal do Brasil como fez o stalone, então não vamos fazer igual denegrindo os menores isso…eles vão procurar o chavez…o irão…a china…bela escolha de irmão… Para cara…para… Aqui na America Latina somos vistos pelos nossos “vizinhos” como o yanke do sul…como imperialistas que só querem o sangue deles…nós temos é de tratar sério com eles…querem vir para debaixo de… Read more »

Stalker

Vendo as condições da força aérea do cocalero dá até alívio….
mostra que tem países no continente com equipamentos mais obsoletos que os nossos….

Billy

Acho que não temos que por ninguém debaixo da asa. Devemos propor parcerias com governos SÉRIOS da região em pé de igualdade como os do Chile, Peru e Colombia (?). Os outros, que prejudicam a paz no continente, devemos “chamá-los à realidade”. Quem está melhor calçado? eles com T-33 e pilatus ou Nós com A-29?

rodrigo ds

A Embraer poderia abrir novamente a linha do xavante para vender para eles, rrss!!

Falando sério agora, Quem tem mais poder de fogo, o Xavante ou T33??

Andre

Poder de fogo eu acredito que seja o Xavante (não pesquisei sobre os dados) mas quem está mais atualizado é o T-33 Boliviano, que recebeu modernização (no Canadá, que também opera o avião na versão modernizada, como treinador e demonstrador aéreo) em todo seu sistema no início dos anos 2000 (um total de 18 células). Pretende-se substituir os T-33 gradativamente pelos K-8 Chineses (existem 6 unidades encomendadas com previsão de chegada ao país em fevereiro de 2011). É provável que os K-8 substituam tanto os PC-7 (que já contam com quase 40 anos e os 4 remanescentes foram remotorizados na… Read more »

rodrigo ds

Andre disse:
27 de agosto de 2010 às 11:16

Andre já tinha esquecido sobre a modernização dos T33 Bolivianos, foi aqui mesmo no blog que li a respeito disso, foi na noticia de quando um T33 quase acertou com um missel no “novo” avião presidencial do Evo, passou raspando, hehehe!!!

Luiz Carlos

Cônsul-Geral do Brasil visita a sede do Exercício BOLBRA I O Cônsul-Geral do Brasil na Bolívia, Colbert Soares Pinto Junior, visitou (26/08) o Grupo Aéreo de Caça 32 (GAC 32) da Força Aérea Boliviana, base de Operação Bolívia-Brasil (BOLBRA I), de operam os modernos caças brasileiros A-29 Super Tucano que participam do exercício. Na visita, o Chefe do Estado-Maior da Terceira Força Aérea (III FAe), Coronel-Aviador José Maurilo Machado de Lima, responsável por coordenar a execução do BOLBRA I, entregou uma lembrança da FAB ao cônsul. Integração – No dia (25/08), o General de Brigada Aérea Lopez Claure Jose, Chefe… Read more »

Luiz Carlos

Bolivia y Brasil concluyen un ejercicio militar aéreo contra el narcotráfico Por Agencia EFE – Hace 1 día La Paz, 27 ago (EFE).- Aviadores de Bolivia y Brasil concluyeron hoy cinco días de entrenamiento conjunto para combatir el tránsito fronterizo de naves implicadas en delitos como el narcotráfico, informó hoy un portavoz de la Fuerza Aérea boliviana. La fuente dijo a Efe que el “Primer Ejercicio Operacional BOL-BRA I”, para luchar contra las “actividades ilícitas trasnacionales”. concluyó de forma positiva en el departamento oriental de Santa Cruz, fronterizo con Brasil. El límite de ambos países, de más de 3.000 kilómetros,… Read more »