O canhão General Dynamics M61A1 20mm Gatling Gun

Traduções inéditas por Roberto F.Santana

“Os mísseis ar-ar deram aos nossos caças uma grande vantagem sobre o MiG-17, que tinha somente canhões e foguetes. Mas combater contra um MiG com um F-4 sem canhão, era como lutar com uma faca contra um sujeito usando uma espada, ou talvez vice-versa. Um caça sem um canhão, que é a arma ar-ar mais versátil, é como um avião sem asas. Umas cinco ou seis vezes, quando eu tinha disparado todos os meus mísseis, eu poderia ter abatido um MiG se tivesse um canhão, porque chegava tão perto que o MiG parecia parar em minha mira.

Enfim, surgiu o General Eletric Vulcan M-61, que dispara 6.000 projéteis de 20mm por minuto,  o melhor canhão já produzido para um caça. Ele raramente emperrava. Um de nossos melhores pilotos, capitão Darrel  Simmons, abateu dois MiGs com seu Gatling, num dia. Ele os pegou onde queria e apertou o gatilho somente duas vezes com um total de 494 tiros. Nos meus poucos encontros com os MiGs (18 ou mais), o mais longo durou uns 14 segundos. Você tem somente uns poucos segundos em qualquer engajamento com MiGs, nosso Gatling de 6.000 tiros por minuto é mais do que suficiente…”

FONTE: Aircraft versus Aircraft by Norman Franks

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Michel Lineker

O que é melhor a 30mm ou a 20mm?

Djalma L. A.

O melhor é o Mauser, o BK27 de 27 mm !

abç

Roberto F Santana

Caros Mickel e Djalma,
Canhões de 30mm são henrança da Segunda Guerra e da Gruerra Fria.
Na época pensava-se o canhão ar-ar mais como uma arma para destruir grandes bombardeiros.
Um canhão para dogfight não precisa ser além dos 20mm, ou um pouco acima disso, como citou o Djalma com o BK27.
Li certa vez, que a segunda bala de um Aden ou Defa de 30mm passaria pelo buraco feito pela primeira!

Mauricio R.

Aquele Oerlikon KCA do Viggen, nada mais, nada menos.

Ivan

Na arena ar-ar 20mm é suficiente, desde que vc não tente abater um WarThog A-10 de frente… he he he. Mas na arena ar-terra ou ar-mar o 20mm começa a ficar anêmico. Acredito que algo entre 25mm e 30mm é mais adequado. Entretanto para mentes mais sofisticadas e esclarecidas que a minha, o canhão aéreo não teria mais utilidade no combate aéreo, nas missões de interdição ou mesmo nas anti-navio. Mas eu sou um pouco bruto, fui de infantaria, pé-preto mesmo, e gosto muito de uma velha boca de fogo… quando tudo mais falhar vc liquida o inimigo com uma… Read more »

Galileu

eu prefiro 20mm no caso de uma aeronave….onde bater vai derrubar!

AceCombatV2

E dalhe o amx A-1 com dois DEFA 554 de 30mm nosso A-10 rssrsrsrs

JZG_Pedro

Quem sabe com o desenvolvimento de tecnologias stealh e de defesa contra mísseis, o armamento fixo não volte a ser A grande arma do combate aéreo?

Nick

Canhão anêmico esse M-61 Vulcan de 20mm heim…….

Melhor o GAU-8/A Avenger…..hehehehhehe 😀

[]’s

Groo

A maior cadência de tiro ganha, mas é necessário uma munição minimamente eficiente.

A USAF teve problemas com as metralhadoras .50 BMG (ou 12,7 X 99) na Coréia e, convenhamos, a munição .50 BMG tem um poder impressionante, pricipalmente se considerarmos seu efeito em um alvo frágil como um caça.

Raptor

Uma das grandes coisas da tradição americana, antes do declínio, é exatamente o combate genuinamente guerreiro onde a HONRA do combatente é colocado a prova. É o olho no olho e fuça a fuça.

Abs.

Uma música antiga da época de ouro:

http://www.youtube.com/watch?v=CodmlmxpZeQ

Raptor

A mesma música completa sem edições: http://www.youtube.com/watch?v=MMpXdCkvKZA

Giordani RS

No início da Guerra do Vietnã o F-105 havia abatido mais MiG´s que o F-4! O 20mm é ótimo para ar-ar, mas não é tão bom quanto o 30mm para ar-solo. O canhão Avenger é uma solução de extremos, e não é nunca será para uso ar-ar…seu alcance deve ser muito reduzido em face da taxa de declinação da munição ser beeeem maior que a de 20mm. Voltando ao M61-A1, acredito que a negação por parte dos EUA ao uso no A-1(vulgo AMX) tenha sido um mal que veio para o bem, porque o canhão de 30mm é muito mais… Read more »

Aurio A. Terloni

Eu vejo a frente, imagino que os missies atuais são semasiadamente grandes e fazem estrago alendo do mecessarios para abater um caça.. talvez um dia desenvolvam micromisseis do tamanho pouco maior que um cartucho .50 capaz de fazer um belo estrago, abatendo o alvo, logico isso esquecendo a tendencia
BVR.
Imaginem a carga de abate disponivel em um caça

Marcelo

Belo canhão. Não foi liberado para nosso uso no AMX, só para a Itália…mas é otimizado para uso ar-ar devido à sua cadência de fogo. O Mauser BK27 foi pre-selecionado para o F-35, mas foi abandonado em favor do GAU-25, um gatling com 4 canos. Por que será, hein?

Bosco

Marcelo,
O canhão do F-35 será o GAU-22 e não GAU-25. Você trocou o 2 pelo 5.

Leonardo

Pessoal,

Alguém tem informações a respeito de desempenho dos canhões russos GSh-6-23, sei que possuem cadência de cerca 8000 tiros/minuto e é operado pela ação dos gases do disparo e não por um sistema auxiliar como o sistema Gatling norte-americano, o que faz com que atinja cadência de tiro mais rapidamente que os sistemas pneumáticos e elétricos, o que sempre foi uma reclamação dos pilotos americanos em relação ao Vulcan.
Mas gostaria de saber dados sobre o desempenho e se possível uma comparação entre os dois sistemas.

Renato

Leonardo, há um artigo russo do Military Parade (infelizmente perdi o artigo nas minhas formatações 🙁 ) que compar o GSh-6-23 com o Vulcan. Em termos de peso e volume, ele é mais efetivo, além de que o 23 mm russo é bem mais potente que o 20 mm estadunidense. Mas vou elaborar mais os argumentos. As diferenças de calibre e cadência dependem do alvo. Considerando-se que a aeronave não é estática, para manter o ponto de mira, a cadência teria que ser infinita, o que é impraticável. Então, como tudo na vida, é necessário fazer concessões. Calibres 23 mm,… Read more »

Wagner

Excelente aula! Muito obrigado!

Roberto F Santana

Renato,
Parabéns pelo seu comentário, penso que seja tão valioso quanto o próprio post.Muito bom.
Leonardo, você já disse quase tudo que se conhece do GSh, além disso no Wiki fala de problemas de detonação prematura de seus projéteis.
Acho o GSh uma bestialidade que pode disparar até 10.000 por minuto.É canhão pra “um tiro só”.
Penso que o Vulcan é o ideal e se tiver um tambor de 1000 tiros seria perfeito.

roni

no futuro os canhoes serao a lazer eu espero

Leonardo

Renato, Obrigado e parabéns pelos excelentes comentários. Roberto, Quanto à cadência de tiros realmente tenho visto estás informações que chegam a 10000 tiros/minuto, pelo que sabia era de “apenas”8000, e quanto aos disparos efetivos, li uma reportagem que dizia que apenas 3 projéteis seriam o suficiente para abater qualquer caça, e conforme comentou o Renato o Gatling leva 0,3 s pra acelerar e 0,5 s até parar e sua cadência inicial é de “apenas” 70 projéteis no 1º segundo, onde chega a 100/s em cadência efetiva, creio ocorra o mesmo com o GSh-6-23, talvez por isso, não esgote a munição… Read more »

LUIZ CAMACHO

os canhoes sao baratos e misseis sao caros .

pode-se fazer varios disparos com canhoes e misseis tem que ter cuidado porque sao caros .

muitos misseis se perderam no vietnã , por causa do clima . ( fonte sistemas de armas – uol )

Justin Case

Boa noite, Roberto. Muito interessante o artigo do link. Obs.: Para conseguir acessar, é necessário copiar todo o endereço e colar. O fato de haver parênteses no endereço impede o funcionamento do link automático. Quanto ao conteúdo do artigo em si, dei uma lida rápida. Vou ler com mais calma depois. No entanto, já identifiquei uma área que não foi mencionada. O artigo nada comenta ou compara sobre a velocidade inicial do projétil. Essa velocidade do projétil é importantíssima no tiro aéreo e em qualquer situação em que atirador e alvo possam ter movimento relativo. A velocidade maior diminui o… Read more »