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Formações de combate aéreo

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    • fingertip é uma posição mais proxima, logo mais rigida, a route é uma posição mais afastada, permite que o ala tenha uma conciencia situacional melhor, ja que ele não fica tão preocupado em pater a posição quanto na fingertip.

  1. Bela matéria Galante 🙂

    Não entendi bem as vantagens das formações Trail e Ladder…. em que situações seriam usados??

    No Trail seria o caso de enganar o radar inimigo???

    []’s

  2. hehehehehe…para quem percebe, algumas coiss nunca munda…no final a prática prevalece..quanto mais se suar no treino menos se sangra na guerra

  3. A formação “Rout” se não em alemão é Rott foi inventada pelos pilotos alemães na guerra civil espanhola, hoje na era do jato apenas a distancia entre os aviões aumentaram…é uma formação de busca e destruição

  4. Ou seria a “Route” ? A diferença é somente a distância entre eles? Ou um é empregado em instrução especificamente?

    Desculpem a ignorância.

  5. Excelente! Texto simples mas carregado de informações!

    Acho que a mais eficiente é a Quatro Dedos.

    Já os argentinos adoram a BOX asa-colada…hehehe…

    Faltou a formação FAB…uno…uno avião no ar…hehehe… 🙂

  6. A diferença entre Route e Fingertip provavelmente deve ser a distância entre as aeronaves, mas uma coisa é certa, quem a idealizou este tipo de formação foi um dos grandes ases alemães na 2° GM, Hptm. Werner Mölders com 115 vitórias em combate, chamada de Vierfingerschwarm ou simplesmente de Schwarm ficou conhecida como formação “quatro dedos” (devido a sua semelhança com os quatro dedos da mão quando esticados) mais tarde ainda no decorrer da guerra, a USAAF e RAF também adotaram este padrão de formação em combate. No pós-guerra em plena era a jato, a USAF a adotou como com a seguinte nomenclatura como Double Attack System.

  7. Vendo essas imagens lembrei do ocorrido na guerra Irã – Iraque, onde um F-14 com apenas um Aim-54 abateu 3 Mig-23 e o quarto fugiu expelindo fumaça da turbina… Pelo o q eu li eles estavam em formação cerrada em forma de “diamante”, q nao foi representada nessas figuras….

  8. Alem do que estes mig´s deviam estar de asa “colada”, provalvelmente apenas o lider fazia navegação, sem tempo de olhar para fora e outros preocupados em manter a formação…deu no que deu…

  9. A formação do A-10 parece clara a intenção de alvejar algo em solo.
    As demais formções eu só posso arriscar….

    Acho que a trail é empregada para destruir bombardeios com
    emprego do canhão. Mas não acreditem kkkkkk.

  10. A Trail é usada para CAS, na prática ela complicada pois o ataque do primeiro faz com que o alvo fique escondido pela fumaça, poeira para o segundo, ela precisa de um ótimo sincronismo

  11. A trail dependendo da separação para se ingressar por um gate numa area hostil com a utilização de chaff(basico) ou de um ecm dos simples auxilia a enganar os GCI. ou viajei na maionese?

  12. Galante essas fomações são assim em todas as forças ou dependem da aeronave a ser usada ou varia de doutrina para doutrina em cada força?

  13. Seria interessante ressaltar as razões para cada tipo de formação.
    Algumas contribuem para o aumento da RCS e da assinatura visual, como a asa colada, outras impedem que o radar calcule a distância dos aviões corretamente, algumas ainda podem simular aviões civis de grande porte.

  14. “Route Formation
    Route formation is flown as a modified fingertip formation with up to 500′ between aircraft. When
    turned away from, the wingman will stack level with the leader. When turned into, the wingman will
    only stack down enough to keep lead in sight and avoid his maneuvering plane. Crossunders may be
    directed using a wing dip as in close formation.
    For echelon, the relative position is the same as route. If a turn is made into the echelon, each aircraft
    will only stack down enough to keep rest of the formation in sight and avoid their maneuvering plane.
    Lead should avoid excessive bank angles. On turns away from the echelon, all aircraft will maintain the
    same horizontal plane.”

    Retirado do excelente artigo divulgado pelo Nick. São, de fato, a mesma formação com espaçamentos diferentes.

  15. Gente, como o proprio nome diz, formatura rota eh utilizada para deslocamento em rota. Facilita a manutencao da posicao com menos esforco do ala. Na entrada no trafego utiliza-se, tambem, essa formatura para possibilitar a vigilancia do espaco aereo a fim de evitar colisao com passaros.
    O que mais se usa em combate eh cobertura, linha de frente tatica, box ou penetracao rasante. No combate BVR tambem se usa a figther wing, que eh parecido com a ala tatica.

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