Um F/A-18F Super Hornet fazendo uma passagem baixo ao lado do porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69).

FOTOS: US Navy

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Gustavo S.

Sinceramente? Acho uma heresia.

Giordani RS

Mui bela a primeira imagem, lembrou-me o “velho” Tom dessa mesma unidade…
Vão me criticar, mas o Super Hornet pode ser mais avião, mas Hornet é muito mais bonito…

Vader

Lindas fotos, bela aeronave.

Edu Nicácio

“Lindas fotos, bela aeronave.”

Vader, faço das suas as minhas palavras. E digo mais: não acharia nada ruim a MB operar 48 desses nos novos NAe’s… Se a FAB quisesse (e o MD deixasse), poderiam também operá-los em cinco esquadrões ao lado de mais um punhado de caça tático monoturbina…

Mas…

Tomcat

Belo caça, mas o Jolly Rogers que ficou na memória era o do F-14!

[ ]’ s

LBacelar

Heresia [2]

Francisco AMX

Que fotos! que belo avião!

este caça merecia uma versão “terrestre”… pesando 4 toneladas menos…
poderia ter até menos asa…. menor RCS… tanques conformais… uma versão SE com baias internas… viraria fã…

Giordani RS

Francisco AMX disse: 27 de julho de 2010 às 14:29 Que fotos! que belo avião! este caça merecia uma versão “terrestre”… pesando 4 toneladas menos… poderia ter até menos asa…. menor RCS… tanques conformais… uma versão SE com baias internas… viraria fã… Haha! Mas aí a estranha política industrial deles não deixaria, por um simples motivo: Sería um caça melhor e mais barato! Assim como foi o F-18L, o F-20 e o F-107!!!! Como justificar a aquisição do F-16 se o F-20 era tão bom quanto e beeeeem mais ace$$ível??? E assim por diante…o F-18L era muito mais caça que… Read more »

Leandro

Belas fotos…
Esse caça ficaria bonito com as cores da Marinha hein?!?!

Clésio Luiz

Sabe o que o Hornet e o Super Hornet eram paras os pilotos de Tomcat da marinha americana? Um caça GAY. Não sou eu que estou dizendo, são eles.
http://www.youtube.com/watch?v=TqyI04WDZlQ

Francisco AMX

Conterraneo Giordani, tu realmente acredita nessa de que o F-20 era melhor que o F-16? não diz isso não ! rsrsrss

Abraço fera!

Groo

Esse esquadrão tem pintura mais bonita da USN, depois vem os Sundowers, aquele com a boca de tigre – que deveria ser obrigatória em todos os aviões 😉 – e aquele sol que parece a bandeira da marinha do Japão.

PilotoVirtual

O Super Hornet, pode ser mais avançado tecnologicamente,
mas eu sou mais do Super Tomcat… (saudades)

osorio

Olá Chico,já esta em estudo pela Boeing a versão silent do Super Hornet,tem uma matéria aqui no blog falando justamente sobre este assunto.
As fotos são lindas.

PilotoVirtual

Digo isto porque estas cores neste Super Hornet,
são as cores classicas do Super Tomcat…
Alguém mais concorda comigo???

Ivan

Francisco AMX disse: 27 de julho de 2010 às 14:29 Xikão, Já “conversamos” sobre isso, uma versão L do Super Hornet. Acredito, como vc, que um SH – L seria muito interessante. Poderia ter uma estrutura mais leve, ao dispensar o sistema gancho de parada e o trem de pouso dianteiro com encaixe para catapulta. Suas asas não precisariam dobrar, o que talvez permitisse afastar um pouco os pilones, deixando-os alinhados e acabando com sua neura… he he he. O menor peso estrutural poderia ser transformado em mais combustível. Baias conformais seriam bem vindas, para embutir o armamento, mas manteria… Read more »

Marine

O blog poderia fazer um post com uma foto de cada esquadrao VFA da USN e deixar pros leitores opinar qual o seu favorito.

Groo

Onde colocar as baias furtivas no Super Hornet?

No F-15 deu para colocar no tanques conformais, no Flanker e no Mig-29 dá para colocar entre os motores.

Não consigo imaginar onde colocar essas baias de armamento no Super Hornet, F-16, Gripen, Rafale ou Typhoon – salvo aqueles pods que parecem um tanque subalar de formato furtivo testado no tunel de vento para o F-22 e que não melhora o arrato aerodinãmico..

Madvad

A primeira foto, olhando o nariz da aeronave de relance, parece mesmo o saudoso Tomcat. Ainda mais na pintura dos Jolly..

Asimov

“The F/A-18E/F has exceptional combat maneuverability, unlimited angle of attack, high resistance to spins and departures and ease of handling and training. Its reconfigurable digital flight control system can detect damage to or full loss of a flight control and still allow safe recovery. These and other enhancements ensure the Super Hornet remains combat relevant through the coming decades. Two General Electric F414-GE-400 engines power the Super Hornet, producing a combined 44,000 pounds of thrust. The F414’s light, yet robust design yields a 9:1 thrust-to-weight ratio, one of the highest of any modern fighter engine. Increased airflow to the engine… Read more »

Asimov

Flght test de 2000, mas interessante: Extreme Monoeuvres Boeing’s F/A-18E/F Super Hornet is more than just a bigger, longer-range version of the basic Hornet – it promises to be one of the better strike fighters of its generation http://www.flightglobal.com/pdfarchive/view/2000/2000-1%20-%200082.html Trecho: “At higher speeds, the Super Hornet’s pitch axis control is a g command system. Each g requires 1.6kg of stick force. At speeds above 320kt, about 10kg of force is required to generate the design load factor of 7.5g for gross weights below 19,140kg. For higher gross weights, the limit load decreases, but is never less than 5.5g for a… Read more »

Asimov

2.7 Observations The Super Hornet is a fighter with exceptional handling qualities, even by modern fighter standards, which even a novice can handle comfortably and with confidence at the edge of the low speed manoeuvre envelope. The point which Boeing and the US Navy have made most convincingly, is that the aircraft’s flight control software is so robust that even a beginner on the type can fly it without embarrassing himself too badly. Sceptics should note that test pilot comments about fighters with this generation of flight controls being as easy to fly as a Cessna 172 are indeed correct.… Read more »