Formação de Super Tucanos da Colômbia, no Dia da Independência

38

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Fernando

Belas fotos…

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Material nosso

Challenger

Engraçado, somos fabricantes desta belezura, e nem aqui vemos uma formação tão linda.

Eeee, FAB

Bluejacket

Challenger, digite no google images “esquadrilha da fumaça”, aí voçê verá formações lindas!

Mauricio R.

A Fumaça voa Tucano e não Super Tucano.

Vaaalney

Isso me lembra do rally aéreo com Xavantes que teve à alguns anos atrás no Catre

Raptor

Off…

Galante, fica a sugestão de fazermos nossa própria eleição.

Que tal apresentar candidatos e respectivas fichas corridas de animais tipicamente nacionais para o cargo de mascote do Ministério da Defesa.

Meu voto vai para a Onça (Furtiva, silenciosa, astuta, ponderada, mas certeira e feroz com os inimigos) . risos.

Abraços.

Michel Lineker

Já dá pra botar medo no chaves rsrsrs.
Mas que a pintura dos ST da colombia é muito bonita é.

ALDO GHISOLFI

Muito bonita formação. Pena que o mesmo não seja visto por aqui. Encheria os olhos e o coração.

skywalker

Dá orgulho de ver uma outra Força Aérea usando um avião projetado aqui… Quem sabe em breve não veremos os ST com os emblemas do Tio Sam…

Cláudio

A FAB tem 100 desses Caças, algum dia ela poderia nos fazer uma apresentação semelhante.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Essa é a arma que botou as FARC de joelhos, parabéns Colombia!

Ozawa

Lindos mesmo ! Gosto muito dos A 29 mas, esteticamente, acho que lhe faltam hélices mais imponentes, seu diâmetro deveria ser pouco maior para melhor compor o conjunto. Não sei afeteria a performance, mas ficaria mais bonito.

Mauricio R.

“…é a arma que botou as FARC de joelhos…”

Nada demais que até algum Reaper da vida não faça e c/ maior precisão e discrição.

Mauricio R.

“…seu diâmetro deveria ser pouco maior para melhor compor o conjunto.”

Poderia haver a necessidade de alterar a altura do trem de pouso.

Gumpy

Não vejo nada de incrivel ae…
Parece uma visão da Segunda Guerra, onde se viam centeeeeenas disso no ar….

Incrível que esses Tucanos são melhores do que os nossos…rsss

valdo

22 A29 em formação… ah!… o barulho… Como diria o pai do Simpson…”isso me faz lembrar do dia que invadimos a normardia….”

Ozawa

Sim Mauricio R. É verdade. Como aconteceu com o F4U Corsair. construído a partir do motor, com hélices imponentes. Envergaram-lhe as asas para não aumentar a altura do trem de pouso e torná-lo mais suscetível a quebras nas operações com porta-aviões.

No caso do A 29, as implicações técnicas da minha sugestão poderiam afetar as características aeronáuticas, mas, seguindo minha tese, o avião seguramente ficaria mais imponente e belo, como disse anteriormente, compondo melhor o conjunto.

Para mim, é o único “se não estético” do A 29.

MatheusTS

Bem estilo 2 Guerra mundial mais com cockpits de caças de 4 Geração sem falar de misseis, foguetes, bombas e sem falar na velocidade bem maior.
Pra fronteiras na minha opnião eles são os melhores pra defender pelo simples fato da sua baixa velocidade, leve, e logico né baixo custo.
Agora enterceptar um caça é melhor nem enfrentar…

Nossa como tem gente que não da um respeito minimo para aeronaves só querem saber de F-22…. Qué um pede pro OBAMA

Wilson Rocha Junior

Quando tem portões abertos na Base Aérea de Canoas, temos que rezar para haver alguma “atração” diferente, tipo um sobrevôo de apresentação do A-29, coisa que NUNCA houve. Ou damos sorte de vermos o bicho chegar e pousar (o que é mais comum acontecer na véspera, quando os portões estão fechados ao público), ou no encerramento da exposição: decola e vai embora. Entendo os motivos que nossa FAB tem para não ousar – leia-se falta de dinheiro -, mas a base abre uma única vez ao ano para o público, a estrutura é precária, os engarrafamentos para entrar/sair são insuportáveis,… Read more »

Mauricio R.

“…e sem falar na velocidade bem maior.”

O As-29 não tem mais velocidade que um P-47 ou P-51 da época, nem o mesmo desempenho aeronáutico.

“…e logico né baixo custo.”

Baixo custo em um ac que custa 9 milhões USD???

J. Claro

Fico com a impressão de que a Força Aérea detesta exibição. Nossas aeronaves quando são fotografadas estão sempre peladas, ou seja, sem qualquer armamento.

grifo

Baixo custo em um ac que custa 9 milhões USD???

Caro Maurício, custo realmente extremamente baix, e a operação mais ainda. Um Reaper por exemplo supostamente custa US$ 11M e tem um custo de operação bem mais alto.

Sopa

No Brasil é tudo Top-Secret, A-1, R-99, A-29, Mirrage 2000. É um absurdo !! No 7 de setembro na BAAN ninguém podia entrar num R-99 pq. era segredo de estado, sendo que fotos do seu interior já estava na net a muito tempo !! quem faz propaganda tem que ser bom, tem que mostrar coisas novas !!

Sds.

MatheusTS

Mauricio pode ter uma velocidade menor mais bota um contra o outro e conta quantos tempo dura 2 , 4 P-51 contra 1 ST… só os avionicos… Sistemas e equipamentos Cabina blindada CMFD / HUD / UFCP / HOTAS OBOGS (sistema de geração de oxigênio) Rádio V/UHF M3AR Série 6000 (sistema datalink de transmissão e recepção de dados seguro) FLIR AN/AAQ-22 StarSAFIRE II (sensor ótico e infravermelho) NVG ANVIS-9 (óculos de visão noturna) CCIP / CCRP / CCIL / DTOS (sistemas de controle de tiro) HMD (visor montado no capacete) (opcional)[9] Laser Range Finder (telêmetro laser) (opcional) Chaff & flare… Read more »

Wilson Rocha Junior

Sopa:
Por incrível que pareça, o Brasil ainda está na Guerra Fria, quando fotos de aviônicos poderiam comprometer segredos de Estado (!?!?!?).
Certa vez, um amigo quis fotografar o painel do F-5EM e foi impedido.
Eu, entrei em um hangar de manutenção onde estava um AMX e a primeira coisa que um soldado que estava no local falou, foi:
“É proibido fotografar.”
Sem comentários…..

valdo

Só para deixar claro… Eu gosto muito do estilo e utilidade do A29… e quanto ao barulho… realmente acho inigualável o bom e velho barulho dos radiais, ou turbohélices…. gostaria multi de ver uma formação de vôo dessas…

Luiz Eduardo

Raptor disse:
8 de agosto de 2010 às 13:54

Essa já tem dono: A Onça é do CIGS e ninguém tasca 😉 hehe…

Bela foto de belos aviões! Parabéns a Colômbia pela ótima aquisição!

Sds.

Billy

Esta máquina muito ajudou a Colômbia a liquidar, quase por completo, as FARCs.

Vader

O flagelo das FARC… 🙂

Tremei bolivariecas, rsrsrs…

Nick

Bela foto, formação impressionante…como disse o Chalenger nunca vi os ST fazendo isso aqui, nem no 7 de Setembro =/, no máximo 4 aeronaves e olhe lá.

Sobre uma comparação com o Reaper x Supetucano para missões COIN, o ST leva vantagem:
Por ser turbohélice que permite muito mais tempo de voo sobre uma determinada região;
Permitir tripulação, que dependendo das missões permite tomada de decisões muito mais rápidas e seguras.

O Reaper eu vejo mais como uma arma antitanque, ataque a comboios.

[]’s

Giordani RS

Wilson Rocha Junior disse: 8 de agosto de 2010 às 18:32 Quando tem portões abertos na Base Aérea de Canoas, temos que rezar para haver alguma “atração” diferente, tipo um sobrevôo de apresentação do A-29, coisa que NUNCA houve. Ou damos sorte de vermos o bicho chegar e pousar (o que é mais comum acontecer na véspera, quando os portões estão fechados ao público), ou no encerramento da exposição: decola e vai embora. Entendo os motivos que nossa FAB tem para não ousar – leia-se falta de dinheiro -, mas a base abre uma única vez ao ano para o… Read more »

Fabio Mayer

O que botou as FARC de joelhos foi o combate sem tréguas liderado pelos presidentes Andres Pastrana e Álvaro Uribe, que não hesitaram em pedir ajuda aos EUA, comprar armas, treinar melhor seus soldados e mandar atirar para matar na recusa em render-se! Enquanto as FARC foram combatidas com grupos políticos de esquerda para quem sempre se oferecia diálogo, elas só cresceram e fizeram da Colômbia um dos países maios violentos do mundo. Quando começaram a ser tratadas como crime organizado, definharam. Os Super Tucanos tiveram, sim, sua parcela de contribuição nessa tarefa, mas o que efetivamente dobrou as FARC… Read more »

Yasser

Momento “Pearl Harbor” com os super tucanos?

CAL

Vai que daqui um pouco, se o Chavez tivesse comprado alguns, poderiamos ver um dog fighter versão moderna.RSRSRSR!

Mauricio R.

“Por ser turbohélice que permite muito mais tempo de voo sobre uma determinada região;…”

O Reaper voa 14 horas, tão armado qto um ST.

“Permitir tripulação, que dependendo das missões permite tomada de decisões muito mais rápidas e seguras.”

Relativo, pois a consciência situacional varia de indivíduo p/ indivíduo, não é uniforme.

Mauricio R.

“Só pra dar um fatalite no P-51”

Teu super trunfo, ignora qntas e quais foram as vítimas do Mustang.

“Reaper não tem nem defesa boa o suficiente pra se defender de um Tucano..”

O Reaper vê o ST de cima p/ baixo; qndo o combustível do ST acabar, o Reaper ainda estará lá em cima; tdo aquele armamento do ST, o Repear tem até mais; tda aquela avionica do ST, o Reaper tem até mais; o Reaper é LO, o ST não.

MatheusTS

Mauricio va com seu reaper porque pelo oque eu vi você insiste num UCAV mais eu sempre vou ter orgulho de falar de um ST….
Alias o ST não precisa ficar 14H pra abater um reaper que carrega apenas bombas só é preciso 15 min se estiver passando perto…..