Mais informações sobre os cortes no orçamento militar do Reino Unido

29

Segundo reportagem da agência Reuters, o Ministério da Defesa do Reino Unido está analisando todos os grandes programas militares com o propósito de cortar até 15% do orçamento.

Dentre os programas em análise está o do Eurofighter Typhoon. Existem encomendas para 160 caças no momento e um lote adicional de 48 unidades pode ser cancelado. Já o programa A400M, que foi recentemente reduzido de 25 para 22 aviões, pode não sofrer novos cortes uma vez que a RAF necessita dos mesmos em caráter emergencial.

O caso do JSF e muito mais delicado. Seu futuro depende das decisões tomadas em reação aos dois porta-aviões encomendados. Uma das opções seria o cancelamento de um deles, mas 40% dos contratos para a construção de ambos já foram firmados.

Existe uma opção muito mais radical que seria a substituição do F-35 por outra aeronave. Neste caso, a possibilidade da aquisção de Rafale para a Royal Navy não foi descartada. Esta opção foi declarada por alguns analistas, sendo que o caça francês é mais barato que o F-35. Mas o Rafale compete ferozmente com o Eurofighter no mercado internacional. Até mesmo uma modernização dos jatos V/STOL Harrier pode ser adotada no lugar dessas opções.

Com informações da Reuters

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Fernando

É incrível como a crise internacional pegou esses países de jeito, além do Reino Unido, temos também a Alemanha que aprovou cortes drásticos para suas forças armada envolvendo a diminuição de aviões de transporte encomendados e até a paralização imediata de 100 caças Tornado para diminuição de custos. É a coisa ta feia!

Pensador

Seria uma boa discussão esta, verificar as capacidades dos NAes britânicos e a conveniência de um deles para a MB. Deixando de lado a óbvia questão dos custos, por que sonhar não custa nada e por enquanto não paga Cofins. O que os colegas acham. Primeira questao posta pelo texto: ele seria capaz de receber o Rafale. Logo, seria capaz de receber outros caças. Poderiamos adotar um grupo de A2 e E-2 Hawkeye. Os NAes do programa CVF possuem propulsao não nuclear, acho que facilita. Segundo o site Sistemasdearmas “O programa CVF britânico estudou o uso de um navio capaz… Read more »

Vader

A Zona do Euro tá enrolada. A melhorzinha é a Alemanha. O resto tá tudo danado.

E nossa parceira estratégica é a pior dos “grandes”.

Sds.

ZE

Vader, a Alemanha, por incrível que pareça, está muito bem. Na verdade, ela é a ÚNICA grande economia européia que se encontra saudável. Ela é o fiel da balança nos empréstimos aos países em crise na Europa (a Alemanha é quem contribui, de longe, com a maior soma desses empréstimos). Bem, voltando ao assunto da matéria publicada aqui, o programa Typhoon está passando por uma crise, assim como TODOS os outros programas militares europeus (na verdade, os países estão passando por uma grave crise econômica). Como eu já tinha postado aqui, por inúmeras vezes, a minha previsão se concretizou: Europa… Read more »

Coral Sea

Na parte naval; o Reino Unido está pensando seriamente de reduzir a frota de SSBN de 4 para 3.
E os planos de construir o sucessor para os atuais SSBN poderão ser cancelados.

Harry

Caros Mesmo a melhor da economias europeias, sem pré-aviso, a Alemanha desativou a 1 de junho de 2010 mais de metade dos seus submarinos, os planos era para o fazer em 2016 será apenas a primeira de uma série de medidas que irão afetar as forças armadas alemãs como a reducao dos A400M e os Typhoon a adquirir. Esta redução da capacidade submarina alemã esta fazendo o país cair do 2o lugar para 6o na lista de países que utilizam submarinos, algo que reflete a decadência global da capacidade europeia de defesa e especialmente da Alemanha, país que em 1975… Read more »

black hawk

PUTZ O BICHO TA PEGANDO!!!
da europa so alemanha ta melhorzinha!!
franca eos demais vao ter q cortar gastos pra nao virar uma nova grecia!!!
por favor editores queria so perguntar uma pergunta meio politica,nao e ideologia nem nada e so um conselho…
quais dos candidatos a presidencia e melhor pra fab?
digo qual deles vai terminar a novela fx-2?
desculpem

ZE

Harry disse: 18 de julho de 2010 às 14:25 Harry, não há ameaças no horizonte para a Alemanha. A própria Rússia, devido à crise, no ano passado, teve o seu R retirado do acrônimo BRIC (R de Rússia). Assim, durante 1 ano, o BRIC virou BIC !!! A Rússia vive basicamente de exportar commodities energéticas (gás e petróleo). E o preço dessas commodities, provavelmente, não chegarão aos máximos de julho de 2008. Assim, a maior ameaça da Rússia, não são os seus tanques de guerra, mas a torneira que pode ser fechada, privando a europa (e por conseguinte a Alemanha)… Read more »

Luiz Ricardo

Coisa tá feia…….

Harry

Caro Zé Como é de sua ciencia o boom da economia europeia acabou, paises de economia periferica como Portugal gastaram o que não podiam, alguem terá que pagar as contas, e não será como disse alguns alemães: ” a Grecia terá que vender suas ilhas “, é claro que isso não irá acontecer mais mostra animosidade como anda por lá. todos os paises europeu terão de fazer o que Merkel esta fazendo cortes orçamentarios drasticos , Grecia, Portugal…. O que significa menos exportação alemã para os paises perifericos europeus… O plano de Merkel tem que funcionar em um mundo atualmente… Read more »

RJ

É, já não é a primeira vez que ouço essa história de a Inglaterra comprar Rafale. Os ingleses e franceses têm uma richa igual aos brasileiros e argentinos. Mas esse é o preço de não existir uma versão naval do avião de bigode.

Aviões VTOL costumam ser muito mais caros (em especial o F-35) para operar em um navio que deveria ser muito mais barato para compensar. Nunca entendi esses novos NAe Ingleses…

denner.miranda

Reportagem do Le Monde mostrando outra visão contra a diminuição das verbas militares na Europa: “Às armas, cidadãos europeus!” Num mundo que se arma, a Europa se desarma. Sob o choque da crise e a necessidade de sanar as finanças públicas, os países europeus cortam os orçamentos da defesa – massivamente. Isso é perigoso. Os otimistas não verão nada além de um ajuste conjuntural que pode ser corrigido por qualquer reajuste posterior. Os pessimistas denunciarão uma evolução iniciada depois do final da Guerra Fria, no começo dos anos 90, e que incrementa o sentimento de um continente que sai da… Read more »

Kstonboner

ZE disse:
18 de julho de 2010 às 14:05
Achei uma piada intensa….Se é para fazer achei graça.

stonboner

ZE disse:
18 de julho de 2010 às 14:05
Papel aceita tudo…

pp_muscimol

a europa desarmada?? !!! … contra “grandes” agressoes existem as armas nucleares para dissuadir….. de resto como nao temos uma agenda de guerra como os EUA que parecem que necessitam uma grande guerra a cada decada para renovar o armamento e manter os “empregos da guerra”. eu ja vivi nos EUA…um sem abrigo na europa pode ser operado ao coraçao de borla e nos EUA um hospital nem a um copo de agua tens direito de borla. Aqui por vezes abusa-se nas ajudas sociais e negligencia-se as FA, precisamente porque nos sentimos em segurança. NAO SENTIMOS ameaça alguma!!… ao contrario… Read more »

Harry

Caro Miranda Interessante o texto afirma que os países europeus estão diminuindo sua forças e para compensar buscam uma sinergia entre suas forças para que mantenham a vigilancia sem perda da eficiencia. Uma europa mais unida….sim….?????esse é um caminho que sempre da voltas Uma europa mais forte…sim…??????não esqueçamos da ” fragilidade ” individual em que se encontram em comparação ao momento anterior a crise em função das restrições orçamentarias e da crise economica a crise ainda não se resolveu…a europa não conbinou com o resto do mundo….e o resto do mundo não disse que iria fazer sua parte… bem ao… Read more »

Fabio Mayer

Na Europa, os países com problemas financeiro efetivos são Grécia, Espanha, Portugal e Bélgica., Há também os países europeus não exatamene ricos, que aderiram à UE nessa leva pós comunismo, que não estão mal, estão como sempre estiveram.

Alemanha, França, Inglaterra, Holanda e Itália (com esta posso estar enganado) não estão exatamente em má situação. Em verdade, seus cortes orçamentários são muito mais cuidado com o futuro do que necessidade presente, eles pensam as contas públicas em longo prazo, coisa que não existe aqui no terceiro mundo…

Deivid

Uma boa solução para os Ingleses seria modernizar os Harriers,essa aéronaves VTOL são exelentes sentinélas,não tem para que trocalas,não agr pelo menos,deiche os F-35 para mais tarde quando ja tiver se recuperado da crise.

Marcos

Ha certas informações pelo mundo que não tem muita justificativa e até credibilidade. Que o mundo está em crise, isso não é novidade, agora o RU comprar RaFAILs, para cortar custos, isso realmente me surpreende, principalmente por se tratar de um vetor de manutenção e custos altisimos. E o mais interessante, seu ministro da defesa (Amorin, França) falar que, necessitará de 1Bilhão de euros só para manter a linha de produção. Ou seja, trocando em miudos, eles procurão quem possa dividir os prejuizos, (Já que seu produto não vende, está encalhado), e nesse ponto duvido muito que os ingleses queiram… Read more »

Robson Br

“”Neste caso, a possibilidade da aquisção de Rafale para a Royal Navy não foi descartada. “” Em outro post do Vander sobre a colaboração Reino Unido X França o assunto em destaque ficou é claro da França e do Rafale. Mas se a gente esticar um pouco a corda a coisa também está feia no programa do F-35 onde o comando do programa passou da coordenação da USAF para USN que por incrível que pareça, prefere o F-18SH. Tá feia também na Rússia, onde muitos duvidam que o PAK-FA passe desta fase, pois a india ainda não confirmou sua participação… Read more »

Harry

Caro Robson o F-35 vai muito bem obrigado já viu a lista de compradores o PAK-50 esta com seu desenvolvimento garantido inclusive com uma compra garantida de 50 unidades pelo governo, sendo que a Russia que estava com seus investimentos em baixa agora esta agora com uma tendencia crescente de investimentos em aquisição de material bélico a India também dizia que iria desistir da reforma do porta-avião russo, hoje já confirmam a entrega da nave em 2012, negociar com os russos é sempre dificil principalmente quando inclui transferencia de tecnologia de ponta, a India não deixará de participar deste projeto… Read more »

ZE

Fabio Mayer disse: 18 de julho de 2010 às 21:47 Caro Fabio Mayer, a situação não é bem essa. O Reino Unido está em uma situação difícil. Seu dívida ainda é confortável, mas aumentou DRASTICAMENTE nos últimos 2 anos. Seu défict aumentou para preocupantes 12%. A Itália vai ter que colocar no mercado esse ano uns 60-80 bilhões de euros para se financiar. Sua dívida é de cerca de 120% do PIB. A Alemanha, das grandes economias, é a melhor. A Holanda também está bem. A França está em uma situação razoável. Porém todas têm que fazer um esforço para… Read more »

ZE

Um pequeno off topic:

Alguns oráculos que frequentam esse blog juram que o Rafale será escolhido até o final de julho.

O Jobim ainda não deu o relatório ao Lula.

Acontece que o Jobim ACABOU DE SAIR DE FÉRIAS !!!!!

Alguém pode me explicar o que está acontecendo ????

[ ]s

Bluejacket

ZE, na verdade Jobim acabou de voltar de férias.

ZE

Bluejacket disse

Na verdade, você está totalmente certo !!!!

É um tal de entrega/não entrega relatório que, às vezes, a cabeça da um nó.

Mea culpa, mea maxima culpa.

[ ]s

Giordani RS

…opção foi declarada por alguns analistas, sendo que o caça francês é mais barato que o F-35. Mas o Rafale compete ferozmente com o Eurofighter no mercado internacional. Até mesmo uma modernização dos jatos V/STOL Harrier pode ser adotada no lugar dessas opções. Como o Mundo dá voltas!!!! Imaginem a RN de Rafaele!!! A volta do Harrier é muito mais sensata. Não adianta. Este projeto é fabuloso! A simplicidade “brutal” do Harrier é ainda a forma mais eficaz de V/STOL! Quanto a crise economica do Euro, isso era previsivel. Não dá pra colocar no mesmo saco de gatos economias fortes… Read more »

Fernando Sinzato

“ZE disse:
19 de julho de 2010 às 3:06”

Oráculo Zé,

Acredito que a demora se deve por causa do ambiente econômico, que para nós que somos compradores, ficará melhor a proposta conforme a coisa vai para o brejo e sem contar com as reviravoltas geopolíticas esperadas para este período. Sinto, outro BAFO do BAFO do BAFO do BAFO… Haja balinha de hortelã… risos.

Abraços.

zmun

Caso algum Rafale decole de um porta-aviões inglês, será um avião pertencente a marinha francesa. Eles negociam parcerias, como já foi postado aqui no blog. Dúvido que os ingleses vão dar esse tiro no pé em adquirir o Rafale. Custaria menos financiar o Gripen naval. Mas se eles querem economia mesmo, o negocio é continuar com harrier.