Passaram-se anos nos estudos das necessidades dos aviões militares. A base de Anápolis está aposentando os Mirages, que cumpriram missões durante anos. A revisão geral custa muito caro e a FAB resolveu ir usando os que estão em condições. Peças são retiradas de uns para que os voos não parem. A manutenção dos aparelhos é quase inviável em termos econômicos e de segurança.

FONTE: Coluna Ari Cunha, do Correio Braziliense / FOTO: FAB – Cb Junior

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

174 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Peraí! Essa notícia se refere aos Mirage 2000 ?!?!?!?!? Já viraram jaca ?!? Ou já vieram para cá jacas ?!?!?!?

RL

Poxa Antônio, não tinha uma perguntinha mais fácil?

grifo

Mais uma bola fora do Correio Braziliense. Realmente quando o assunto é defesa…

Mas não está tão distante da realidade. A nossa querida “jaca” realmente é caríssima e está em vias de ficar sem mísseis, enquanto os franceses fingem que não é com eles…

Jakson Almeida

Olha um exemplo de jaca.E ainda tem gente que defende a compra da outra jaca.

Mauricio R.

De novo???

Fabio

Mas já??????????

Deus Pai, e esse tal de FX – 2 que não chega nuncaaaaaaa

Andre

Um bom momento pra se testar a cooperação e atenção francesa.
Mas os jacas voarão até 2020 no mínimo!! Duvido que saiam antes.

Vader

Ahahaha, também achei que o jornalista tivesse pirado e estivesse a dar notícia dos Mirage III BR, rsrsrsrs… Dejavú do c… Quer dizer então que os poderosos restolhos enfiados goela abaixo da FAB pelos nosso gloriosos bolivarianos por conta do “fome-zero” já estão a ser canibalizados? Como diria Quico: “Que coisa né!?” Penso que isso encerra as discussões sobre a disponibilidade de nossas aeronaves de “vanguarda” do GDA… Sorte que o plano B já está em andamento, ou em breve teriam de deslocar STs pra Anápolis… No mais, o GTE não tem falta de verbas, de aeronaves, de nada… Vai… Read more »

Giordani RS

“Antonio M disse: 10 de agosto de 2010 às 13:09 Peraí! Essa notícia se refere aos Mirage 2000 ?!?!?!?!? Já viraram jaca ?!? Ou já vieram para cá jacas ?!?!?!?” Amigo, Os M2000 já vieram usadassos…não dá para exigir muito do GDA a não ser suas almas, por quê esses Mirage´s, são alvos! Esses M2000, dúvido que até hoje tenham lançado algum míssil! Dúvido! Presta atenção no brilho dos canos dos canhões. Tão um brinco de polidos…sinal da falta de uso… Se é para manter uma unidade só com capacidade de voo, então era melhor ter deixado o Xavante em… Read more »

Giordani RS

Lorde Senhor do Lado Negro da Força,

“…No mais, o GTE não tem falta de verbas, de aeronaves, de nada… Vai de vento em popa, podendo até fazer benemerência com o r. alheio, com traslado do presidente do Paraguay que se elegeu falando em sacanear o Brasil. Oras, e quem precisa de Defesa Aérea mesmo?”

Fostes extremamente feliz em sua dissertação!
O que os comandantes da república bolivariana e os integrantes da Itamarailha da fantásia é o mesmo que g…com o p…alheio!!!

Esses _______________________________

COMENTÁRIO EDITADO POR ENTRAR NA ÁREA DE PROPAGANDA POLÍTICA

JOSEF SIMAS Jr.

Se existe realmente este problema recorrente desde os Mirage III e agora nass sucatas Mirage 2000, as perguntas sao:

1. Como e porque a FAB incluiu avioes da Dausaut na suas listas original e short list de 3 ?
2. Porque insistir em Dausaut Rafale ?

Ou sera que a incapacidade de manutensao e noosa ?

Rodrigo

Vou repetir pela milionésima vez…

O Rafale entrou na short-list via Casa Civil.

No lugar dele certamente teríamos o F16.

Gabriel T.

O RAFALE está no shortlist por __________________________

* Deixo aqui claro que não se trata de politicagem mas sim fatos inequívocos sobre a pressão que foi feita para que o RAFALE fosse mantido no shortlist.

COMENTÁRIO EDITADO POR ENTRAR NA ÁREA DE PROPAGANDA POLÍTICA

Vader

Josef Simas Jr., o Rodrigo foi mais rápido: foram os “bolís” do Itamaralívia que colocaram o Rafale na short-list…

Gumpy

Notícia tendenciosa e atrapalhada do jornalista que deve ter visto o pátio da Base repleto de carcaças de Mirages III, e que por ignorância, deve achar que estão sendo canibalizados pra uso.
Mirage 2000 não está sendo aposentado, ainda pode voar até 2020.
Quem conhece militares de Anápolis sabe que a história é outra.

Klevston

Jaca? E o Jobim disse que o F 35 era muito para nós, um país continental como o Brasil, merecíamos Naves dígnas, agora se querem aprender a fazer, porque não se cria outro projeto paralelo e espera aprender por uns 30 anos, a FAB não pode esperar tanto tempo.Uns 60 F 35 com as cores da FAB ficaria lindo, depois aprenderíamos a fazer uns Gripens NG ou Rafales,F 18 Super Hornets, não se pode deixar um grande país como o nosso equipado com sucata e isso, além de triste é muito perigoso é só olhar para o passado e ver… Read more »

Rodrigo

Vader disse:
10 de agosto de 2010 às 13:47

Mais ou menos desde março do ano passado eu já ouço falar de pressões para dar Rafale, nem assim a FAB se dobrou!

Sopa

Voar eu seu que dois fazem isso direto, mas lanchar mísseis ou rajadas de canhão acho que não !!

sDs,

Vader

Rodrigo disse: 10 de agosto de 2010 às 13:52 Rodrigo, disso eu jamais duvidei, a Força Aérea Brasileira é gloriosa e mesmo os mais políticos de seus membros (ex: Ten-Brig Saito) não iriam se dobrar a contingências politiqueiras mesmo. A FAB não iria se prestar ao papelão de aceitar de bom grado um avião que lhe quebrará o orçamento por décadas só pra agradar uma caterva de vende-pátrias vermelhos. Eu conheço um punhado de bons militares da FAB e sei de que tipo de material eles são feitos. São verdadeiros heróis de fazerem o que fazem com o pouquíssimo que… Read more »

rodrigo avelar

não acredito nesta informação, aposto que se confundiu com os miragens III

Francisco AMX

É tão ruim que a India vai modernizar os seus para o padrão Mk-5…
tinha 6 voando a menos de 2 mêses…
mentira pouca é bobagem…
má vontade também!

Ivan

Ultimamente tem aparecido todo tipo de notícia, uma desdizendo a outra e cada veículo de comunicação dando a interpretação que melhor lhe convém. Por sorte nossa a Trilogia publica tudo, seja lá qual for a linha de pensamento do editor de origem. Assim sendo, acho conveniente começar sempre um comentário com: Sendo verdadeira a notícia… he he he… 🙂 _________________________________ Sendo verdadeira a notícia, só posso dizer que é uma pena, pois sou um antigo fã dos deltas franceses, desde o saudoso Mirage III até o seu descendente direto Mirage 2000. Contudo devo assinalar que é uma grande bobeira ‘estratégica’… Read more »

Edcreek

Olá,

A pouco tempo um Fabiano disse que a disponibilidade dos Mirage-2000 da FAB era exelente. Vai totalmente na contra mão do postado pelo jornal.
Alguem tem noticas realmente novas do GDA?

Abraços,

Galileu

hahahah , tem que rir, é meu país mas fazer o que…..

___________________________________________

O jeito é comprar uns ST e mandar pro GDA


COMENTÁRIO EDITADO POR FUGIR DO TÓPICO E ENTRAR NA ÁREA DA PROPAGANDA POLÍTICA

Ivan

Francisco AMX disse: “É tão ruim que a India vai modernizar os seus para o padrão Mk-5…” Xikão, Ruim? Vc tá é doido. Ele é ótimo. Ou melhor, foi ótimo. Para mim era o melhor interceptador do ocidente, depois do F-15 é lógico, na década de 90 e começo desse século. O F-16 só conseguiu rivalizar o M-2000, na arena ar-ar, após a integração dos mísseis AMRAAM AIM-120. Ainda mais é uma aeronave belíssima… uma belonave… 🙂 Por essa razão minha frustação com a bobeira francesa em deixar passar a oportunidade de se aproximar operacionalmente da FAB. Bobeira essa recorrente,… Read more »

LIVRE PENSADOR

digo –razão

Ivan

Edcreek,

Pois é, tantas notícias desencontradas que fica difícil filtrar.

Mas, efetivamente, não lembro de notícias boas acerca da prontidão dos mísseis. Gostaria de ter ao menos os Matra Magic R-550 operacionais…

Entretanto continua a impressão que Armée de L’Air perde uma ótima oportunidade de se aproximar da Força Aérea Brasileira, traduzindo palavras em ação.

Abç,
Ivan.

Bosco

“Míssil Super R 530 D ”
Seria cômico se não fosse trágico.

Vader

Caro Francisco AMX, os Mirage 2000 não são ruins, são ótimas aeronaves. Eu particularmente sou fã, acho uma das mais belas aeronaves do mundo, e adoraria que o Brasil tivesse umas 80 delas novas, com código-fonte aberto, com datalink, com um radar de verdade, manutenção totalmente nacional e uns 50 paióis saindo armamentos pela portinhola, preferencialmente americano, pra não ter de pagar o preço eternamente “salgadinho” das armas dos nossos amigos francos. Já pensou? Uns 80 M-2000-9 com Meteor, MICA, Derby, A-Darter, Paveway II, AIM-9X, AIM-120, etc? Integrados aos nossos E/R-99? Show de bola. Independência pra FAB. Uma Força Aérea… Read more »

Raptor

Acredito que a solução disto se passa na revisão do pré-sal: 1- Desvincular a previdência militar dos gastos militares, sem mexer no direito adquirido e fazer novas regras para os novatos. 2- Durante o período de transição previdenciária, o pré sal arcaria com a despesa de TODA a parte INATIVA e ATIVA (todos os Estados da Federação tem a OBRIGAÇÃO de ajudar na Defesa e projeção do país). Após a transição apenas os ATIVOS caminhando para auto sustento sem o pré-sal. 3- Garantir o mínimo de 4% do PIB em defesa (gastos comparáveis a Índia). 4- Ênfase do gasto militar… Read more »

Rodrigo

Francisco AMX disse:
10 de agosto de 2010 às 14:07

Os indianos não são parâmetro para nós, eles tem muita grana para gastar e gastam.

grifo

O Rafale entrou na short-list via Casa Civil. No lugar dele certamente teríamos o F16. Caro Rodrigo, esse é mais um dos mitos do FX-2. A definição do short list foi feita integralmente pela FAB. Até aquele momento não havia havido interferência política no processo, nem do ministro Jobim nem muito menos da companheira Dilma. Ninguém entrou no lugar de ninguém. Até mesmo porque a FAB tinha liberdade se quisesse para colocar 4 concorrentes na short list. A FAB tanto não queria o F-16 que sequer enviou uma RFI para ele. Agora, para uma aquisição “tampax” seria provavelmente a melhor… Read more »

Rodrigo

O Correio Braziliense é ultra-mega-governista, mas para vocês só é fonte quando escrevem o que vocês querem ler.

Justin Case

Amigos,

Acho que foi sábia a decisão da FAB de não investir (por enquanto) nos F-2000.
Se tivesse decidido modernizá-los, integrar data link e mísseis de geração recente teria muita gente do Governo (e muitos outros formadores de opinião) dizendo que não precisa de F-X, que dá para deixar para depois…
Já vivemos história semelhante antes.
TAMPAX nunca mais!
Abraços,

Justin

Vader

Rodrigo disse:
10 de agosto de 2010 às 15:05

“O Correio Braziliense é ultra-mega-governista, mas para vocês só é fonte quando escrevem o que vocês querem ler.”

Muito bem lembrado, caro Rodrigo. Aliás, cabe sempre recordar que uma fonte costumeira do CB é o nosso glorioso jornalista “insider”, que sabemos ser igualmente notoriamente governista.

Aliás, acho até estranho terem deixado passar uma pauta dessas no CB. Dá até a impressão de que o gf está querendo queimar os franceses…

Hummmmm, por que será? 🙂

Abs.

Galileu

fala sériooo não sou o mestre Bosco, mas sei que tanto R530 ou R550, são um lixo!!!!

Vai de canhão que tem mais chance de acertar.

Tá feia a coisa, ainda bem que Deus é brasileiro.ahah

Fabio Oliveira

Penso que: O Lula esta certo , pois , esta defendendo suas necessidades e seus interesses. A casa civil esta certa , pois, esta defendedo suas necessidades e seus interesses. O Jobim esta certo , pois, esta defendendo suas necessidades e seus interesses. A França esta certa , pois, esta defendendo suas necessidades e seus interesses A Força Aerea esta errada, pois, não esta cumprindo sua misão constitucional , logo deveria ser completamente reformulada. Ela é a UNICA errada nisto tudo. Errada deste o inicio , quando montou a lista do primeiro FX …………….do segundo …………….os finalistas…………Trata-se de uma força… Read more »

eduardo

Menos, gente, menos.

O tal jornalista é um velhinho colunista do Correio Braziliense desde que Brasília foi fundada, há 50 anos. Fala de tudo, de ataques de Pit Bull ao trânsito, passando, como se pode ver, por assuntos de defesa.

Como o colunista já está quase gagá, acho que não vale a pena gastar tanto tempo com uma notinha como essa.

Ivan

Justin Case, Concordo com vc! A FAB não deveria gastar seus míseros trocados no “tampax” (expressão sua). Mas não foi essa minha argumentação. Na verdade a Armée de L’Air é que deveria aproveitar a oportunidade de se aproximar mais da Força Aérea Brasileira. Oportunidade de trazer um pouquinho do discurso do Sarkozy para a ação, o que seria baratinho para eles. Os Super R-530D, uma piada para Bosco, não servem para nada na Europa ou no Oriente Médio… trás umas bancadas para Anápolis. Os Magic R-550 já estão defasados e não tem mais segredo nenhum… oferece um apoio ‘gratís’ para… Read more »

rodrigo ds

Não teria sido melhor a FAB ter adquirido F16 no lugar dos Mirage2000, pelo menos teria como comprar sucata de outros paises para tirar peças, ou ter adquirido as cópias dos Mirage dos Israelenses?? Agora ficar refém dos franceses é brincadeira é a mesma novela desde os Mirage III e se for escolhido o Rafale, aí que estamos lascados mesmos!!!

Madvad

Caceta…eu vejo todo mundo reclamando aqui que os franceses nao mandam mísseis, que os franceses não são confiáveis pq não mandam alguns Mirage “bons” pra nós, pois não vão fazer falta e etc…

mas esquecemos de uma coisa:

A FAB pediu? A FAB quer? Ela solicitou e foi negado?

Isso antes de qualquer coisa.

Ivan

Fabio Oliveira,

Se está todo mundo “certo, pois , esta defendendo suas necessidades e seus interesses”, então quem vai defender as necessidades e interesses do Brasil?

‘ Peraí ‘… 🙂

Quero saber dos interesses do Brasil.

E não importa qual o governo.

Abç,
Ivan, o Antigo.

Rodrigo

rodrigo ds disse:
10 de agosto de 2010 às 15:18

ahahahah Leva a sua idéia no MD ou no MRE que você vai ver a resposta.

Rodrigo

Justin Case disse: 10 de agosto de 2010 às 15:06 Não concordo! O que temos atualmente com os M2000 é o mesmo que tínhamos com o MIII, voam( pouco), mas não são efetivos em combate. E até chegar o FX, ficamos com um esquadrão a menos e já temos pouquíssimos. Ter um esquadrão para voar em poucos exercícios e servir apenas para desfile e show aéreo, muito obrigado! Melhor desativar e investir o que é gasto nele na modernização dos F5 jordanianos e do AMX-M! Aliás, modernizar os M2000 seria ótimo para vocês entenderem o quanto os franceses são picaretas,… Read more »

relampago

me corrijam se eu estiver errado a força aerea brasileira possui hoje
apenas cerca de 360 aeronaves de ataque/treinamento incluindo esses
m2000c,espero que nao,se nao estamos dormindo desguarnecidos.

Giordani RS

Ivan disse: 10 de agosto de 2010 às 14:18 “…Provavelmente estes mísseis devem estar já com prazo vencido, mas não me lembro ter notícia de ter se tornado operacional, de nenhum exercício com estes mísseis, nem tiro real para queimar estoque antigo, muito menos de haver um programa para prolongar sua vida útil.” Ivan, Muito boa a tua explanação e te pergunto, a ti e a qualquer que saiba de algo: Quando o MIII foi desativado, o que foram feitos daqueles misseis? principalmente dos Matra R530? Nunca soube e nunca vi(normal!) uma foto ou filmete de um delta tupiniquim disparando… Read more »

Vader

Fabio Oliveira disse: 10 de agosto de 2010 às 15:12 Eu estou pra ver comentário mais “sem-noção” do que esse seu. Todo mundo então está certo, Lula, Casa Civil, Jobim, Dassault, França, todo mundo está certo, só a Força Aérea Brasileira, e pior, no geral, COMO UM TODO, é que está errada??? De novo: Lula, Jobim, Sarkozy, Dassault e Dilma então são todos grandes patriotas, ótimos pilotos, exímios engenheiros, tremendos mecânicos? Ou seja: TODO MUNDO entende do que a Força Aérea precisa, menos… A FORÇA AÉREA BRASILEIRA????? Só tem “mobral” então na Força Aérea Brasileira? Só idiota? Só débeis-mentais??? Deixa… Read more »

Vader

Bem, pelo visto hoje não é meu dia mesmo… meus comentários de novo não estão aparecendo…

skywalker

Amigos: o que sei, através de comentários muito comedidos de alguns colegas que servem em Anápolis, é que a disponibilidade do Mirage 2000 é “razoável”, isto é, eles voam, tem peças de reposição em nível mínimamente aceitável, mas nada de extravagâncias, como exercícios não previstos ou ações em que outro vetor possa ser mobilizado. Mas o suporte, a informação e a documentação dos franceses é fraca, demora para ser enviada e eles são extremamente mal educados, fazendo pouco dos clientes. Além das peças e componentes custarem o olho da cara… Outra coisa: os 2000 voam, mas não atiram… não tem… Read more »

Ivan

Skywalker,

Pois é.
Preocupante.

Em tempo.
Vc deve ser o Luck, pois o Anakin já virou Sith faz tempo…:)

Sds, 🙂