No anúncio do F-20, a Northrop dizia que ele era uma vez e meia mais confiável que seu competidor mais próximo (F-16?). Ele precisava de metade do pessoal de apoio e era mais rápido de reparar.

Com 24 caças F-20, seria possível realizar 161 sortidas por dia, contra 106 do competidor.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel T.

O envelope de vôo do F-16 é bem maior que o F-20. Não tem como comparar. Coloque 4 bombas de 225 Kg, 2 AIM-9 e um center line e verão a diferença em favor do F-16.

Clésio Luiz

Exato. O F-16 tinha praticamente o dobro de carga paga e raio de ação sobre o F-20. Eles podiam ser comparáveis num dogfight, mas no resto o F-16 (especialmente o C) levava vantagem.

Lusitanium

“Com 24 caças F-20, seria possível realizar 161 sortidas por dia, contra 106 do competidor.”

Mas com uma probabilidade de sobrevivência e capacidade, menor em cada surtida.

J. Claro

Já ouvi afirmações dando conta de que a Northrop havia ventilado a possibilidade de vender o projeto do f-20para a FAB. Isso procede amigos?

Abraço a todos

robert

será que ele conseguiria estar até hoje em uso com todos os equipamentos que o f-16 dispõe?

Acho que se tivesse acontecido de fato a guerra entre EUA e URSS, NAQUELA ÉPOCA, ele seria melhor (por ele ser mais barato e mais rápido de fabricar). Em todas as outras hipóteses, acho que os EUA fizeram certo.

Teria sido MIG-21 X F-20…. ia ser uma peleia de canivete no escuro que ia ser loco de bom!!

Colt

Sessão Memórias!! haauhaua
Tá certo. “Conheça sua história pra poder construir seu futuro!” rs
É isso aí!!

Gabriel T.

Vender o projeto não. Mas o F-20 sim. Essa história de vender o projeto foi pura invenção do final dos anos 80.

Vader

Hahaha, o Galante é duente por essa aeronave, rsrsrs…

Samuka

Alguem pode me dizer a diferença dele, F-20, para o F-5M?

PS: Esse avião é Jesus, ele pode pousar na água!

Danilo

Northrop F-20 TigerShark, se ele tivesse ganhado a concorrencia que disputou com o F-16 Fighting Falcon, hoje talvez a FAB estivesse usando o F-20 no lugar dos F-5 Tiger II ou não ?

Saudações Senhores,

Danilo

Nick

Cari Samuca, O F-20 é um projeto dos anos 80, sucessor do F-5 E que foi adquirido pela FAB e está recebendo um final-life-upgrade…. Comparado ao F-5 E o F-20 TigerShark era muito superior em termos de desempenho e payload, contando ainda com estado-de-arte em termos de aviônicos daquela época. A principal diferença fora aviônicos e algumas mudanças estruturais, era o motor GE-404 em lugar das duas J-85. Até hoje , procuro uma evidência que esse caça foi oferecido com ferramental inclusive para ser fabricado pela Embraer. Imagine hoje, invés de modernizarmos esses F-5 E dos anos 70, por caças… Read more »

Nick

Errata:
Cari = Caro

[]’s

Brandalise

Nao digo a melhor força aerea, mas seria bem bom ter uns 120 destes, modernizados e recebendo a 414. Ao menos, acho que seria melhor do que o que temos hj.

Foi (tvz ainda seja) a melhor razao de subida de um caça, fazendo deste uma excelente aeronave de defesa de ponto.

Mas nao liguem para a minha observacao… eh que eu tb sou “duente” pelo F-20 hehehe…

Abs!

Marcelo

olha aí o futuro do Gripen NG. Daqui a 20 anos vamos postar as propagandas e folhetos dele também…

Leandro Requena

Pior que não é só o Galante.

Na época das listas de e-mails do Poder Naval, etc, eu era apaixonado pelo TIGERSHARK…

Essa da Northrop vender o projeto do F-20 para a FAB(não era pra EMBRAER?) é mais uma daquelas lendas da internet…

Se eu não me engano(e posso estar completamente enganado) eles quase venderam o projeto para a Coréia do Sul.

rodrigo avelar

Fato é que não demovos mais chorar pelo leite derramado

CAl

Será que se seu projeto fosse atualizado para os dias de hoje, no que se refere a avionica, estrutura e sistemas de armas, seria um vetor comparável a outro caça atual?

Esteban McLaren

Penso que este plano teria arruinado o pouco mercado que alcançou o Gripen. Era um caça muito ágil e bem potenciado.

Morbach

A verdade é que se tivéssemos o F-20 não haveria sentido em compra o Gripen NG, bastaria modernizar os tigershark…o FX-2 teria outro panorama, só com caças pesados…

Jaime Matos

O F 20 ainda hoje é o cara. Será que ainda existe o ferramental para sua produção ? e não seria interessante o Brasil com o conhecimento que já tem em materiais compostos compra-los e dar uma repaginada no avião e torna-lo ainda melhor, em vez de comprar caças mais caros ? Baixos custos de operação/manutenção com algumas das peças já produzidas aqui e um conhecimento do avião (F 5) que nem os americanos têm.
Quem entender do assunto por favor comentem.
Valeu

Giordani RS

Fabulosa máquina aérea! Acredito que para os padrões de força da USAF ele realmente estava aquém, mas podería com toda a certeza, ter feito parte do inventário da mesma. Sería o caça prefeito para os “aliados” com menor capacidade financeira…Mas o que realmente matou ele foi a estranha política industrial americana…era óbvio que se o F-20 houvesse sido designado ele acabaria com as vendas do F-16! Tanto é verdade que o F-16/79(motor J79) também foi impedido de ir adiante, por que atrapalharia nos lucros da GD… O F-20 foi um excelente caça, mas sofreu do mesmo problema que o F-16… Read more »

CAL

Poderiamos incluir na compra do fx2, caso desse f-18 o projeto do f 20 como contrapartida do negocio e transferencia de tecnologia, a final acho que os EUA não se importariam em passar uma tecnologia ultrapassada, mas para nós poderia ser um ponto de partida para a industria nacional de caças, tendo os dois aviões para se complementarem.
Assim usariamos os f-5 como treinadores avançados, os f-20 como caças de ataque leve e os f-18 para superioridade aérea e multimissão, além da manutenção das f 414 nas novas instalações da GE no Brasil.

Morbach

Não sei se seria uma boa, hoje vc tem o F-16 Block 60, por exemplo, que levaria grande vantagem sobre um F-20 atual (talvez não em gastos com manutenção, não sei). Os americanos ofereceram o F-16 BR ao Brasil, que foi descartado. Ademais, hoje o F-16 é tido como “velho” nas principais concorrências internacionais….imagine o F-20? Agora, se tivéssemos comprado o tigershark no final da década de 80 seria outra história….modernizado seria um caça formidável e acho que não teríamos problema em remotorizá-lo com a 414 do SH….seria o sonho dos fabianos e dos entendidos em orçamento da FAB…abs.

CAL

Será que existe algum com condições de vôo ainda?