De 3 a 7 de maio, militares das Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Uruguai e Venezuela participam no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), sediado na Base Aérea de Natal (BANT), das reuniões preparatórias da V Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX). A Operação acontecerá no período de 28 de outubro a 19 de novembro deste ano.

Além dos planejadores dos países participantes, estão presentes nas reuniões três oficiais generais: Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos (Chefe da Subchefia de Operações do COMGAR), Major General Hugo Tilly Ebnsperger (Chile) e General de Brigada Luis Rafael Viana España (Venezuela).

Os assuntos discutidos envolvem desde a agenda de trabalho, objetivos do exercício, concepção, comando da operação, organização logística, aspectos administrativos e jurídicos, bem como a divulgação para a mídia.

A CRUZEX, coordenada pelo Comando-Geral do Ar (COMGAR), Brasília-DF, envolverá três bases aéreas: Natal (BANT), Fortaleza (BAFZ) e Recife (BARF), e desdobramentos nas cidades de Mossoró-RN e Campina Grande-PB. Este ano a Operação contará com observadores de sete países: Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Inglaterra, Peru e Paraguai.

O objetivo da Operação é a interação dos países na condução de operações aéreas de coalizão, utilizando o padrão OTAN de comando e controle. A BANT já sediou duas CRUZEX (II e IV), em 2004 e 2008.

FONTE: BANT

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

É isso ai!!! Ótima noticia; ainda mais sabendo que vai contar com um bom número de participantes e de observadores; quem sabe na próxima a Inglaterra não traz uma comitiva também 😀 Gostaria de que enviassem uns Thyphons hehe

Giordani RS

Pergunta: Qual a utilidade da participação do uruguai e da argentina num exercício deste porte? EUA, França e Chile, perfeito! Venezuela? Tá valendo, principalmente se eles vierem com o F-16(aonde eles realmente são capazes). Boa lembrança do Alex Nogueira, bem que a Grã-Bretanha poderia participar(abrindo uma rota até as Falklands…A-1´s voando rasante sobre o mar…já imaginaram?) Daqui há pouco só falta o paraguai e a bolívia com as suas respectivas forças aéreas…por favor…Seriedade FAB…seriedade…quem quer ser grande e ter um lugar no CS tem que pensar grande!

Giordani RS

E não tem essa de observador. Ou participa, ou senta na platéia pra bater palma!

rodrigo avelar

Será que a Venezuela trará seus Su-30? ai seria exelente…

Edu Nicácio

Seria uma coisa legal de se ver:

França: Rafale F3
EUA: F-18 Super Hornet
Venezuela: Su-30
Chile: F-16
Brasil: F-5EM

Só ficaria faltando a Suécia com o Gripen C/D e algum outros país europeu de Typhoon para completar a lista de aviões oferecidos no FX-2. Tá, tá, sei que o Su-30 não é igual ao Su-35 oferecido, mas o DNA é o mesmo…

Rodrigo

Será USAF com F15E e não USN.

Junior

OFF_Topic alguem pode me confirmar se o o F-35 participo do FX-2? eu sem querer entrei no site do Wikipedia e mostro isso la ” http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_FX-2

Voltando pro assunto cruzex! muita boa a noticia só espero que FAB mande “chumbo” no exercício!

Fabio

Quero ver se a Venezuela vai vir com o SU-30 e o Chile com o F-16…realmente quero ver se vão vir…e ai poderemos ver eles frente ao F-5M…

Vaaalney

Tá chegando a hora!
Mais alguns meses e minha máquina sofrerá, tenho até pena dela!

Legal seria ver a Inglaterra participando em conjunto com a Argentina, sem falar que eu seria a pessoa mais feliz do mundo se eles trouxessem os Harries e principalmente os Tornados!

Galileu

Será que a FAB vai abrir pra “emprença” sempre toma ferro ou no máximo vai + ou – na Cruzex, normal pra quem usa f5 e a carroça dos m2000

airacobra

bem que poderiam abrir um espacinho pro VF-1, seria muito proveitoso o conhecimento que seria adquirido pelo esquadrao com a participação, se ja participaram de um exercicio de interceptação, este seria mais um degrau galgado pelo VF e uma otima oporunidade para seus pilotos voarem de saco no Rafale, e alimentarem os sonhos de um novo vetor embarcado

abs

JUNIOR PE

Porque os suecos não convidados para a Cruzex V ?

Icaro

Se meu ingles fosse melhor eu ia puxar muito o saco da coordenadora do curso de comunicação social da universidade daqui pra ver se conseguia algum estagio na cruzex… :´-(

czarccc

Já se sabe com o que a USAF vem? Tinha ouvido que viriam de F-16C/D, mas o Rodrigo disse que vai ser de F-15 E. Já foi confirmado?

[]

Rodrigo

Até onde eu soube serão F15E da Seymour Johnson AFB.

fernando A. M.MIRANDA

Se fosse ao contrario ra ra ra, nossa FAB, ficaria de fora. Estou me referindo a Argentina, se eles tivessem organizando um cruzex, e com pouco que temos mais muitissimo precioso, eles nos deixariam de fora. Nada de chamar a AFA, com os pardais que eles tem, só pode participar que for AGUI, caso contrario, fique no banquinho. Parabens gloriosa Força Aerea Brasileira, brevemente iremos alçar voos bem mais altos, com estes exelentes pilotos.