Matéria indiana informa que os novos Sukhois comprados pela Índia custarão US$ 102 milhões a unidade, 155% mais caros do que os US$ 40 milhões pagos em 2007. Clique aqui para acessar a matéria na Web.

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Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Isso que chamo de inflação

Paulo Cezar

Me parece uma análise extremamente superficial feita para influenciar a opinião pública e sem embasamento técnico em dados reais. Algo muito semelhante ao que a imprensa brasileira fez e faz com relação ao Rafale. E algo assim na minha opinião, só pode ser matéria paga por concorrentes.

luiz otavio

mas haverá up grades, incluindo o radar aesa, pelo menos assim entendi.

Giordani RS

Estão aprendendo tudo sobre o Capitalismo…daqui à pouco xing-ling também vai cobrar caro por “ploduto”…

Aldo Ghisolfi

Coerente com a filosofia militar russa. Quero ver a Venezuela manter os seus aparelhos em ótima disponibilidade…

Humberto

Lendo a reportagem, eu entendi que o problema não é com os Russos e sim com os caças Russos que serão montados na India (estes sim tiveram um preço muito mais alto), me pareceu mais uma crítica aos Indianos que aos Russos (apesar dele corretamente colocar sobre o problema do porta aviões). Creio que um sobre preço seja natural, pois a partir do momento que vc monta ou nacionaliza algo, existe um custo BEM maior que o importado, pois vc tem que investir em desenvolvimento, testes nas partes nacionalizadas além de ter que adquirir o ferramental, documentação para montar o… Read more »

PilotoVirtual

Com um aumento astronômico de 155% no preço em três anos, o russo Sukhoi-30 aviões de caça parece estar indo pelo caminho Gorshkov. O negócio de porta-aviões Admiral Gorshkov foi batido em 2004 para 974.000 mil dólares americanos (RS4, 560 crore), mas foi renegociado em 2010 em US $ 2,3 bilhões (RS10, 770 crore). Depois da Indian Air Force (IAF) escreveu ao Ministério da Defesa, manifestando preocupação com a sua força esgotando e pressionando para a compra imediata de 40 Sukhois de 30 anos ao abrigo do disposto na via rápida, que não garante concurso público ou concurso público, um… Read more »

PilotoVirtual

Será que vai ser assim com o Pak-Fa indiano???

Guilherme Poggio

Será que vai ser assim com o Pak-Fa indiano???

Pois é, mas tem gente que jura de pés juntos que este programa russo (o PAK FA) é menos arriscado que o Gripen NG.

Idéias (Im)pertinentes

Ja estava duvidando da notícia e parei de ler a notícia quando disse que o F-35 tem super-cruise. Bem especulativa, uma tentativa dos americanos mancharem a imagem da Rússia, já que os americanos não vão levar também o MMRCA e começaram a apelar agora que existe uma grande chance da vitória do MiG-35.

PilotoVirtual

Seriam estes, os famosos blogueiros-especialistas???
RsRsRsss!!!
E eu queria saber a opinião da galera…

Vader

Éééé, pois é, comprando pronto Ivan vende barato né? Mas vai inventar de fazer em casa…

robert

imagina o Rafale sendo produzido no Brasil entao…eabaeeaoihieoa

desculpe entrar no FX-2 mas não pude deixar de pensar nisso

Nick

Nessa os russos pisaram na bola mesmo… Pelo que entendi, não haverá concorrência, e ae eles(os russos) puseram o preço que quiseram no lote de Sukhois. O que não dá para entender, é porque a Índia tem de “comprar” os Sukhois fora, visto que já produzem sob licença internamente…..Teoricamente deveria ser bem mais barato, comprar apenas os componentes, que os Indianos não dispõem. Por outro lado, levanta suspeitas na TT russa, visto que os Indianos aparentemente estão apenas “montando” seus Sukhois na Índia.

[]’s

luiz otavio

a TT russa deve ter restrições, pois na Red Flag os SU30 decolavam espaçados para evitar problemas com sujeira nos motores, do contrário deveriam mandar a Russia para reparos.

PilotoVirtual

SE vierem os novos caças para o Brasil (FX-?), será que vai ser MAIS CARO fazer os lotes seguintes, também???

Esdras

Isso é informação incompleta. Provavelmente isso tem uma explicação, senão eles não teriam feito outra compra agora.

Rodrigo

Esdras disse: 17 de agosto de 2010 às 12:45 O Brasil sempre teve problemas com os franceses, ingleses e gringos. Nem por isto deixa de comprar deles, atritos sempre existirão ainda mais na área de Defesa. Agora já começamos a ter problemas com os moscouvitenses. Se a cada atrito ou passada de perna o comprador for romper relações com alguém, só restam duas alternativas ou desenvolvemos tudo( neste ponto só temos os gringos e russos) ou ficamos no padrão iraniano de jogar pedras até o inimigo morrer. Pessoalmente eu prefiro ser um aliado de uma potência real: EUA ou Rússia,… Read more »

Sérgio Araújo

Para quem não desenvolve é melhor esquecer TT e comprar produto na prateleira.

Madvad

“luiz otavio disse: 17 de agosto de 2010 às 11:58 a TT russa deve ter restrições, pois na Red Flag os SU30 decolavam espaçados para evitar problemas com sujeira nos motores, do contrário deveriam mandar a Russia para reparos.” O que tem que ver uma coisa com a outra? O F-16 tbém é bem suscetível a FOD e ninguém reclama. Já com relação aos motores serem enviados a Rússia, é um fato absolutamente normal. A pouco a Rolls Royce do Brasil instalou uma bancada de testes para as turbinas dos nossos Lynx, antes eram tudo enviado pra Inglaterra. Creio que… Read more »

luiz otavio

Caro Madvad,

não comparei nada e nem falei de outras aeronaves, mas parece-me que nas turbinas não houve TT, talvez por opção dos indianos, não especulei motivos, mas o fato é que tem de “poupar” o avião para não ter de mandar para a Rússia para reparos e isso não é interessante, creio eu, enfim, TT irrestrita não existe nem entre grades parceiros como Índia e Russia e era apenas isso o que eu queria concluir.

Ludovic

A pergunta que fica é: o governo indiano sabe fazer conta?. Será mesmo que o governo é idiota para não saber o que esta fazendo!!?? Que interesse esta por tras dessas noticia?? Será mesmo preocupação com o contribuinte indiano??? Francamente….

Wagner

Eu acreddito que a proximidade geográfica é o que faz a Russia completar sua preferência. O Sukhoi já é um dos melhores do mundo, e como a Russia está ali do lado, fica fácil fornecer peças.
E o kremlin nãon fica enchando a paciência dos seus clientes com ” direitos humanos” . É pagar e levar.
Agora, com os americanos e a UE, putz. Sanção da Onu, neura comercial, violação de não sei o que…
China e Russia são práticas.

antonio

A equação matemática dessa questão como um todo pode ser a seguinte:

Americanos: pedem US$ 100, dizem q não podem oferecer isso e aquilo e você paga US$ 100

Russos: pedem US$ 100, dizem q vão oferecer isso e aquilo, mas vc tem que pagar US$ 200

Franceses: pedem US$ 100, juram por Deus que está tudo lá no contrato, mas o valor final nem Ele sabe quanto será.

Edu Nicácio

PilotoVirtual:
“SE vierem os novos caças para o Brasil (FX-?), será que vai ser MAIS CARO fazer os lotes seguintes, também???”

Segundo as notícias que andei lendo, o diretor da Boeing afirmou que um F-18 custaria o triplo se produzido no Brasil ao invés de nos EUA. Tudo isso devido à fornecedores, escala, logística, impostos, etc.

Ou seja: ao invés de pagarmos US$ 100 milhões por avião, pagaríamos US$ 300 milhões nos fabricados pela Embraer.

Guilherme Poggio

Ou seja: ao invés de pagarmos US$ 100 milhões por avião, pagaríamos US$ 300 milhões nos fabricados pela Embraer.

A Boieng já anunciou por diversas vezes que o custo fly-away do Super Hornet para a US Navy é em torno de 52 milhões de dólares

Rodrigo

Me repetindo de outras paragens..

Eu acho esta montagem no Brasil uma grana que será gasta bestamente para qualquer um dos três.

Que sejam feitas totalmente aqui somente as integrações e manutenções.

Pega esta grana da linha de montagem e gastem com algo que seja mais útil.

Ricardo_Recife

Coloquei a alguns dias em outro post que os russos estavam de sacanagem com os indianos, estavam tirando o couro deles (no caso o dinheiro) para o desenvolvimento da PAK. Pelo jeito não é só do stealth russo, mas também do Sukhoi-30 (155% de aumento preço em três anos). Os russos estão cobrando muito caro para construir os caça na Índia.

luiz otavio

será que os Indianos estão ganhando bagagem e futuramente serão independentes no setor?
será que esta montagem foi benéfica à indústira indiana e aos empregados? gerou mais empregos e desenvolvimento?
esperamos que sim.

GSV

O que ninguém comenta é que TT não é mais como antigamente (na Rússia), antes a “mãe” comunista abastecia seus seguidores e agora é lei de mercado não tem essa de ser companheiro e segurar a foice e o martelo que está tudo bem.

Por isso mais uma vez falo “tentemos vender uns tucanos e quiçá uns KC390 no futuro e vamos de SH”

Nick

Caro luiz otavio,

Alguma coisa de benéfico deve ter saído, seria um absurdo produzir 200 SU-30 localmente e não aprender nada.
De qualquer forma eles estão com vários projetos, entre eles o Tejas.
O Tejas um caça leve, com capacidade levemente inferior ao Gripen C e comparável ao T-50 Golden Eagle SulCoreano. Com a versão planejada MK2 com novo motor mais potente, ele seria comparável ao Gripen C.

[]’s

Ivan

Rodrigo disse: 17 de agosto de 2010 às 17:01 “Eu acho esta montagem no Brasil uma grana que será gasta bestamente para qualquer um dos três.” Rodrigo, No que diz respeito ao SuperHornet é certo o que vc afirma. Melhor seria aceitar fabricar partes do mesmo, como proposto pela Boeing e, eventualmente, alguns novos ítens como tanques conformais, tanques externos e pilones. No que diz respeito ao Gripen NG, não, é melhor fabricar aqui no Brasil, pois a idéia era ter uma linha de montagem no Brasil para todos os futuros Gripen E/F, inclusive uma futura aquisição pela Flygvapen. No… Read more »

Rodrigo

E você acha que os suecos vão abrir mão de montar os seus lá ?

Você acha que os suecos vão abrir mão de gerar empregos lá ?

No fim é tudo na mesma.

Larry Bird

Como essa eh mnha priera postagem, antes de mais nada tenho que dar os parabens ao blog pela excelente qualidade dos posts Com relacao ao assunto, fica clar que a materia eh uma critica a posicao do governo. sugerindo corrupcao. Quanto aos russos, eles nao fazem ToT do Sukhoi. Vide o problema que eles tiveram com o J-11B na China. O Su-30 MKI eh apenas montado pela HAL, que integra nele avionica e sistemas de armas franceses e, principalmente, israelense (sera essa parte da explicacao pelo aumento?). Os russos enviam os chipsets do aviao prontos, o indiano apenas monta. A… Read more »

Gilberto Rezende-Rio Grande/RS

Super Hornet a 52 milhões de dólares fly away fornecido pela Boeing é o mesmo que consta na Wikipédia… He He…

PORTANTO ao oferecer este preço no FX-2 está se cobrando o preço de PRATELEIRA do Super Hornet que se pretende seja fornecido com TOT…

Ou não vão transferir nada ou não vão permitir no futuro se se use a tecnologia americana para exportar para lugar algum…

Cor Tau

Bota no jornal que o povo acredita…………

http://www.youtube.com/watch?v=tjM6WH9iDxs&NR=1

Samuel

Pelo que entendi o custo de US$ 105mi seria dos Su-30MKI indianos, talvez por estar embutido os custos da transferência de tecnologia e a compra do maquinário para a fabricação. Segundo informações o preço do Su-35BM é de aproximadamente EU$ 50 mi.

Gabriel T.

“PORTANTO ao oferecer este preço no FX-2 está se cobrando o preço de PRATELEIRA do Super Hornet que se pretende seja fornecido com TOT… Ou não vão transferir nada ou não vão permitir no futuro se se use a tecnologia americana para exportar para lugar algum…” Você esqueceu que a Boeing não está mal financeiramente como está a França. Também esqueceu que falamos de dólares e não de euros. E também faltou falar que o Super hornet é um projeto pronto e acabado, ao contrário do NG e RAFALE. Assim no final o custo do avião será muito menor se… Read more »

aquino

naõ só os caças americanos podem valer fortunas por que os de moscou naõ podem uma maquina como su-30 radar aesa vetoraçaõ de empuxo ou seja tvc muito respeitado pra min melhor que f-15 f-16 f-18, segundos fontes pilotos ingleses que voaram o su-30 na india ficaram muitos sorrisos nos labios babaram na maquina russa ,os indianos reclaman dos caças russos mas no fim adoram naõ vaõ encontrar coisa melhor no mercado diponivel pra encerrar vai dar mig -35 na india…………

Gabriel T.

Gente, eu troquei a Dassault pela França. Sorry.

André Machado

Guerra de propaganda.

kwhvelasco

Engraçado..sempre a mesma comédia… poxa, a Rússia não pode ter lucro em seu comércio, não? VERDADE que o SH custa menos de U$$60 mi a unidade? VERDADE qeu a HAL só desencaixota e monta os Su-30? VERDADE que o Porta-aviões indiano era pra ser mais barato???? VERDADE que a TOT russa é inferior a… quem é que fez TOT conhecida nos ultimos 30 anos, mesmo? VERDADE que os Mi-35 estão dando dificuldades para a FAB (será porque NUNCA compramos Helis russos? experiência, né…)? VERDADE que jornalistas indianos são mais responsáveis e capacitados do que a Catanhêdes daqui??? Engraçado como a… Read more »

Rodrigo

kwhvelasco disse:
18 de agosto de 2010 às 7:13

O SH custa este valor para USN, é a vantagem de ser o pai da criança e grande operador.

No nosso caso que tem muitas coisas agregadas, o valor sobe.

Luiz Eduardo

KKKKKKKKKK….

Ultimos dois Posts para enfartar francófilos e russófilos…

E dê-lhe tentativas de justificar o injustificável…

Sds.

Wladimir

Pelo que eu li, antigamente a Rússia dava subsídio aos seu equipamentos miliares vendidos. Parece que no início deste ano o governo russo anunciou que iria parar com os subsídios. Parece uma explicação razoável.

Mauricio R.

“VERDADE qeu a HAL só desencaixota e monta os Su-30?”

“VERDADE que a TOT russa é inferior a…”

“e SIM! a HAL recebe TOT sim, do contrário não estariam tão interessados em pagar mais por novas tecnologias russas…”

Conforme já publicado neste blog, a reclamação indiana se refere a falta de “know why”, qnto ao design da aeronave.
Existe uma enfase no know how, mas da fabricação da aeronave.

Pegasus

O que penso sobre o assunto??? Galante, faz uma camisa com a estampa do SU-35 pra eu comprar e ajudar, se for pólo, vou querer mais ainda.
Víuva do Flanker até morrer!!!

kwhvelasco

Mas a questão do “why” é mais de perebadas das equipes indianas que poderiam elaborar adendos adequados aos contratos de ToT do que de ganas dos russos… contratos? sempre e em qualquer lugar serão contratos… os indianos poderiam ter refeito, ajustado, adaptado o processo Às novas necessidades… custa grana? que bom que com grana se possa pagar por tecnologia… ao menos se recebe tecnologia… Cmpreendo a chiadeira indiana – sinal de que eles ao menos lêem os contratos que assinam… Quem não chia pra pagar não dá valor ao que está gastando. Coisa que aqui… E a índia reclama de… Read more »