FAB inaugura Diretoria de Tecnologia da Informação

0

A Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), a mais nova unidade subordinada ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP), foi oficialmente inaugurada na quinta-feira (05/8). Para marcar a incorporação, foi realizada uma cerimônia militar com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro-do Ar Ramon Borges Cardoso, que presidiu a solenidade militar, do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Gomes Leite Filho, na ocasião o Comandante-Geral de Apoio, do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, ex-comandante da Aeronáutica, do Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, do Major-Brigadeiro-do-Ar Ricardo Machado Vieira, na ocasião Chefe do Estado-Maior do COMGAP e do Major-Brigadeiro do Ar Élcio Picchi, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, além de autoridades civis e militares.

Na mesma ocasião foi comemorado o 44º aniversário do Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), que está sob subordinação da DTI e foi a primeira organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) voltada para a informática. O CCA-RJ atua na concepção e no apoio de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), assim como nas manobras operacionais, proporcionando o grau adequado de segurança da informação nesses exercícios militares.

A apresentação do estandarte da mais nova organização militar e o descerramento da placa que simboliza a criação da DTI foram um dos momentos mais solenes, assim como a entrega de medalhas a sete militares do CCA-RJ, homenageados pelo tempo de serviço prestados à FAB.

A Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI) foi criada com a proposta de coordenar múltiplas funções na área da Tecnologia da Informação da Força Aérea Brasileira (FAB). O Diretor, Brigadeiro-do-Ar José Luiz Villaça Oliva, destacou a importância da unidade. “O propósito do planejamento e da realização da gestão da Diretoria não pode ser outro senão o de prover as ferramentas, os produtos e os serviços de tecnologia da informação necessários ao cumprimento de uma missão maior, que é a do Comando da Aeronáutica. A DTI terá que se solidificar como vértice da informatização, abrangendo a permanente mudança da base técnica e proporcionando a capacidade de análise e síntese de informações específicas e especializadas que possam assumir valor estratégico para quem as controla”, ressaltou o Diretor da DTI.

Além do Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), a DTI possui sob sua subordinação os Centros de Computação de Brasília (CCA-BR) e de São José dos Campos (CCA-SJ).

FONTE:
DTI

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments