APG-63 em F-15 - imagem Raytheon

Nesta segunda-feira, 12 de abril, foi feito o “roll out” do primeiro F-15C operacional da Florida Air National Guard (Guarda Aérea Nacional da Flórida, estado dos EUA) equipado com um radar AESA (Active Electronically Scanned Array – varredura eletrônica ativa). A cerimônia, que teve a presença de representantes da Boeing, da USAF (Força Aérea dos EUA) e da ANG, foi realizada em Jacksonville, Flórida.

JHMCS - foto BoeingO radar instalado no F-15C é um Raytheon APG-63(V)3 AESA, que combina o software comprovado operacionalmente do radar APG-63(V)2, com o transmissor e receptor (hardware) do APG-79, empregado no F/A-18E/F Super Hornet. Segundo o informe da Boeing, trata-se de um AESA de alta confiabilidade e performance, cuja antena é 50 vezes mais confiável que o modelo de varredura mecânica que substitui nos F-15 da versão de combate aéreo. O novo radar deve trazer grandes melhorias na consciência situacional do piloto, na procura de alvos além do alcance visual e na precisão das armas, assim como aprimorar a capacidade de encontrar e acompanhar alvos pequenos a baixa altitude, o que é importante nas missões de defesa aérea do país.

Outras modernizações para o F-15C, além do APG-63(V)3, incluem um data link entre caças, navegação por GPS, além do JHMCS (Joint Helmet Mounted Cueing System, a nova geração do sistema de visor / mira montada no capacete) que permite ao caça conduzir operações centradas em rede ao mesmo tempo em que emprega as mais novas armas ar-ar.

A Boeing foi contratada para modernizar 14 F-15C/D da ANG e 10 da USAF com o radar AESA.

APG-63 - imagem Raytheon

FONTE: Boeing IMAGENS: Raytheon e Boeing (JHMCS)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheusts

florida com um caça não entendi muito bem o caça e do exercito ou do governo da florida????

LBacelar

Que inveja….

Rodrigo

O avião é da Força Aérea, mas cada estado tem a sua Guarda Nacional, que ajuda nos custos de operação.

O pessoal das Guardas Nacionais, não são militares 100% do tempo e dedicam apenas uma parte do seu tempo ao serviço militar.

http://en.wikipedia.org/wiki/Air_National_Guard

http://www.ang.af.mil/main/welcome.asp

Tiago Jeronimo

É de estranhar a pequena quantidade contratada, apenas 24. Matheusts, os caças são da Florida ANG(Air National Guard), O conceito de Guarda Nacional tem a sua origem nos tempos da Guerra Civil americana onde cada estado financiava a sua própria milícia. Esse conceito foi trazido para os dias atuais aonde cada estado financia a sua unidade da Guarda Nacional ficando o governo encarregado somente de custos adicionais como combustível. E são subordinados a USAF. A 125ª Ala Aérea da Florida Air National Guard, e sua unidade subordinada, o 159º Esquadrão de Caça, ficam baseada ao lado da cabeceira oeste da… Read more »

humberto

Só complementando o que o Rodrigo comentou.. Por exemplo.Os caças são comprados pela USAF, depois de um certo tempo de uso, se não existir a necessidade, o mesmo é repassado para uma esquadrao da Guarda Aérea Nacional que tem como chefe supremo o governador do estado (algo um pouco mas bem pouco parecido seria na nossa Policia Militar, no qual o governador é que manda). Quem serve na Guarda Áerea são alguns poucos que ficam permanentemente em serviço e o resto são da reserava mesmo (que voltam algumas semanas por ano para manter o seu expertise), em momentos de crise,… Read more »

Dalton

Não há nada semelhante para os marines, guarda costeira ou marinha
apenas a tradicional reserva para estas 3 forças, enquanto que o exercito e a força aerea além das suas respectivas reservas, ainda contam com as forças da guarda nacional.

abraços

The Captain

E como funcionam as reservas das quatro forças?

Sirkis

Saudações!

Como é que pode? Velhos F-15 já tem AESAS operacionais e nossos novos Rafales só terão depois de 2012. Os EUA logo mais estarão só com caças de 5° geração e o Brasil vai se arrastar por 40 anos com um caça de 4° geração. Ô inveja deles e da Rússia.

Boa Tarde!

Ivan

Sirkis::
15 de abril de 2010 às 13:34

Sirkis,
Sem falar que eles aposentaram um avião de ataque stealth, o F-117, antes mesmo que qualquer outra nação fizesse voar algo parecido…
Ivan, o Antigo.

Top Gun

Brigadão pelo info. Rodrigo e Humberto. Sempre quis saber o que era a guarda aérea nacional dos EUA.

Pra manter essa estrutura não é qualquer um… Quem pode, pode!

vlw

Joe Leite

Parafraseando aquele velho bordão futebolístico.
“O campeão voltou!”
A velha àguia com esta atualização tecnológica não encontrará adversários entre os caças de 4ª ou 4,5 geração.

humberto

Não por isto Top Gun,
[]

LBacelar

Sirkis disse:
15 de abril de 2010 às 13:34

Amigão, vamos deixar o assunto FX2 para os posts destinados a ele blz?
Tá impossível manter o nivel de conversa no blog ultimamente.

Agradeço a compreensão,

forte abraço

Sirkis

Saudações LBacelar!

Negativo. Você não está em um fórum para mandar o que podemos falar e aqui falamos o que quisermos sem censura. Infelizmente vocês vão ter que ler: Rafale no último lugar do relatório do COPAC (que para alguns o COPAC não exist – risos).

A verdade é essa, até F-15 já saiu na frente do Rafale. Existe algum mal nisso?

Boa Tarde!