Home Sistemas de Armas Rafale para a Líbia: acordo poderá ser concluído antes de 11 de...

Rafale para a Líbia: acordo poderá ser concluído antes de 11 de agosto

124
33

O jornal de negócios francês La Tribune noticiou, segundo informe da Reuters Africa desta sexta-feira, 23 de julho, que o acordo para a venda de 14 caças Rafale para a Líbia poderá ser concluído antes de 11 de agosto – ou seja, antes do início do Ramadan. A reportagem do La Tribune também informou que representantes da Dassault, da Thales e da MBDA estiveram em Trípoli por duas semanas para negociar grandes contratos de armamentos.

Uma fonte do jornal afirmou que as negociações estão indo bem, mas que afirmar quando o acordo será assinado é como “ler folhas de chá”. Já outra fonte afirmou que o Coronel Gaddafi prometeu à França que compraria o Rafale de qualquer forma, e que o acordo seria concluído antes do início do Ramadan.

Já a conclusão da venda do Rafale para os Emirados Árabes Unidos, segundo o jornal, é esperada o início de outubro e não para antes do Ramadan, como a Dassault esperava. No mês passado, o Ministro da Defesa da França disse que o acordo para a venda da aeronave aos Emirados estava sendo finalizada, negando que o custo das melhorias no Rafale tivessem subido.

FONTE: Reuters Africa FOTO: Armée de l’air

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Será que nem com o dono do país jurando de pé junto a coisa não vai ?

Guilherme Poggio
Reply to  Rodrigo
9 anos atrás

Eu acho que agora sai a compra

Flávio
Flávio
9 anos atrás

Poxa, bem que a Dassaut poderia projetar uma sonda de reabastecimento retrátil, pois essa ai estraga a cara bonitinha do bichinho…

Drcoakroach
Drcoakroach
9 anos atrás

Tomara que saia a venda huhuhhahahah (risada diabolica)

[]s!

Vader
Vader
9 anos atrás

Será que o Coronel Khadafi realmente vai desvirginar a moçoila francesa? 🙂

Edcreek
Edcreek
9 anos atrás

Olá,

Esse mercado é instavel, vamos aguardar e ver para crer. Mas são vendas bem encaimnhadas e já temos mais de 80 deles voando por ai, no NAe Nuc Charles de gaulle e na França.

Abraços,

Vader
Vader
9 anos atrás

Ah, a propósito, acho que se o Coronel Khadafi realmente vai adquirir JACAS, ele está realmente se armando para a Terceira Guerra Mundial:

http://pbrasil.wordpress.com/2010/07/23/libia-pode-fechar-contrato-para-compra-de-cacas-sukhoi-su-35/

🙂

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Ed, bem encaminhada não é garantida…

Tem uma que estava 100% garantida e foi pro saco.

Na Líbia eu boto fé que ocorra, não por causa do avião e sim porque o país tem dono e quem manda é o Khadaffi e f…. o resto, porque sempre que concorre com terceiros o Rafale senta.

Vader
Vader
9 anos atrás

Pois é Rodrigo, parece que a jaquinha querida de todos nós está a concorrer com o avião acrobático russo…

Quem vencerá essa verdadeira “disputa de Titãs”? 🙂

Jakson Almeida
Jakson Almeida
9 anos atrás

Curioso os russos afirmam de pe junto que a Libia vai comprar o SU-35,inclusive tem um contrato de pre venda assinado com os libios.Ou sera que os franceses estão desesperado pra vender a jaca e estão plantado noticias.

Elenilson
Elenilson
9 anos atrás

Hehehe…se o Tiozão Khadafi comprar, o molusco, sob influência dos asseclas assina no outro dia, pq os asseclas do itamaraty vão cobrar que ele apoie a Líbia…

Vida longa ao Rafail!

Mas vejam o lado bom dessa notícia: Se o tiozão do churrasco comprar mesmo, a possibilidade de um embate contra a IDF/AF passa a existir…Rafaele x F-35? F-15I?

Ivan
Ivan
9 anos atrás

Amigos, A Líbia pode muito bem comprar Sukhoi SU-35 e Rafale F-3. Na verdade, se houver petrodólar sobrando nos cofres do Cel. Gaddafi, o ideal era manter sua força aérea baseada em aviões russos e ter um núcleo francês, como faz desde a década de 70. O melhor avião para a Líbia é, sem dúvida, o SU-35, principalmente considerando seus interesses no Mediterrâneo e suas rusgas com a US Navy. O núcleo francês seria uma alternativa permanente contra possíveis desentendimentos com Moscou. Claro, tudo isso depende de saldo positivo de petrodólares. Caso as contas não estejam tão folgadas, não terá… Read more »

Giordani RS
Giordani RS
9 anos atrás

Hummm…Se o Coronel Gaddafi quer, será! Se fosse outro falastrão tipo o “tchavez”, aí sim, não daría pra levar tão a sério a notícia, mas o Coronel é dono do país…

Mas algo não se encaixa; e os componentes de fabricação norteamericana? Os gringos não vão permitir essa “transferência de tecnologia”…

Eu estava até acreditando…

A7X
A7X
9 anos atrás

Se for compra de prateleira, eles estão bem.
SU-35 e Rafale são dois ótimos vetores.

Minha oposição ao Rafale no caso do F-X2 se dá pelo fato de que, ao meu ver, o Gripen é muito mais adequado e trará mais benefícios à nossa indústria. Mas doponto de vista puramente técnico, considero o Rafale um dos melhores caças da atualidade.

Abs.

URUTAU
URUTAU
9 anos atrás

Caros senhores

Caros amigos

Libia SU-35

EAU Rafale somente se a DASSAULT fizer todas as modificações que eles querem transformando o Rafale quase num F-22 impossivel podem
esquecer

India praticamente alijado até mesmo da SHORT LIST

BRASIL o Lula não é tolo de pagar um preço politico eleitoral tão alto

Bom dia e um forte abraço senhores

denner.miranda
denner.miranda
9 anos atrás

A Líbia comprara mais de 5 bilhões de Euros em armas afirmou o lider libio Muammar Kadafi em Moscou. As compras de armamentos fazem parte do programa de reestuturação das forças armadas da Líbia. Grande parte do material de defesa da líbia é de origem sóvietica e francesa e estão quase sem condições de uso devidos ao embargos da União Europeia (UE) sobre venda de armas imposto a Líbia desde 1986 e suspenso, em 2004. As negociações ainda estão em curso afirmou ministro da Defesa da Líbia o general Abu-Bakr Yunis Jaber. Kadafi, considera a França, China e Rússia como… Read more »

Vader
Vader
9 anos atrás

denner.miranda disse:
23 de julho de 2010 às 12:19

A propósito: será que o Tio Samuel terá uma ou duas palavrinhas a dizer a respeito dos componentes americanos do Rafale que equiparão a Força Aérea do Khadaffi?

Questão interessante, lembrando que as vendas para a Líbia em princípio não envolvem ToT.

Sds.

ZE
ZE
9 anos atrás

Eu já comentei acerca da Líbia diversas vezes aqui no blog. Vou tentar ser conciso. Primeiro, devemos ver isso tudo com parcimômia, pois essa já é a 4ª ou a 5ª vez, que eles anunciam a venda para a Líbia. Como sempre falei, é possível que a Líbia compre os Rafale, pois é um Governo Ditatorial, onde quem manda é o Coronel Gaddafi. Ele pode tudo. Porém, isso não iria mudar nada para o Rafale: não é uma venda de míseros 14 vetores que irá salvar o Rafale. Ele precisa de muito, mas muito mais do que isso. Quanto aos… Read more »

grifo
grifo
9 anos atrás

A propósito: será que o Tio Samuel terá uma ou duas palavrinhas a dizer a respeito dos componentes americanos do Rafale que equiparão a Força Aérea do Khadaffi? Caro Vader, Tio Samuca não teria nenhum problema em autorizar a venda, nem para a Líbia nem para o Brasil. O embargo americano a Líbia foi suspenso depois que o Khadafi abandonou o programa nuclear e entregou os acusados pela derrubada do avião em Lockerbie. O que o Tio Samuca não gosta é desta história do Super Hornet ter ficado na frente do Rafale na avaliação da FAB, e então aparecer um… Read more »

Nick
Nick
9 anos atrás

É uma bela prateleirada do Khadafi, procurando diluir os riscos de embargos comprando de vários fornecedores mesmo tempo 😀

[]’s

Edcreek
Edcreek
9 anos atrás

Olá,

Imagino que os EUA não interferirão na venda a França eles tem uma relação difereciada com eles. Tenho em mente que não ocorrerá o que ocorreu com o AMX/Supertucano no caso da Venezuela.

A França não é o Brasil….

Rodrigo bem encaminhadas não são certas que eu mesmo disse, vamos aguardar a compra definitiva….

Abraços,

ZE
ZE
9 anos atrás

“grifo disse:
23 de julho de 2010 às 13:19

Curiosamente, se o Rafale realmente for vendido para algum lugar, vamos ver a Dassault solicitando autorização ITAR para a vendo no Congresso americano, e vamos ver este mito sendo enterrado publicamente”.

Olha, isso é uma VERDADE !!!!

[ ]s

Ivan
Ivan
9 anos atrás

Edcreek,

Penso que é um pouco diferente:

Na verdade, o Brasil não é a Venezuela!

Abç,
Ivan.

relampago
9 anos atrás

Fora do assunto rafale,concordo com o vader sobre a terceira guerra mundial,essa richa entre colombia e venezuela nos mostra como esta o mundo hoje,totalmente voltado para guerras locais.EX-india paquistao,china+coreia do norte vs coreia do sul+eua+japao+taiwan+ing, irã+siria vs israel+eua,colombia+eua vs venezuela+equador+bolivia e BRASIL+argentina no caso desses dois ultimos e claro que defenderiam nossos irmaos contra a tirania e em defesa dos nossos recursos naturais que e desejo dos eua.Agora nao sei se com tantas frentes de batalha os yankes iriam aguentar o tranco, pois quando ascenderem o primeiro pavil ai estoura todo o resto ao mesmo tempo e aposto que começara… Read more »

denner.miranda
denner.miranda
9 anos atrás

Opa Vader acredito que os EUA não farão nada contra a venda, pois a tempos a Líbia nao enche o saco deles a tempos… não há nem comparação com a Venezuela vermelhuxa de Hugo Chavez, que não passa de um fanfarrão

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Nem sabia desta do Su35 sendo oferecido lá também.

Então amigos, mais uma que o Rafale dançou.

ZE
ZE
9 anos atrás

Aliás, uma coisa que ninguém comentou ainda aqui. O Coronel Gaddafi é um ditador sanguinário como outros tantos que assolam a África e o mundo !!! Ele segue a cartilha dos Ditadores no mundo: persegue, prende, tortura, mata, exila… A França votou contra o Irã, na base em que ele quer desenvolver armas nucleares (o que é verdade), mas também na base em que ele é uma ditadura que persegue, prende, tortura e mata o seu próprio povo. Foi assim com o Caso Clotilde Reiss !!!! Pois bem, a França fez o que fez por dois motivos: 1) Armas nucleares;… Read more »

Tito
Tito
9 anos atrás

Duvido, até o Kadafi vai se assustar com o preço e o custo, mas vamos esperar.

Rafale??? Tô fora!!!

Biel
Biel
9 anos atrás

coronel Gaddafi está diversificando os fornecedores de armamentos para
minimizar futuros possíveis embargos militares a Libia , oq me surpreendeu foi a quantidade de caças chineses que serão adquiridos.

14 Rafales + 48 JF-17s + 16 sukhois = 78 caças protegendo os ceus da Libia

osorio
osorio
9 anos atrás

Caro relampago,Brasil se juntando a Argentina,para defender venezuela,bolivia e equador?,fala sério vai.eu não mecheria uma palha para defender esse F……….de bolivarianos.

Biel
Biel
9 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

osorio

Tenho pena de quem um dia depender dos Kichnner , os caras simplesmente estão destruindo suas próprias forças armadas
daqui a pouco até o Paraguai vai estar melhor que eles .

ZE

Vc só esqueceu de dizer que o Khadafi é um ditador Sunita portanto
aliado dos países árabes , já o Irã é um país Xiita que se opõe inúmeras vezes aos interesses dos árabes, ou seja , para Libia pouco importa a situação do Irã.

ZE
ZE
9 anos atrás

Biel disse: 24 de julho de 2010 às 7:07 Não Biel, eu não esqueci. Nos últimos anos, declarações do Coronel Gaddafi foram no sentido de pressionar e criticar a europa, como no caso de proibição das burkas. É de se notar, que esse mesmo Ditador, apoiou diversos grupos terroristas/fundamentalistas, dentre os quais, o SUNITA HAMAS e o XIITA HEZBOLLAH. É isso mesmo, o SUNITA Gaddafi apoiando o XIITA Partido de Deus (Hezbollah). Aqui vale a máxima: o inimigo do meu inimigo é meu amigo !!! E quem é o inimigo ? Bem, o inimigo do Coronel Ditador não são apenas… Read more »

ZE
ZE
9 anos atrás

Caros editores, o Echelon está ligado ????

Cadê o meu post ????

Já é a terceira vez !!!!

[ ]s