Num único MFD do cockpit do JAS 39 Gripen à esquerda, toda a informação que era apresentada no painel do J 29 Tunnan, na década de 1950.

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RenanZ

pois é neh…

Não sei na aviação militar, mas na aviação civil todas as aeronaves tem de possuir no cockpit pelo menos um horizonte artificial manual, no caso de falha dos sistemas elétricos ou ods MFDs

Lanterna Verde

Vamos lá.

Tela direita, origem: Israel
Tela central, origem: Alemanha
Tela esquerda, origem: Itália
Bancos Ejetores, origem Reino Unido

Junção de todos estes componentes, Suécia.

MatheusTS

De só uma pequena tela do Gripen fais a misão do painel todo do J 29 dando muito mais espaço para outros sistemas
HUD é relativamente grade da uma boa visão ao piloto mais nem se compara com o sistema do F-35..
Só uma coisa onde fica o controle de armas do Gripen???Creio que seja muito importante para escolher alvos antes de atirar se não você lança uma bomba num caça….. Vai te que ter muita sorte pra fase isso =/

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Uma diferença do cockpit MIII e o do M2000 Grande diferença

Gumpy

E a grande diferença do painel do Rafale pro sueco…..de humilhar….rsss

ezeca

afff…
UMA SUGESTÃO!!!
vamo falar de cockpit, sem falar de FX-2 .

ABS.

Craveiro

Gumpy disse:
8 de agosto de 2010 às 17:02

E imagine a diferença entre Rafale e Neiva P-56 então!!!!!!!!!!

A questão não é a comparação entre cockpits de aviões mas entre as gerações de cockpits.

Enfim, a evolução do analógico para o digital.

Jacubão

Sem dúvida a diferença é gritante, afinal de contas, são 60 anos de diferença.

kaleu

Lanterna Verde disse:
8 de agosto de 2010 às 16:37

Vamos lá.

Tela direita, origem: Israel
Tela central, origem: Alemanha
Tela esquerda, origem: Itália
Bancos Ejetores, origem Reino Unido

Junção de todos estes componentes, Suécia.
_______________________________________________

Olá Lanterna ecológica,

Muuuuito melhor ficar na mão de muitos fornecedores do que não mão de um único … sobretudo se esse “único” for francês … se um boicota escolhemos outro … entretanto se é o único e ele boicota … tamu-fú !!!

É o que eu penso !

abc
kaleu

RenanZ

ezeca disse:
8 de agosto de 2010 às 17:58

afff…
UMA SUGESTÃO!!!
vamo falar de cockpit, sem falar de FX-2 .

ABS.

ahahahah
Hey Ezeca, não consigo parar de rir depois dessa. !!
Te apoio firmemente !!

Ivan

Li, acho que aqui mesmo, que o Gripen foi o primeiro avião militar (ou seria primeiro avião?) certificado a voar sem nenhum instrumento analógico. Acho que cada tela deve ter um sistema (CPU) independente, e os 3 interligados e cada um pode ser usado como redundância dos outros dois, inclusive se dois derem problemas ao mesmo tempo. Isso tudo com confiabilidade e robustez. Isso é como eu acho que seja, e seria da maneira como eu confiaria. O sistema do F-35, claro (uma, ou no mínimo meia, geração a frente) é mais impressionante, ainda mais o sistema de realidade aumentada,… Read more »

Nick

Caro Gumpy, Lanterna Verde,

O painel do FX-2, seja Rafale ou Gripen nG, terá uma versão nacional, made ELBIT, com certeza bem parecido com o do F-5M.

[]’s

Justin Case

Nick, bom dia.

Não creio que substituam os displays de Gripen, Rafale ou SH.
O esforço de integração seria grande, envolvendo muito tempo e dinheiro.
O resultado ou ganho(?) operacional seria irrelevante.
Obs.: A configuração do F-5M foi COTS em 2002. Isto indica que foi “estado da arte” no século passado.
Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Ricardo_Recife

Nick,

Será? O HMI do Rafale é considerado o pior de todos. Vai ser interessante, no mínimo, integrar o painel da Elbit (ST e F-5M) com a aviônica do Rafale.

grifo

O cockpit do Gripen BR vai ser desenvolvido em conjunto com o Brasil, então a FAB e a Embraer terão bastante liberdade para fazê-lo do jeito que quiserem. Duvido que a Dassault tenha feito a mesma oferta.

Justin Case

Grifo,

Também duvido que a Dassault tenha feito a oferta, porque não foi requerido esse trabalho e não faz sentido para o Rafale neste momento.
Em todo caso, as condições serão dadas para que uma evolução seja feita, autonomamente pela Embraer ou em parceria com a França, quando isto for necessário.
Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Giordani RS

Off “nem tão” toppic assim: Isso me lembra um fato rídiculo que os nossos oficiais da FAB fizeram. Num certo domingo, no final dos Anos 80, o “cansastico” apresentou uma matéria sobre a incorporação do AMX na Força…só que o cockpit estava tapado por um pano. Motivo? Que era um segredo militar e que não podería ser mostrado…hahahahaha…uma semana depois numa revista especializada, saiu a foto do cockpit da versão italiana!!!! Hahahaha! muito mais moderno! Em plena Década de 80! Qualquer um que lia as revistas de aviação da época, sabiam como eram os cockpits do F-14, do F-15, F-16… Read more »

Madvad

Giordani isso é verdade. Um camarada em um fórum no orkut, mostrou a foto dele sentado no cockpit de um Eurofighter, em Farnborough. Aí, no Domingo Aéreo, ele foi olhar o cockpit de um Xavante, e não deixaram alegrando que era proibido, devido a segredo militar!

HAHAAHAHAHAH

Ivan

Giordani RS,

Aparentemente é assim que as IDF – Israeli Defense Forces fazem.
Compram F-16, F-15, Blindados, Helicópteros e ‘customizam’ em casa mesmo, com aviônicos e recursos que só eles conhecem…

Gosto desta idéia e é isso que a Suécia oferece.

Espero que os outros, França e EUA, nos permitam fazer o mesmo.

Abç,
Ivan, do Recife.

Rodrigo

Giordani RS disse:
9 de agosto de 2010 às 10:58

Ivan disse:
9 de agosto de 2010 às 12:12

Também penso assim, vai começar devagar mas com investimento contínuo a coisa irá longe.

Nick

Caro Justin,

Também acho que não deveriam mecher nos cockpits, mas é uma das poucas coisas que serão Made in Brazil(Israel), seja o Gripen ou Rafale. Essa informação foi circulada nos fóruns, e no caso do Gripen é visível, onde existe aquele quadro das “bandeirinhas”. No caso do Rafale nem tenho mais a fonte mas foi discutido isso também, seria uma das poucas coisas que difeririam do Rafale francês.

[]’s