Tripulantes sobrevivem a queda de avião militar russo

23

Dupla de pilotos se salvou de acidente na Sibéria oriental

Su-25

Um avião Su-25 da Força Aérea Russa (FAR) caiu nesta sexta-feira (6) na região da Sibéria oriental, e seus dois pilotos sobreviveram ao acidente, informou o escritório de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia.

O aparelho, um veículo de instrução de dois lugares, caiu por volta das 7h30 locais (0h30 em Brasília) quando efetuava um voo entre aeródromos das FAR ao leste do lago Baical, declarou à agência Interfax o porta-voz de Defesa para os assuntos da Força Aérea, Vladimir Dirk.

– A tripulação conseguiu acionar os assentos ejetáveis. O estado dos pilotos é satisfatório – acrescentou o porta-voz, que não adiantou versões sobre as possíveis causas do acidente.

Os Su-25 (Frogfoot, segundo denominação da Otan), dos quais há várias versões, começaram a ser produzidos em 1979 e foram amplamente utilizados pela União Soviética durante a guerra do Afeganistão (1979-1989).

FONTE: Agência Efe, via R7

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yasser

Esse é um caça bom e velho de guerra. O Frogfoot é meio que uma versão Russa do “A-10”, apesar de serem bem diferentes aerodinamicamente.

Vader

Impressiona a quantidade de pilones. Mas é feio que até dói a vista.

luiz otavio

tem de ser corajoso para voar nessa ximbica.

Paulo Silva

Isso sim que poderiamos chamar de “JACA”! Muito feio mesmo!

Paulo

Ivan

Yasser, “Falam” que é uma cópia do Northrop YA-9, que foi um protótipo de avião de ataque desenvolvido para a USAF, para a concorrência A-X da USAF para apoio aéreo aproximado (Close Air Support – CAS), que foi vencida pelo Fairchild YA-10, hoje conhecido como A-10 Thunderbolt II. Mas esta falação deve ser apenas maldade mesmo… 🙂 http://www.aereo.jor.br/2010/01/04/northrop-a-9a/ Observe que o conceito do Su-25 e A-10 vem da Segunda Grande Guerra, dos Stukas alemães, mas, principalmente, dos russos Ilyushin-2 Shturmovik. São aeronaves necessárias no campo de batalha e, ao menos não conheço, nenhum projeto específico para substituí-las. Alguns poderam dizer… Read more »

dieter91360

Luck of the Irish!!!

Andre

Existe uma versão melhorada/modernizada: o Su-39.

Mas acho que não chegou a ser produzida.

Eu o tenho em plastimodelo.

Alguém teria mais informações?

Edcreek

Olá,

Agora tudo é jaca?

Falar que o avião é feio tudo bem, mas ele é sem duvida um dos maiores sucessos da aviação a jato, com mais de mil unidades produzidas e mais de 20 operadores.

Bom mesmo é o AMX, ele seria o que, se o Su-25 é uma jaca? Uma melancia?

Abraços,

João Gabriel

Excelente avião,ainda mais combinado com o temível Mi-35 Hind,não considero beleza quando o assunto é equipamentos bélicos,considero sim o poder de fogo e a capacidade de aniquilar o maior número de inimigos em menor tempo,é claro também a resistencia aos danos causados em combate ,a operacionalidade e a rusticidade também….

João Gabriel

Achei esse verdadeiro Shtumorvik moderno….
O IL-102…

https://en.wikipedia.org/wiki/File:I%C5%81-102_NTW_3_95_1.jpg

Abraços!

Ivan

João,

Que troço é esse?
Ka ka ka…

… 🙂

MA

André, este da foto é o próprio Su-39. também chamado de Su-25TM.

Fabio Mayer

Esse áí é a prova de que aquela máxima de que avião bonito é bom, é apenas mais uma frase.

Trata-se de um aviãode ataque dos mais eficazes que existem.

Klevston

Parece que ele é feito no fundo de quintal; feio! É elogio.

Roberto

Tem uma fase do H.A.W.X (jogo de avião do PS3) que tem que usar esse avião para proteger uma refinaria no meio do deserto. Velocidade baixa de voo porém com um poder bélico forte.
Fonte: PS3 – kakakkakakakaakkakak

MA

Roberto, pilotos de Su-25 precisam possuir cautela numa coisa… Não passar a VNE. A aeronave possui uma relação potência-peso muito boa e atinge velocidades excessivas com facilidade.

Se tem algo que um pé-de-sapo não é, é lento.

Fábio Mayer

Não foi feito para ser bonito…mas para ser eficiente…

Sérgio Araújo

Parece avião caseiro.

Vinicius

Um videozinho dessa coisa feia em ação:

http://www.youtube.com/watch?v=fY90V44aTqM

Galileu

esse SU25 humilha o AMX.

Ivan

Galileu,

Os Su-25, assim como os A-10, são aviões de ataque para apoio aéreo aproximado, especialistas na função, pesadamente blindados e com canhões otimizados para fogo ar-superfície.

Os AMX são aviões de ataque monomotores, projetados para diversas missões, inclusive apoio aéreo aproximado, mas também interdição entre outras missões.

Não dá para comparar.

Abç,
Ivan.

Romanov

André,

Em produção creio que não, pois o Su-24 e o Su-34 já fazem miséria pelas funções semelhantes que exercem e apesar de o Su-39 tb ocupar a mesma função ele serve para ataques mais, digamos, cirúrgicos. E a baixa velocidade e estabilidade plena em baixa altitude(que nos modelos mais antigos era uma preocupação iminente) não o deixaram aposentar, e sim, ganhar novos atributos de combate acrescentando nele o que já havia de bom, que é a resistência e capacidade de armamentos variados, com componentes de navegação e combate mais atualizados.
http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-25

Sukhoi

Como vi que tem gente que falou que o caça é feio…

Enzo Ferrari falou sobre carros, mas eu vou falar sobre caças:

–> Caça bonito é o caça que vence o combate, que cumpre sua missão. <–