Farnborough – O governo brasileiro não vai tomar uma decisão sobre o concurso de caça F-X2 antes das eleições presidenciais no país no segundo semestre, prevê o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Saito. Ele indica que uma decisão pode ter sido tomada, mas será repassada pelo presidente Lula para seu sucessor. Saito não disse qual aeronave prefere.

Enquanto isso, a Força Aérea Brasileira fez um compromisso de aquisição inicial do transportador militar Embraer KC-390, com o objetivo de entregar as aeronaves a partir de 2016.

O contrato formal deve ser assinado nos próximos dois anos, diz o CEO da Embraer Frederico Curado. Obter agora o acordo inicial com a Força Aérea Brasileira ajuda a Embraer em suas discussões para trazer outros países e potenciais parceiros para bordo do programa.

O vice-presidente da Embraer para as atividades militares, Orlando Netto, diz que os estudos de concepção até agora realizados indicam que a capacidade máxima de carga aumentou de 19 toneladas métricas para 23, com uma autonomia de 1.400 milhas náuticas.

FONTE: Aviation WeekTradução: Vader

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Vader

Bem, acho que isso encerra nossas discussões sobre FX2 por pelo menos uns seis meses né?

Ou melhor: agora podemos retornar às discussões técnicas, e não ficar mais se apegando a questões políticas. Ainda bem.

Por fim: acho que o Rafale decididamente subiu no telhado. Se com toda a força que esse governo fez não levou, com o próximo é que não levará.

Saudações.

Vplemes

Sei que não é motivo de riso (muito pelo contrário), mas não da para deixar de rir ao pensar na cara dos croassants. Mais um ano sem vender a jaca voadora. Pelo andar da carruagem, e pelo jeito como o Saito esta conformado, acredito que a FAB já acionou o tal plano “B” que o Rodrigo tanto fala. Fala ai Rodrigo, que plano “B” é este? Acho que é um bom assunto para comentarmos, já que caças novos só quando Deus quizer.

Vader

Vplemes disse:
21 de julho de 2010 às 14:01

Vplemes, “Plano B” é a reforma dos 13 F-5 “Jordanianos” para o padrão Mike, com sua entrega ao GDA no lugar dos F-2000 até 2014.

Abs.

Marcelo

eu hein…que plano B mais caidaço…

Ivan

Vader,

Deixa de ser fominha!
Quer responder tudo?
Ka ka ka.
Deixa o “Plano B” para o Rodrigo que a tese é dele.

Abç,
Ivan :).

Vader

Marcelo disse:
21 de julho de 2010 às 14:10

Marcelo, é melhor que desativar o GDA. Pra falar a verdade, seria ótimo que o GDA já estivesse com Mike.

Sds.

PS: A FAB é sábia: como ela é “gata-escaldada” dos meandros da política nacional em relação aos militares, ela nunca está com os dois pés numa única canoa. NUNCA.

Vader

Ivan disse:
21 de julho de 2010 às 14:12

Ivan, kkkkk, foi mal, é que eu fiquei positivamente excitado com a notícia do enterro do FX2. Vou calar-me agora, rsrsrs…

Mas embora eu não seja “insider” mas apenas um lógico, antes mesmo de ler a tese “Rodriguiana” eu já havia inferido o Plano B. Especialmente depois que soubemos da reforma dos “jordanianos”.

Abraço.

Ivan

Existe uma janela de oportunidade para entrar no Gripen NG. Aquele avião que não existia apareceu; o que não tinha radar AESA já está testando o Raven; o que não tinha armamento já nascerá integrado aos modernos Iris T, A-Darte e Meteor, sem falar, é claro, dos AMRAAM AIM-120 e Derby; o que não tem protótipo já foi testado na Índia; e por aí vai. Temo que esta janela de oportunidade se feche, pois tenho certeza que a proposta da SAAB, de co-propriedade do Gripen NG, é a mais interessante para o Brasil a médio e longo prazo. Mas vamos… Read more »

brujhar

Ivan,

Eu acredito que é isso que está atrasando o FX-2.

O barbudo viu, tardiamente, que a tal aliança com a França no caso FX-2 seria uma furada, então para não queimar o seu filme com os franceses, vai deixar para o seu sucessor, provável candidata do “1E”, para dizer que o NG e a nossa escolha.

pp_muscimol

uma boa noticia ai que ninguem comenta… o KC passa de 19 a 23 t ….muito bom!

Vader

Quero é saber onde estão os “insiders” e rafalechetes que diziam que a decisão saia até final de julho…

MWAHAHAHAHAHA, cadê vocês rafalechetes? Cadê vocês “dark-seekers”? Cadê os “insiders”? Os “bem-informados” de plantão? Será que foram chorar suas mágoas em “becos escuros da internet”???

Ai ai ai, é muito engraçado… 🙂

Galileu

Certeza? sei não heim……..Pra mim plano B é aquisição de outros mirages e naquele esquema italiano com os f16

Alessandro

Sou leitor novo, não conheço o rodrigo nem sua tese para o fim do fx-2.
Porém, acho que esta cheirando caça “tampão” ou seja Mirage2000-9 ou talvez um outro avião de caça que sirva até o fx-3 chegar.

Alexandre Galante

A casa caiu! 😉

Marcos Andrey

O Sr. Molusco alem de nunca saber de nada é omisso e covarde!!!!

Para o bem da nação espero que o FX-2 tenha subido num telhado bem alto, e que venha um FX-3 feito com transparencia. Que seja escolhido o desejo da FAB e não o do bolso de nossos politicos…

Tito

Vader, você pergunta onde estão as rafaletes?

Depois de no mesmo dia sair que o Rafake perdeu no Kuwait, que a Boing estuda o Silent Hornet e que o Saito acha que o F-X2 virou F-Xn só podem estar em um lugar, na cama, que lá é mais quentinho. 🙂

Quanto o assunto principal do post, como alertado pelo amigo pp_muscimol, ótima noticia o aumento de capacidade de carga do KC-390, vai fazer uma diferença enorme na disputa pelo mercado com o C-130.

Justin Case

Amigos, Interessante que vários comentaristas ficam excitados, felizes com a perspectiva de melar ou atrasar muito o F-X2. Acho isso indício de falta de reconhecimento da necessidade premente da Força Aérea de contar com vetores adequados para poder cumprir sua missão. Tenho certeza que FAB prefere a escolha imediata de QUALQUER um dos concorrentes. Eu também. Embarcar em mais um TAMPAX ou colocar uma configuração de 2002 nas carcaças areientas do lixo que adquirimos da Jordânia é de matar o orgulho de qualquer brasileiro. Se ainda fosse um tampão de quarta geração, como fizeram os australianos, daria para sorrir por… Read more »

Rodrigo

O que eu sei do Plano B é que ele está em curso, o problema são falta de opções interessantes e aceitáveis financeiramente. NA MINHA VISÃO PESSOAL E INSTRANSFERÍVEL rs Desculpem o realce, porque é achismo e não bizu de fonte alguma. A melhor opção em termos em plataforma seria o F16 em um mix de novos e usados upgraded by Jurusalem guys. O problema do F16 é o REVO ou seja….KC135 é comprar problema e não sei se o KC390 terá previsão para a HSB. Antes que falem, esqueçam esta sonda gambiarra no F16 que eu já vi por… Read more »

Vplemes

Será que alem de elevar os F-5 jordanianos para o padrão “Mike”, a FAB também está considerando comprar mais alguns para moderniza-los também?

Rodrigo

Justin Case disse:
21 de julho de 2010 às 14:51

Qualquer coisa duvidosa é melhor que a certeza dos problemas que teremos com os franceses, vá por mim.

athalyba

Se a política é como as nuvens, então o céu fechou pros azuis. Nos últimos tempos os suecos lançaram uma campanha muito forte de RP, deixando ainda mais claras as propostas e se posicionando ao lado de atores políticos influentes. Os franceses parecem passivos, se limitando à declarações de “confiança”, na mídia nada aparece. E podem ter certeza: durante esse tempo todo ninguém ficou parado, muita conversa rolou entre o GF e os concorrentes. Jogada de mestre do Lula: vai deixar uma decisão de US$ 10bi altamente “destilada”, com o melhor das três propostas, para um(a) sucessor(a) que poderá se… Read more »

John top gum

Que venha logo os F-5 Jordanianos !!!! O sonho NG além de não existir, ninguém quer investir nesse projeto furado… só as Gripetes!

Ivan

pp_muscimol disse: 21 de julho de 2010 às 14:33 PP, Vc tem razão. A notícia de que a “capacidade máxima de carga aumentou de 19 toneladas métricas para 23” é excelente. O planejamento era ficar nas 19 toneladas, ao par dos Hercules, referência no mercado e considerando que os blindados, notadamente a série Stryker americana e/ou Piranha II e III europeus estam nesta faixa de peso. Particularmente eu sempre achei que seria insuficiente para fazer face aos novos blindados sobre rodas de primeira linha e não falo do brasileiro. Estes novos veículos começam a pesar, vazio, algo em torno de… Read more »

eduardo

Muito boa a notícia do aumento da carga máxima do KC-390. Em função da experiência com os IED no Iraque e no Afeganistão, os novos veículos blindados, sobre rodas ou lagartas, estão ficando com pesos muito superiores aos seus antecessores. O Boxer, adotado pela Alemanha, pesa vazio 25 toneladas. O Cougar, um caminhão blindado, pesa vazio quase 18 toneladas. Nesse cenário, aumentar a capacidade de carga é essencial para atender ao mercado, pois se não der para levar os veículos do exército, o avião fica com sua utilidade muito reduzida. Pessoalmente acho que para os exércitos de primeira linha, a… Read more »

Ivan

Justin Case disse:
21 de julho de 2010 às 14:51

Justin,

Boa idéia esta do TAMPAX australiano.

Salvo engano custou cerca de US$ 4,000,000,000.00 (quatro bilhões de dólares americanos) por 24 (vinte e quatro) F-18 F Super Hornet, que, após a chegada dos F-35, continuarão a desempenhar importantes missões de ataque.

Quem sabe? 🙂

Não é minha preferência, mas é uma boa alternativa.

Contudo acredito que vamos de Bicudo MLU por uns 5 (cinco) anos…

Abç,
Ivan, o Gripeiro.

Leandro Requena

Vem ai o FX3. Aguardem cenas dos próximos capítulos…

É sério que o Plano B são mais alguns F5???
Se for verdade eu largo mão!

Ai eu desisto da FAB.
Vamos encerrar suas atividades e criar um “Exército do Ar” ou coisa do gênero. Vão pensar pequeno assim no inferno!

Procura e compra nas prateleiras internacionais uns F16 usados ou alguns MIG 29 de 2ª mão que estejam em boas condições.

Qualquer coisa mais moderna do que os F5!!

Até quando vamos “andar de fusca”, sendo que podemos comprar pelo menos uns “gols ou palios” usados?

Fernando "Nunão" De Martini

“Leandro Requena em 21/07/2010 às 15:11
Ai eu desisto da FAB.
Vamos encerrar suas atividades e criar um “Exército do Ar” ou coisa do gênero. Vão pensar pequeno assim no inferno!”

Leandro, só um reparo:
“Exército do Ar” é o nome de pelo menos duas forças aéreas que eu considero bastante dignas de respeito: o Armée de l’air (Força Aérea Francesa) e o Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola).

Saudações!

Justin Case

É, Ivan.

Para a Força Aérea, um tampão novo, de quarta geração, estaria ótimo.
O problema é que essa solução (compra de prateleira”) não tem amparo na END.
Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Vader

Rodrigo disse: 21 de julho de 2010 às 14:53 “Qualquer coisa duvidosa é melhor que a certeza dos problemas que teremos com os franceses, vá por mim.” Justin Case, faço minhas as palavras do Rodrigo. Sinto muito, mas prefiro a FAB com Mike agora, para um futuro governante escolher com calma a melhor aeronave para a FAB e o país, do que uma atabalhoada decisão pela JACA francesa, que só faria enterrar de vez a FAB até o pescoço, por 30/40 anos, em terríveis e insolúveis problemas orçamentários, no mínimo. Trocando em miúdos: o Rafale seria um DESASTRE para a… Read more »

Rodrigo

Justin Case disse:
21 de julho de 2010 às 15:16

END terá o seu THE END em 31/12/2010.

Justin Case

Vader,

Esse seu comentário faria algum sentido se este site fosse “Poder Econômico” em vez de “Poder Aéreo”.
Dizer que mitingas (gosto muito) são melhores para a FAB do que os Rafales não dá para concordar, sinto muito.
Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Vader

Rodrigo disse:
21 de julho de 2010 às 15:19

“END terá o seu THE END em 31/12/2010.”

Deus te ouça mizifio 🙂

Ivan

eduardo disse: 21 de julho de 2010 às 15:03 Eduardo, Pense em uma combinação Boeing C-17 + Embraer KC-390. O Boeing, em pequena quantidade, talvez uma meia dúzia, levaria as cargas maiores e blindados mais pesados, até 60 toneladas, como os MBT (Main Batle Tank). O Embraer, em maior quantidade, talvez umas 3 (três) dúzias, levaria as cargas intermediárias e blindados leves, até 23 toneladas, como os VBCI e blindados de reconhecimento. Para maximizar poderia usar aviônicos comuns à ambos, pallets e containers comuns, entre outros. A Lockheed e a Alenia possuem um ‘combo’ de relativo sucesso: o Lockheed C-130… Read more »

Leandro Requena

Concordo com o Vader.

E vou além. A melhor coisa a ser feita era cancelar o FX2 e abrir o FX3 em regime de urgência, com prazos prés estipulados para definir o vencedor.
Algo parecido com o que a Índia está fazendo.

E o mais importante, sem levar a discussão para a mídia!!!
Senão trava tudo de novo…

Ivan

Justin Case disse:
21 de julho de 2010 às 15:20

Justin,

A idéia do TAMPAX australiano foi sua e não minha… 🙂

Brincadeira amigo.

Ficamos os dois preocupados.

Vc por acreditar que o Rafale seria a solução definitiva para o F-X2, vendo as qualidades do caça gaulês.

Eu por acreditar que o Gripen NG representaria uma oportunidade maior que o F-X2, um passo para conquistar uma pequena fatia de mercado que não vislumbramos e para ter uma aeronave de combate nacional, com copyright nacional.

Paciência, vamos aguardar.

Grande abraço,
Ivan, o Antigo.

Justin Case

Amigos,

Mais uma notícia da Feira:

“Lockheed se prepara para enfrentar o KC-390”

http://www.flightglobal.com/articles/2010/07/21/344876/farnborough-lockheed-prepares-for-kc-390-competition.html

Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Nick

Agora com o Saito afirmando, acredito que esse ano já era mesmo. O grande fato que gerou esse atraso sem dúvida nenhuma foi a fala do Sr Presidente no dia 7 de Setembro. Tudo corria bem, tranquilo, com a FAB afirmando que 23 de Outubro seria uma boa data para anunciar o FX-2. Atropelaram tudo, empurrarram goela abaixo o Rafale, e o MD teve que se virar parar justificar essa escolha. Agora o Lula o “causador” disso tudo não vê um “bom momento político” para anunciar o FX-2 e dar munição para a oposição. Se a preferência para com os… Read more »

Vader

Justin Case disse: 21 de julho de 2010 às 15:20 Justin: Sinto muito, mas não dá para dissociar defesa de economia. A guerra moderna é, antes de tudo, dinheiro. Só os românticos não enxergam isso. Seu raciocínio é só o velho dilema curto prazo X longo prazo. A curto prazo o Rafale é ruim, por seu preço, mas ainda teremos peças, assessoria, armas, etc (desde que tenhamos dinheiro – muuuuito dinheiro). Mas a longo prazo é terrível. É um DESASTRE. Bem, como eu gosto de resolver problemas de uma vez por todas, prefiro apostar no longo prazo, com uma aeronave… Read more »

Rodrigo

Calma amigos, deixem o japonês trabalhar rssssss

Fabio

Bom…depois de mais “muitos” meses…na espera do “novo” caça para a FAB…parece que o FX-2 morreu de vez…

é uma vergonha…

Felizmente o F5M + derby + R99 da conta do recado…principalmente em se tratando de América do Sul…

o grande problema é que o Brasil fica praticamente sem nenhum vetor de defesa aérea de “alto” desempenho (o M2000 veio apenas para quebrar um galho temporariamente)…

Acho que um pacote “pronto” de 12 gripen e entrar no projeto do gripen NG seria uma solução…

agora é continuar esperando…

Nick

Sobre o KC-390,

Bela notícia essa de a capacidade ter aumentado de 19 para 23 tons. É mais uma vantagem a ser explorado sobre o C-130J. A briga vai ser boa. Onde ouver concorrência real, o KC-390 poderá ganhar com certeza. O C-130J é uma boa solução mas tem limitações da idade de seu projeto. O KC-390 poderá ser a base de uma extensa família. Estou otimista, e acredito que poderá abocanhar uma boa fatia desse mercado.

[]’s

Caipira

Me parece que a proposta menos afetada é a da Boeing, a única empresa da short-list que pode entregar os caças pra ontem…

Vader

Nick disse:
21 de julho de 2010 às 15:31

Nick, sobre um hipotético FX3, em minha opinião deveriam entrar apenas aeronaves de 5a geração (ou quase), exemplo:

LM F-35-A JSF;
Boeing F-15-SE;
Sukhoi T-50;
J-XX;
Mitsubishi XX;
SAAB/Coréia/Malásia XX.

Mas acho que nesse momento este seria um excelente tema para um post. Fica a dica a quem se dispuser.

Abs.

ALDO GHISOLFI

Mais uma vez: porque licitação para o FX-2? Porque a aquisição desses vetores está sendo efetuada via licitação?

RL

Acho que vai ficar para o próximo presidente decidir.

Quando for decidido, vai ter passado tanto tempo que os KC-390 estarão se aposentando e a geração de caças nos céus, sera de 6 geração para mais.

Ao menos os KC-390 estão vingando e gerando perspectivas de bons frutos a Embraer e para o Brasil.
Por falar em Embraer hein. Ta dando um show de negócios na feira.

De tirar o chapéu.

Giordani RS

Nunca vi disso… Ficam felizes por que o “plano B” vai ser acionado? Saito, pede pra sair! Qualquer das três aeronaves elevariam o patamar tecnologico/proeficiência da FAB…pra mim pouco importa qual dos três use o cocar da FAB, o que importa é finalizar essa novela de mais de 10 anos! Além disso, as pessoas que tomam as decisões já estão com suas vidas feitas… Dizer que esse ou aquele é caro de manter é balela! Caro é manter avião velho voando… Hoje, com excessão dos Mikes(e olhe lá…), os aviões da FAB são alvo… A boa notícia é que o… Read more »

A7X

Por um lado considero essa notícia ruim! Mais uma vez o GF não foi capaz de concluir uma compra extremamente importante. Mais uma vez, mesmo a FAB tendo feito um trabalho bastante profissional, o GF conseguiu colocar tudo por água abaixo. O ponto positivo é que TALVEZ no próximo governo a vontade da FAB seja levada em consideração e, quem sabe (não custa sonhar), possamos ir de F-35. Infelizmente, eu não sou tão otimista. Penso que a FAB vai ter que se contentar com algum “tampão obsoleto” por bastante tempo. Levando isso em consideração, não sei se o cancelamento do… Read more »

Craveiro

A7X disse: 21 de julho de 2010 às 16:04 “Porém não vai ser tão fácil assim. A LM vai dificultar ao máximo a vida da Embraer, e com certeza vai usar todo o peso político dos EUA a seu favor”. Por isso o o GF deveria tentar uma aproximação entre Embraer e Boeing. No link mais acima em que a LM encara o KC-390 como concorrente, ela cita vendas para o próximo decênio da ordem de 250, se não me engano, apenas para os EUA. Se a Boeing tem um mínimo interesse nisso, o GF deveria apostar muitas fichas nessa… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Só uma pergunta, essas 23 t de capacidade do KC-390 são em padrão imperial(UK-USA) ou métrico(nossa)?

Tonelada imperial = 907,18474 kg

Rodrigo

Craveiro disse:
21 de julho de 2010 às 16:23

O que pode acontecer é a EMBRAER se aproximar da Boeing, mas o que depender dos barbudinhos no comando eles irão sabotar o quanto quiserem esta associação.

Ira Oliveira

Olá, este é meu primeiro post no blog, mas há tempos navego por ele, e aproveito e dou os parabéns ao Galante e turma que o mantém. voltando, Depois de ler o Cmd. Saito dizendo que acredita que o FX-II fique para o próximo governo, não pude resistir a postar aqui. Então, agora teremos esses meses de indefinição, para variar um pouco, mas quando o próximo governo assumir, se ele não postergar o assunto, não “corre-se o risco” da escolha ser o francês? já que há grande possibilidade da situação continuar no poder? o que indica que o Rafale não… Read more »