Decepção de Lula com Sarkozy atrasa compra de caças da FAB

105

por Angela Pimenta*

Segundo interlocutores próximos do presidente Lula, ele anda desapontado com o governo do presidente francês Nicolas Sarkozy. E tal decepção pode vir a atrasar ainda mais o anúncio oficial, antes dado como certo, da compra dos caças franceses Rafale para a Aeronáutica.

Seriam três as razões para a decepção de Lula — duas de ordem diplomática e a terceira de ordem técnica.

A primeira seria a “traição” da França à política externa brasileira na votação a favor de sanções diplomáticas ao Irã no âmbito do Conselho de Segurança da ONU. Apenas o próprio Brasil e a Turquia votaram contra as sanções, no último mês de junho. Lula e o chanceler Celso Amorim esperavam que se não votasse contra as sanções, ao menos que a França se abstivesse e não votasse contra. Mas isso não ocorreu.

Já a segunda razão tem a ver com a falta de ajuda francesa para que o Brasil e o Mercosul consigam fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia. O maior obstáculo para o acordo tem sido a manutenção dos subsídios agrícolas europeus. E mais uma vez nesse quesito, a última rodada de negociação entre os dois blocos, feita em junho na Argentina, não resultou em avanço.

Note-se que durante os quase oito anos do governo Lula, o Brasil só fechou um acordo de livre comércio, com Israel, e ainda sim também no âmbito do Mercosul.

Finalmente, o terceiro motivo tem a ver com o alto índice de componentes americanos no caça francês, além do sistema americano de navegação GPS.

Como se sabe, na briga pela venda de caças ao Brasil, além do Rafale, fabricado pela Dassault, estão também o sueco Gripen NG, da Saab, e o americano F/A-18 Hornet, da Boeing. Trata-se de uma compra estimada em 5 bilhões de dólares.

De acordo com o Ministério da Defesa, depois de um relatório com mais de 30 000 páginas confeccionado no início do ano sobre os três aviões, o ministério ainda deverá entregar um parecer final ao presidente Lula.

O próximo passo seria Lula convocar o Conselho de Defesa Nacional para apreciar e opinar sobre o parecer da Defesa. Só então o presidente tomaria a decisão final. Trocando em miúdos, existe a chance que o anúncio seja feito apenas pelo sucessor (a) de Lula no Planalto.

E mesmo depois de tomada a decisão, começaria então uma nova fase de negociação com o vencedor da disputa, envolvendo a Força Aérea Brasileira e o Tesouro Nacional.

*Angela Pimenta é chefe da sucursal da EXAME em Brasília, revela os bastidores das decisões tomadas pelos Três Poderes e seu impacto na economia.

FONTE: Portal Exame

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Darkman

Mas que post maravilhoso !!!!!!
Mas enrelação ao 3 item sobre a quantidade de componentes do Rafale ser americano, não levo isso muito em consideração, pois se eles querem se ver livres dos americanos que escolhessem o Su35.
Mas de qualquer forma podemos ter um poucode esperança em relação a anúncio e aí quem sabe F18 ou Gripen Ng na situação.

Essa nova versão d o F18 Super Hornet não serianada ruim heim !!!
Dobradinha entre Gripen NG e F18/Super Hornet seria demais !!!!

Abs.

Jakson Almeida

“alto índice de componentes americanos no caça francês, além do sistema americano de navegação GPS.”
Mas as rafaletes não dizem que a jaca é “independente”.

Caipira

Será possível que a PeTralhada é tão gananciosa e inocente?
Tá certo que os franceses tão desesperados pra vender o Rafale, mas apoiar esse corja no CS em troca de 36 aeronaves? Aí já é demais…

fredy

Esses argumentos são ridículos. Questões comerciais não tem nada haver com a compra dos caças. Da mesma forma acho que seria demais pedir que a frança ficasse contra o mundo inteiro só para satisfazer a necessidade do lulla de tentar aparecer como uma figura importante na crise provocada pelo enriquecimento de urânio pelo Irã. E esse anti-americanismo então, é que não dá para entender. Estamos perdendo uma ótima oportunidade de adquirir um avião moderno e barato (gripen), que atende a todas as necessidades da fab, em nome de uma parceria estratégica que até agora não foi bem explicada. Até vincular… Read more »

Diego Tarses Cardoso

Decepcao,nao interessa se o Lula,o Serra,se eu,voce ou o Obama estamos decepcionados com o Sarkozy,o importante é a Fab,quem vai ficar é a Fab,não o Lula,a Fab é do Brasil,não do Lula,quem sustenta a Fab é o Brasil,não o Lula,então ele tem que pensar no que a Fab e o Brasil querem e precisam,não no que ele e os companheiros querem…
É por isso que tá tudo atrasado,essa gente ainda não entendeu que eles estão no poder pra governar o Brasil para o Brasil,não para fazer as vontades deles.
Abraços

RenanZ

E dá-lhe lenha na fogueira.

RenanZ

O Freddy, mandou bem nas palavras !!

Vader

Ahahahaha, mas isso é nada mais nada menos do que o que alguns como eu e o ZE (por exemplo), já vem falando há muito tempo.

Finalmente caiu a ficha de nosso “comandante-em-chefe”.

Mas a novidade é mais uma fonte dizendo (o que também já cansamos de dizer) que o caça francês tem muitas peças americanas.

Hehehe, se o gf não quer peças americanas no caça da FAB, só tem uma origem pra comprar: russo.

De resto, tudo tem o dedo americano.

Sds.

Madvad

DESCULPINHA ESFARRAPADA!!!!!!!!!!!!

o Molusco diz isso para ganhar tempo e cair fora e deixar a “bomba” pro próximo ladr..presidente, não tem cabimento, usar como argumento o fato de ter peças americanas.

E os Super Tucanos? Os F-5M, não tem NADA americano né…

rafpais

concordo o Freddy arrebentou a boca do balao. nao sei o q brasil ganha aliando se aos francius pois o q eles ganharam desde napoleao? 1 e 2 guerra forao resgatados e no viatnam subistituidos, teem muito nome mas pouco resultado.
um abraço.

Joca

Não concordo com nenhum dos 3 pontos. Primeiro que seria muita inocência do nosso presidente, que não perde uma oportunidade de aparecer pro mundo, achar que o Sarkô ia ficar do lado dele e contra o resto do mundo no caso do Irã. Isso jamais iria acontecer, pois somente imbecis ficariam do lado do Ahmadinejad. Franceses não o são, jamais se jogariam no fogo pela venda de 36 Rafales. O segundo ponto pode ter até algum peso, a França poderia facilitar a entrada do Brasil no Mercosul sem grandes problemas, mas isso não tem no que afetar uma compra de… Read more »

Eduardo

Concordo plenamente com o fredy!

moises

Seria melhor cancelar esse fx 2 (que já tá uma baderna) e deixar para o próximo governo a compra de caças para Fab, quem sabe um fx 3 para caças de QUINTA GERAÇÃO nato, quem sabe assim acabe o favoritismo pessoal dos nossos políticos pelo rafale que custa caro, é caro para manter e não é QUINTA GERAÇÃO e sim QUARTA GERAÇÃO. Seria melhor comprarmos o su-35bm que é QUARTA GERAÇÃO+++ sim(mas é bem mais caça que o rafale, f-18sh e gripemNG juntos) e entrarmos no pak fa de QUINTA GERAÇÃO seria uma dupla de caças perfeita para o Brasil,… Read more »

José Gustavo

O Brasil país de interesses múltiplos e poderosos deve ser governado por uma mentalidade menos emotiva e mais prática. A impressão que há é que o país tenta ser gente boa com todo mundo ao invés de negociar objetivamente, pensando primeiramente nas vantagens que irá adquirir, isso não quer dizer que o outro lado não se beneficie, mas parece que pensamos primeiro nos outros e nós é que nos lascamos! Vide a declaração do chefe da UE que o Brasil tem a responsabilidade (!!!) de ajudar a Europa – http://www.global21.com.br/materias/materia.asp?tipo=noticia&cod=30218. Acordem governantes, seja qual for o partido, aqui não é… Read more »

Vitor

A questao de componente americano nao foi abordada na shortlist porque quem fez a shortlist com as 3 aeronaves foi a FAB. Quem nao quer componente americano é o governo. Se fosse tao ruim assim nenhum dos nosso F5 estariam voando hoje. O problema e querer vender armamentos para governos suspeitos como os Bolivarianos que um dia se voltarao contra nosso pais por nao aceitar governos que sao contra eles.

Galileu

Essa matéria é tão sem pé e cabeça, que se tratando de Brasil e G. Federal, pode até que seja verdade! aahahha

1º Agora que o Molusco percebeu que não existe JACA 100% francês?

2º A JACA usa GPS, agora que o Molusco percebeu isso?

Não creio que o G federal não tenha pelo menos um funcionário que não saiba disso, eles ganham $$$$$$$$$$$$$$ muito pra saber!

Bom se for verdade a matéria haha, então logo logo teremos SU35 aqui?? hahaha

Alex

engraçado que hoje no Brasil parece que tem DONO, o prisidet acha que é DONO, ridículo, a soberania esta acima de qualquer Polito. e tem gente que ainda apoiá um bando desse.

Gohan

Fredy. Em parte concordo contigo. Porem duas coisas não: 1°- “Questões comerciais não tem nada haver com a compra dos caças.” Cara se isso fosse verdade o FX-2 ja teria sido decidido no Fx. Estamos cansados de saber q nossos governantes envolve politica nessa compra ha muito tempo. Algo totalmente incoerente para um governo, logico; pq Defesa é diferente de comercio/politica, mas como tratamos de Brasil….. 2° Eu sou totalmente a favor do “anti-americanismo”. Não em relaçoes de comercio em geral, mas sim ao comercio militar. Primeiro sabemos q o governo americano não é nd confiavel para comercio militar (vemos… Read more »

Lucius Clay

É complicado jogar pra o público esses argumentos, vindos de uma jornalista que afirma que esses são os verdadeiros motivos… Não que não possa ser, mas ainda acho precipitado falar qualquer coisa, só por causa dessa matéria. Uma coisa é certa, a verdade sempre prelavece, e a decisão está próxima sim, vocês imaginem o quanto a FAB deseja uma decisão…

rogerio

parabens joca voce como um brasileiro deveria ver as coisas assino embaixo

luciano35

“alto índice de componentes americanos no caça francês, além do sistema americano de navegação GPS.”

visto por esse angulo até mesmo o SH ficará de fora da escolha,já que não estão muito afim de negociação com componentes americanos!

Rogério

“Lula e o chanceler Celso Amorim esperavam que se não votasse contra as sanções, ao menos que a França se abstivesse e não votasse contra”

Mais que BURROS, qualquer debil mental sabia que a França votaria a favor das sanções, o Mollusco é dono de um ego gigantesco, os elogios subiram na cabeça do e agora se acham a ultima bolacha do pacote,rsss, quando foi contrariado pelo Sarko fez beicinho, igualzinho as criticas do Ricardo Texeira sobre aeroportos para a Copa.

[]s

Rogério

“a França poderia facilitar a entrada do Brasil no Mercosul sem grandes problemas”

Não entendi nada….., o Brasil não é membro fundador do Mercosul?

Alexandre Galante

@Gohan 2° Eu sou totalmente a favor do “anti-americanismo”. Não em relaçoes de comercio em geral, mas sim ao comercio militar. Primeiro sabemos q o governo americano não é nd confiavel para comercio militar (vemos o caso dos F-5). Segundo temos q ver os EUA como um dos primeiros futuros inimigos da nação relacionado a amazônia. Se começarmos a adquirirmaterial belico americano nos tornaremos ainda mais vulneraveis a eles, pois conhecerão nossa total meio de defesa empregado. Caro leitor, você sabe qual a procedência dos radares do SIVAM? a procedência do principal caça da FAB atualmente e por muitos anos… Read more »

Diego Tarses Cardoso

Nã adianta,se o Brasil quer ser independente de todos,que faça como a China,Paquistão e Índia,desenvolva seu próprio caça,vejam o J-10,o JF-17 e o Tejas,pode ser que os dois últimos não se comparem ao F/A18 E,ou ao Eurofighter,ou até mesmo ao F-35,mas já é um salto para a tecnologia de qualquer nação.
Realmente o Brasil terá que comprar uma aeronave de alguma nação,mas ele deveria imediatamente iniciar o desenvolvimento de algo aqui,pq caso até mesmo a Jaca(gosto mais do nome Ralafe) venha a ser barrada pelo simples GPS,o que poderiamos substituir pelo Glonass,teriamos algo nacional para utilizarmos.
Abraços

ZE

Vader, espero que, de uma vez por todas, as pessoas possam ler o ACORDO DE PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA FRANCESA, antes de abrirem a boca. Não existe “eu acho”, “eu creio”, “na minha opinião”. O que existe é um Acordo de Parceria Estratégica atrelado a critérios OBJETIVOS, portanto o “eu acho”, não tem lugar aqui. Reza o Acordo que, por exemplo, teríamos que comprar aquele lixo de helicóptero, o EC725, pagando preços nababescos. Logo abaixo, temos a parte falando dos submarinos (que também compramos). Podemos vislumbrar outros artigos que, em suma, se consubstanciam… Read more »

ZE

PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA FRANCESA Plano de Ação O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, O Presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy, Considerando os laços de amizade profundos e antigos que unem o Brasil e a França; Reafirmando seu comum apego à democracia, aos direitos humanos e ao Estado de direito; Reiterando sua vontade de agir conjuntamente com vistas ao reforço do multilateralismo, à preservação da paz e da segurança internacional, à não-proliferação e ao desarmamento, à conservação do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável com… Read more »

Ira

melou à francesa…

ta parecendo grifo no podium hein… mas pelo jeito só em 2011

Alfredo.Araujo

Gohan…
Não se esqueça q o C3I dos iraquianos era toda francesa…
O q eles fizeram na guerra do Golfo ?? Entregaram tdo de mao beijada para os americanos…

Não se esqueça o q os franceses fizeram com os argentinos na guerra das Malvinas…

Então nao venha com esses papos anti-americanos…

Em caso de conflito, a relação com os americanos é: Se não for com eles, é contra eles…

Gohan

Galante. O q eu quiz dizer foi exatamente por isso. Os principais vetores armamentista brasileiro são procedentes dos EUA. A tecnologia do SIVAM (E/R-99) e o F-5. E não podemos destacar eles como futuros inimigos. 1° q os EUA não consideram o acordo q alega q (não me lembro quantos Km) do litoral nos pertence. O q poderia impedi-los de tentar “furtar” as minas do pre-sal? Td bem isso seria um absurdo eles fazerem isso sem um motivo. Mas eles não invadiram Iraque? E por qual real motivo? PETRÓLEO. E como nos cansamos de ver na Internet e outros meios,… Read more »

ZE

Uma outra coisa: Houve também o recente caso “Clotilde Reiss”. Essa estudante francesa foi presa no Irã, acusada de participar nas manifestações a favor da democracia. Logo depois, ela foi acusada de espionagem. O Lula e o Itamaraty intercederam a favor da jovem estudante. Lula falou pessoalmente com o Presidente Iraniano e o francês. Ficou acertado que, assim que a estudante francesa fosse libertada e chegasse a Paris, o Presidente Sarkozy ligaria para o seu homólogo iraniano. O Presidente iraniamo está até hoje esperando a tal ligação !!!! O Presidente Lula ficou com cara de tacho !!!! Dizem que o… Read more »

Gohan

A esqueci de terminar meu primeiro pensamento: sendo essa tecnologia vindo dos norte-americanos, eles sabem exatamente o ponto fraco do nosso sistema. Ou seja eles conhecem totalmente nosso meio de defesa!!

Michel Lineker

Caro Galnte sugiro que coloque aqui no blog uma entrevista do Joseph Nye lá no Roda Viva, acho que foi em março, isso ajudaria a acabar com esse antiamerianismo que muitos tem.Eu mesmo era assim mas depois vi que essa estorinha de imperio eo escmbau é tudo balela.Tudo bem eu sei que o blog não é de politica mas acredito que ajudaria.

Nick

Com já disse para o Governo Federal era uma Parceria Estratégica, com implicações não só em defesa, mas também na economia e política internacional. Para os Franceses é só mais uma venda de material militar. Eles fizeram o marketing rotulando essas vendas como “Parceria Estratégica”. Lula, deve estar meio que decepcionado, mas ele deveria culpar suas assessorias tanto na Defesa como na Diplomacia. Agora, o que ele , Lula vai fazer?? Já está fazendo. Está empurrando de maneira sutil essa decisão dos caças para o seu sucessor. Se vier_____________que honre sua orientação ideológica e compra Su-35BM para agora e participe… Read more »

Edcreek

Olá,

Essa materia é sem duvida uma das perolas do FX-2 mais tosca impossivel com argumentos fracos e de conheçimento publico a muuito tempo.
Impossivel acreditar nisso….

Parabens Joca foi ao ponto.

Abraços,

LIVRE PENSADOR

Caro Gohan não só os “Hómi’ assim como a venezuela,Peru, Chile, Argentina, o Brasil é um livro aberto.Até nós simples mortais sabemos das nossas fraquezas.

Nick

Caro Goham ,

Também quero independencia, mas não só dos EUA e sim de qualquer outra potência. Mas isso não se faz de um dia para o outro.. Se essa END sair do papel , se as FAs tiverem VERBAS contínuas e em % que permita o desenvolvimento dos sistemas de defesa aqui. Ótimo. Vamos financiar de tudo, de radares 3D a satélites, escudos antimísseis, sistemas balísticos, etc..etc… Mais ou menos como a China faz.

[]’s

luiz otavio

– concordo que defesa nacional não pode atrelar-se a outros assuntos – concordo que o Lula foi o último a perceber que os franceses não são confiáveis, e neste assunto ninguém é confiável, EUA ou Russos – se quiser independência dos yankees, somente os russos (quem é pior?), os SU 30 MKI na red flag decolavam espaçados para evitarem problemas de sujeira no motor, para eventual conserto deveriam enviar à Rússia, cadê a TT? – acho que o FX2 tem que se conectar a um projeto de 5ª Ger., para no futuro sermos independentes e pelo que leio por aqui,… Read more »

Edu Nicácio

Já que o Su-35 foi eliminado (e com ele a possibilidade do Brasil participar do PAK-FA), minha opção vai para o Gripen. Cada avião vendido no mundo (inclusive para a Suécia) terá parte construida no Brasil e parte na Suécia, com componentes diversos. Além disso, o pais ganha autonomia para comercializar esse avião na América Latina, que, convenhamos, representa um bom potencial de vendas (crescimento médio previsto para esse ano de 5%). Quem quer Super Hornet compra direto com os EUA; o Rafale é muito caro de adquirir e operar, e não admite (a não ser que se pague caro)… Read more »

Gohan

Prezado Nick,

Concordo contigo. Acho q o Brasil so começaria a realmente avançar, se parasse de envolver politica com defesa!! (E os politicos roubarem logico, mas isso ja é + complicado)

Jakson Almeida

ZE,eu ja disse em comentarios anteriores que eu tenho experiencia ,devido a trabalho,com franceses, e os mesmos não são confiaveis.Negociam barba,bigode e cabelo e entregam barba e querem cobrar pelos outros separados.Pra min o Sarko,o Herve Morin e quem mais quizer pode e ir praticar exercicios com o musculo esfíncter debaixo da torre eiffel.

Alexandre Galante

Gohan, pelo amor de Deus, Defesa é Política!

“A guerra é a continuação da política por meios violentos” e essa frase não é minha.

Nick

Caro Galante,

Acho que entendo o que o Gohan quis dizer, os “políticos” não política! 😀

[]’s

relampago

Eu ja achava esse rafale uma porcaria,pelo alto preço e pelo fato dele nao ter vencido nenhuma concorrencia,sobre componentes americanos que piada dizerem o que todo mundo sabia.Entre o sh e ng sou mais o
su-35 que descartaram por motivo que so deus sabe.Transferencia de tot nao se enganem pois quem as possuem alem de bilhoes investidos
e anos de pesquisa nos dariam de presentes asim so por 36 caças?
Por isso vou insistir que pegamos esses 10 bi e investir em um caça de
verdade de 5geraçao com parceria de naçoes verdadeiramente amigas.

Harry

Caros

José Gustavo disse:
22 de julho de 2010 às 13:33 para bens pela indicação do link

Nick disse:
22 de julho de 2010 às 14:39 é isso ai.

Dizer que o governo não sabia que o Rafale não é 100% frances, e que só agora esta sabendo, é piada. O que existe é interesse em deixar isso bem claro para poder barganhar.

É legitimo do Brasil exigir além de preço e TT um acordo Agricola, negócio é negócio.

Abs

Jakson Almeida

Olha o descarte do SU-35 esta mais relacionado ao rafale do que aos EUA,quem é mais caça que o rafale, assim eliminou-se um concorrente de peso pra jaca francesa.

RL

Agora sim as coisas estão conforme o “Script”. O sul-americano pensando que deu nó de boa vontade no Europeu. Bonzinho nessa história toda só tinha o Lula, pobre cordeirinho. Os demais, eram todos LOBOS de pele macia más de dentes afiados. É tipo um ACORDAAAAAA sonso-mongo. Ninguem da nada de gratis pra ninguem. E ninguem é tão bonzinho o quanto parece. Já que o problema são os EUA, tanto RAFALES quanto Hornets e Gripen, possuem materiais, sejam poucos ou muitos de procedência americana. Então, para tudo. Cancela o tal de FX-II e abre o FX-III (5 geração). Ai só resta… Read more »

Eder MT

Galante e Gohan… Acompanho as discussões de longe, mas no caso particular tocado por vocês, quero manifestar alguns pensamentos… 1º – Se os americanos quiserem mesmo a amazônia, e acharem que será necessário usar a força pra isso (eu acho que não precisa), quantos porta-aviões e GT’s que os acompanham eles tem? – Ao meu ver eles podem aniquilar nossa marinha e força aérea em apenas uma dia, interditando totalmente nosso espaço aéreo por “excesso de caças voando nele”… 2º – Se os americanos fizerem isso, posso estar redondamente enganado, mas sinceramente, não vejo poder militar suficiente no país para… Read more »

Marcos

Enfim, a morte do RaFAIL, está sendo anunciada.
Die, RaFAIL, DIE, DIE….RaFAIL
Heheheheh

Harry

Caros O que esta em discursão é decepção de Lula com relação ao Sarko. Afinal ela existe, Lula espera contrapartidas do Parceiro Estrategico elas são justas?? O que esperar da França que sempre foi protecionista, nestes quinze anos de negociação agricola??? nunca cederam, ao contrario buscam aliados europeus para sua causa. Lula irá conseguir sensibilizar os franceses????dúvido. Quanto a questão do Irã, acho que o que pesou não foi a posição da França, mas a clara falta de diálogo entre duas nações que falam em Parceria Estratégica, a tão propalada política de ” multilateralismo “, ficou evidente que os dois… Read more »